A “Cidade Maravilhosa” faz jus ao título e merece todos os elogios que recebe em poemas e canções: “O Rio de Janeiro continua lindo”, segundoJorge Ben Jor e “do Leme ao Pontal, não há nada igual”, segundoTim Maia. As belas praias, lagoas, áreas verdes, jardins, monumentos, museus e patrimônio histórico tornam a cidade uma das mais atrativas da América do Sul para os turistas. E eu – que moro consideravelmente perto (alô, São Paulo), nunca pude conhecer esse lugar maravilhoso!

Então fica aqui nas minhas metas para 2017: conhecer o Rio e esses lugares que vou listar aqui em baixo!

PASSEIOS

Pão de Açúcar

Wikipedia: By Halley Pacheco de Oliveira – Ownwork, CC BY-SA 3.0

Conhecer os pontos turísticos é um bom começo para os visitantes da cidade. O melhor roteiro é pegar o bondinho e visitar o Pão de Açúcar. Escolha um dia ensolarado e você poderá aproveitar os mirantes para apreciar a beleza da cidade em 360°, como o Cristo Redentor, os barcos na Praia de Botafogo, a Pedra da Gávea, a vizinha Niterói e as vistas panorâmicas que dão vida aos cartões postais.

Cristo Redentor

Wkipedia: ByKátiaLira – Ownwork, CC BY-SA 3.0

A estátua do Cristo é considerada símbolo nacional e um dos pontos turísticos mais importantes do Brasil. Está no topo do morro Corcovado, Parque Nacional da Tijuca. Em 2007, foi indicada como uma das sete maravilhas do mundo moderno e, em 2012, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Vista Chinesa

Wikipedia: ByRafaeloliveira – Ownwork, Public Domain

Um dos lugares mais românticos do Rio, a Vista Chinesa é um mirante construído no bairro do Alto da Boa Vista, dentro da Floresta da Tijuca.

Jardim Botânico

Wikipedia: By Halley Pacheco de Oliveira – Ownwork, CC BY-SA 3.0

Se você quer conhecer uma área verde rica em espécies, o passeio pelo Jardim Botânico é o mais indicado. São mais de 6.500 plantas diferentes, inclusive algumas que estão em extinção. Além disso, monumentos e a biblioteca de botânica completam o roteiro.

Maracanã

Wikipedia: By Daniel Basil – PORTAL DA COPA – Rio de Janeiro – Maracanã

Para os fãs de esporte, assistir uma partida de futebol no Maracanã é programa obrigatório. A emoção de conhecer esse estádio, palco de grandes eventos, é única.

LUGARES PARA COMER

Na movimentada vida noturna carioca você pode encontrar inúmeros restaurantes e bares. Entre os mais requisitados estão as churrascarias, famosas internacionalmente, e os botecos, com caipirinhas sensacionais e comidas premiadas. Você pode escolher entre uma grande variedade de cardápios para almoço ou programas noturnos.Mas se depois de um dia agitado de passeios preferir relaxar, pode experimentar o menu do restaurante escolhido no próprio hotel, pois muitos deles oferecem serviço de entrega, inclusive ótimas churrascarias espalhadas pela cidade. Dê uma olhada aqui e faça uma excelente escolha.

Lapa

Image: BigStock

Um bairro boêmio, com ótimos bares e restaurantes para um happy hour ou curtir a noite. Você pode aproveitar para fotografar o famoso Arqueduto da Carioca, também conhecido como Arcos da Lapa.

Confeitaria Colombo

Instagram

A histórica casa fundada há mais de um século, representa a ‘belle époque’ carioca e merece a visita, tanto pela arquitetura requintada quanto pelo cardápio de iguarias que serve. A Confeitaria Colombo é a melhor dica de paradinha para um café com doce durante o passeio pelo centro da cidade.

PRAIAS ESPECIAIS

Praia de Copacabana

Image: Pixabay

Copacabana é passeio obrigatório. Nela acontecem grandes espetáculos como os fogos de Ano Novo, shows internacionais e, durante o dia, muita badalação. Vale parar um pouquinho para bater uma foto ao lado da icônica estátua do poeta Carlos Drummond.

Pôr do sol no Arpoador

Image: BigStock

Vale a pena esperar para ver um dos mais belos espetáculos cariocas, principalmente se você quiser ter no seu álbum uma foto do mais belo pôr do sol da viagem. Escolha essa praia para visitar numa tarde ensolarada!

Ipanema

Image: BigStock

Não tem como esquecer a visita à praia que deu vida a uma das canções brasileiras mais famosas: “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. O bairro levou para o mundo a beleza da mulher brasileira e o estilo musical ‘Bossa Nova’.

Você que mora no Rio: o que me recomenda? Beijas!

Categorized in:

Tagged in: