E eu finalmente comprei o meu primeiro tarot: o tarot de Osho – na verdade, eu já tive um tarot no auge da minha adolescência, naquela época em que Jovens Bruxas era um sucesso danado, mas eu não sabia muito bem o que eu estava fazendo. Com o passar dos anos, eu me livrei totalmente de alguns hábitos que me faziam muito bem e me conectavam com minha espiritualidade.

Sempre fui uma pessoa de muita fé, independente da minha religião que é umbandista, e acredito no poder da oração e das energias positivas que mandamos para o universo, Deus, Buda ou o que preferir. Mas sentia falta de algo mais físico e tocável, de um ritual que me ajudasse a matar a saudade da minha prática espírita no Brasil e da minha avó, a melhor taróloga que conheci. Então, comprei um tarot.

sernaiotto-tarot-zen-de-osho-1
sernaiotto-tarot-zen-de-osho-2
sernaiotto-tarot-zen-de-osho-14

O Tarot Zen de Osho contém 79 cartas lindíssimas e coloridas dentro de uma caixinha com um livro explicativo, como na foto aí de cima. Eu encontrei em uma loja esotérica aqui na minha cidade e fiquei apaixonada no momento em que toquei na caixa. Só que eu acabei pagando 130 reais nesse xuxuzinho, sendo que achei por 65 na Saraiva. É isso que dá seguir 100% sua intuição, sem estudar ou pesquisar.

O tarot de Osho é diferente dos demais tarots, pois ele possui ilustrações e nomes bem diferentes das cartas mais tradicionais, apesar de ter total relação com elas e mesmos significados. Só que esse tarot é mais focado em paz interior e auto reflexão, do que em previsões do futuro.

É mais como um oráculo diário.

sernaiotto-tarot-zen-de-osho-16
sernaiotto-tarot-zen-de-osho-3

Ele é divido em arcanos maiores (22 cartas com números romanos) e arcanos menores (56 cartas divididas em cores e formas, que seriam os naipes no tarot tradicional). Os menores são separados em elementos, como Fogo (cartas com um losango vermelho), Água (losango azul), Nuvens (losango cinza) e Arco Íris (losango colorido).

Numa relação com o tarot tradicional, o Fogo representa o Paus: o campo de ação e reação de nossas vidas, instintos, mente e emoções; Água representa Copas: o emocional, com um foco mais feminino – ao contrário do fogo; Nuvens representa Espadas: representa a mente na sua forma turva, misteriosa, oculta; e Arco Íris representa Ouros: o lado prático e material da vida.

sernaiotto-tarot-zen-de-osho-5
sernaiotto-tarot-zen-de-osho-17
sernaiotto-tarot-zen-de-osho-15

Esses são os meus arcanos maiores favoritos: não pelo significado, mas pelas ilustrações. Integração, Além da Ilusão, Mudança, os Amantes e Criatividade. Os arcanos maiores prevalecem sobre os menores em uma leitura e tem um significado mais especial.

Sou fissurada na carta Os Amantes, fico observando o desenho e as cores por horas. Seu significado é bem forte: o amor profundo, que ultrapassa o físico.

sernaiotto-tarot-zen-de-osho-8
sernaiotto-tarot-zen-de-osho-13

O naipe de Águas tem uma vibe bem leve. As cartas são coloridas, mas bem calmas: tons pastel, poucas cores em cada carta, pouco contraste – transmite muita calma, quando ela aparece. Minha favorita é a Confiança, tanto pela cor, pelo desenho e pelo significado: ela representa a fé incondicional.

É uma carta sobre acreditar mesmo sem saber o caminho.Também gosto muitos das cartas Amistorisidade, Harmonia e Receptividade.

sernaiotto-tarot-zen-de-osho-7

Eu acho o naipe de Nuvens bem pesado. As cores são escuras, as imagens são fortes e todas representam medo, insegurança, prisão dentro de sua mente, confusão. O assunto “mente” pra mim é super sensível, já que eu sempre tive medo de perder meu controle sobre ela. Filmes com essa temática me deixam sem dormir por semanas, super sério.

Apesar de não curtir muito o naipe, selecionei minhas 3 cartas favoritas pelo design: Esquizofrenia – o quão forte não é isso? – Consciência e Isolamento Glacial.

sernaiotto-tarot-zen-de-osho-10
sernaiotto-tarot-zen-de-osho-11

As cartas de fogo são bem quentes e acolhedoras. Gosto muito da carta O Criador, que me passa uma paz sem limites e representa a nossa criação de nós mesmos, como construímos nosso próprio ser.

Também gosto muito das cartas Intensidade, A Fonte e Possibilidades – já postei sobre essa última no Instagram e o significado dela é bem intenso. A segunda carta é linda, um Sol, uma fonte de energia que eu me pego olhando por minutos, sem perceber.

sernaiotto-tarot-zen-de-osho-9
sernaiotto-tarot-zen-de-osho-12
sernaiotto-tarot-zen-de-osho-4

Gosto tanto da carta Maturidade do naipe Arco Íris que ela saiu em duas fotos! Esse naipe, como o nome já diz, é super colorido e positivo. As ilustrações são lindas, bem detalhadas, cheias de contraste. Gosto muito da carta Florescimento, seu desenho é incrível e seu significado também:

A sua felicidade, a sua bem-aventurança, seu êxtase, não deveriam ficar confinados dentro de você, como uma semente. Deveriam abrir-se como a flor (…) não apenas para os amigos, mas os desconhecidos também. Isso se chama compaixão verdadeira (…) compartilhar a sua iluminação.

Essa carta representa meu momento atual, minha vontade de me construir e de compartilhar tudo de mim para todas as pessoas. As outras cartas que eu adoro desse naipe: Paciência – tão necessária, né? – Nós Somos o Mundo, Mudança e Silêncio. Sem dúvidas, meu naipe favorito.

sernaiotto-tarot-zen-de-osho-18

Eu vejo o tarot como um hábito de auto reflexão, sei que muita gente não acredita, assim como a astrologia. Sou apaixonada pelos diversos decks, suas ilustrações, formatos, cores e como eles me fazem refletir sobre meus defeitos, minhas atitudes e minhas qualidades.

Talvez você veja um pouco mais de tarot aqui no blog e nas redes sociais. Tudo bem?

Independente de qualquer religião ou crença, acredito que somos todos uma força enorme de energia conectada e que podemos mudar o mundo com compaixão e amor.

Tem alguma carta favorita do tarot de Osho? Beijos!

Categorized in:

Tagged in:

,