Crie um elevator pitch ⇢ ORGblog #01

Loma Sernaiotto

skincare
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá. Publicitária, tatuadora cosmética. Blogueira há 15+ anos. E muito feliz em ter você aqui.

Receitas
Blogosfera
Wellness
Viagens
leia também:

loma sernaiotto

Elevator pitch é um termo de empreendedorismo para abordagem de vendas de 1 minuto.

Imagine que você está em um elevador e precisa vender sua ideia ou projeto em 1 minuto para uma pessoa importante e ocupada, o que você falaria? O elevator pitch é o discurso que vai vender a sua ideia de forma rápida e direta, como um resumo ou até mesmo um slogan. São as 100 – 150 palavras que definem o que você faz e dão abertura para curiosidade e interesse.

Hoje eu vou te ajudar a criar o elevator pitch do seu blog ou projeto de conteúdo.

Sobre o ORGblog

Esse é o primeiro conteúdo da minha série ORGblog, originalmente publicada em 2013 porém ainda atual e cheia de conhecimento gratuito.

O ORGblog é uma série de conteúdo que tem como principal intuito auxiliar na organização estrutural do seu blog, com dicas de manutenção, análise e criação de conteúdo. Mas nada de regras e mimimi, é uma brincadeira divertida que pode virar um exercício para o seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e você encontra os exercícios aqui.

Meu blog precisa de um elevator pitch?

Eu não diria que é necessário, afinal, ninguém melhor do que você para definir do que seu blog precisa ou não. Mas como publicitária e comunicadora, eu fortemente recomendo que você crie um elevator pitch assim que possível, principalmente se decidir usar seu blog ou projeto de conteúdo como portfólio. Vou até enumerar os motivos e depois você me conta se eu te convenci:

  • definir sobre o que você fala te ajuda a definir sobre o que você publica;
  • definir sobre o que você fala ajuda quem te visita a entender o que você publica;
  • resposta na ponta da língua para a famigerada pergunta: o que você faz? 

Filtrar conteúdo e público são duas das várias vantagens de um elevator pitch. Vocês querem um exemplo de uma abordagem simples e eficiente?

Lifestyle e beleza com (cons)ciência

Esse é o meu propósito com o sernaiotto.com em uma frase, é o que você encontra quando me visita neste espaço. Como chegar nisso?

Criando seu elevator pitch em 3 passos

Antes de botar a mão na massa, considere essas 4 dicas úteis para criar o seu texto:

  • Clareza: não dê abertura a desentendimentos;
  • Seja breve: texto muito longo cansa e a intenção é resumir;
  • Destaque-se: não promova aquilo que todo mundo já promove;
  • Seja intrigante: deixe o leitor ansioso para visitar o seu blog;

Preparado pro trabalho? Então pega um papel (ou abre um notepad), leia os exemplos e comece o exercício:

Passo 1: Keywords

Escreva entre 3 a 5 palavras que são relacionadas ao seu blog (ou projeto) e seu público.

Você pode escrever quantas palavras fizer sentido pra você, mas o importante é filtrar para poucas que resumem bem o sentimento geral. Para facilitar, responda:

  • o que vem a sua cabeça quando você pensa no seu blog?
  • o que vem a sua cabeça quando você pensa nos leitores?

Anote todas as palavras, esse processo é fundamental pois pode abrir suas ideias sobre o que você faz.

Pensando na minha marca pessoal e no conteúdo que eu ofereço aqui, eu anotei: consciência, sustentabilidade, curiosidade, estilo de vida, cotidiano, Coreia, kbeauty, skincare, beleza, pessoalidade, informação, orientação, compartilhamento, honestidade, vida real, slow blogging.

Eu busco sempre trazer para meu conteúdo as minhas experiências pessoais, principalmente em conteúdos com foco educativo como esse que você está lendo. Afinal, apesar de ser comunicadora por formação, tudo que eu aprendi sobre internet e criação de conteúdo foi botando a mão na massa.

