eu quero cozinhar mais – e melhor

Loma Sernaiotto

skincare
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá. Publicitária, tatuadora cosmética. Blogueira há 15+ anos. E muito feliz em ter você aqui.

Receitas
Blogosfera
Wellness
Viagens
leia também:

loma sernaiotto


sernaiotto-quero-cozinhar-05.jpeg

Hoje é sexta-feira, dia de projeto Detalhes e temos que falar sobre uma meta para o nosso mês. A meta que eu decidi nesse mês – depois de muito quebrar a cabeça pois estou cheia delas – foi a de cozinhar mais e melhor. Para muitas pessoas (como a minha irmã e meu pai), cozinhar é um ato prazeroso e muito fácil de ser colocado em prática.

Eles inventam mil receitas e cozinham coisas deliciosas espontaneamente. Para eu ir pra cozinha, é uma luta. Agora, eu quero muito mudar isso.



Acontece que o desgosto de cozinhar deixa a minha dieta preguiçosa, consumo muitas coisas prontas e instantâneas e sei o quanto isso faz mal para a saúde. Vou te dizer, eu sou maluca por saladas, grãos e vegetais, adoro as sopas coreanas e todo tipo de comida saudável, porém: não sei fazer (o que a gente resolveria com youtube, certo?) e não gosto de fazer (o que dificulta tudo).

Eu percebi que uma das minhas maiores dificuldades na cozinha é planejar as refeições e administrar a geladeira. Verduras sempre acabam estragando, nunca sei o que comprar quando vou ao mercado e acabo sempre nas sopas prontas e nos lamens.



Para facilitar esse processo – e vendo o quanto eu sou perdida – minha bff Sabrina me presenteou com um livro do Jamie Oliver chamado Economize com Jamie, “compre bem, cozinhe melhor, desperdice menos“. Essas 3 frases na capa deixaram os meus olhos brilhando, já que são 3 coisas que eu quero muito aprender a fazer! Logo no começo ele já fala sobre a despensa e como armazenar os produtos na cozinha, o que já me ensinou bastante (virei a maluca de congelar tudo).

Mas continuo sem foco e sem saber como me planejar – até que eu decidi criar o meu próprio meal planner (ou planner de refeições, como você preferir chamar) que você pode baixar para usar também no botão ali em baixo!


O arquivo está hospedado no Google Drive, basta clicar na setinha para download quando a página carregar. É um PDF em preto branco para impressão, assim você pode fazer quantas cópias quiser de cada página e preencher com o seu planejamento. Ele tem um planejador diário, um semanal, um mensal e uma página para receitas (para eu ir imprimindo e preenchendo com as receitas novas que aprender).

UPDATE: minha irmã pediu uma versão digital desse planner, então montei uma planilha e resolvi disponibilizar pra você! Faça download do arquivo (arquivo > fazer download como) ou uma cópia para o seu Google Drive (arquivo > adicionar ao meu drive).

Você também pode usar esse planner como sugestão de spread pro seu próprio bullet journal (ou imprimir e colar as folhas nele também)! 😀


Quero ver se consigo colocar algumas receitas do livro do Jamie em prática e também do livro Eat Beautiful, da Wendy Rowe. Nesse livro ela ensina receitas separadas por estação do ano e que fazem bem para a sua saúde e para a sua beleza, com ingredientes naturais que ajudam no aspecto da pele, cabelo, unhas e mais. O livro é todo voltado para a beleza que começa de dentro, através da sua alimentação.

Além disso, quero usar o aplicativo Korean Recipes (que eu já mencionei nesse vídeo) para aprender alguns pratos mais tradicionais coreanos, como algumas sopas e acompanhamentos. Vamos ver se dá certo! Em 2018 eu quero ser mais cuidadosa com a comida que eu consumo e quero perder esse horror que eu tenho de preparar a minha própria comida.

Qual a sua maior meta para Março? Me conta aqui em baixo!


Este post faz parte do projeto detalhes, uma blogagem coletiva criada por desancorando + sernaiotto + serendipity  – saiba mais sobre o projeto clicando aqui e confira os posts já publicados aqui

março 2, 2018

comente aqui!

  1. Barbara disse:

    Atrasada em um ano mas precisava desabafar e dizer que ESTAMOS JUNTAS NESSA!Eu não sei cozinhar, não gosto e por isso diariamente faço escolhas erradas. Detalhe que também amo verduras, legumes, frutas. Eu mesma poderia ter escrito esse post e não mudaria nada.Estou aqui em pleno 2019 e perguntando, eai? Deu certo?Imagino que seja um processo! Sorte para nós!

  2. maki disse:

    muito empolgada pra saber mais sobre as suas aventuras na cozinha, Lominha! (só não se queima mais pelo amor de deus hahahahahaha) tenho certeza que vai dar certo! aproveitando que a minha meta do mês também é comer melhor e seguir as orientações da minha nutróloga, quero ver se consigo pensar em umas receitas diferentes e sair do que eu tô acostumada, sabe?

  3. Sabrina disse:

    Será que pode auto-jabá pra contar minha meta de março? Depois do livro de fevereiro do infinistante (sim, tô fazendo parte!) minha meta pro mês foi perder a vergonha de falar do meu trabalho. E (coincidências) meu trabalho é o CozinhaRoman, onde tentamos mostrar que existem receitas fáceis e que são possíveis pra todo mundo… Ou seja, fiquei muito feliz de ver mais alguém querendo se aproximar do fogão!Muitas vezes a cozinha parece chata ou hostil justamente porque, sem experiência, a gente fica meio perdida nela, e aí cadê a graça né? Por isso achei a sua ideia de se planejar primeiro ótima. Já facilita a vida antes, durante e depois do preparo da refeição. Um outro link que pode ajudar nessa parte (não sei se é uma dica muito manjada) é o Cozinha Prática da Rita Lobo. Ela tem uma série justamente que ajuda a planejar melhor as refeições da semana, sem desperdício e sem ingredientes mirabolantes difíceis de manejar.Boa sorte com as panelas! Bjos

    • Loma disse:

      Eu AMEI o seu auto-jabá! Amei a proposta do seu trabalho, que demais. Certamente vou usufruir das suas dicas, obrigada mesmo por compartilhar comigo por aqui. Sobre Rita Lobo: já me recomendaram, mas ainda senti dificuldade com ela. O Jamie acabou me motivando um tiquinho mais hahaha mas muito obrigada pela recomendação e pelo carinho em vir aqui me ajudar. Uma linda semana pra ti, Sabrina! <3

  4. Mona disse:

    Oi bb! Esse spread veio em ÓTIMA HORA! Uma das minhas metas para Março é começar e seguir fiel a um bullet journal para meus assuntos do dia a dia (o mais pessoal uso na Mandala Lunar) e um meal plan é algo que eu preciso demais pois tenho o mesmo problema que você: também detesto cozinhar, além de não ter nem tempo e disposição pra me dedicar à isso, então deixar tudo preparado de antemão será de grande ajuda. Obrigada mesmo por isso! <3

    • Loma disse:

      Nossa, me abraça, mana! Acho que preparar o spread com antecedência no seu journal dá mais gás pra organizar as refeições no dia a dia, né? Por isso que eu fiz o planner (atualizei com uma versão digital em planilha que minha irmã me pediu) hahaha. Assim os planners estão ali, e a gente só vai atualizando a cada semana e não desanima! Espero que te ajude (e me ajude também) nessa meta! hahaha

  5. Olá querida Loma!Eu gosto muito daqui e de você!Também não gosto de cozinhar!Acho que vou me esforçar para aprender a cozinhar!E não depender de ninguém, rs!Já que uma das minhas metas para o futuro é morar sozinha!Vou me inspirar em você nessa meta!Vou pesquisar o preço desses livros!Achei eles interessantes!Boa sorte com a meta!Tenha uma semana ainda mais abençoada!xoxo, Pam!https://palomari.blogspot.com/

    • Loma disse:

      Olá, Paloma (minha xará haha). Muito obrigada por estar aqui e deixar um comentário tão fofo no post! Que a gente consiga realizar essa meta, boa sorte pra gente! Uma linda semana pra você também!

Deixe seu comentário

vem com

a Lominha:

leia o

blog

conheça a

urglow

compartilho meu lifestyle com (cons)ciência na internet mais perto de você ;)

receba meus

emails