sernaiotto-quero-cozinhar-05.jpeg

Hoje é sexta-feira, dia de projeto Detalhes e temos que falar sobre uma meta para o nosso mês. A meta que eu decidi nesse mês – depois de muito quebrar a cabeça pois estou cheia delas – foi a de cozinhar mais e melhor. Para muitas pessoas (como a minha irmã e meu pai), cozinhar é um ato prazeroso e muito fácil de ser colocado em prática.

Eles inventam mil receitas e cozinham coisas deliciosas espontaneamente. Para eu ir pra cozinha, é uma luta. Agora, eu quero muito mudar isso.



Acontece que o desgosto de cozinhar deixa a minha dieta preguiçosa, consumo muitas coisas prontas e instantâneas e sei o quanto isso faz mal para a saúde. Vou te dizer, eu sou maluca por saladas, grãos e vegetais, adoro as sopas coreanas e todo tipo de comida saudável, porém: não sei fazer (o que a gente resolveria com youtube, certo?) e não gosto de fazer (o que dificulta tudo).

Eu percebi que uma das minhas maiores dificuldades na cozinha é planejar as refeições e administrar a geladeira. Verduras sempre acabam estragando, nunca sei o que comprar quando vou ao mercado e acabo sempre nas sopas prontas e nos lamens.



Para facilitar esse processo – e vendo o quanto eu sou perdida – minha bff Sabrina me presenteou com um livro do Jamie Oliver chamado Economize com Jamie, “compre bem, cozinhe melhor, desperdice menos“. Essas 3 frases na capa deixaram os meus olhos brilhando, já que são 3 coisas que eu quero muito aprender a fazer! Logo no começo ele já fala sobre a despensa e como armazenar os produtos na cozinha, o que já me ensinou bastante (virei a maluca de congelar tudo).

Mas continuo sem foco e sem saber como me planejar – até que eu decidi criar o meu próprio meal planner (ou planner de refeições, como você preferir chamar) que você pode baixar para usar também no botão ali em baixo!


O arquivo está hospedado no Google Drive, basta clicar na setinha para download quando a página carregar. É um PDF em preto branco para impressão, assim você pode fazer quantas cópias quiser de cada página e preencher com o seu planejamento. Ele tem um planejador diário, um semanal, um mensal e uma página para receitas (para eu ir imprimindo e preenchendo com as receitas novas que aprender).

UPDATE: minha irmã pediu uma versão digital desse planner, então montei uma planilha e resolvi disponibilizar pra você! Faça download do arquivo (arquivo > fazer download como) ou uma cópia para o seu Google Drive (arquivo > adicionar ao meu drive).

Você também pode usar esse planner como sugestão de spread pro seu próprio bullet journal (ou imprimir e colar as folhas nele também)! 😀


Quero ver se consigo colocar algumas receitas do livro do Jamie em prática e também do livro Eat Beautiful, da Wendy Rowe. Nesse livro ela ensina receitas separadas por estação do ano e que fazem bem para a sua saúde e para a sua beleza, com ingredientes naturais que ajudam no aspecto da pele, cabelo, unhas e mais. O livro é todo voltado para a beleza que começa de dentro, através da sua alimentação.

Além disso, quero usar o aplicativo Korean Recipes (que eu já mencionei nesse vídeo) para aprender alguns pratos mais tradicionais coreanos, como algumas sopas e acompanhamentos. Vamos ver se dá certo! Em 2018 eu quero ser mais cuidadosa com a comida que eu consumo e quero perder esse horror que eu tenho de preparar a minha própria comida.

Qual a sua maior meta para Março? Me conta aqui em baixo!


Este post faz parte do projeto detalhes, uma blogagem coletiva criada por desancorando + sernaiotto + serendipity  – saiba mais sobre o projeto clicando aqui e confira os posts já publicados aqui

Categorized in:

Tagged in:

, ,