0

Ferramentas gratuitas para gestão de redes sociais

Ferramentas gratuitas para gestão de redes sociais

Uma das dúvidas mais comuns por aqui é sobre quais ferramentas para gestão de redes sociais eu uso e indico. Acontece que faço minha gestão pelo CoSchedule – eu já falei sobre essa ferramenta, que é super completa e paga. Existem muitas alternativas gratuitas e que super dão conta da gestão de redes sociais básicas, como Facebook, Twitter, Google Plus – e algumas ainda permitem administrar Instagram ou Pinterest.

Lógico que, como toda ferramenta gratuita, há limitações no uso e a possibilidade de assinar uma conta premium. Se seu blog tiver poucas redes, você consegue gerenciar tudo em uma ferramenta só. Caso contrário, listei aqui em baixo vários tipos diferentes e inclusive algumas ferramentas específicas para determinadas redes.

Faça a sua combinação e use tudo aquilo que se enquadrar melhor na sua rotina e gestão.

Sernaiotto - Gestao de Redes Sociais - um comparativo

KUKU

O Kuku é uma ferramenta gratuita russa que está na sua versão beta – e tem versões em inglês e francês. É possível agendar posts ou publicar no ato – e você consegue ter controle em uma fila de publicações.

Gestão de redes sociais:

  • Facebook: página, perfil pessoal e grupos;
  • Twitter;
  • LinkedIn;
  • Tumblr;
  • VK.com;
  • OK.ru;
  • Email;
  • Pinterest;
  • Google Plus (em breve);

Contras: Permite administrar apenas 5 contas – envolvendo todas as redes. Ainda não possui Analytics, mas o site promete adicionar esse feature em breve.

Prós: É grátis e a interface é bem intuitiva. Se você compartilha o link ou convidar amigos, ele libera mais espaço – ou seja, mais contas para administrar. É possível vincular shortlinks do Google (goo.gl). Também é possível apagar posts na própria ferramenta e eles serão deletados da rede social.

Social Pilot

O Social Pilot é uma ferramenta gratuita e premium para administrar suas publicações. A ferramenta tem um plugin para Chrome e na versão premium também é possível agendar posts em bulk, o que é bem bacana para agências de social media e equipes.

Redes sociais:

  • Facebook: página, perfil pessoal e grupos;
  • Twitter;
  • LinkedIn;
  • Pinterest;
  • Tumblr;
  • VK.com;

Contras: Permite administrar apenas 5 contas – envolvendo todas as redes. Você pode publicar 20 posts por dia e pode ter 40 posts na fila – o que é suficiente para blogs pequenos, que não possuem um plano intenso de divulgações.

Prós: A versão gratuita é bem similiar as demais ferramentas e a interface é bem intuitiva. É possível vincular shortlinks do bit.ly. Pela ferramenta é possível divulgar apps do Google Play ou App Store – na versão premium. O preço do plano premium mais básico é bem baratinho comparado as demais ferramentas da área, 4 dólares por mês. Compare os planos.

Buffer

O Buffer é uma ferramenta gratuita e premium para gestão de redes sociais e publicações. Tem um app para administrar via smartphone ou tablet e também possui um plugin do Chrome.

Redes sociais da versão grátis:

  • Facebook: página, perfil pessoal e grupos;
  • Twitter;
  • LinkedIn: perfil e página;
  • Google Plus: page;
  • Pinterest (premium);

Contras: Permite administrar apenas 4 contas – envolvendo todas as redes. Possui um limite de agendamento de 10 posts diários para cada rede vinculada. Sua versão premium custa 10 dólares por mês – um pouco salgado para blogueiros independentes.

Prós: A interface é bem intuitiva e simples de usar. Você consegue adicionar conteúdos na ferramenta por email. É possível vincular shortlinks do bit.ly e j.mp – mas o próprio app diminui a URL para buff.ly – caso você não use outras encurtadores. O Buffer possui um Analytics integrado na conta gratuita. Na versão premium é possível vincular 15 RSS e 10 contas de redes sociais – além de publicar 100 posts diários. Compare os planos.

Hootsuite

O Hootsuite é uma ferramenta gratuita e premium para administrar suas publicações – super famosa e muito usada por profisisonais de social media. Acontece que ela é uma ferramenta completíssima, quando usada na versão premium. Sua versão gratuita é suficiente para blogs – porém um tanto limitada, quando comparada a outras ferramentas. O diferencial do Hootsuite é que nele você consegue administrar suas timelines e ler as publicações dos amigos (e menções) – enquanto que as outras ferramentas só publicam, agendam e analisam.

