Blogar exige tempo, disciplina e organização – o que na teoria é super simples, mas na prática acaba fugindo do nosso controle. Eu sempre quis ser como essas blogueiras maravilhosas blogando 3 vezes ao dia e que fazem com que blogar pareça super simples.Mas a gente sabe que não é: nem pra mim, nem pra você – e muito menos para elas! Blogar exige esforço e a diferença entre nós e essas blogueiras é que elas mantém um sistema de organização que faz com que tudo flua melhor.Com isso em mente, me propus a mudar a forma com a qual eu me organizo – e estou vendo resultados. Desde que comecei o intercâmbio, tenho blogado uma vez a cada 15 dias (dsclp!) e na última semana eu consegui manter a minha frequência de posts: repararam que tá tendo post dia sim e dia não?

O que foi que eu fiz?

Vou separar em passos, assim fica mais didático para o caso de você querer mudar também! Esse sistema tem me ajudado bastante, apesar de eu ainda estar com dificuldades em estruturar meu tempo para conseguir organizar tudo que estava de pernas pro ar. Mas um passo por vez, né? Eu chego lá! RISOS

Desenvolva templates:

IMAGENS-PARA-REDESSim, eu sempre fiz imagem-por-imagem no Photoshop em todos os meus posts. Isso parece super ridículo nesse momento, mas antes eu investia pelo menos 1h para desenvolver as imagens do post (pode ser muito, mas meus conhecimentos em design são limitados).Solução: desenvolvi templates para os diversos tipos de imagens que uso no blog. Cada tipo de post tem uma imagem padrão, na qual eu edito background e texto. Logotipo, créditos e fontes já ficam ali, apenas para mover e modificar – assim como o tamanho da imagem já fica pré-definido.Além disso, deixo meus templates salvos na pen drive – bem como as fontes que uso nas artes, meu logo e todos os itens básicos da ID do blog. Assim, tenho tudo comigo onde quer que eu vá e se pintar um tempo livre (ou uma inspiração muito louca) eu já coloco na mão na massa! Também existe a possibilidade de salvar padrões de imagens no Canva e editar tudo por lá mesmo. É uma ferramenta gratuita que ajuda DEMAIS o processo de criação de imagens profissionais para web.Como proceder:

  • se você usa o Photoshop, abra uma imagem nova no formato padrão do seu blog;
  • insira seu logo, endereço do seu blog e todas as informações e elementos que ficam fixos em todas as suas imagens (algum formato específico, algum background diferente, algum filtro);
  • crie um template para cada imagem padrão do seu blog – ou crie várias camadas dentro de um mesmo arquivo para alternar;
  • o importante é manter todas as informações em um mesmo local, para que a criação da imagem seja mais rápida e prática.

Organize arquivos:

ORGANIZANDO-ARQUIVOSAh, o desktop cheio de pastas com nome de “asdfgh” – na hora da pressa a gente vai salvando tudo de qualquer jeito e depois não consegue encontrar mais nada! Quem se identifica põe o dedo aqui (_). Depois de criar os meus templates, fui salvando tudo de qualquer jeito e não consegui me achar depois. Não adianta automatizar o seu blog todinho se os seus arquivos estão bagunçados.Solução: criei pastas e subpastas com datas e temas, para conseguir encontrar todos os meus arquivos. Nelas, separei os meus templates e as imagens que produzi.Como proceder: nesse caso, você pode proceder de inúmeras formas diferentes – e que melhor se adaptam ao seu cotidiano. Comigo, funcionou assim:

  • Crie uma pasta com o nome do seu blog e os anos em que seu blog esteve no ar;
  • Dentro de cada ano, crie uma pasta com o nome TEMPLATES e insira nela todos templates – que podem ser nomeados por: template_nomedacategoria, por exemplo. Essa pasta vai unir todos os templates em um lugar só, o que funcionou para mim.
  • Ainda dentro de cada ano, crie subpastas com os nomes de suas categorias.
    • Você também pode inserir cada template dentro de pasta de categorias, se for mais fácil. É que eu preferi ter tudo em uma mesma pasta, separado do meu conteúdo.
  • Dentro das pastas de categorias, crie pastas nomeadas com data e/ou nome do post.
  • dentro dessas pastas que citei acima, insira o rascunho do seu post e as imagens que você preparou com base nos seus layouts.

Automatize processos:

Em casa de ferreiro o espeto é de pau e eu, que sempre ensinei você a criar uma agenda de divulgação, simplesmente não tinha uma. Meu facebook ficou abandonado e o twitter era apenas alimentado com tweets automáticos dos meus arquivos do wordpress – e ainda é de vez em quando, sorry!Solução: estou usando o CoSchedule para agendar meus posts e divulgações nas redes sociais – tudo em uma ferramenta só.Como proceder:

  • escolha uma ferramenta de agendamento – ou faça o agendamento manual;
  • agende posts que conseguiu redigir com antecedência;
  • use plugins de tweets para divulgar posts antigos, mas cuidado para não spammar;
  • use uma agenda de divulgação para controlar.

Sua vez!

Como você se organiza com o blog? Tem alguma dica bem legal para compartilhar? Eu acho que, às vezes, a gente se perde por não saber exatamente por onde começar a organizar tudo! Quem sabe esse post + as suas dicas possam ajudar outros blogueiros.Ah, o post tá cheio de imagem fofa pra você pinar bastante, viu?

Categorized in:

Tagged in:

,