Tá com viagem planejada pros EUA e nem faz ideia de como tirar o seu visto americano? Calma. Tô aqui pra contar como eu tirei o meu. Inclusive, já falei sobre como tirei meu passaporte e recomendo a leitura.Bom, no meu caso, eu contratei o serviço de uma agência / despachante para cuidar do processo por mim pois eu estava perdida e morrendo de medo. Minha opinião? Não vale a pena! A não ser que você esteja total sem tempo ou seja absolutamente leigo com internet {o que te causaria problemas ao tirar o passaporte também}.


sernaiotto-visto-americano-como-tirar.jpeg

Documentos necessários

Os passos iniciais são todos online e a parte mais difícil mesmo é juntar todos os documentos que eles pedem, que você vai encontrar listadinhos logo abaixo. De nada.

  1.  Passaporte válido {original}

  2.  Passaporte anterior, mesmo vencido {original}

  3.  Documentos que comprovem vínculo com o Brasil e renda para sustentar a viagem, são eles:

  • Declaração de imposto de renda com o recibo de entrega (cópia)

  • Extrato bancário de conta corrente, poupança, aplicações (original)

  • Carteira de trabalho (original)

  • 03 últimos holerites (originais)

  • Documento de veículo ou escritura de móveis, caso possua em seu nome (cópias)

  • Comprovante de matrícula em escola, universidade (original, com carimbo e assinatura)

  • Carta de suporte financeiro caso alguém vá financiar a sua viagem

Usei a documentação do meu pai em todos os casos, pois sou estudante e precisava comprovar renda, mesmo que ele não esteja pagando a viagem. Levei cópias e originais dele, assim como os meus documentos também. Meu pai fez uma carta de suporte financeiro a mão baseada nesse modelo e eu reconheci firma em cartório.Vale lembrar que essas informações eu utilizei para retirar o meu visto americano de turista B2, que me permite até 90 dias nos Estados Unidos por viagem.

Os próximos passos

Depois de reunir os documentos, eu preenchi o formulário DS-160 – que é bem longo, chatinho e todo em inglês. Esse formulário pede informações básicas como endereço, motivo da viagem, quem vai sustentar a sua viagem, últimos empregos, onde você estudou e algumas perguntas de segurança, como se você já se envolveu com terrorismo {oi?}, drogas ou qualquer coisa do tipo. Eu respondi um rascunho dele em português e a agência preencheu o original corretamente em inglês.Ao preencher esse formulário, eu escolhi o posto consular onde quis fazer a entrevista {Brazil-Brasilia, Brazil-Recife, Brazil-Rio de Janeiro ou Brazil-São Paulo} e em seguida paguei a taxa de solicitação MRV que custa $160 {r$336, via boleto do Citibank}.Imprimi a confirmação do DS-160: com essa confirmação + o número do recibo do pagamento da taxa MRV + número do seu passaporte eu agendei minha visita ao CASV para foto e impressão digital e agendei a minha entrevista no Consulado Americano.

Sobre o CASV

Eu fui ao CASV em um domingo. Não é permitido entrar com celular e bolsa, mas do lado dos CASV’s sempre tem um guarda-volumes – que você paga entre 10 e 15 reais. Deixei minhas coisas lá e acabei entrando na frente de todo mundo: a fila enorme do lado de fora era do pessoal agendado após às 17h. Cheguei às 16:15 por lá e estava agendada para às 16:45.Sem brincadeira, eu não gastei nem 10 minutos no CASV. A movimentação flui bem, com filas organizadas e triagem. Tente chegar com um pouco de antecedência mas não muito cedo, pois vai ter que ficar esperando.

CASV: o passaporte + confirmação do DS-160 + confirmação do agendamento.

Sobre a entrevista

Na segunda-feira seguinte fui ao consulado americano  em São Paulo. Minha entrevista estava agendada para 10:10 da manhã e eu cheguei às 9h. Esperei um pouco na fila enorme que faz ao lado de fora – após deixar bolsa e celular no guarda-volumes que tem em frente – e quando deu 9:45 eles já chamaram o pessoal das 10h10.Passei por uma triagem onde deixei meu passaporte e o DS-160 impresso. Aguardei em uma outra fila – separada por horários. Na hora de entrar precisei tirar meu casaco e tudo que eu tinha no bolso, a detecção de metais é bem parecida com a dos aeroportos.Depois caminhei até a sala onde ficam as cabines de entrevista, nela te chamam por nome – esperei menos de 10 minutos – entregam o seu passaporte e te direcionam à uma cabine onde ocorrerá a sua entrevista.

Consulado Americano: passaporte + confirmação do DS-160 + confirmação do agendamento + pasta com todos os documentos que comprovem vínculo e renda.

Vale lembrar que simpatia é sempre bem vinda e não precisa ficar inseguro nessas horas: diga sempre a verdade, eles te observam e captam qualquer coisa!Fui entrevistada por um senhor simpático que já quebrou aquele gelo: eu esperava uma pessoa séria, fria. Me perguntou sobre o que faço, se vou sozinha, quem está pagando, qual o motivo da ida para lá e qual lugar pretendo visitar. Vá bem preparado para comprovar seu vínculo por aqui, okay? No meu caso,o vínculo com a universidade pública té o ano de 2016 foi o suficiente. 🙂

Sobre a aprovação do visto

Meu visto foi aprovado e ele me informou isso na hora. Me entregou um papel com o endereço do site no qual posso rastrear meu passaporte {enviado por DHL}: nesse site você faz login com número do seu passaporte e data de nascimento e tem acesso ao rastreamento.Após a entrevista, meu passaporte com o visto chegou em uma semana em casa! Eu nunca imaginei que tudo fosse tão ágil – apesar de assustador e cheio de processos e informações. Espero ter ajudado!

Vale lembrar: esse post conta a minha experiência com o visto americano e cada caso é um caso totalmente diferente! Leia o site atentamente e retire suas dúvidas antes de dar início ao processo.

Não esqueça de acompanhar todas as minhas viagens!Imagem por Shutterstock

Categorized in:

Tagged in:

,