Você tem um blogueiro ou youtuber favorito, certo?

Eu tenho uma lista ENORME de produtores de conteúdo que eu admiro – e que eu já me considero amiga de tanto tempo que acompanho. Esse criador de conteúdo provavelmente é eternamente grato pelo seu carinho e por você apoiar todos os projetos que ele desenvolve. Um criativo com uma comunidade que o apoia é capaz de produzir e conquistar muito mais!

Esse conteúdo foi elaborado para mostrar pro leitor que o papel dele é muito mais importante do que ele pensa. Aqui eu não quero ditar regras e tampouco pedir para que você faça coisas que não quer fazer. Mas conversando com o meu amigo Phils, chegamos a duas conclusões:

1) há muitas formas de apoiarmos os criadores que amamos e2) nem todo mundo as conhece!

Por isso, eu trago um guia de pequenas atitudes que podem ajudar MUITO na jornada do seu blogueiro favorito a continuar fazendo um trabalho maravilhoso na internet para você! São formas simples de apoiar quem você gosta e que ajudam mais do que você imagina.

Comentários: a gente precisa deles de vez em quando

dog

Tem gente que acredita que quanto mais comentários, mais fama e sucesso. Eu discordo. Conheço muitos projetos incríveis que são consumidos por milhares de pessoas que não se expressam ou não interagem. E tá tudo bem! Você não precisa comentar em todos os posts do seu blogueiro favorito – e deixar de comentar não te faz um leitor horrível, como muita gente pensa. Mas de vez em quando, é importante para um criador de conteúdo saber algumas coisinhas, como:

  • você tá gostando desse conteúdo?
  • tem alguma coisa que você gostaria muito de ler?
  • tem algum problema que eu saberia solucionar em um post ou vídeo?
  • você já consumiu determinado item sobre o qual postei?
  • qual é a sua opinião sobre determinado tema?
  • de onde você é?

Essas informações ajudam o blogueiro a seguir no caminho certo, criando um conteúdo que tem tudo a ver com você – o leitor! Algumas curiosidades como a sua região ou até mesmo a sua idade faz com que a gente saiba até onde nosso conteúdo vai e quem nos consome de verdade. Isso é tão importante!

Sempre que puder, deixe um comentário! A sua participação significa demais pra gente. Mas também não encana, tá?

Adblock é um inimigo 🙁

money2

Eu sei que propaganda cansa e tem gente que abusa de banners pulando na sua cara o tempo todo. Muitas pessoas usam bloqueadores de propaganda em seus browsers e nem tem como a gente julgar, afinal, cansa mesmo. Mas você sabia que cada propaganda traz um dinheirinho pro criador de conteúdo? Banners trazem pouca grana, mas que ajuda muito no nosso trabalho!

Esse dinheirinho geralmente é o que paga o domínio ou servidor – aquilo que mantém o blog no ar. O que é o meu caso: eu mantenho o sernaiotto.com com afiliados e banners aqui no blog. Ao bloquear, eu não recebo alguns centavos por visualização e cliques – o que torna o trabalho de juntar esse dinheirinho um pouco mais longo e cansativo. Mas estamos aqui: firmes e fortes! E SUPER gratos àqueles que não bloqueiam nossos centavinhos hahah

Outra dica legal: se o seu produtor de conteúdo favorito postar alguma propaganda nas redes sociais, dê suporte! Fale sobre sua experiência com o produto, dê o seu like se gostar da indicação. Isso o ajuda a entregar resultados e conquistar mais parceiros – o que pode ser vantajoso para você em forma de sorteios, resenhas e conteúdo de qualidade!

Um share significa muito mais do que você imagina

overshare

E tô falando super sério aqui! Às vezes você vê um post ou vídeo legal e percebe que ele tem zilhões de compartilhamentos. Então você pensa: meu share não faz a diferença. Você está MUITO enganado!

Seu share faz TODA a diferença, sim. Se todo mundo pensasse dessa forma, ninguém teria seu trabalho divulgado na web – que é um universo cheio de informações competindo o tempo todo pela atenção das pessoas. Aquele seu tweet faz toda a diferença MESMO. Sem contar que o significado emocional é importante: essa pessoa acha meu trabalho legal e resulveu compartilhar. O quão lindo é isso? Não tem preço.

Indicar conteúdo agradável faz uma diferença enorme nessa internet cheia de ódio e notícias tristes, né?

Empatia

love

Essa dica é super simples, mas de vez em quando a gente esquece: tenha empatia e se coloque no lugar do próximo em todas as ocasiões. O blogueiro não é um robozinho atrás de um monitor, é uma pessoa como você: cheia de sentimentos, dúvidas, cansaço, compromissos, boletos pra pagar e família. Ele não vai estar disponível 24 horas por dia na internet para te responder e nem sempre vai ter tempo de resolver algum problema pra você – principalmente aqueles probleminhas que um Google já resolve, né?

Da mesma forma que um blogueiro não é um Deus que deve ser idolatrado, viu?

Ele é como eu e como você: está aí na atividade, trabalhando e dando um duro danado. Desenvolvendo ideias e projetos, passando pelos perrengues de ter um negócio próprio. Não tem décimo terceiro nem férias remuneradas. Adora receber brindes, presentes e elogios, mesmo que já faça isso há anos. É gente, como todo mundo.

Explicando melhor, é muito bacana quando um leitor sugere temas ou dificuldades para que o blogueiro possa criar um conteúdo útil e que ajude muita gente. Mas exigir que ele responda um email às 3h da manhã do domingo ensinando um passo a passo exclusivamente pra você, já é meio egoísta da sua parte. Entende a diferença?

Seja educado, gentil e tenha empatia – não apenas na internet, mas na vida.

Se você for um blogueiro, compartilhe essas dicas com sua comunidade. Se você for um leitor, guarde esse post com carinho no seu coração! E fica aqui o meu agradecimento por você ser tão incrível, qualquer que seja o seu lado.

 

Categorized in:

Tagged in: