Crie um elevator pitch ⇢ ORGblog #01

Loma Sernaiotto

skincare
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá. Publicitária, tatuadora cosmética. Blogueira há 15+ anos. E muito feliz em ter você aqui.

Receitas
Blogosfera
Wellness
Viagens
leia também:

loma sernaiotto

Elevator pitch é um termo de empreendedorismo para abordagem de vendas de 1 minuto.

Imagine que você está em um elevador e precisa vender sua ideia ou projeto em 1 minuto para uma pessoa importante e ocupada, o que você falaria? O elevator pitch é o discurso que vai vender a sua ideia de forma rápida e direta, como um resumo ou até mesmo um slogan. São as 100 – 150 palavras que definem o que você faz e dão abertura para curiosidade e interesse.

Hoje eu vou te ajudar a criar o elevator pitch do seu blog ou projeto de conteúdo.

Sobre o ORGblog

Esse é o primeiro conteúdo da minha série ORGblog, originalmente publicada em 2013 porém ainda atual e cheia de conhecimento gratuito.

O ORGblog é uma série de conteúdo que tem como principal intuito auxiliar na organização estrutural do seu blog, com dicas de manutenção, análise e criação de conteúdo. Mas nada de regras e mimimi, é uma brincadeira divertida que pode virar um exercício para o seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e você encontra os exercícios aqui.

Meu blog precisa de um elevator pitch?

Eu não diria que é necessário, afinal, ninguém melhor do que você para definir do que seu blog precisa ou não. Mas como publicitária e comunicadora, eu fortemente recomendo que você crie um elevator pitch assim que possível, principalmente se decidir usar seu blog ou projeto de conteúdo como portfólio. Vou até enumerar os motivos e depois você me conta se eu te convenci:

  • definir sobre o que você fala te ajuda a definir sobre o que você publica;
  • definir sobre o que você fala ajuda quem te visita a entender o que você publica;
  • resposta na ponta da língua para a famigerada pergunta: o que você faz? 

Filtrar conteúdo e público são duas das várias vantagens de um elevator pitch. Vocês querem um exemplo de uma abordagem simples e eficiente?

Lifestyle e beleza com (cons)ciência

Esse é o meu propósito com o sernaiotto.com em uma frase, é o que você encontra quando me visita neste espaço. Como chegar nisso?

Criando seu elevator pitch em 3 passos

Antes de botar a mão na massa, considere essas 4 dicas úteis para criar o seu texto:

  • Clareza: não dê abertura a desentendimentos;
  • Seja breve: texto muito longo cansa e a intenção é resumir;
  • Destaque-se: não promova aquilo que todo mundo já promove;
  • Seja intrigante: deixe o leitor ansioso para visitar o seu blog;

Preparado pro trabalho? Então pega um papel (ou abre um notepad), leia os exemplos e comece o exercício:

Passo 1: Keywords

Escreva entre 3 a 5 palavras que são relacionadas ao seu blog (ou projeto) e seu público.

Você pode escrever quantas palavras fizer sentido pra você, mas o importante é filtrar para poucas que resumem bem o sentimento geral. Para facilitar, responda:

  • o que vem a sua cabeça quando você pensa no seu blog?
  • o que vem a sua cabeça quando você pensa nos leitores?

Anote todas as palavras, esse processo é fundamental pois pode abrir suas ideias sobre o que você faz.

Pensando na minha marca pessoal e no conteúdo que eu ofereço aqui, eu anotei: consciência, sustentabilidade, curiosidade, estilo de vida, cotidiano, Coreia, kbeauty, skincare, beleza, pessoalidade, informação, orientação, compartilhamento, honestidade, vida real, slow blogging.

Eu busco sempre trazer para meu conteúdo as minhas experiências pessoais, principalmente em conteúdos com foco educativo como esse que você está lendo. Afinal, apesar de ser comunicadora por formação, tudo que eu aprendi sobre internet e criação de conteúdo foi botando a mão na massa.

Na minha época de universidade, o Twitter tinha acabado de ser lançado, Orkut era uma realidade e ninguém falava sobre criar conteúdo na internet como ferramenta de trabalho e marketing.

Como forma de quebrar esse elitismo e a falta de acesso a informação sobre conteúdo, eu decidi compartilhar tudo que aprendia sobre internet neste espaço conforme ia fazendo. Eu tô falando de 2009, 2010, em uma época onde quase não existia conteúdo meta em português, viu?

Por isso meu conteúdo sempre muda, pois ele acompanha meu cotidiano e muda junto comigo. Mas continua o mesmo em essência: compartilhar minha jornada de forma real e honesta.

Passo 2: Pesquisa

Peça a 3 amigos que descrevam seu blog ou projeto em 1 frase.

Eu sei, pode parecer que você está passando o trabalho para outras pessoas, mas é quase isso mesmo.

É importante você saber o que o seu blog significa para aqueles que o acompanham, porque às vezes, você acha que fala sobre skincare, mas acaba falando tanto sobre marketing digital e criação de conteúdo que a percepção das pessoas que te cercam pode ser totalmente diferente.

Aconteceu comigo ao longo dos anos. Percebi que as pessoas buscam meu conteúdo para aprender sobre blogs. Mas elas também buscam meu conteúdo pra aprender sobre kbeauty. Também descobri que muitas só gostam da forma como escrevo ou mostro meu dia a dia.

Nas minhas keywords, eu havia anotado cotidiano e beleza. Ponto pra mim!

Passo 3: Resumo

Compare as percepções e chegue a um denominador comum.

Eu sempre tive ciência de que meu blog é bem pessoal, mas eu tive dificuldades em identificar um nicho ao longo dos anos, uma vez que falei sobre tudo por aqui. Através do passo acima, eu descobri que as pessoas percebem um fator comum em tudo que eu faço: eu oriento pessoas com informação útil.

O que eu fiz com essa informação?

Foquei no meu propósito em orientar, com base nas minhas experiências e curiosidade. Como já falei acima, eu sempre aprendi tudo sozinha e gostei de compartilhar o caminho. Com tudo isso em mente, eu selecionei algumas palavras chave mais importantes pra mim:

consciência – cotidiano – lifestyle – beleza – pessoalidade – informação

Dessa forma, consegui resumir de forma breve, clara e um tiquinho intrigante o que eu crio e para quem eu crio.

Ao dizer que eu falo sobre “lifestyle e beleza com (cons)ciência” estou deixando claro que:

  • meu conteúdo é pessoal e cotidiano (lifestyle);
  • eu também falo sobre beleza (skincare, kbeauty e as coisas que amo);
  • sou a favor de informação útil e ciência;
  • busco uma vida mais consciente e sustentável;
  • exercito criar de forma presente e consciente.

Fez sentido pra você?

Espero que tenha gostado desse primeiro passo do ORGblog, me conta nos comentários?

Não esqueça de compartilhar esse recurso com as pessoas (cons)cientes que você conhece. Uma blogosfera unida é uma blogosfera mais rica, sabe?

Agora a pergunta que não cala jamais: sobre o que é seu blog? Compartilha com a gente o seu elevator pitch nos comentários, pois eu leio todos!

novembro 25, 2013

comente aqui!

  1. Gabrielly disse:

    Oi loma, amo seu blog!Conheci esse porjeto a pouco tempo e já entrei no grupo e o meu elevator picht é:Tudo sobre meus hobbies, minha vida e um pouquinho sobre a blogosfera.Eai, gostou? Me conta, porque na vida eu sou bem decidida e sei se fiz certo ou não, mas nas coisas do blog eu nunca sei se fiz certo ou não.

  2. Oi Loma! Não sei se você costuma ler comentários de posts antigos, mas mesmo assim resolvi deixar minha marca por aqui. (:Já tive váaaaarios blogs anteriormente, mas criei um novo este mês (ainda não postei nada) porque queria começar da maneira certa e o orgblog tem me ajudado MUITO com isso. Muito obrigada!Sobre o EP, meu resultado foi: “Opiniões sobre tudo, aleatoriedades do cotidiano e muita nerdice”. Talvez tenha ficado um pouco vago demais, será? Pensei em colocar “cultura pop” no lugar de “opiniões sobre tudo”, mas ao mesmo tempo não queria tirar o opinião porque isso é algo que quero deixar bem marcado no blog. Enfim, por enquanto vai ficar assim mesmo hahahaAmo seu blog, Loma! Sempre estou por aqui. Beijo <3

  3. Philip disse:

    Colocando meu Blog em ordem. Meu elevador pitch “Blending Ideas, Feelings and Emotions”Beijos

  4. Rafaella disse:

    Oi Loma! adorando seu blog.Te escrevo pra agradecer as dicas. e elas chegaram até mim num momento importante. Falo sobre maquiagem e beleza no meu blog e preciso melhorar a identidade visual dele. Já estou cuidando disso. Mas estou desmotivada e sem ideias. Minha audiencia não cresce,não consigo criar.Não consigo me DESTACAR, sabe?! Fiz os exercícios e meu E.P. foi ” o maravilhoso mundo da maquiagem”. Adoro make. me faz bem, me acalma. Mas não tá rendendo. Acho que meu problema é que tenho um foco só! Tô perdida!

    • Loma disse:

      Lindona, eu já fiz alguns posts sobre construção de público e comunidade, já chegou a ver aqui no blog? Preciso dizer uma coisa: é importante ter paciência, viu? Eu bloguei “para as paredes” por quase 3 anos até conquistar um público que interage e participa. Vai com calma!

  5. Rai Louven disse:

    Oii Lomaa,Parte complicadinha essa hein a de criar um elevator pitch, mas acho que consegui.Menenna (meu blog) é um blog literário, onde escrevo sobre livros que li, filmes que vi, textos pessoais e outras aleatoriedades. Logo, o meu elevator picth ficou assim:”Livros, textos e aleatoriedades… meu blog, meu mundo, minhas regras!”Que achou? rsObrigada pelo OrgBlog, adoro ele e também todo seu blog! <3Bjuss

  6. Não sei se consegui definir bem, mas cheguei a conclusão de que ele é mais ou menos assim:“Uma pitada de dicas para a vida, desabafos do cotidiano, amor a profissão, um toque de meninice e um mundo para abraçar. Misturou tudo? Pronto, esse é o Vinte e tantos”

  7. Oi Loma, tudo bem?Eu comecei a ver o ORGblog agora e estou amando. Pegando uma postagem por postagem e comecei com essa. Estou amando.Nessa primeira tarefa eu coloquei: “Descobrindo a maravilhosas parte que me inspira”. Fiz isso porque é o nome do meu blog (Maravilhosas Descobertas), mas não sei se assim fica muito repetitivo. Queria uma luz sua quando a isso.Meu blog fala sobre livros, filmes, séries, cobertura de eventos, viagens.. enfim, cotidiano como você disse em uma de suas respostas acima.Beijo Loma.. amo seu blog 🙂

    • Loma disse:

      Hummm eu achei que ficou um tiiiico vago. Pelo EP, não consigo definir sobre o que é seu blog. Segue nesse caminho, mas tenta algo um pouquinho mais específico. 🙂

  8. Oi Loma, tudo bem?Acho essa sua série sensacional, realmente um marco na blogosfera brasileira. Sou, como muitas de suas leitoras, da internet old school.. sempre tive blog e adoro ler e conhecer novos. Criei a pouco tempo o Shoes, Cats and Candy, que até hoje sinto que é o blog que melhor reflete minha personalidade. Estou bem no começo ainda, mas como estudante de Administração e entusiasta de marketing quero pensar nele desde o início de forma mais profissional. O conteúdo eu pretendo manter como algo mais pessoal mesmo, mas quero focar num público e trazer algo inovador e único para meus leitores, sinto que o ORGblog vai me ajudar muito! Obrigada de coração por disponibilizar isso <3Essa primeira tarefa foi muito difícil, mas depois de alguns dias refletindo cheguei ao EP "Diário e dicas de uma universitária convicta". O público que eu pretendo focar são jovens universitárias, que buscam dicas de sobrevivência com pitadas de moda, beleza e alguns textos reflexivos.Sua newsletter também é maravilhosa, muito sucesso pra você!Beijinhos ;*

  9. Oi, Loma e pessoas que passam por aqui (não sei se a Loma responde post antigo, então se mais alguém quiser responder, é bem vindo!)Decidi criar um blog pessoal, no segmento família/maternidade. O blog nasceu ontem (na verdade, tem 3 semanas, mas é praticamente a mesma coisa), mas já me interesso por estudar a blogesfera e entender melhor esse mundo.Será que essa série do ORGblog ainda é muito cedo para mim? Seria melhor eu dar um tempo, ter mais conteúdo, amadurecer o blog para depois aproveitar melhor esse conteúdo?Bom, de toda forma, me empolguei e fiz o exercício: Só melhora – Reflexões de vida pós maternidade

    • Loma disse:

      Antes de mais nada: bem vinda a blogosfera! HAHAHAH Acho que fica a seu critério, Talita!! Se vc achar que o ORGblog tá mto avançado, aguarda um pouco. Se vc achar que tá okay, vai acompanhando. depende do seu ritmo e do que vc ja sabe sobre seu blog. <3 beijos!

  10. Lorena Toledo disse:

    ameeei, vi as dicas agora e irei seguir, to numa fase de crise existencial com o blog, espero que me ajude!Fiz o meu olha: ”O cotidiano com uma crespa! Vem, senta, toma uma xícara de cappuccino, tem dicas e livros!”

  11. Oi Loma! Tudo bem?Gostei demais dessa sua iniciativa. Mostra o quanto você quer compartilhar o que sabe e não deixar o conhecimento só para você 🙂 Parabéns mesmo!Em relação ao EP do meu site (blog-orangedesign.com) eu pensei em “Conteúdo inspiracional de design e decoração”. O que acha?Você vai perceber pelas datas que o blog andou beeem parado mesmo. É que nos últimos tempos eu estava tão envolvida com os preparativos do meu casamento, a reforma e decoração do meu apartamento que nem tinha cabeça para postar… Mas como agora estou desempregada (efeitos da crise :/) estou querendo focar novamente nele.Beijo e bom fim de semana!

  12. Meu blog aborda tantos assuntos, sempre tive dificuldade em criar uma frase de descrição (que hoje descobri chamar Elevador Pitch). Tenho posts sobre esmaltes, maquiagem, compras, lojas virtuais, blogs que eu gosto, filmes, séries, músicas, ilustrações (amo!) e decoração.Fiz a pesquisa com amigos e esse foi o máximo que consegui resumir: “Universo feminino, filmes e séries, design e outras coisas que me inspiram”. O que você achou? Me dá uma luz ♥Adoro o ORGblog e agora que deixei a engenharia (um curso que só me desanimava) pra fazer design gráfico (que eu sempre amei), to super animada em organizar o blog e deixá-lo do jeitinho que sempre quis.Obrigada <3

  13. Larissa Konze disse:

    Oi Lominha! Tudo bem? Então acontece que eu entrei no grupo do ORGBLOG a meses (juro) e até agora não fui aceita gostaria de saber qual é o motivo? Desde já queria agradecer o ORGBLOG tem me ajudado bastante!

  14. Cintia disse:

    Oi Loma, tudo bem?Criei meu blog no mês passado e estou bem no começo ainda, mas ontem fiquei super feliz pois achei o suas dicas para me ajudar! Já li vários posts e amei sua escrita e linguagem visual, super padronizada!Antes de ver sua dica sobre o elevator pitch já tinha criado para o meu blog um slogan e a minha apresentação:Blog Cíntia CortezNa passarela da vidaModa, beleza, bem estar e as diversas formas de nos apresentar para o mundo e de mostrar o melhor que há em nós.O que acha?Ah, aproveita e dá uma olhadinha lá no blog, ficarei feliz em receber suas críticas.Beijos e parabéns pelo seu talento! 🙂

  15. Cacild’s! Ajudou bastante, pretendo colocar isso em prática em breve, dei uma grande pausa no meu blog e to tentando reerguer! Beijos! Obrigada! <3

  16. Oi Loma,Vivo aqui, mas nunca comentei, e isso é uma coisa que tenho que mudar, porque o seu trabalho é maravilhoso, suas dicas são ótimas e fico ansiosa esperando pelo outro post. O meu Elevator pitch é: Moda, decoração, comportamento, e tudo aquilo que amigas conversam quando estão juntas.Muito obrigada pelas dicas! ADOROOOO. <3Beijinhos, fique com papai do céu.

  17. Loooma! Acredita que você resumiu em um post tudo o que eu não descobri sozinha? Bom, como sou normalista, estou focando um pouco mais para este lado, mas gosto muito de falar sobre meu cotidiano, tanto que vou abrir um espaço para isso em meu blog. Gosto de comentar sbre as curiosidades do nosso mundinho feminino, que não curte? Bom, desde já agradeço sua ajuda.Suuper beijo, Nique.

  18. EU realmente amei esse post! Bom, eu criei um E.p. mas não sei se ficou realmente legal sabe? Não tive ajuda de amigos, porque ninguém quis ajudar, então fiz sozinha. Pode me dar sua opinião e dar dicas?Usei as seguintes palavras: maquiagem, moda, resenhas, dicas, DIY, sonhos, viagens, culinária, fotografia. Depois juntei e deu nisso:”Feminices, variedades, e cultura- tudo isso, e mais um pouquinho <3" O que acha? Devo mudar? Isso me destaca em relação a maioria? Achei ele meio fraco, porque não tem nada de tão diferente, por isso quero sua ajuda.Ps: por favor, não pense que estou pedindo para fazer o meu D: só estou pedindo dicas e ajuda 🙂

  19. Acabei de fazer o meu! Vou seguir todos os passos, viu?! Muito obrigada por disponibilizar um conteúdo tão bom <3 beijos"Hello! Um blog para você que procura textos de amor, dicas para faculdade e um pouco de tudo que inspira o cotidiano de uma leonina, futura advogaTa, viciada em livros, café e chocolate – tudo com uma pitada feminista, é claro. fiamavsa.wordpress.com "

  20. Andresa Lee disse:

    Oie, Loma!Primeiro, mto obrigada por ter um coração tão maravilhoso, compartilhando essas informações com a gente! <3 Parabéns pela iniciativa! É raro encontrar alguém que seja tão generoso a ponto de dividir a fatia do bolo, rs.Já li o Orgblog todinho e voltei ao primeiro pra fazer o dever de casa completo, hahaha. Segui todos os passinhos e tive o seguinte resultado:- eu listei: cotidiano, pessoal, livros, filmes, nerd.- meus amigos deram o feedback: cheiro de livro novo, livros, personalidade, nerdice, geek, fotos, desafio, amor.Por fim, acho que tive um insight e meu elevator pitch ficou assim: "cotidiano geek movido a leitura". O nome do blog é "Um dia me livro…".Qual seu veredicto? Vc acha que ficou bom? 😀

  21. Fernanda disse:

    Oi Loma!Conheci seu blog há pouquíssimo tempo e já estou viciada! Parabéns por ele! Ah, e preciso dizer que você é INCRÍVEL respondendo todos os comentários!Decidir criar um blog e estou fazendo meus primeiros exercícios. Acredito que eu vá moldar ele aos poucos pois, na hora H, nunca se sabe do que vai dar vontade de falar!A princípio, penso em falar sobre gastronomia, DIY/decoração, comportamento/opinião e talvez um “morando fora”. É bem pessoal mesmo. Baseada nisso, pensei no pitch:”Criatividade e resenha boa entre uma garfada e outra”Está muito genérico?Obrigada por todo esse material maravilhoso que você disponibilizou. Estou devorando!Beijos,

  22. Camila Leite disse:

    Olá Loma, tudo bem?Conheci seu blog ontem e já o destrinchei por inteiro. Seu conteúdo é muito interessante e relevante, estou adorando as dicas. Sou blogueira há um tempão, mantive durante 04 anos um blog sobre literatura e sofri como você, porque não fiz backup e perdi tudo! To na sofrência até hoje.Adorei o ORGBLOG, posts de utilidade pública. Estou voltando para a blogosfera e me organizando para não cometer os erros que cometi no início da minha vida de blogueira. E já que é pra começar, vou te falar que essa primeira parte foi bem difícil, queimei a mufa, mas acho que consegui algo legal. Vê o que acha, por favor!”Estilo de vida, entretenimento e miudezas que tornam a vida doce e inesquecível”.O nome do meu blog é Doce Vida Infinita e abordarei assuntos como: Livros, Cinema e Tv, Maternidade, Viagens, Bem Estar, entre outras coisas.Obrigada pela dica e espero poder contar com a sua “Consultoria” hahahaBeijosCamila Leitehttps://docevidainfinita.wordpress.com/

  23. Lari disse:

    Oi Loma,Eu te acompanho há um bom tempo, desde que te descobri, sempre arrumo um tempinho pra passar por aqui para conferir as novidades, toda viajem venho aqui pegar um planner pra imprimir, rsrsrsrrs, já estava na minha wish list fazer o orgblog desde o ano passado, entrei no grupo do face, li os posts, mas acabei deixando.Esse ano será diferente e quero levar isso a sério, então já fiz minha primeira tarefa, as palavras que eu escrevi foram: “beleza, DIY e culinária” a dos meus amigos foi: “Criatividade”, então criei:”Na Culinária ou na Beleza, sendo criativa e fazendo você mesma”Oque você acho? Pode melhorar? Alguma dica?Desde já quero agradecer por disponibilizar todo esse material e por todo o carinho que vc coloca aqui!beijos

  24. Olá Lôôma,meu blog não está criado ainda e o antigo já foi para o saco (calma, que eu fiz backup de um montão de coisa que tinha lá.). Sempre tratei blogs como algo pessoal, informal (agora tá mudando), um lugar de aprendizado e compartilhamento. O Taquetha ainda não está no ar (a gata da Aninha está se preparando para o trabalho) e a dona Juliana Rabelo vai cuidar das ilustrações ( 😀 mega feliz).Pretendo inicialmente falar do meu cotidiano, dando dicas de estudo (principalmente na área de tecnologia), trabalho, amor (namoro a distância e sei de quase todas as complicações) e coisas para criar para usar em casa e etc (afinal preciso ser uma namorada criativa). Tenho como base de vida o sorriso e a gentileza.Pensei em algumas frases é gostaria muiiiiitão da sua sugestão e ajuda: “Dizeres de uma nerd sorridente”, “Nerd por escolha, carinhosa por sentimento e sorridente pela vida”, “Sorrisos de uma vida”. Se tiver sugestões mande! mande! o/Beijão LoOma

    • Loma disse:

      @Thayze Menezes, a Aninha e a Ju: melhor time! Serei bem honesta: você me deu alguns temas pro seu blog: estudo, trabalho, amor, diy para casa. Achei seus EPs super genéricos, “sorrisos d euma vida” não me dá muita informação sobre o que você fala, mesmo que seja mais motivacional. Já pensou em algo como: “por uma vida mais nerd e feliz” ou “por uma vida mais nerd e sorridente” ou até mesmo “os sorrisos de um nerd”, “pequenos sorrisos de uma nerd” ou até mesmo adicionar o diy: “sorrisos de uma nerd e louca por DIY”… coisas do tipo! Assim vc deixa seu tema mais claro no EP! Espero ter ajudado ;*

  25. Loma, acabei de conhecer e me apaixonar perdidamente pelo seu blog!!!!Eu sou coach e o meu blog é sobre Poder Pessoal. O meu trabalho é ajudar as pessoas a recuperarem o controle de suas vidas, para que estas sejam o reflexo de quem elas de fato são e não de quem ou outros gostariam que elas fossem. Enfim, é fazer com que as pessoas tenham a força e a coragem para viverem com autenticidade e possam criar e assumir os seus lugares no mundo, ao invés de tentarem se encaixar nas molduras pré-existentes.Eu publico muito conteúdo relacionado a autoestima e autoconhecimento.Meu elevator pitch ficou assim:”Poder pessoal, autoestima e autoconhecimento – tudo o que você precisa saber para começar a construir agora uma vida linda para chamar de sua!”Beijos e obrigada pelo seu lindo trabalho!

1 2 3 4 5 6

Deixe seu comentário

vem com

a Lominha:

leia o

blog

conheça a

urglow

compartilho meu lifestyle com (cons)ciência na internet mais perto de você ;)

receba meus

emails