Eu tô numa vibe bem esquisita – o offline tá me consumindo tanto que eu tô sem forças para o online. Aproveitei essa vibe terrível e me desafiei a refletir: por que eu blogo? Então eu tô aqui nesse lindo blog day para te desafiar a refletir o mesmo.Já deixo o aviso de que não tô no meu momento mais criativo e esse vai ser o texto mais pobre que você vai ler na vida do sernaiotto.com. Foi mal aí <3
A Duds fez um post sobre a blogosfera atual que eu super recomendo a leitura (sério, clica na parada ai). Foi uma espécie de tapa na minha cara: eu sempre me cobrei demais por não conseguir estar presente o tempo todo no blog e não conseguir publicar todos os meus projetos com rapidez. Se eu deixo o blog largadinho por 7 dias, já fico com a cabeça revirando em culpa, me sentindo relapsa, péssima e tudo o que há de negativo.
Mas fica aqui uma pergunta: e daí? O que acontece de tão estrondoso se eu não atualizar o blog 3 vezes na semana além de perder o amô de uns 5 gatos pingados impacientes que provavelmente não me acompanham há anos e não me amam de verdade (CHATI)? Até porque, já passei por uns 20 hiatus e bloqueios ao longo desses 6 anos de blog e você – que realmente importa – nunca me abandonou.
Serei demitida? Não receberei pagamento? Tomarei bronca do chefe? É nesse ponto que eu quero chegar: a chefe sou eu (wow, what a badass). E que baita chefe chata essa que eu tenho. Mas tudo o que eu faço aqui é por amor, é por diversão, é porque lá em 2004 eu resolvi ver o que era isso de blogspot e acabei viciando.
Depois de 6 anos, o blog está se pagando (tava na hora, né queridinho) e tô podendo investir em ferramentas legais para facilitar minha vida – e a sua. Mas não me faz rica. Não me faz famosa.
Só me faz feliz.
Tô me dedicando de todo coração, me concentrando nele como se minha vida dependesse de criar um conteúdo fenomenal. Nunca levei o blog tão a sério como nesse ano de 2015. Cheguei a conclusão de que eu blogo para poder facilitar a sua vida, inspirar o seu trabalho, ajudar na sua organização, te deixar um tico mais feliz com minhas palhaçadas. Eu tenho esse compromisso com você.
Mas não é todo dia que tô de boas – como nesse momento. Tô sem pique para criar, sem ânimo para responder emails, sem forças para te tratar da forma que você deve ser tratado: com muito amô e muita gratidão. Então eu fico quietinha, buscando inspiração para poder voltar sempre pro seu monitor cheia de energia positiva.
Esse post foi um desabafo, uma carta para dizer o quanto eu amo você – que tá aqui lendo esse mimimi. Você alegra meus dias com shares, comentários, tweets, downloads. Você me motiva a ter ideias, a aprimorar meu conhecimento, a estudar, a desenvolver.
Eu blogo para você. E você: por que você bloga?
Nesse dia, indico todo mundo do meu blogroll para você visitar e deixar amô. E se você me indicou no seu blog day, deixa o link nos comentários que eu quero encher meu coraçãozinho e compartilhar com os amigos. Muito obrigada!
Se eu soubesse colocar um coração enorme e pulsante aqui, agora. Eu colocaria. Loma, você é maravilhosamente atenciosa! Nós sentimos falta de você, mas todo mundo entende, que blogar precisa de tempo, de inspiração, de paciência.Muito obrigada por trazer alegria e confiança para nossos dias!
Tô aqui imaginando seu coração. Muito obrigada! É por causa desse carinho que eu tento dar o meu melhor e criar coisas legais e úteis pra td mundo. Obrigada mesmo!
Amei!! Estav precisando de inspiração e vc me motiva sempre!!! Obrigada pela ajuda! Se puder dê uma olhadinha no meu blog Garota Ninja!! Bjos
Eu blogo porque me faz me sentir bem… Gosto de escrever e só agora tomei coragem pra digitalizar meus pensamentos….saber de aue algum jeito eu inspiro alguém ou faço alguém sorrir já é uma grande satisfação 🙂
Acho que a linha de pensamento é bem por aí mesmo: se você não pretende viver do seu blog e ele não é o seu instrumento de trabalho e sim, um hobby gostoso e agradável apenas, não tem porque ficar se cobrando de estar sempre inspirado e manter uma frequência certinha de postagens… Tem que aproveitar os momentos de inspiração e fazer tudo com muito amor e carinho, ainda que isso custe não postar todos os dias – e às vezes nem toda semana.Agora, se a pessoa decide que quer tornar o seu blog num trabalho e na sua principal fonte de renda, acho que tem que ter, sim, frequência nas postagens, um calendário etc.É por isso que até hoje eu ainda não ganhei dinheiro com meu blog… tenho medo dele deixar de ser um hobby gostoso para se tornar mais uma obrigação chata. Mas confesso que, ainda assim, me sinto meio culpada quando o abandono por mais de uma semana… Acho que faz parte, né? A gente pega um carinho pelo cantinho virtual e quer mantê-lo sempre atualizado… rsBeijinhos!Clá | blog Uma Garota Carioca
A gente sempre vai sentir essa culpa esquisita hahahaha sempre!
Oi Loooma! Ja sigo você a algum tempo e te digo.. você é minha inspiração (e apoio rs) para criar meu blog! Sigooo varias dicas suas e resolvi começar a bloggar.. mesmo sem você saber,obrigado pelo apoio 😀
fico mega feliz em poder ajudar de alguma forma! obrigada por acompanhar <3
Antes de começar, quero dizer que ainda bem que li alguns comentários, senão eu acabaria escrevendo muita coisa repetida hahaEu estava lendo o comentário da Ana e acabei me encontrando no que ela disse, é engraçado como as coisas hoje estão muito rápidas, tanto que as pessoas estão trocando coisas como os blogs pelos vlogs por exemplo, que é uma método bem mais rápido de interação.Quando decidi voltar com um blog, eu estava pensando mais em um momento de lazer do que em criar uma rotina, aquela pressão de sempre ter que agradar alguém. Eu buscava um momento tranquilo onde eu poderia desenvolver uma ideia e torná-la atrativa, com imagens e letras (traduzindo, uma festa haha). Se crescer, bom, será algo legal já que quero trabalhar na área de comunicação, mas se não crescer, também continuarei fazendo da melhor maneira que posso.Ainda mais que decidi voltar com o blog depois que conheci o Sernaiotto, tanto que meu tema eu encontrei nas suas indicações rs Parabéns Loma!
Fico feliz que o blog ajudou o seu retorno, de alguma forma. Acho que vc tá fazendo certinho: blogar por prazer e pela vontade de criar algo que te deixe feliz, é isso que importa! Obrigada pelo comentário 🙂
Amei o seu post.Me inspirou a faze o meu..heheO Seu blog é SUPER, HIPER, MEGA IMPORTANTE. Ele serve de apoio e guia para muitas blogueiras.Bjos.!!
obrigada por acompanhar <333
Olha, esse é o segundo post que leio essa semana sobre essa canseira da vida online, Loma. Engraçado que nós blogueiros sempre passamos por fases assim, né? Eu tento ficar tranquila com meu blog, mas a verdade é que, lá no fundo, também me cobro quando fico muito tempo sem publicar nada. E fico vendo esse monte de blogs atualizados diariamente e me bate uma canseira na mesma proporção que bate culpa. Vai entender.Outra coisa é essa mania terrível que a gente tem de se comparar com os outros. Muitas dessas blogueiras megas têm estilos de vida completamente diferente dos nossos. Não dá pra querer ser blogueira full-time-bem-sucedida-viajada-maquiada-non-stop quando se tem casa, marido, trabalho e filhos pra cuidar (no meu caso). E mesmo quem não tem isso tudo, sempre tem alguma coisa da vida real que é mais importante do que blogar, óbvio.Acho linda tua dedicação com os leitores. Mas sabe que acho que a gente bloga é pra nós mesmos. Se não for primeiramente por nós, acaba perdendo o sentido, no meu ver. Adorei tua reflexão! Vai viver a vida offline mesmo! E, quando sobrar um tempinho, volta aqui pra refletir e compartilhar tuas experiências. Essa troca é o que mais me fascina na internet.Beijo!
também notei isso, as pessoas estão cada vez mais cansadas! adorei seu comentário e fico muito feliz que entenda tudo isso! muito obrigada <3
Lominha, muitas vezes eu desisto de comentar aqui por sempre tem taanto comentário que eu acho que umzinho não vai fazer diferença. Mas o seu post foi tão lindo e cheio de amor que quis retribuir um pouquinho.”eu blogo para poder facilitar a sua vida, inspirar o seu trabalho, ajudar na sua organização, te deixar um tico mais feliz com minhas palhaçadas”. Você faz tudo isso pra mim! Seus posts e suas newsletter são nível “queria ter pensado nisso!”, acho tão genialmente simples e amigável!Leve o tempo que precisar por que eu vou sempre voltar ansiosa pra o seu “desbloqueio” criativo 🙂
Todo comentário faz uma diferença enorme, sabia? E inclusive o seu me fez mega feliz agora. Agradeço demais por tirar um tempinho para dar o feedback. <333 Aqueceu meu coração!
Eu me cobro tanto… caí aqui, descobri seu blog, amei muito…. essa postagem é tão oportuna! Eu tenho um blog que faço nos meus momentos de lazer – digo e repito que é terapêutico. Mas sou tão cobrada, cansa às vezes só que não dá para postar no mesmo ritmo que meninas que vivem de blogs, de ar e brisa fazem. Ao mesmo tempo acho que quanto maior meus hiatos melhor meu público fica. Acho que hoje as pessoas confundem blog x editorial x conteúdo x publicidade. Tudo se mistura porém ainda existem blogs que são autorais puramente. Amei muito seu estilo de escrita, seus posts, sua originalidade. Virei fã!
Own, que post pobre que nada, Loma! Tá bem honesto, isso sim. Eu te acompanho pelo Insta, e pelos ~doramas da vida~ sei que o ensino aí é puxado, fico impressionada é em como você tem conseguido trazer tantos posts legais e bem trabalhados ultimamente pro blog, com o tanto de coisa que deves ter pra fazer. Não se bitola com isso não, se não toda a diversão e alegria que você traz pro blog e pros seus posts vai ficar uma coisa forçada e isso vai se tornar chato, né? Relax! Que a gente te espera! <3Ps: te adicionei no meu blogroll porque não vivo sem esse blog aqui – ainda que seja uma péssima leitora que costuma não comentar D:
Cara, eu andei me perguntando bastante sobre isso nos últimos meses. Eu blogo desde 2012 e, nesse período, já fiquei algumas vezes desmotivada – acontece. Mas desde que me mudei pra Salvador tudo parece que ficou de cabeça pra baixo. Não só o blog foi questionado, como a vida inteira foi repensada de cabo a rabo. Até a faculdade entrou na dança. Por que diabos eu blogava? Eu não tinha a resposta. Nas últimas vezes tinha ficado quase automático, funcionando quase de forma mecânica.Agora eu vi que o problema, na verdade, não era o blog. Era eu. Era a minha vida, minha bagunça. E só enxerguei isso quando consegui começar tirar a sujeira de baixo do tapete e passar a organizar as coisas de verdade. E, agora, vendo desse ângulo, eu concordo com você. A gente bloga não é por nós mesmos, é pelo que existe no momento de compartilhar. Você expõe um pouco de você e a outra pessoa acolhe. Concorda, discorda, sugere… lê. Isso é o mágico de toda a brincadeira.Uau, escrevi um livro, rs.Beijos!
Como eu podia não indicar esse blog maravilhoso? <3http://cheirode-pipoca.blogspot.com.br/2015/08/blog-day-2015.html
Eu sou nova por aqui, então não tenho reparado os “sumiços”, mas cá entre nós, eu entendo perfeitamente, porque o blog para mim também é diversão. Claro que eu gostaria que ele crescesse, mas a raíz do negócio todo é a diversão mesmo, eu adoro fazer as fotos e/ou vídeos pro post, escrever, organizar as datas de publicação, matutar sobre o design dele.. enfim!Os que reclamam realmente são “uns 5 gatos pingados impacientes” (que inclusive não devem ter muito o que fazer da vida para se sentirem incomodados com isso btw) então.. who cares né? hahahaha!Enfim, como eu disse eu sou nova por aqui mas eu curti muito o seu cantinho 🙂
Acompanho seu blog a muito tempo e não deixo de amar não viu Loma? hahapode levar seu tempo, sei como é isso, também desanimei do meu blog esse ano, por motivos bobos de ficar me comparando a outras blogueiras, chutei essa vibe e voltei a escrever pq é isso que importa ♥
@Cecilia Mesquita, muito muito muiiito obrigada! sério <333
Lominha, vc está lá no meu bloguinho. Bjs no core:)
@jo coeli, obrigadíssima <3
Loma sua linda, pode escrever quantos mimimis você quiser que nunca irei te abandonar. Todo mundo passa por fases como essa, as vezes o mundo offine parece estar muito mais interessante que este aqui, mas isso passa. Assim como as vezes o mundo online parece mais atraente. Estou mentalizando muitas energias boas cheias de inspiração para você, não que eu ache que você precise.Quero aproveitar este comentário e te agradecer por existir e por se empenhar a nos ajudar sempre. Não sei se você sabe, mas não existe pessoa que mais me ajudou com o meu blog que você, por isso muito obrigado.Perdi de fazer o Blog Day, porque estava muito mal no dia, porém você é a primeira do meu Blogroll <3
Acho que a demanda de conteúdo todos os dias e todas as horas não é cobrada somente nos blogs, mas em tudo quanto é lugar, hoje em dia.As pessoas querem conteúdo novo todos os dias, seja músicas novas, filmes, posts, livros, textos… Me canso só de pensar nisso.Às vezes eu fico desesperada com meu próprio blog (também sou uma chefe exigente) e fico me cobrando de postar coisas cada vez mais legais, diferentes, novas… Mas ai me lembro que criei o blog por diversão e que estou passando dos limites me cobrando tanto assim.Então vou postar as coisas que eu gosto e crio e deixar a coisa rolar. O que tiver que ser, será e pronto. Sem muito estresse e cobrança.http://www.ooutroladodaraposa.com.br
@Raíssa, quando crescer eu quero ser que nem vc hahahaha <3 obrigada!
Lominha linda, nunca vou te abandonar!Bloqueios criativos acontecem e confesso que ultimamente tou dando muito mais ibope pra minha vida real do que pra vida online! Acho que tá super certo isso, de ficar mais tempo conectada na nossa vida real e tal. Acabamos passando muito tempo na frente de um computador, enquanto a vida tá ali acontecendo…Adorei teu texto e adorei o texto da Duds também (que eu peguei lá no Rotaroots!), e sim, eu te coloquei no meu blog day (que fiz atrasado mas fiz com carinho, hehe). Acho que se tu fizer alguma coisa tipo comentar, compartilhar ou qualquer outra coisa num post meu, vou chorar arco iris por uma semana! HUahauahuuhauha! Caso tu queira ver, o link é esse: http://www.biancaschultz.com.br/2015/09/blog-day-2015.html :)E eu? Eu blog por amor, pra compartilhar um pouco de mim com quem compartilha dos mesmos gostos que eu.Um beijo bem grande sua linda, fofa e querida!Blog Bianca Schultz
@Bianca Schultz Ramos, fico super feliz que gostou e agradeço muitão pelo link no blog day! <333
Oi Loma!Esse texto é mais que lindo, real e eu super apoio. E o legal é que você não está sendo a única a refletir sobre isso. Li outras postagens também que inspiram, que dizem que blogar por amor é mais que blogar por obrigação e se sentir bem com isso, trazendo um conteúdo que ajuda, é muito melhor que apenas “encher linguiça” e esperar os views, likes e comentários que vão acontecer!Amei tudo! Abraços.
@Divana, foi um desabafo bem sincero, fico super feliz que gostou. Tava com medo de ser mimimi demais, mas recebi um apoio tão gostoso que me faz lembrar o motivo de eu ter começado tudo isso. Obrigada!
Obrigada pelo amor e carinho Loma!!!Não se estresse tanto com sua frequência de publicação… seu blog é lindo, eu o amo demais e… semana sim, semana não, de vez em quando, to sempre fazendo uma visitinha aqui para ver seus novos posts! ^^ <3
@Rai Louven, fico super feliz pelo seu apoio <3 obrigada por acompanhar e não desistir do blog!
Que lindaaaaaaa!Adivinha? Tô num momento assim também, a inspiração me visita uma vez por semana e a correria todos os dias!Pensei no meu primeiro #blogday desde fevereiro e pergunte se eu postei?Mas acho que seu post me ajudou: preciso me reciclar. Refazer meus planejamentos e ser feliz!Beijão e volta logo Loma <3
@Beatriz Lopes, fico feliz que o post te ajudou de alguma forma! espeor que consiga se replanejar também <3
Espero que sua inspiração volte logo, Lominha! Não por nós estarmos, sei lá, aguardando por dicas ou freebies ou whatever, mas porque a gente quer te ver bem! E a gente não se importa de “ler esse mimimi”, de vez em quando também faz bem desabafar, né?Muita força e não se martirize por não postar 3 vezes por semana!
@Catarina Gomes, obrigada! Tô fazendo um trabalho mental para me lembrar que tá tudo bem não postar freneticamente hahahaha <3
(e você tá no meu post de blog day!)
Mas gente, que amor de post, Lominha!! =~~~~ Não te acompanho ha tanto tempo, mas olha, sinta-se abraçada.Também me sinto muito cobrada em relação ao blog e minhas redes sociais, além dos meus estudos em desenho. Quando a cobrança tá demais, rola um bloqueio, aquela sensação de que nada que você faz te agrada. E aí é a hora de parar.E se teve uma coisa que eu aprendi quando precisei fazer uma pausa de um mês, esse ano, é que as pessoas que realmente se importam contigo entendem e ficam de boa. Então vamo se focar nessas pessoas, Lominha, respirar fundo e dar tempo pras coisas se assentarem.Um beijo, sua linda, e obrigada por nos inspirar sempre ♥
@Juliana Rabelo, tô exatamente dessa forma: nada do que eu faço me agrada! Seu comentário aqueceu meu coração, pois eu sei que vc tá certa: quem importa mesmo, entende. E eu blogo para vcs, as pessoas q importam. Então, vou me remodelar, ir com calma. Acho que logo tudo passa hehe