Hoje vamos aprender a importância de um conteúdo em formato de lista e criaremos juntos.

Você já percebeu que muitos posts bem sucedidos tratam-se de listas sobre alguma coisa? Cito como exemplo o meu 15 sintomas de um blogueiro idoso que foi um sucesso de compartilhamentos.

Qual a explicação mágica para isso? Vou te responder com… advinha? UMA LISTA!

Sobre o ORGblog

ORGblog é uma série de conteúdo que tem como principal intuito auxiliar na organização estrutural do seu blog, com dicas de manutenção, análise e criação de conteúdo. Mas nada de regras e mimimi, é uma brincadeira divertida que pode virar um exercício para o seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e você encontra os exercícios aqui.

Lista é escaneável

Leitor é preguiçoso e passa o olho pelo texto rapidamente, ao invés de ler palavra por palavra.

Claro que o título e o assunto determinam se ele vai ler o texto completo de fato, mas listas ajudam a comunicar um número de tópicos de forma rápida e fácil, fazendo com que esse processo de escanear o conteúdo seja simplificado pro seu leitor.

Listas mantêm o conteúdo sucinto

Listas resumem um texto muito bem, talvez por determinar um começo e fim para cada tópico de forma breve, mesmo que um tópico tenha relação direta com o próximo.

Listas são bonitas, vai

Eu sou muito mais atraída por um post que contenha listas ou tópicos bem separados do que uma massa de texto longa e bagunçada. Claro que o conteúdo, e quem o cria, me ajudam a determinar se leio um texto imenso ou não, mas eu confesso que listas dão um empurrãozinho na minha força de vontade.

Uma lista pode ser persuasivas

Se você pretende convencer alguém sobre algo, enumerar seus argumentos em listas pode te ajudar a ser mais direto, objetivo e convincente, como estou fazendo neste exato momento.

Listas podem facilitar na escrita

Listas quebram nossas ideias em pequenos pedaços, o que pode facilitar na hora de passá-las para o papel ou computador. Por isso sempre nos organizamos melhor com tópicos em tudo, seja na lista de compras, de estudos, de tarefas a fazer, filmes a assistir, etc.

Listas viralizam

As redes sociais amam listas! As pessoas adoram compartilhar listas, debater seus tópicos e isso gera uma epidemia de ideias. Talvez, pelos motivos já citados acima, pois são rápidas de ler, fáceis de compreender e acabam gerando um compartilhamento inesperado. Não que outros tipos de posts não sejam virais, mas listas são breves, convincentes, rápidas de ler e geralmente apontam uma solução;

Listas descomplicam

Não importa o quão complicado seja o conteúdo, enumerar passos, tópicos e itens sempre descomplica. Um exemplo excelente é o de tutoriais que, quando colocados em texto inteiro, ficam confusos. Se enumerados ou elaborados em passos, facilitam demais a compreensão.

Vamos criar um post de lista?

A sua tarefa de hoje é criar um post de lista (publicar ou agendar, não importa), o importante é levar em conta tudo o que foi explicado sobre o poder das listas e usá-las ao seu favor. Existem 3 tipos de posts em formato de listas:

  • O post como uma lista: nesse caso, não há nada além de uma lista no post (exemplo);
  • Lista estendida: nesse caso, tópicos separados com explicações e títulos;
  • Lista dentro do post: nesse caso, uma ou mais listas dentro de um post;

Não esqueça de adequar a lista ao seu tema e agregar conteúdo simples, objetivo mas sempre útil. Lembre-se: posts de listas variam um pouco o seu calendário editorial e usá-los com frequência pode tornar o seu blog cansativo. Listas são alternativas rápidas, use-as com sabedoria.

Eu compartilhei 35 ideias de posts para blogs pessoais anteriormente e muitas delas podem virar listas.

O que achou desse segundo passo? Compartilhe com criadores de conteúdo que você gosta!

Categorized in:

Tagged in: