O post de hoje foi uma sugestão da incrível Maki, do Desancorando. Estávamos em um call domingo pela manhã – sobre um projetinho que estamos preparando para você – quando eu abri o jogo com ela: hey, tô bem desmotivada com o blog, ele não me representa mais, sabe? Parece que eu perdi o meu foco. Conversamos bastante sobre foco, metas e nichos – o que me deixou refletindo o dia todo. Agora eu vim aqui compartilhar as minhas conclusões com você – e tudo o que eu decidi fazer para mudar isso.
O sernaiotto.com sempre foi um espaço pessoal, apesar de ter muito reconhecimento pelas minhas dicas para blogs – o que me deixa sempre mega feliz e realizada. Em 2013, quando o ORGblog nasceu e se tornou a grande porta de entrada para o meu trabalho, eu estava constantemente estudando sobre internet, trabalhava com agências de marketing e esse era o meu universo. O tempo todo, eu respirava conteúdo digital.
Até que eu me mudei para a Coreia do Sul, onde casei, vivo uma imersão cultural intensa e estou sempre buscando soluções, descobrindo coisas novas, conhecendo lugares e tentando me encaixar nesse mundo.
Nessa nova fase, o nicho que eu mantenho desde 2013 não faz mais tanto sentido. Eu quero compartilhar mais momentos, mais detalhes e tudo que estou aprendendo. Então, eu resolvi botar a mão na massa, replanejar o meu conteúdo e re-focar o sernaiotto.com em tudo o que estou vivendo. O que não quer dizer que eu não vá falar de blogs, afinal, ainda é o que amo fazer e ainda é o meu trabalho. Certo?
Como lidar com o desânimo de blogar?
Às vezes, esse desânimo é um sintoma de que você e seu blog não estão mais sintonizados. Talvez, você possa ter se perdido no caminho: o que eu publico hoje é o que eu quero ler? O blog representa meu estilo atual? Eu estou satisfeita com design, tópicos e meu público? O que meu público quer ler é o que eu quero escrever?Pra trabalhar nessa crise, eu recomendo que você:
-
Remova o que não faz mais sentido: o que te desanima no seu blog?
-
Renove suas metas: o que quer alcançar com ele?
-
Atualize seu design: cores, itens ou layout.
-
Refresque suas ideias: novos desafios e tópicos.
-
Aprenda e inove: estude, se inspire e converse com seu público!
Eu falei de forma mais profunda sobre esses itens na nossa newsletter desse mês. Atualmente, estou fazendo esses exercícios com toda a calma do mundo e analisando o meu blog: ele é como eu quero que ele seja? Eu falo sobre o que gosto de ler agora? O design me agrada? Esse balanço me fez perceber que estou insatisfeita com muitas coisas por aqui.
Com esse post, venho pedir paciência. Algumas coisas vão mudar por aqui: categorias, tags e talvez até o design fique com cara nova. Você vai continuar vendo as minhas dicas para blogs, mas também vai ver um pouco sobre a minha vida na gringa, as comidas que ando provando, os lugares que conheço e tudo o que me inspira. Topa?
Obrigada por estar aqui comigo! Tamo junto, sempre.
Oi Loma, tudo bom?Hoje estou lendo seu post, pois ele serve para mim atualmente. Estou desmotivada, mesmo o blog sendo algo que eu amo e não vivo sem. A minha insatisfação é justamente com o layout dele. Nunca encontro um que realmente seja a minha cara.Já falei com 3 designs e nenhuma delas pode projetar o que eu realmente queria. Atualmente estou cogitando migrar do Blogger para o wordpress, mas está em pauta. Você poderia me indicar que fez o seu? Ando frustrada, por não saber se é apenas um profissional diferente dos designs que procuro, que tenho produzido muito pouco.
Você é tão maravilhosa !