Se você cria coisas na internet em 2021 – e quem não cria, não é mesmo? – essa lista com as minhas ferramentas de conteúdo favoritas pode te ajudar. Bora?
Se você me acompanha desde quando tudo isso era mato, sabe que eu sou obcecada por ferramentas de organização e produtividade. No meu tempo de community management em agências de publicidade, eu precisava criar e gerenciar conteúdo para mais de 10 clientes ao mesmo tempo sem enlouquecer e, spoiler, enlouqueci.
Foi justamente nesse período da minha vida que este blog que você está lendo nasceu: o sernaiotto.com foi criado como um laboratório de conteúdo para testar tudo aquilo que eu queria aplicar no meu trabalho. Só que eu nem fazia ideia naquela época que ele se tornaria o meu trabalho por muitos anos…
Depois de muito testar, migrar e cancelar, estou aqui pra compartilhar contigo quais ferramentas de conteúdo estou amando em 2021 e usando nos meus negócios.
PS: se você chegou agora por aqui, boas-vindas! Eu sou uma publicitária de Santos que bloga neste espaço desde 2009 e atualmente moro em Seoul, onde fundei o portal de skincare Passa na Pele e o e-commerce DTC de skincare urGlow.
minhas ferramentas de conteúdo
Vou organizar em formato de listas, além de dividir por categorias que fazem sentido pra mim e meus negócios. Dessa forma, espero que seja fácil de navegar e peço que você compartilhe comigo nos comentários se tiver alguma indicação que não está listada.

Ei, lê isso aqui rapidinho pra deixar minha advogada feliz: alguns links são afiliados, o que quer dizer que eu posso ganhar uma comissão caso você assine ou faça uma compra pelo meu link. Caso não queria me ajudar a pagar meu servidor, tudo bem: você pode pesquisar o nome da ferramenta desejada no Google e seguir por lá, o que daria muiiiiito mais trabalho, mas eu entendo… – ou não! 😉
para CRIAÇÃO de conteúdo
Todas as ferramentas que me auxiliam na criação de conteúdo, seja em texto, áudio ou vídeo. Listei as que eu uso quase diariamente nos meus negócios, sendo que algumas são gratuitas, freemium ou possuem um período de testes gratuito.

mercado de design e recursos como gráficos, layouts, modelos e até templates pro Canva

banco gratuito de imagens e vídeos pra uso editorial e/ou comercial (verifique a licença de uso)

ferramenta de criação, edição e publicação de podcasts (comprada pelo Spotify) e fácil de usar

banco de imagens gratuito pra uso editorial e/ou comercial (verifique a licença de uso e credite)
para ORGANIZAÇÃO de conteúdo
Todas as ferramentas que me auxiliam na organização dos meus processos, agendamentos, calendário editorial e muito mais. Algumas são pagas com mensalidade, porém possuem período de teste gratuito para você usar por um tempo. Exceto pelo planner da década, que é uma planilha que eu desenvolvi e é preciso comprar mesmo.

Planner ↗
planilha onde eu organizo tudo relacionado ao blog (calendário, ideias, stats)
para MANUTENÇÃO de conteúdo
Todas as ferramentas que uso para gerenciar meus negócios, como construção de comunidade, coleta de informações e venda de produtos. Além disso, listei meus servidores do blog e da loja também, já que muita gente pergunta.

minha ferramenta de email, intuitiva e com templates lindos. no meu link tem 50% OFF na assinatura

ferramenta que amo para coletar dados em todos os meus negócios (captação de emails, formulários, etc)

GSuite da Google virou Workspace e é onde eu centralizo as contas Google da empresa (Drives, Gmail)

plataforma completa de e-commerce para criar sua loja ou vender no facebook / instagram ou seu site
É importante lembrar que todo gasto no seu negócio é um investimento e deve ser planejado de acordo com o retorno que deseja obter. Eu, por exemplo, invisto aproximadamente $200 em ferramentas mensais que englobam os meus 3 negócios. Não se esqueça de avaliar quais valem a pena a curto e longo prazo pra você, já que cada negócio é único.
“Lembrete importante: ferramenta não equivale a resultado. Elas são, como o nome já diz, ferramentas e podem te ajudar a chegar onde você quer chegar.”
Outro lembrete importante: ferramenta não equivale a resultado. Elas são, como o nome já diz, ferramentas e podem te ajudar a chegar onde você quer chegar. Por exemplo, o cimento não constrói o prédio sozinho, certo? Eu francamente não sei porque eu sou vidrada em analogias com prédios…
Tem alguma ferramenta para sugerir, arroba? Então comente aqui em baixo pra gente! Além disso, compartilhe esse conteúdo se ele te ajudou de alguma forma. Obrigada!
Amei o pixels.
Olá Loma, tudo bem?Acabei de encontrar seu blog no Pinterest. Estou gostando muito do que estou vendo. Excelente conteúdo, sou um curioso/estudioso do mercado digital.Vai me ver por aqui a partir de agora.Fica aqui registrado o meu OBRIGADO por postar tanta coisa interessante!