Em 2018 a Coreia baniu o teste em animais para a produção de cosméticos no país, o que ainda não quer dizer que as suas marcas favoritas de k-beauty sejam totalmente cruelty-free. A China, grande consumidora de produtos de beleza coreanos, ainda exige teste em animais para comercializar produtos de beleza em prateleiras. Isso quer dizer que para que a Etude House venda na China, por exemplo, ela precisa testar em animais. Bye, water tint!

O que torna tudo mais complicado é que o acesso a produtos coreanos pela internet é limitado e muitas vezes o produto que você compra pode ser fornecido por distribuidoras chinesas e, portanto, testado em animais. Já comprou k-beauty pelo Ebay? A chance de ter sido enviado da China é enorme! Isso levanta uma questão muito importante entre os consumidores de beleza: você boicota produtos ou empresas que testam em animais?

Livre de crueldade, pero no mucho

Pensando nisso, reunimos uma lista com todas as marcas de k-beauty que não testam em animais, mas destacamos aquelas que comercializam seus produtos na China para que você possa fazer sua pesquisa e decisão de compra. Dessa forma, se optar por não consumir marcas que testam em animais, já sabe quais remover da sua lista pessoal. 🙂

Um adendo importante: algumas marcas que são cruelty free conseguem “burlar” o requerimento de teste em animais usando ingredientes que constam na whitelist chinesa. Ou seja: esses produtos não precisam passar pelo teste em animais para serem comercializados por lá! Por isso que é importante sempre pesquisar.

Cruelty free ≠ vegano

Isso não quer dizer que essas marcas são necessariamente veganas, já que elas ainda podem oferecer produtos que contenham ingredientes não-veganos em suas formulações, como própolis, cera de abelha ou mucina de caracol – sabe aquela renca de produto com snail que fez sucesso na Coreia do Sul em 2015? Então.

Para muitos desses ingredientes, os animais não são maltratados no processo – no caso do caracol, ficam em ambientes propícios para produzir essa secreção e sua coleta é feita após a remoção dos bichinhos. Mas, como ainda são subprodutos de origem animal, os cuidados com a pele com esses ingredientes podem ser considerados cruelty free, mas não veganos.

Ou seja, pode haver uma garantia de que nenhum teste em animais esteja envolvido no processo, sabe?

Leaping Bunny

Falando em garantia, o Leaping Bunny oferece um padrão para um produto ser livre de testes em animais, como um certificado. Muitas empresas não estão na lista por várias razões, incluindo não acreditar que o padrão é necessário para provar seu compromisso com a experimentação em animais.

Na Coreia do Sul, o movimento cruelty free ainda é uma novidade e as empresas estão aprendendo no processo. Isso quer dizer que tem muita marca de kbeauty que é sim cruelty free, mas que não tem o selo Leaping Bunny (ainda).

K-beauty cruelty free (não exporta pra China)


K-beauty cruelty free (exporta pra China)


Algumas marcas dessa lista são muito conhecidas por usarem formulações orgânicas e por possuírem muitos produtos veganos, sendo exceção o uso de mel ou mucina do caracol. Essas marcas são WHAMISA, Neogen, Klairs e CosRX — não são 100% veganas, mas possuem muitos produtos sem ingredientes de origem animal no portfólio.

Fontes de pesquisa: KARA – Korean Animal Rights Advocates; Soko Glam;

Importante: forneço essas informações para fins de conhecimento. Juntei esta lista de várias fontes e não posso garantir com precisão que todas as marcas listadas sejam cruelty free. Portanto, faça a sua própria pesquisa sobre suas marcas favoritas, contate seus representantes, faça perguntas e sempre verifique ingredientes (para os veganos).

Se souber de alguma marca k-beauty cruelty free que não inseri neste artigo, deixe aqui nos comentários! Juntos podemos construir uma internet repleta de boas informações!

Fotografia por Maria Rom via Shutterstock

Categorized in:

Tagged in:

,