Na minha época de universidade, o Twitter tinha acabado de ser lançado, Orkut era uma realidade e ninguém falava sobre criar conteúdo na internet como ferramenta de trabalho e marketing.

Como forma de quebrar esse elitismo e a falta de acesso a informação sobre conteúdo, eu decidi compartilhar tudo que aprendia sobre internet neste espaço conforme ia fazendo. Eu tô falando de 2009, 2010, em uma época onde quase não existia conteúdo meta em português, viu?

Por isso meu conteúdo sempre muda, pois ele acompanha meu cotidiano e muda junto comigo. Mas continua o mesmo em essência: compartilhar minha jornada de forma real e honesta.

Passo 2: Pesquisa

Peça a 3 amigos que descrevam seu blog ou projeto em 1 frase.

Eu sei, pode parecer que você está passando o trabalho para outras pessoas, mas é quase isso mesmo.

É importante você saber o que o seu blog significa para aqueles que o acompanham, porque às vezes, você acha que fala sobre skincare, mas acaba falando tanto sobre marketing digital e criação de conteúdo que a percepção das pessoas que te cercam pode ser totalmente diferente.

Aconteceu comigo ao longo dos anos. Percebi que as pessoas buscam meu conteúdo para aprender sobre blogs. Mas elas também buscam meu conteúdo pra aprender sobre kbeauty. Também descobri que muitas só gostam da forma como escrevo ou mostro meu dia a dia.

Nas minhas keywords, eu havia anotado cotidiano e beleza. Ponto pra mim!

Passo 3: Resumo

Compare as percepções e chegue a um denominador comum.

Eu sempre tive ciência de que meu blog é bem pessoal, mas eu tive dificuldades em identificar um nicho ao longo dos anos, uma vez que falei sobre tudo por aqui. Através do passo acima, eu descobri que as pessoas percebem um fator comum em tudo que eu faço: eu oriento pessoas com informação útil.

O que eu fiz com essa informação?

Foquei no meu propósito em orientar, com base nas minhas experiências e curiosidade. Como já falei acima, eu sempre aprendi tudo sozinha e gostei de compartilhar o caminho. Com tudo isso em mente, eu selecionei algumas palavras chave mais importantes pra mim:

consciência – cotidiano – lifestyle – beleza – pessoalidade – informação

Dessa forma, consegui resumir de forma breve, clara e um tiquinho intrigante o que eu crio e para quem eu crio.

Ao dizer que eu falo sobre “lifestyle e beleza com (cons)ciência” estou deixando claro que:

  • meu conteúdo é pessoal e cotidiano (lifestyle);
  • eu também falo sobre beleza (skincare, kbeauty e as coisas que amo);
  • sou a favor de informação útil e ciência;
  • busco uma vida mais consciente e sustentável;
  • exercito criar de forma presente e consciente.

Fez sentido pra você?

Espero que tenha gostado desse primeiro passo do ORGblog, me conta nos comentários?

Não esqueça de compartilhar esse recurso com as pessoas (cons)cientes que você conhece. Uma blogosfera unida é uma blogosfera mais rica, sabe?

Agora a pergunta que não cala jamais: sobre o que é seu blog? Compartilha com a gente o seu elevator pitch nos comentários, pois eu leio todos!

novembro 25, 2013

comente aqui!

  1. […] uma dica de ouro aqui: crie um elevator pitch. Para quem não sabe o que é isso, sugiro a leitura desse post aqui no blog da Sernaiotto, mas explicando rapidamente um elevator pitch é um pitch de elevador, ou seja, uma apresentação […]

  2. Miguel disse:

    Boa noite, sinto me um pouco perdido, no meio de tão boa escrita por tantas as mensagensque já li. Mas ainda assim sinto que estou no caminho certo, ou seja escrever através destemeio é para mim um grande privilégio. A minha grande duvida reside em organizar o blog,escrevo sobre vários assuntos. Cada assunto com a sua origem e temáticas completamentediferente, quero poder em cada uma ter a oportunidade de explorar e apresentar acontecimentosde relevo adequados ao tema de cada. Sei o que quero, tenho a ideia do resultado final mas ñ estou a conseguir colocar em prática este meu conceito num blog só.Adereço a todos que contribuem, para agora estarmos aqui.Miguel

  3. Nossa quero todo dica fazer uma dica dessa lista, e colocar em pratica, muito detalhado e feito com dedicação percebo. Parabéns, obrigada por nos ajudar.

  4. Lominha sua linda, desde que conheci seu blog diariamente dou uma passadinha aqui, para conferir as maravilhosidades, estou apaixonada pelas dicas, e vou coloca-las em pratica, já que graças a você finalmente consegui tirar meu sonho do papel. O Blog, ainda está bem na fase inicial, praticamente um bêbê, mais já queria agradecer por todo conteúdo e incentivo que você disponibiliza gratuitamente!Minha ideia é que o blog seja pessoal e cristão.O elevator pitch > Relatos de uma vida (Cotidiano) com proposito! (Cristão =manifestar o evangelho do reino). Espero ter aprendido a lição direitinho, pode puxar a orelha se precisar.:*Ass: Williana Paulino

  5. Oi Loma, sou nova no universo da blogesfera, mas estou acompanhando e estudando suas dicas, parabéns e obrigada por compartilhá-las. bjos

  6. Tati disse:

    Nao sei se esta legal, mas o meu ficou assim :Viagens, Inspiracao, Fotografia e Cotidano

  7. Jefferson Reis disse:

    Meu blog será basicamente para postar crônicas e alguns de meus contos.

  8. Flora Refosco disse:

    Comecei a ler seu conteúdo hoje e não paro de abrir links pra ler mais (faz umas 3 horas já :B ).Não sei se vc ainda está acompanhando os comentários por aqui, mas este é meu ensaio de Elevator Pitch, sem ter recebido ainda o feedback dos amigos:”Comida gostosa, com praticidade e saúde – da escolha dos ingredientes até a hora de lavar a louça. É o que tem pra hoje”De verdade, fiquei fã.Obrigada por publicar informações práticas, com esse jeitinho de falar todo carismático e claro de compreender.Bjs de SC!

  9. Julieth Silva disse:

    Meu Deus, que coisa mais sensacional. Me ajudou muito! Adorei.

  10. Nativas disse:

    Loma, sua linda, eu vim aqui nesse post que pra mim foi um dos mais importantes dizer que: eu tenho uma relação de amor e ódio muito grande com esse teu orgblog e não me orgulho disso. Eu sempre quis ser blogueira, sempre quis trabalhar com comunicação, mas tem hora que dá vontade de desistir né? Nessa hora eu venho cá e olhe todos os posts, todas as dicas e revejo meu blog. Hoje numa maré de desanimo volte, e decide: agora vai e agora vai bonito, nem que eu comece do zero de novo quantas vezes forem necessárias!!! Obrigada <3

  11. Adorei o post e meu blog fala sobre unhas, decoração de unhas, maquiagem e tudo que mulher gosta !

  12. “Um blog sobre música, viagens, literatura e um pouquinho cultura pop”Acho que ficou bacana, bem espero ter acertado rsrsrs

  13. kamii disse:

    Eu já visitei seu blog diversas vezes, mas só agora comecei a tentar por em prática suas dicas do orgblog! Eu to pensando no meu elevador pitch ser “Reviews, dicas e artes de uma nerd.” o que acha? Mas fiquei em dúvida de onde usar o elevador pitch

  14. Thailla disse:

    Gente essa série de post vai me ajudar muito!Tenho um blog que fala de tudo e já selecionei as categorias, mas depois desse post vou dar uma revidada em tudo. Vai ser no passo a passo mesmo porque do jeito que sou afobada vou querer colocar os 25 post em pratica de uma vez.Parabéns pelo post e pela iniciativa de ajudar outras blogueiras.<3

  15. Karine Lima disse:

    Lominha, cê tá me ajudando muito! Toda energia boa do mundo pra você!;*

  16. Gleyci disse:

    Oii, eu amei suas dicas! Comecei meu blog já tem um tempo, mas não postava com muita frequência. Com suas dicas isso vai mudar! Obrigada *-*

  17. Não seria exagero meu dizer que estou há milênios procurando algo do gênero para organizar o meu blog. Esse ano ele já faz 3 anos e sinto que sempre falta algo pra ele deslanchar de vez! Acho que já encontrei 😀

  18. Já sabia da existência desse cantinho, mas nunca tinha dado uma olhada a fundo. Em 2016 resolvi me dedicar mais ao meu blog, e acabei encontrando seu grupo. Fiquei apaixonada. Não vejo a hora de colocar todas as dicas, tarefas etc, em prática. Muito obrigado pela ajuda que você disponibiliza a todos blogueiros. Tá de parabéns :D.

  19. Cih disse:

    Ai, Lominha… tô vendo que tenho montes de exercícios para fazer! Tô feliz e nem sei direito por onde começar… seus posts mais antigos estão me ajudando agora que resolvi priorizar e dedicar tempo! Arigatô por isso. Tô indo lá estudar para fazer as tarefas em doses homeopáticas! rs…

  20. Loma depois que te conheci minha vida mudou (romântico hein,rs). Sério você ajuda demais, acho que é o mais completo até hoje nesse assunto.Estou patinando e não nada de verdade. O pouco que eu sei, é devido a você. Obrigada, obrigada, obrigada, mil vez obrigada.Meu sonho é encontrar uma forma de inspirar as pessoas, mas ainda não achei meu caminho, um dia chego lá.Escolhi como elevator pitch uma frase: “Mãe, Menina, Mulher”O que você acha? Gostaria muito da sua opinião…. Bjus 🙂

  21. Lu Cruz disse:

    Começando hoje <3Pensei, pensei e pensei, e meu elevator pitch ficou assim: Saúde, moda, beleza e todas as aventuras de uma garota mudando de vida.Por hora, estou satisfeita com o resultado! Obrigada pelas dicas, Lominha!Blog Vintee5 | Canal Vintee5

  22. Lorena Toledo disse:

    ameeei, vi as dicas agora e irei seguir, to numa fase de crise existencial com o blog, espero que me ajude! to querendo muito voltar a escrever, e sinto que você será minha fada madrinha nesse quesito!Fiz o meu olha: ”O cotidiano com uma crespa! Vem, senta, toma uma xícara de cappuccino, tem dicas e livros!”O que achou ?

  23. “A sua vida começa de fato onde termina a sua zona de conforto.” Ótimo texto!

  24. Oi Loma! Como vai ai do outro lado? rs Em primeiro lugar, parabéns pelo blog, você deve ouvir isso de todo mundo ~ mas eu não sou todo mundo como minha mãe falava ~ então, PARABÉNS PELO MARAVILHO BLOG e, consequentemente, trabalho! Conheci tudo por uma palestra que vc deu chamada, se não me falha a memória, um blog inesquecível. Assisti a gravação pelo YT. Amei e de lá pra cá, não saio daqui! Contudo ainda não havia parado para cumprir desde o comecinho as tarefas do orgblog. E adivinha??? Cá estou cheia de dúvidas logo na primeira!rsrs Sou gamadinha no seu EP, acho que ele define de forma leve e linda tudo que a gente encontra aqui. E eu pensei, pensei e pensei… saiu até alguma coisa, mas não consegui ser tão breve. Dá um pitaco?? rsrs ” Vou transcrevendo a vida que vivo e que vejo com uma ou duas xícaras a mais de emoção”Será que deu pra sacar? São texto e crônicas de minha autoria, com assuntos do cotidiano e peculiares a todos que amam. Ficou bom? O nome do blog é Achei as Palavras ~eu acho meio brega, mas tem uma história pra contar e não perco boas histórias!Desde já agradeço pelo tempo, pela paciência e por qq dano colateral! rsrsBjoks

1 3 4 5 6

Deixe seu comentário

vem com

a Lominha:

leia o

blog

conheça a

urglow

compartilho meu lifestyle com (cons)ciência na internet mais perto de você ;)

receba meus

emails