Redes sociais da versão grátis:

  • Facebook: página, perfil pessoal e grupos;
  • Twitter;
  • Google Plus: page;
  • Instagram (premium);

Contras: Permite administrar apenas 3 contas – envolvendo todas as redes (e apenas 2 RSS).  A interface é um pouco mais complicada do que as demais ferramentas, mas isso se dá pelo fato de que o Hootsuite é uma ferramenta completa e cheia de recursos.

Prós: Gestão de redes sociais, conteúdo, menções e mensagens. Gera relatórios de analytics simples sobre suas estatísticas. Cria shorlinks padrão – mas permite custom links na versão premium. Permite vincular apps (como reditt, youtube e tumblr) mas de forma limitada: para vincular mais apps é preciso fazer um upgrade para o premium. Compare os planos.

Everypost

O Everypost é uma solução versátil pra quem quer agendar posts em suas redes sociais de qualquer plataforma: smartphone, computador, tablet. Possui versões gratuita e premium – sendo a gratuita bem limitada, mas suficiente para blogueiros.

Redes sociais da versão grátis:

  • Facebook;
  • Twitter;
  • Google Plus;
  • LinkedIn;
  • Flickr;
  • Tumblr;
  • Pinterest;
  • Outras redes.

Contras: Permite administrar apenas 1 conta por rede social, ou seja: um facebook, um tweet, um flickr e etc. O site diz que ele permite agendar 10 posts, mas não especifica se esse é o limite do app ou se esse valor equivale a um periodo mensal.

Prós: Pode agendar publicações em todas as redes no seu celular.

Ferramentas específicas

Ahalogy

O Ahalogy é uma ferramenta online que permite fazer curadoria do seu Pinterest e agendar posts da própria ferramenta, do seu próprio site ou de sites da interwebs. Possui um plugin para Chrome, é gratuita porém funciona através de aprovação do usuários. Minha conta foi aprovada em uns 5 dias.

BoardBooster

O BoardBooster permite agendar pins, verificar links quebrados, administrar group boards e analisar seu analytics. Os primeiros 100 pins são gratuitos e depois você faz um upgrade. Compare os planos.

Latergram.me

O Latergram.me permite gerenciar seu instagram e agendar posts. A conta gratuita te permite administrar 2 contas, publicar 30 posts por mês (somente fotos, nada de vídeos) e disponibiliza busca de conteúdo e repost. As opções premium são bem completas. Compare os planos.

TakeOff

O TakeOff é um app gratuito para iOS e Android que agenda posts no seu Instagram. Ele sugere as melhores tags para suas postagens, além de quais os melhores horários para postar.

Tweetdeck

O Tweetdeck é uma ferramenta de agendamento de tweets, que permite administrar o engajamento e real time tracking do seu twitter. A ferramenta não publica apenas, mas permite que você acesse menções, dms e etc.

Socialoomph

A Socialoomph é uma ferramenta que engloba algumas redes sociais e permite publicar e analisar. Porém sua versão gratuita permite apenas administrar o twitter. Não conheço muito sobre ela, mas vale pesquisar.

Queue+

O Queue+ é uma ferramenta que agenda posts no Tumblr e analisa suas estatísticas.

Você conhece alguma ferramenta de gestão de redes sociais que seja diferente?

Conta pra mim nos comentários – assim, a gente reúne o máximo de recursos num lugar só por uma blogosfera mais cheia de amô.

Fica um abraço aqui pro mininu Philip que me ajudou com o Kuku! ;) Beijo, gente <3

Imagem por Shutterstock

 

Become a Patron!

Loma

De Santos (SP) morando na Coreia do Sul. Publicitária, blogueira há 13 anos & idealizadora do ORGblog. Quer me stalkear?

35 comments

Leave a comment
  1. Philip Camanducci

    7 de Janeiro de 2016 at 13:28

    Kuku salvou e salva a minha vida. Cada dia que passa ele está melhor.
    Matéria excelente como de costume. :D Gostei muito dos infográfico

    Parabéns!

  2. Carla Vieira

    7 de Janeiro de 2016 at 14:24

    Adorei o post Loma! Eu tenho usado o Buffer e gostado bastante, mas foi bom ver outras opções :D

  3. Jennifer Constantino

    7 de Janeiro de 2016 at 14:59

    Esse post simplesmente veio na hora certa pra mim <3
    Ontem comecei a fazer as divulgações na redes sociais do blog e perdi mó tempão copiando e colando links, criando as divulgação e tals.

  4. Julia

    7 de Janeiro de 2016 at 15:44

    0Lominha, você conhece o IFTTT? É um desses programas mas de integração na verdade! Você cria receitas com ele e ele repete ou dissemina o que você posta automatizado, é bem útil.

    Se você já conhecer, ignore isso ahuahuaha

    Vou dar uma olhada nos que você indicou, só conhecia dois!

    Beijos :*

  5. Sonia

    7 de Janeiro de 2016 at 18:01

    Manter as redes sociais do blog é uma deficiência minha, vou analisar essas opções (algumas não conhecia) para facilitar a vida. Obrigada!

  6. Marina Menezes

    7 de Janeiro de 2016 at 21:47

    Acredita que andei procurando esse tipo de site, mas por só encontrar opções desagradáveis desisti da ideia. Seu post me ajudou muito porque a maioria das opções eu não conhecia. Tenho muita preguiça de manter todas as redes do blog, publicar em todas e ser presente nelas, são tantas redes que às vezes nem sei por onde começar. Estou pensando em testar o HootSuite e o Buffer, que para mim são as mais adequadas ao que eu preciso, se nenhuma delas agradar, testo outras. Mais uma vez, obrigada pelo excelente post Lominha <3

  7. Sabrina Galdino

    8 de Janeiro de 2016 at 01:12

    Seu post caiu do céu! Estava precisando dessas dicas para administrar as redes sociais mesmo! principalmente o Facebook e o Twitter!
    Amei suas dicas, vou conhecer mais as opções que você colocou! É de grande ajuda!

  8. Tati Bertucci

    8 de Janeiro de 2016 at 11:29

    Loma, adoro seu blog, sempre dá dicas úteis. Pode ser um post mais elaborado como esse, até os de ideia mais simples, mas que sempre ajudam a gente de alguma forma.
    Eu fiz um post no meu blog com os meus 5 blogs favoritos e o seu está lá. Gostaria que você visse, seria um prazer!
    Beijos, adoro você.

  9. Edwin Lafaiete

    8 de Janeiro de 2016 at 13:18

    Loma, tu me surpreende mais a cada dia kkkk . que post maravilhoso! obrigado pela ajuda e pela dica.

  10. Ulalah Mundo

    8 de Janeiro de 2016 at 18:08

    Preciso me organizar pra usar algumas dessa ferramentas :D

    Beijos e até mais,
    Jayane Fereguetti
    http://www.ulalahmundo.com

  11. Caroline Frizeiro

    9 de Janeiro de 2016 at 05:19

    Que post mais maravilhoso, Lominha. Estou buscando manter as redes sociais do blog mais atualizadas e preciso muito dessas ferramentas pra agendar as postagens, principalmente pro Instagram, que acredito ser a mais difícil, dentre as redes que eu uso, de encontrar ferramentas de agendamento e que, portanto, vive esquecido nas divulgações (o que é triste, já que é minha rede preferida como usuária-expectadora rs).
    Muito obrigada!
    Beijo grande.

  12. Anna Kühl

    9 de Janeiro de 2016 at 11:19

    Oie Lominha ;) Sempre lacrando com seus posts!
    Sou usuária do Buffer, mas doida para experimentar a versão premium do hootsuite. Minha maior saga é o instagram, no momento eu gerencio três contas – a minha, do meu negócio e do negócio do marido. E fico trocando de usuário no celular, acho um atraso de vida.
    Um amigo meu mostrou estes dias uma ferramente para acompanhar redes, mas que tem uma funcionalidade MAAAARA para youtuber, pois com ele dá para extrair um trecho do vídeo upado no youtube e exportar direto pro instagram, por exemplo. O app se chama Epoxy, e eu amei!
    Beijocas e obrigada sempre =)

  13. Aline

    10 de Janeiro de 2016 at 02:52

    PALOMARAVILHOSA, esse app de programar posts no insta e twitter é coisa de Deus! :)
    Obrigada! <3

  14. Tami

    10 de Janeiro de 2016 at 11:20

    Muito legal! Tenho dificuldade em manter as redes sociais e as vezes elas acabam ficando de fora do meu dia-a-dia (e sei que isso é um pecado!). Vou dar uma olhada nessas opções :)

  15. Marina Menezes

    14 de Janeiro de 2016 at 01:02

    Lominha testei 3 dessas ferramentas que você indicou e até agora a que mais gostei foi o Kuku. Testei o Social Pilot e o Every Post, mas não gostei das duas. Em uma delas, não consegui conectar o Pinterest (pedia pra eu criar um board, mas já tenho vários), na outra, não consegui conectar o google +. Gostei do Kuku porque é grátis e como é beta, (acredito eu) vai ter sempre novas atualizações e correções de bugs. Obrigada pelas indicações!

  16. Kalinka

    14 de Janeiro de 2016 at 11:03

    Adorei! Obrigada por compartilhar, você leu meus pensamentos.

  17. Caroline Beltrame

    20 de Janeiro de 2016 at 18:43

    O Kuku é o melhor e agora já tem Analytics!

    Obrigada pelas dicas <3

    Beijos!

  18. Cíntia

    21 de Janeiro de 2016 at 00:52

    O Kuku é muito amigável e, pelo que soube, realmente útil! Indiquei este post ao meu esposo, ele testou o Kuku e gostou muito. Estou considerando dar uma chance a ele também.

    A dica foi ótima, obrigada!

  19. Mayara Fernandes

    21 de Janeiro de 2016 at 13:26

    Eu vou usar esse kuku agora, ver se da certo, fiz uma conta nele agora, parece bem simples, mas to com medo de fazer besteira hahah

    Esse post foi muito útil!!!! Obrigada :D

    Beijos

  20. Bia

    26 de Janeiro de 2016 at 11:31

    Boas dicas!! Eu conheço o Buffer, mas nunca tentei usar, acho que farei isso quando o blog tiver um rumo hahaha

    bjus!

  21. Sueli Menezes

    3 de Março de 2016 at 22:49

    Nessa confusão de tantas redes sociais é muito útil usar ferramentas assim.
    Eu também tenho usado o Kuku, mas é bom explorar outras ferramentas também. Aqui conheci algumas que nem sabia que existiam.
    Obrigada =)

  22. Ana Cantarini

    11 de Março de 2016 at 13:04

    Oi, Loma! Vim no seu post tentar lembrar o nome de um desses sites, que era o hootsuit, e quando entrei lá, descobri que o instagram tá liberado na versão gratuita. Ainda não testei, mas ele me deixou cadastrar a conta.
    Só pra compartilhar a info. :)
    Beijos

  23. Daniele

    10 de Maio de 2016 at 17:55

    Perfeito esse post! Você é uma abençoada e abençoa muita gente!! Bju!

  24. Vanessa Oliveira

    31 de Maio de 2016 at 02:20

    Já uso o hootsuite há anos e gosto dele, estou mais habituada. Tentei usar o kuku mas ele agora restringe a apenas 3 contas e não 5. Fui na esperança mas não consegui…

  25. Mariel

    11 de agosto de 2016 at 08:59

    Obrigada pelas dicas! Ótimo post! Estou iniciando um projeto para blog, e caiu como uma luva! :)

  26. Adriano

    6 de setembro de 2016 at 11:49

    Fazia tempo que procurava uma materia atual sobre esse assunto, muito boa, vou testar a Kuku como pessoal esta comentando, pena ser em ingles :/

  27. Juliano Antunes

    28 de setembro de 2016 at 10:11

    Bom dia, otima dica. Parabens.

    Só para atualizar ai, o SocialPilot na versão grátis só consegue 3 contas

    Grande abraço.

    • Loma

      29 de setembro de 2016 at 20:52

      Poxa, será que eles diminuíram? Muito obrigada pelo update da informação! :)

  28. Ricardo

    17 de Abril de 2017 at 22:14

    Ótimo post, valeu por compartilhar #fontedearte

  29. Mari Abramo

    25 de Maio de 2017 at 07:19

    oie… eu tentei achar esse app grátis para o instagram (TAKEOFF) e não consigo… acho que descontinuaram :(

  30. Marcela Sisiliani de Sena Silva

    18 de setembro de 2017 at 06:09

    Lembrando que, atualmente, a hootsuite na versão free só é valida por 30 dias.

Leave a Comment