Pra que perder tudo, né?

Um dia você acorda toda maravilhosa e vai para o seu computador fazer aquilo que você faz de melhor há anos: blogar. Criar conteúdo, interagir, amar e ser amada. Ao acessar sua URL: nadinha. Ao acessar o seu dashboard: sem acesso. Desesperada, corre para o seu painel a procura de suporte e escuta uma terrível notícia: seu site foi hackeado. E agora?

Agora que: você perdeu tudo – se não tiver um backup. Eu senti necessidade de criar esse post pois somente no último mês eu me deparei com 4 blogs de pessoas próximas que foram hackeados ou sofreram tentativas de acesso. Duas delas não tinham feito nenhum backup de conteúdo e perderam tudo.

Eu já passei por isso em 2013 e perdi todo o conteúdo do blog que eu havia postado por 4 anos. Depois disso, eu migrei para o Hostgator e aprendi a fazer backups constantes, modificar senhas e tomar alguns cuidados. Nunca mais sofri nenhum tipo de tentativa de acesso e o blog está firme e forte desde então.

Quais cuidados tomar?

  • Modificar senhas constantemente! Eu mudo a cada 3 meses;
  • Não usar a mesma senha na dashboard, email e cpanel;
  • Manter apenas plugins necessários e SEMPRE atualizados;
  • Não manter plugins desativados: se não for usar, exclua os arquivos!
  • Fazer backups do blog regularmente – eu faço mensalmente;
  • Manter seu backup sempre disponível: um usb ou em nuvem;
  • Salve seu conteúdo: imagens, vídeos, textos – em um usb ou nuvem.

Temas e plugins piratas também são uma porta de entrada para acessos mal intencionados e vários probleminhas – eu já falei um pouco sobre temas e plugins piratas! Use temas gratuitos de desenvolvedores que confia ou compre temas baratinhos.

Como fazer backup?

Eu já testei duas formas de fazer backups: usando plugins de backup no seu WordPress ou fazendo um backup completo do site diretamente pelo cpanel. O plugin que eu usei se chama BackWpup – que possui verão free e premium. Outro plugin que é sempre muito recomendado na internet é o UpdraftPlus. Antes de usar qualquer plugin que eu indico por aqui, certifique-se da compatibilidade com seu WordPress, tema e demais arquivos. Sempre tenha cautela ao instalar novos plugins. 🙂 

Fazendo backup com BackWpup

A tela principal do plugin permite com que você agende backups, restaure backups ou inicie um backup job manual, selecionando o que exatamente você quer salvar em backup.

Ao criar um novo backup job, você dá um nome para ele, seleciona o que quer salvar (banco de dados, arquivos, xml com conteúdo do WordPress, lista de plugins instalados) e dá um nome para seu arquivo de backup. Por padrão, esse nome contém a data em que o backup foi gerado.

Você consegue ter acesso a lista de arquivos de backup gerados. Se o arquivo for muito pesado, eu recomendo que você salve e delete do servidor, evitando ocupar muito espaço.É um plugin simples de manusear, a versão premium te permite salvar os backups automaticamente em Google Drive ou Amazon Glacier.

Fazendo backup pelo cpanel:

Eu uso o Hostgator, então vou usar o cpanel deles como base. Eu acredito que os demais servidores sigam um modelo parecido? No cpanel, localize a seção backups.Você terá a opção de fazer um backup completo ou parcial. O aconselhável é sempre gerar um completo.Na tela seguinte, clique em gerar backup. Se seu e-mail estiver preenchido, eles enviam uma notificação automática quando for concluído.

O backup será gerado pelo servidor automaticamente. Esse processo poderá demorar alguns minutos, de acordo com o tamanho do seu site. Com o arquivo gerado, clique uma vez no nome e o download será iniciado.

Importante: depois de gerar e salvar um backup (no seu computador ou na nuvem), remova o arquivo do seu servidor. Os arquivos de backup geralmente são bem pesados e podem ocupar muito espaço!Espero ter ajudado! Use protetor solar, beba muita água e… FAÇA BACKUPS!

Esse post faz parte do BEDA. Visite outros posts do desafio. 
Image by Shutterstock

Categorized in:

Tagged in: