sernaiotto-retrospectiva-2016.jpeg

Que ano, hein? Foi bem intenso – positiva e negativamente. Mas acho que nem preciso mencionar, foi bem pesado pra muita gente. Esse ano, assim como 2015, foi um divisor de águas na minha vida. Em 2015 eu fiz um intercâmbio e descobri que consigo vencer meu pânico, meus medos e enfrentar o mundo.  Motivo pelo qual eu fiz essa tattoo aqui em 2014.

Em 2016 eu mudei de país definitivamente – acho que definitivamente é uma palavra muito forte? O blog acabou ficando em segundo plano, mas tirei do papel o meu canal (se inscreve?). Porém, continuo achando que vídeos não é o meu forte. Eu sempre busco ser transparente com você, então vou abrir o backstage do sernaiotto.com nessa retrospectiva cheia de números e estatísticas – que ninguém gosta de compartilhar. Esse exercício de olhar pra trás e analisar nossos resultados ensina muita coisa que a gente não percebe no dia a dia.Aqui está a minha retrospectiva 2016 do sernaiotto.com:

Os posts mais acessados:


O campeão desse ano foi como criar um perfil incrível no Instagram – eu postei no comecinho de 2016 e ele continua recebendo muitos comentários (por causa do Pinterest e do Google).

  1. como criar um perfil incrível no Instagram com 30.525 acessos;

  2. acne e como minha pele melhorou em 2 meses com 19.254 acessos;

  3. 35 ideias de posts para o seu blog com 18.157 acessos;

Meu SEO é bem forte nesses posts – o segundo e terceiro colocados ocupam o topo do ranking em toda retrospectiva do blog desde 2013, isso é tão legal!

Os posts mais compartilhados:


Os posts mais compartilhando não foram os mais acessados. Isso aocnteceu porque os mais acessados chegam no blog através de buscas, e não de shares.

  1. ferramentas gratuitas para gestão em redes sociais4.174 shares (3.883 pins, 276 shares, 14 linkedin e 1 google +);

  2. 7 projetos DIY de cactus, 1.968 shares (1.949 pins e 19 shares);

  3. curso online de mídia kit para blogueiros iniciantes, 1.110 shares (47 pins e 1.063 shares).

Vale lembrar que não consigo mais contabilizar os tweets, por causa do update do Twitter.

As palavras mais buscadas:

No Google, a galera pesquisou mais o termo “sernaiotto”! Assim, certinho, sem erros. Era só digitar o .com que já caia aqui no blog, né migos? A segunda maior busca foi “emojis para copiar” e a terceira foi “perfil do instagram”.

Os mais baixados na loja:


  1. ebook 95 recursos para probloggers com 1.884 downloads;

  2. ebook construindo seu público com 747 downloads;

  3. blog planner printable de 2014 com 648 downloads.

Vale ressaltar que o ebook Construindo seu Público foi oferecido primariamente por e-mail para os assinantes da newsletter, então ele teve muito mais downloads do que isso. 

As principais referências:

Os canais que mais trouxeram leitores para o blog foram: Pinterest, Facebook e Bloglovin. O que é incrível, já que uma das minhas metas para esse ano era tornar o Pinterest meu principal canal de tráfego para o blog. Fiquei surpresa quanto ao Bloglovin, eu não esperava esse resultado todo. E o Facebook – apesar do péssimo alcance – continua me rendendo clicks.Os blogs que mais me trouxeram leitores foram: 2beauty, Just Lia e DDQ. Obrigada, meninas!

Os vídeos mais assistidos:

Eu tenho uma relação de amor e ódio com esse vídeo do iPhone: ele me trouxe MUITOS haters e gente falando bobagem, como também me trouxe muitos inscritos e views ($$$). Dizem que haters é sinal de sucesso, né? RISOS

O que acharam do nosso 2016 aqui no sernaiotto.com?

Conta pra mim aqui em baixo como foi o seu ano: o que aconteceu de mais legal? Você fez uma retrospectiva 2016? Deixa o link pra mim, por favor?

Obrigada por estar aqui comigo nesse ano e espero te ver em 2017! Beijas 

Categorized in:

Tagged in: