Nas dúvidas que mais recebo por e-mail, estão: como conquistar um público? Como ser lido? Como receber comentários e engajamento? Não é uma coisa tão simples, que pode ser respondida em um email, colocada em prática no mesmo dia e capaz de gerar resultados no dia seguinte. É um assunto muito intenso e profundo que requer tempo, paciência e muito esforço.Eu já falei um pouco sobre construção de público em 3 posts diferentes: construir público X angariar seguidores, definindo seu público ideal e real e como oferecer conteúdo gratuito para seu público.Hoje vou compartilhar 5 práticas que são bem importantes para a construção de uma comunidade.

Mas o que é uma comunidade?

Todo mundo gosta de fazer parte de uma comunidade que compartilhe dos mesmos interesses, certo? Não me refiro à grupos ou redes específicas. Me refiro à um grupo de pessoas com o mesmo interesse e que compartilham informações, dicas e são engajadas em uma causa.Por isso existem tantos blogs e grupos sobre diversos temas, que vão desde blogosfera e empreendedorismo a beleza, fotografia, idiomas – e até o armário cápsula.[bctt tweet=”Para formar uma comunidade engajada, você precisa ser você mesmo e fazer amigos!”]

1. Comente & responda comentários, sempre

Sei que muita gente lê e acompanha blogs porém não tem tempo pra comentar. Tá tudo bem! Mas uma comunidade é feita de engajamento e talvez você queria SIM comentar naqueles blogs que compartilham dos mesmos interesses que você. Foi comentando e respondendo comentários por aqui que eu fiz grandes amigos na web: todos com interesses em comum e que agora agregam muito valor na minha comunidade de blogueiros queridos.

2. Faça perguntas, sempre que possível

Eu já nem me esforço mais nesse quesito: aprendi que fazer perguntas aos amigos aqui no blog e nas redes sociais é muito mais eficaz do que o google, quando preciso de informações úteis. Sempre que eu termino um post com alguma dúvida – ou pedindo alguma opinião – sou bombardeada de informações, debates e conhecimento. Isso é uma comunidade. Mas para isso, você precisa de algumas coisinhas:

  • Humildade: você precisa de outras pessoas, sempre. Você é maravilhoso, mas não consegue chegar lá sozinho. Ter amigos e aceitar suas diferenças, opiniões e críticas é uma forma de crescer e aprender, constantemente. Mas você é maravilhoso, sim. E ser humilde não omite sua maravilhosidade, muito pelo contrário, te faz ainda mais humano, acessível, amigo e sábio.
  • Paciência: vai ter crítica, sim. Vai ter gente querendo sua atenção, sim. Vai ter mensagem às 3h da madrugada, talvez. Vai ter muita notificação. Vai ter opinião diferente. Respira fundo e tira proveito de TUDO que uma comunidade pode te oferecer!
  • Respeito: se você quer que as pessoas te respeitem como ser humano, faça o mesmo. Aceite críticas, respeite opiniões, respeite espaços. É regra básica da sociedade.
  • Senso de humor: pessoas bem humoradas e com jogo de cintura são excelentes líderes. Elas enxergam soluções em momentos complicados e sempre levantam a vibe das pessoas ao redor. E as pessoas gostam disso: terem suas vibes levantadas. Portanto, seja bem humorado e inspirador.
  • Autenticidade: seja sempre você mesmo. Pode parecer um conselho ridículo, mas não consigo contar nos dedos a quantidade de profisisonais que tentam seguir o caminho de outras pessoas, copiam sua escrita, suas fotografias, seus layouts, seu modo de falar. Ser você mesmo – originalzinho – vai te render grandes amizades. As pessoas vão gostar de você pelo que você é, acredite.

3. Faça amigos – e não seguidores

Bati na tecla da amizade várias vezes nos tópicos acima, mas vou reforçar: uma comunidade é feita de amigos que se aceitam, se respeitam e trocam informações para ajudar uns aos outros. Não tenha medo de fazer amigos na internet e escute as pessoas que te acompanham: elas tem tanto para te ensinar e acrescentar àquilo que você produz. Portanto, faça amigos![bctt tweet=”Seja positivo, as pessoas são atraídas por good vibes! “]

4. Networking

Faça encontrinhos com seus amigos blogueiros, pode ser um shopping, um bar, um piquenique. Participe de eventos da sua área: beleza, internet, fitness. Encontre as pessoas que estão te lendo atrás do monitor e você vai perceber que fica muito mais fácil fazer amigos – e que a relação entre você e sua comunidade fica mais estreita. Você pode:

  • Organizar o seu próprio evento do seu nicho;
  • Comparecer a eventos de marcas do seu nicho;
  • Organizar um piquenique de blogueiros;
  • Gravar vídeos com convidados;
  • Fazer fotos com amigos;
  • Fazer streaming com blogueiros e leitores;
  • Criar um chat opinativo no twitter com alguma hashtag específica;
  • Repostar fotos temáticas dos seguidores no insta;
  • Criar uma newsletter com presentes;
  • Interagir nas redes sociais e responder todo mundo que te menciona;
  • Criar grupo no facebook e convidar os primeiros amigos – não esqueça de convidar as pessoas próximas e depois deixar que o restante da comunidade participe se quiser;

5. Compartilhe a sua personalidade

E não tenha medo de ser vunerável ou de não saber as coisas. As pessoas podem te seguir porque você é um expert em determinado assunto, mas ninguém sabe tudo na vida e isso é absolutamente normal. Imagina o quão feliz aquele seu amigo vai se sentir ao te dar um conselho ou dica que você não conhece no seu campo de atuação?[bctt tweet=”Permita que sua comunidade se sinta útil ajudando uns aos outros – incluindo você!”]Seja SEMPRE você mesmo! E não esqueça que para ter uma comunidade você só precisa: começar.Que tal deixar um link pro seu grupo nos comentários, explicando sua comunidade pra que todo mundo possa participar? Beijos!

Categorized in:

Tagged in: