Eu estava super perdida com o blog e em busca de ferramentas que me ajudassem a administrar calendário editorial, divulgação nas redes sociais e tarefas relacionadas ao blog. O meu dia precisava de umas 50h, pois eu não estava dando conta de todas as atividades que envolvem um blog de sucesso. Quando a gente se concentra em criar conteúdo – textos, imagens, fotografias e vídeos de qualidade – sente dificuldade em promover efetivamente nas redes sociais e, consequentemente, alcançar as pessoas.Eu pedi ajuda aos amigos na página do blog e recebi dicas muito legais, mas que não me ajudavam a administrar tudo isso em uma única ferramenta. Então eu topei com o CoSchedule, um calendário all-in-one que reúne seu conteúdo e suas redes sociais em um só lugar.Quando você é um blogueiro por hobby ou profissão, tem que planejar e promover diariamente. Eu precisava de uma ferramenta objetiva para otimizar meu fluxo de trabalho e liberar mais tempo para outras atividades. O CoSchedule é o seu calendário editorial e calendário de divulgações unidos em um super megazord de produtividade – com a facilidade do drag and drop, você arrasta tudo pra onde quiser.sernaiotto-coscheduleA interface é bem intuitiva e o suporte é ativo e atencioso. Ao criar a sua conta, você tem acesso a tutoriais em vídeos que auxiliam no processo de familiarização com a ferramenta. Mas é bem simples: você basicamente clica, digita e arrasta. Sem códigos, sem complicações.Você pode usar o calendário na web, o que quer dizer que consegue divulgar posts do seu blogger ou tumblr. Mas a grande facilidade existe para os usuários de wordpress, usando o plugin oficial do CoSchedule – administrando seus posts e suas redes sociais ali dentro da dashboard.

sernaiotto-coschedule2O mais legal disso tudo é que você pode arrastar no seu calendário todo o conteúdo agendado! Posts das redes sociais, tarefas ou posts do blog – se quiser mudar a data, só arrastar.Ao editar um post no seu wordpress, uma seção do CoSchedule aparece em baixo do draft te permitindo agendar esse post nas suas redes em todas as datas que você escolher: no ato da publicação, no dia seguinte, na semana seguinte e em datas customizadas.Além disso, exibe um analytics com quantas vezes esse post foi compartilhado.sernaiotto-coschedule3Além de adicionar as divulgações em suas redes numa espécie de fila, a ferramenta permite adicionar tarefas dentro de cada conteúdo para você e sua equipe. Assim você pode organizar data de edição, revisão, fotos, quando publicar, divulgar e etc.Você tem controle total de tudo que precisa ser feito para publicar aquele seu conteúdo maravilhoso.sernaiotto-coschedule4A ferramenta permite visualizar os seus top posts, um ranking com os posts mais compartilhados nas redes sociais em um determinado período que você pode filtrar. Assim você pode ter um controle de quais posts precisam ser mais compartilhados e já agendar as datas de compartilhamento.

Um gostinho da agilidade

Você pode experimentar a agilidade e facilidade do CoSchedule, sem compromisso! A ferramenta premium e o preço varia de acordo com as suas necessidades – mas você pode se inscrever para 14 dias gratuitos. Eles não pedem cartão de crédito, viu? Você paga apenas se decidir continuar, que foi o que aconteceu comigo.Eu contratei o pacote básico que custa $15/mês – mas antes disso eu usei o trial por uns 20 dias e obtive suporte completo do Garret, o fundador. Antes de assinar, fiz uma listinha de prós e contras – e compartilho com você aqui em baixo:

Os motivos pelos quais eu pensei 2 vezes antes de assinar:

  • O preço em dólar (converter é preciso, né);
  • Não possui uma library de posts já agendados;
  • Não recicla posts nas redes sociais quando o calendário estiver em branco;

Eu acho que o que me fez pensar muito foi o dólar, o investimento se torna bem alto se você fizer a conversão. Eu também queria muito uma ferramenta que automatizasse a reciclagem de posts no calendário, mas isso é por pura preguiça mesmo. De qualquer forma, passei esse meu feedback para o pessoal do aplicativo e eles disseram que estão trabalhando nisso.

Os motivos pelos quais eu assinei o CoSchedule:

  • Calendário com drag and drop – eu arrasto tudo!
  • Agendamento rápido nas redes sociais;
  • Workflow facilitado – individual ou em equipe;
  • Reagendamento de posts antigos de forma fácil;
  • Compatibilidade com o WordPress;
  • Exibe as métricas de redes sociais;

Eu sempre sofri com minha agenda de divulgações: publicava o meu post mas tinha uma preguiça eterna de agendar em todas as redes para outros períodos. Esse calendário torna o processo tão babaca que eu já não consigo postar sem agendar divulgação para meses a frente. Isso me poupou um tempo danado e foi o principal motivo da minha assinatura.

Vale a pena?

Essa é uma pergunta que você mesmo deve responder após testar a ferramenta. Sério, testa!Você gostou do vídeo que eu fiz? Foi meu primeiro screencast e fiquei bem ansiosa para postar! Para receber mais tutoriais exclusivos em primeira mão, se inscreva no canal!Qual a sua ferramenta favorita para calendário editorial? Você usa o blog planner? Beijos!

Categorized in: