Criador de conteúdo equilibra muitos pratos nas mãos, né? Se você trabalha com conteúdo na internet sabe muito bem do que eu tô falando, ocupamos mil cargos diferentes em um negócio digital. Criar conteúdo vai muito além da criação, que no nosso caso representa uma porcentagem pequena da nossa carga de trabalho. Criar conteúdo requer aprendizado na prática em áreas que envolvem desde editoração, design, finanças, marketing e administração. Somos 10 profissionais em um só, uma EUquipe.

Você se identifica? Então me dá um abraço e fica aqui comigo, pois esse conteúdo foi feito com carinho pra você. Hoje nós vamos criar uma estratégia de divulgação para o seu conteúdo. Do que vamos precisar? Um pouco de pesquisa, um pouco de organização e alguns minutos por dia para botar o teu trabalho no mundo para que ela seja encontrado e amado, como deveria ser.

Descubra onde seu público está

É mais eficaz cochichar no ouvido da pessoa CERTA do que gritar para uma sala de pessoas que não querem te ouvir, concorda?

A sua primeira tarefa é descobrir onde seu público está, ou seja, em quais redes sociais ele prefere receber seu conteúdo. Eu nem preciso reforçar o quão importante é construir uma newsletter na sua jornada criativa, né? Não tem algoritmo que seja capaz de burlar a entrega da sua mensagem. E-mail ainda é a forma mais eficaz de comunicação na internet e se você ainda não oferece uma newsletter, recomendo que comece agora com Mailchimp (grátis) ou Flodesk (minha favorita).

Uma forma de descobrir por onde seu público já acessa seu conteúdo é através do Google Analytics. Quando você vai no menu Aquisição > Redes Sociais  > Visão Geral, consegue ver um ranking das redes sociais que mais trazem tráfego para o seu conteúdo.

No meu exemplo acima você consegue ver qual social media é minha principal fonte de tráfego, né? Meu Pinterest, plataforma onde investi muita atenção e conteúdo desde 2015. A consistência de divulgação no Pinterest em um período em que a rede nem era tão grande no Brasil ainda me rendeu bons resultados ao longo dos anos.

Você pode perceber que Twitter, Facebook e Instagram estão muito abaixo ou ausentes da lista, mas isso acontece pois eu deixei de compartilhar o conteúdo do blog nessas redes por um tempo (mais de um ano). As únicas fontes de acesso atuais são aquelas em que eu possuo material previamente divulgado que está se reciclando (continua sendo compartilhado) mesmo que eu não faça nada.

As redes sociais que possuem rapidez no fluxo de informações (Twitter e Instagram Stories, por exemplo), te garantem acessos pontuais (ou seja, os seguidores acessam apenas quando entram em contato com o conteúdo) e isso reduz o tempo de vida da sua divulgação.

“Mas Lominha, você está me falando para não focar minha divulgação de conteúdo em Twitter e Instagram então?”

Não estou. É fundamental inserir na sua estratégia (caso você seja bem ativo nessas redes e possua uma comunidade por lá) pois além de gerar tráfego pontual, também te possibilita atingir novos públicos através de replies e shares, por exemplo. Vale muito a pena!

O que eu quero reforçar neste momento é que eu recomendo fortemente que você insira redes e plataformas que prolongam a vida útil do seu conteúdo para que ele seja encontrado a longo prazo. Exemplos desse tipo de estratégia incluem:

  • Pinterest: atua mais como uma ferramenta de busca (visual) do que uma rede;
  • Youtube: atua mais como uma ferramenta de busca (vídeo) do que uma rede;
  • Google: é uma ferramenta de busca e permite que seu conteúdo seja achado;

O segredo dessa estratégia a longo prazo é SEO (search engine optimization) e você usa nas 3 plataformas que citei para ser encontrado.

Programe sua divulgação

Eu uso o CoSchedule para programar todas as divulgações aqui do blog, usando a integração com meu WordPress e agendando a divulgação de cada conteúdo nas redes sociais conforme eu aperto o “publicar”. Dessa forma, meu processo de agendamento fica mais automático e organizado.

Eles tornaram o marketing calendar em um produto grátis recentemente. Fica a dica.

Mas eu constantemente reciclo meu conteúdo e agendo divulgações de forma manual, usando trechos, imagens e perspectivas diferentes para compartilhar um conteúdo mais antigo dos meus arquivos. A gente tem que manter o nosso trabalho no mundo, né?

Caso você esteja em busca de plataformas de agendamento, eu sugeri algumas nesse post. Mas eu também vou disponibilizar abaixo um planner de divulgação para que você possa definir suas estratégias e depois só agendar

💡 Dicona: separe seu conteúdo por categorias e crie sua estratégia de divulgação em cima disso. Pra ficar visualmente fácil de organizar, dedique uma cor para cada categoria e tipo de divulgação. Assim você pode definir dias e períodos para publicar cada tópico do seu conteúdo e divulga todo o seu conteúdo de forma equilibrada.

Por exemplo: na segunda, conteúdo de resenhas; na terça, conteúdo do blog; na quarta, vídeos do youtube; na quinta, conteúdo de outra pessoa.

A regra do 80/20

A regra 80/20 indica que 80% das postagens de mídia social devem ser úteis para seu público – ou seja, educa, entretém ou oferece uma solução para seus problemas – e apenas 20% devem promover explicitamente seu negócio.

Eu já falei sobre a psicologia por trás de um conteúdo compartilhável e uma das motivações para que as pessoas amem e compartilhem é o valor prático que seu conteúdo agrega.

Pensando nisso, aqui vão alguns exemplos de conteúdos úteis que entram na conta dos 80%:

  • Conteúdo educacional ou instrutivo
  • Truques e dicas de vida
  • Conselhos ou insights de um especialista
  • Estilos de vida desejáveis
  • Antes e depois de transformações
  • Notícias da indústria
  • Notícias locais
  • Histórias positivas ou edificantes

Já os 20% restantes podem ser focados em vender seu produto, conquistar o follow ou cadastro ou mover o seu seguidor a uma ação que te traga resultados (seu CTA).

Download: planner de divulgação

Eu usei um planner de divulgação muito simples que criei no Google Sheets por alguns anos antes de usar uma ferramenta de agendamentos. Como muitas amigas pediam o arquivo para usarem com seus blogs, eu decidi compartilhar com você também.

Esse planner é gratuito mas você pode pagar (como uma gorjeta) o valor que você quiser caso se sinta muito gentil hoje e queira fazer uma blogueira feliz.

No planner você insere o seu conteúdo em cada linha e define quais as datas de divulgação que planeja para cada rede, seguindo uma estratégia. A ideia é que você agende cada post pelo maior período possível e eu sugiro algumas frequências na planilha (mas você pode editar). Recomendo usar essa planilha logo após criar o seu conteúdo, para organizar onde e quando deseja compartilhar.

É uma planilha bem fácil de usar e que você baixa logo abaixo.

No quadro abaixo, digite o valor que você gostaria de pagar pelo planner na área “name a fair price“. Se não quiser pagar nada, basta digitar o número zero e tá tudo bem. Clique no botão “I want this!” e você vai receber um email da plataforma Gumroad com seu acesso ao planner.

❓ Você já usa alguma plataforma de agendamentos? Em qual rede social o seu público está?

E se esse post ajudou de alguma forma: compartilhe nas suas redes sociais. Assim você divulga o meu trabalho e ajuda os colegas com informação bacana. Obrigada por ler até aqui, beijas!

Categorized in: