0

20 livros em 2017

20 livros em 2017

Você tem alguma meta de leitura para esse ano? Eu nunca fui de fazer desafios literários porque eles sempre me desmotivam mais do que o contrário. Só que em 2016 eu li uns 5 livros apenas – e decidi que queria mudar isso nesse ano de 2017. Afinal, sempre amei ler. Era aquela garota que passava a hora do recreio todinha na biblioteca. Li meu primeiro Sidney Sheldon e meu primeiro Arthur Conan Doyle na 4° série. Ler fez parte da minha infância, moldou a minha personalidade e me fez descobrir minha verdadeira paixão: escrever.

Aos 15 anos eu escrevi um livro de ficção infanto-juvenil. Contava a história de uma cidadezinha de interior que possuía uma praça meio misteriosa – e nela um grupo de jovens encontrou uma pedra que era capaz de realizar desejos. Mas em troca desses desejos, eles precisavam pagar com alguns sacrifícios. Era a minha forma de falar sobre karma aos 15 anos de idade. Nunca mais achei meus “manuscritos”, risos.

Voltando ao que interessa: eu me desafiei a ler 20 livros em 2017. Eu sei, é um número ridículo. Tenho amigas maravilhosas que conseguem ler 20 livros em 1 mês – e sim, eu morro de recalque, bem assumido.

Mas eu não quis estabelecer uma meta que eu sei que não vou conseguir cumprir, sabe? Quero me desafiar a fazer algo que eu sei que posso fazer e 20 livros parece ser okay. Tudo estava indo bem, até maio. Eu li um livro por mês (5, no total) e parei ai. Agora, eu preciso correr atrás do prejuízo.

Hoje, vou te falar sobre a minha lista de livros lidos – os que eu quero muito ler – e se você quiser, eu posso fazer uma resenha deles em posts futuros. Que tal?

Livros que li até agora:

Eu comecei o ano com o livro da Shonda, que mudou a minha vida (eu falei sobre ele aqui). Depois, parti para O Demonologista, que muitas amigas leram e recomendaram. Fui para O Iluminado, que eu sempre quis ler – risquei da lista! Para matar a saudade de True Blood, li o primeiro livro da série Sookie Stackhouse. E depois li mais um livro sobre Coreia do Norte.

Livros que quero ler:

Eu tô muito ansiosa para ler Quinze Dias! Acho que vai ser o próximo da lista – eu já li a sample no Kindle e ele tá muito delícia. Outro desejo é o livro Eat Beautiful, que fala sobre alimentação consciente e como isso ajuda a manter uma aparência saudável. Também quero muito ler o livro da Sarah Knight, que fala sobre exercitar o “not giving a fuck” como um estilo de vida e priorizar as coisas que te fazem bem.

Livros que estou lendo:

Malvarrosa é um livro que estou lendo com cautela. Ele é bem realista, uma leitura gostosa e que flui bem, mas que me trouxe alguns momentos de ansiedade. Não quero abandonar, de jeito nenhum! A Tati te envolve no livro e você quer devorar! Mas dei uma pausa depois que me peguei suando frio e tremendo no metrô por causa de alguns triggers (bem pessoais, nada para se preocupar). Também estou lendo 1984 (FINALMENTE) porque amo uma distopia! E estou estudando Ayurveda – com cursos e livros – achei que um livro “for dummies” fosse um bom primeiro passo e posso dizer que estou aprendendo muito de forma bem didática!

Você tem algum livro pra me indicar? Eu adoro: distopias, auto ajuda e empoderamento, não-ficção (principalmente sobre marketing digital e internet), político, biografia, guerra, terror e psicologia.

Já leu algum livro da minha lista? Vou adorar saber o que você achou! E se quiser a resenha de algum dos meus lidos, só comentar aqui pra mim que vou tentar o meu melhor! :D

Você pode acompanhar minhas leituras pelo Goodreads. Beijas!

Esse post faz parte do BEDA. Visite outros posts do desafio.  

Loma

De Santos (SP) morando na Coreia do Sul. Publicitária, blogueira há 13 anos & idealizadora do ORGblog. Quer me stalkear?

36 comments

Leave a comment
  1. Tatyanna Gois

    3 de agosto de 2017 at 23:46

    Yay, que listas legais! Eu já tentei fazer desafios literários e sempre falhei, até porque a carga de leitura da faculdade está altíssima. Eu era assim como você: passava o recreio com um livro na mão (aliás, não só o recreio, mas todo o tempo que eu pudesse!). Cheguei a ler a trilogia inteira dos Jogos Vorazes em 3 dias. Sim, umas 1500 páginas em 72h (nem eu sei como fiz isso na verdade hahaha)! Agora eu mal consigo ler 2 livros “por prazer” no ano, já que leio tantos livros acadêmicos pra faculdade e acabo lendo muitos artigos e blogs…
    Também quero muito ler Quinze Dias, já que ouvi coisas maravilhosas sobre ele. Tô com To Kill a Mockingbird parado na metade há mais de um ano então acho que já está na hora de criar vergonha na cara e terminar ele de uma vez hahaha. Enfim, adorei o post!

    • Loma

      5 de agosto de 2017 at 22:57

      Uma trilogia em 3 dias? Tô chocada! Se você não conseguiu terminar esse livro, tenta outro! Quem sabe não é o livro que te ajudou a empacar? hahaha

  2. Juliana

    3 de agosto de 2017 at 23:59

    Gostei da lista! Embora não seja uma leitora dos mesmos gêneros que você, estou mudando muito meus hábitos. Sou leitora de romance, mas embarquei numa ficção muito legal (Yonah – O Último Mal’ach, do Giancarlo Marx), estou lendo 1984 e quase sufocando hahaha, e depois quero ler outras coisas fora da minha zona de conforto. Além desse que indiquei, recomendo Bom dia, Sr. Mandela, da Zelda LaGrange, a biografia da assistente pessoal do Mandela que eu curti bastante!!

    • Loma

      5 de agosto de 2017 at 22:59

      Adorei suas indicações! Vou pesquisar sobre eles e quem sabe inserir na lista. Obrigadíssima! Sobre gêneros, eu sempre amei fantasia, policial e romances. Descobri de um tempo pra cá meu amor por distopias, política e livros sobre guerra. Continuo lendo romances, mas é muito mais fácil de desistir no meio do caminho hahaha então, tenho evitado.

  3. Jéssica Vieira

    4 de agosto de 2017 at 00:16

    Loma, adorei a sua lista e fico muito feliz que tenha se disponibilizado a ler livros tão bacanas em 2017! Tenho duas sugestões maravilhosas (bom, eu acho) para te indicar:

    1 – De pernas pro ar – A escola do mundo ao avesso , de Eduardo Galeano. Sem sombra de dúvidas, o livro mais incrível que eu já li!;
    2 – Para educar crianças feministas – Um Manifesto, da nigeriana Chimamanda Ngozi (fiz uma resenha lá no blog). É lindo! Curtinho, 79 páginas de leveza pura!

    😘😘😘😘

    • Loma

      5 de agosto de 2017 at 22:59

      Jéssica, eu AMEI suas indicações e já tô super curiosa pra ler! Muiiiito obrigada!

  4. Laura Nolasco

    4 de agosto de 2017 at 00:29

    Eu também era a criança que lia trocentos livros, no mínimo 2 por mês com uns 12 anos…
    Aí entrei na escola técnica, estudava o dia inteiro, perdi o ritmo e agora tô sofrendo querendo voltar a ler mais mas ano passado não li 2 livros com muito custo. Esse ano até agora foi só 1… acho isso tão triste :/
    Da sua lista eu Li 1984, achei fantástico!
    Beijos!

    • Loma

      5 de agosto de 2017 at 23:00

      Tô amando 1984! Não se cobre tanto, a rotina faz esse hábito ficar mais difícil. Leia quando tiver tempo :) 1 livro é melhor do que zero, né?

  5. Mareska

    4 de agosto de 2017 at 00:48

    QUINZE DIAS É LINDO VOCÊ VAI AMAR O VITOR MARTINS É SENSACIONAL

    Que se encaixam nas suas preferências você pode gostar de NINGUÉM NASCE HEROI do Eric Novello, é lançamento e ele é uma pessoa maravilhosa e é livro nacional. Tem também a série UGLIES do Scott Westerfeld, eu li em inglês então não sei se a tradução tá boa, mas tem em português todos já, saiu como FEIOS, e apesar da narrativa ser lenta, toda a parte das descrições e explicações e tudo são MARAVILHOSAS, ele fez uma pesquisa TÃO GRANDE pra criar o mundo do livro de forma coerente que saiu até um companion chamado BOGUS TO BUBLY falando como foi o passo-a-passo. Também do Westerfeld tem a trilogia LEVIATÃ que é SENSACIONAL e reimagina a primeira guerra mundial mas com tecnologia avançada.

    Pra terror dá pra fuçar praticamente o catálogo todo da Darkside xD e saiu agora a tradução de WE HAVE ALWAYS LIVED IN THE CASTLE da Shirley Jackson, aqui saiu como SEMPRE VIVEMOS NO CASTELO e eu tô doida pra ler mas não sei se posso falar qual o grande atrativo dele pra mim porque seria spoiler, talvez. E tem (em inglês só, por enquanto) MY SISTER ROSA da Justine Larbalestier que lida com CRIANÇAS PSICOPATAS. Mas psicopatas mesmo, clinicamente psicopatas. Ela também pesquisou bem o assunto. ELA É CASADA COM O WESTERFELD, ALIÁS, ELES SÃO MEU OTP LITERÁRIO. Terror juvenil na linha Coraline (fucei teu goodreads bjs) tem O MISTERIOSO LAR CAVENDISH da Claire Legrand. AH e tem também O VILAREJO do Raphael Montes que tem ilustrações.

    Indo pra parte de não-ficção/empoderamento tem o VAMOS JUNTAS? da Babi Souza, o daquela página do fb e os dois livros da CAPITOLINA que saíram pela Seguinte, que são maravilhosos. Os dois da Jenny Lawson que saíram são maravilhosos (VAMOS FAZER DE CONTA QUE ISSO NUNCA ACONTECEU e ALUCINADAMENTE FELIZ), a escrita dela às vezes tem algumas piadas meio sem graça ou exageradas (mas desconfio que seja aquele caso em que o original tem graça, a tradução nem tanto) mas os dois livros são ótimos pra ler sobre pessoas que têm transtornos de ansiedade e depressão, por exemplo. Nessa linha tem também O HOMEM QUE NÃO CONSEGUIA PARAR, do David Adam. O HYPERBOLE AND A HALF (saiu em português com esse mesmo nome) da ALLIE BROSH é todo ilustrado e também é engraçadíssimo, e nessa mesma linha “vamos rir do cotidiano em versão hq” tem os dois volumes do COMO EU REALMENTE… da Fernanda Nia, o NINGUÉM VIRA ADULTO DE VERDADE da Sarah Andersen e o BALEIA #3 da Rebeca Prado (esse não sei se tem como comprar direto com ela, saiu independente pelo Catarse).

    • Loma

      5 de agosto de 2017 at 23:04

      Quero imprimir esse seu comentário, Mareska! Amo Vitor, já amava e quando ele lançou esse livro eu saltitei de felicidade. Eu nem sei o que te falar: você me deu tanta sugestão incrível, uma lista maravis! Estou muito curiosa para ler: LEVIATÃ, todos da Darkside que me recomendou e tô muito curiosa, muito mesmo para o MY SISTER ROSA. Sobre HQ’s, amo o trampo da Nia e da Sarah, mas nunca parei pra ver os livros. Muiiiito obrigada pelas dicas! Você me deixou muito empolgada!

  6. Renata Diane

    4 de agosto de 2017 at 10:14

    Também tenho saudades da época que passava o recreio na biblioteca, era muito gostoso. Eu também passava a tarde toda no sofá lendo, já cheguei ler seis livros da série vaga lume em um único dia. Mas a gente cresce e vem as responsabilidades, trabalho, estudo, e apesar de continuar amando os livros e ler, estou bem mais devagar. O ano passado achei o número de livros que eu li ridículo e fiquei bem decepcionada (afinal, na oitava série ganhei um certificado da biblioteca da escola como aluna que mais tinha lido!). Então esse ano eu também decidi que iria me esforçar para ler mais, só que fico tão cansada de tudo que tenho que fazer, que no tempo livre ou durmo, ou fico boiando no celular (perde um tempo danado!).
    Um dos livros que li esse ano foi 1984, e que livro! (Faça resenha pfvr, quero muito saber o que achou). Eu gosto muito de distopias, mas preciso aprender a não ter tantas expectativas hehehehehe
    Recomendo ler Admirável Mundo Novo (caso não tenha lido). Eu amei e odiei fortemente!
    Boa sorte nas próximas leituras!
    Beijos <3

    https://lovelyplacee.blogspot.com/

    • Loma

      5 de agosto de 2017 at 23:07

      Admirável Mundo Novo também está na lista, esqueci de colocar no post! Eu baixei um sample dele, mas ainda não comprei. Obrigada por sugerir! Não se sinta culpada: nosso cotidiano corrido consome tantas forças que nas horas vagas a gente só quer fazer vários nadas né? hahaha Leia no seu tempo! :)

  7. Bia

    4 de agosto de 2017 at 11:48

    Eu precido MUITO voltar a ler, estou muito preguiçosa quanto a isso. :(
    Tem alguns livros na minha lista, queria um que fosse de fantasia, mas gostoso de ler (tipo Harry Potter <3). Acho que vou ter que pesquisar bastante hehe.

    bjão

    • Caio Borrillo

      4 de agosto de 2017 at 19:53

      Leia os livros da série Corte de Espinhos e Rosas, que eu acho que você vai curtir.

    • Loma

      5 de agosto de 2017 at 23:48

      Ah, dica anotada! :) Obrigada!

    • Loma

      5 de agosto de 2017 at 23:09

      Um livro de fantasia, no “modelo” Harry Potter, que eu amo de paixão é Artemis Fowl. Eu li a coleção inteira na mesma época que li a saga Harry Potter. É lindo, mágico e bem delícia de ler. Recomendo!

  8. Sofia

    4 de agosto de 2017 at 18:29

    Eu estou na mesma vibe que você. Em 2016 li só 4 livros e eu AMO ler. Quando era mais nova, lia fácil 4 livros em 1 mês. Até autora publicada eu sou e não estava lendo, um absurdo! Este ano falei que ia ler 12 livros fora a imensidão de leituras da faculdade de Jornalismo, é muita coisa! Até agora está dando certo, mas ao contrário de você não gosto de escolher previamente o que vou ler. Gosto de pegar algum dos livros que comprei para ler e ver qual se encaixa mais comigo naquele momento, é quase algo espiritual hahahaha Tenho me obrigado a ler meia hora de um livro físico todos os dias e aproveito o tempo no transporte público de Sp para ler ebooks – isso me ajudou muito a recuperar o hábito da leitura.
    1984 está na minha lista de leitura desde 2014, mas sempre que começo eu paro por algum motivo :( Ainda em 2014 eu comecei a ler Dragão Vermelho e abandonei por achar muito chato. Acho que na verdade não fazia meu estilo mesmo hahahaha
    Beijos!!
    http://sophiesamiesarfati.blogspot.com.br

    • Loma

      5 de agosto de 2017 at 23:46

      Manter um hábito de leitura além da universidade é bem barra, ainda mais quando estudamos comunicação. Eu super te entendo! Eu gosto de criar uma lista com todos os livros que me despertam interesse e então seleciono um, de acordo com meu humor, pra ler em seguida. Não sigo a risca não, nunca deu certo pra mim também. A única certeza que tenho é que meu próximo será Quinze Dias, pois amo o autor e li o sample recentemente, então eu tô bem curiosa pra ver como o livro vai ser hahaha Eu também adoro usar o metrô pra ler ebooks! Os ebooks estão me salvando muito, já que aqui na Coreia é difícil achar livros em inglês e nunca encontro nada em português. :(

  9. Caio Borrillo

    4 de agosto de 2017 at 19:52

    O Demonologista é muito ruim, meu deus do céu! Fui com muita expectativa e quebrei a cara. Ele parece o rascunho de um bom livro, mas ainda assim é só isso mesmo, um rascunho.

    • Loma

      5 de agosto de 2017 at 23:48

      Eu achei que a história tinha MUITO potencial, mas a sensação que me deu é que o livro todo poderia ter sido uns 5 capítulos de um livro bem mais abrangente e cheio de plot twists hahaha Acho que tivemos a mesma sensação. Eu gostei, devorei, tava sempre curiosa pra saber o que aconteceria a frente, mas quando terminei fiquei com aquela sensação de expectativa não saciada. :(

  10. Izabella

    4 de agosto de 2017 at 20:04

    Adoro indicações de leitura, sempre bom ter livros na lista para os próximos escolhidos!
    Estou lendo “Matéria Escura” do Blake Crouch e adorando! Comece a ler ontem e já estou devorando, recomendo!

    • Loma

      5 de agosto de 2017 at 23:49

      Ouvi falar desse livro, mas nunca me informei melhor! Vou procurar, obrigada!

  11. Carina Santos

    5 de agosto de 2017 at 17:44

    Não chego a ter uma ordem para a minha lista de leitura, mas nela constam todos os livros que comprei e/ou ganhei e ainda só estão de decoração na minha estante! hahaha

    No momento estou finalizando “Um Gato de rua chamado Bob” (que é a coisa mais amada desse mundo!), também estou lendo “365 dias extraordinários”, com uma frase inspiradora para cada dia do ano, e “Memórias da Princesa – Os diários de Carrie Fisher”. <3

    Não coloquei uma meta de tempo para ler, mas é sempre ótimo quando conseguimos dar sequência nessas leituras que a gente gosta. ^^

    • Loma

      5 de agosto de 2017 at 23:53

      Eu não tenho uma ordem também, Carina. Tenho os meus desejados e vou lendo conforme bate a vontade hahahaha anotei aqui suas leituras para pesquisar melhor! Obrigada pelas sugestões.

  12. Lorena

    5 de agosto de 2017 at 23:26

    Você gosta de poesia? Eu to lendo “Wishing for birds” e gostando bastante

    • Loma

      5 de agosto de 2017 at 23:54

      Eu costumava ler poesia quando mais nova, mas parei. Nunca retomei esse hábito! Vou pesquisar mais sobre, agradeço pela sugestão. <3

  13. Fábia Moura

    6 de agosto de 2017 at 10:52

    Faz uma postagem todo mês com os livros que você tá lendo!! Me identifiquei muito com teu estilo de leitura, também amo ler desde pequena, mas não sei porque passei a ler tão pouco hoje em dia.
    Pra mim leitura (por prazer, pra trabalho parece que tenho uma motivação a mais) é algo que acabo adiando sempre, mas quando paro pra ler fico pensando o quão gostoso é e que deveria fazer isso com mais frequência. Daí se passam semanas até que eu faça de novo. Vou te acompanhar no goodreads e me desafiar a ler mais também.
    beijão!

    • Loma

      10 de agosto de 2017 at 22:12

      Adorei a sugestão, Fábia! Vou tentar fazer dos que eu já li e ver se consigo manter esse hábito com os que estou lendo. Acontece o mesmo comigo: eu demoro pra pegar um livro, mas quando pego, me questiono o motivo de não fazer isso o tempo todo! hahahaha Beijas!

  14. maki

    7 de agosto de 2017 at 09:10

    menina, como assim cê tá lendo três livros ao mesmo tempo? eu mal consigo ler um! eu devorava um livro por semana quando trabalhava fora, sempre amei ler, mas depois que comecei o homeoffice eu perdi muito o hábito. daí criei um clube do livro pra me incentivar a voltar a ler (tá funcionando, yay!). eu tô lendo Girlboss agora, pro clube (já tinha lido antes, mas tem sido legal ler de novo), e quero ler o Diário em Tópicos, sobre bullet journal, em seguida. tentei não fazer uma lista do que quero ler pra não ficar ansiosa e isso tem ajudado!

    • Loma

      10 de agosto de 2017 at 22:13

      Eu curti Girlboss bastante pelas lições de motivação. Vi uma foto do seu Diário em Tópicos e fiquei bem curiosa pra ler também! Eu consigo ler alguns livros ao mesmo tempo quando eles são de temas bem distintos, senão o cérebro mistura tudo hahahaha

  15. Chell

    7 de agosto de 2017 at 12:23

    Se curtir o 1984 vai pro Animal Farm que você vai lendo e fica: “CACETE, É ASSIM MESMO” rsss
    E do mais, os de sempre: A Senhora de Avalon (pra mim melhor que as Brumas) , ou Incêndio em Troia, mesma autora =D

    • Loma

      10 de agosto de 2017 at 22:14

      Já comecei a ler o sample do Animal Farm e curti muuuuito, mas resolvi ir de 1984 primeiro! hahaha Adorei as sugestões, obrigada Chell!

  16. Fabrise

    7 de agosto de 2017 at 19:12

    Ai que vergonha falo eu, prometi que iria ler 12 (sim apenas um mês) e nem isso tô conseguindo. Até agora li somente 3, viu tem gente bem pior por aí, kkk.
    Estou lendo agora o livro da Shonda por indicação tua, estou gostando bastante.
    Já sei que minha meta de 12 não vai dar certo, mas quem sabe pelo uns 8 né…dedos cruzados.

    • Loma

      10 de agosto de 2017 at 22:16

      Eu ia fazer uma meta de 12, um por mês, mas quis ser audaciosa- e agora to correndo atrás do prejuízo. Até maio eu consegui manter um por mês, mas agora embolou tudo. É normal hahaha. Leia o que conseguir dentro dessa meta, Fabrise. Ano que vem, você estipula os 12 de novo e tenta mais uma vez hahaha beijas!!

  17. Mary

    11 de agosto de 2017 at 12:03

    Não sei de vc já leu “Grande Magia”, da Elizabeth Gilbert, mas foi o livro mais incrível do segmento que li esse ano. Tô indicando pra todo mundo! Life-changing kind of book. Simplesmente adorei. Pra quem trabalha com criatividade considero leitura primordial, de referência.

  18. Amanda

    17 de setembro de 2017 at 19:30

    ahhh, se você gostou tanto quanto eu de O Ano Em Que Disse Sim talvez AME DEMAIS Grande Magia, da Elizabeth Gilbert (autora de Comer, Rezar, Amar)! recomendo muito, Lominha!

Leave a Comment