Por que você bloga?

Loma Sernaiotto

skincare
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá. Publicitária, tatuadora cosmética. Blogueira há 15+ anos. E muito feliz em ter você aqui.

Receitas
Blogosfera
Wellness
Viagens
leia também:

loma sernaiotto


PQ-VC-BLOGA.jpeg

Eu tô numa vibe bem esquisita – o offline tá me consumindo tanto que eu tô sem forças para o online. Aproveitei essa vibe terrível e me desafiei a refletir: por que eu blogo? Então eu tô aqui nesse lindo blog day para te desafiar a refletir o mesmo.Já deixo o aviso de que não tô no meu momento mais criativo e esse vai ser o texto mais pobre que você vai ler na vida do sernaiotto.com. Foi mal aí <3


tumblr_ljxqe1f8qn1qgkke4

A Duds fez um post sobre a blogosfera atual que eu super recomendo a leitura (sério, clica na parada ai). Foi uma espécie de tapa na minha cara: eu sempre me cobrei demais por não conseguir estar presente o tempo todo no blog e não conseguir publicar todos os meus projetos com rapidez. Se eu deixo o blog largadinho por 7 dias, já fico com a cabeça revirando em culpa, me sentindo relapsa, péssima e tudo o que há de negativo.

Mas fica aqui uma pergunta: e daí? O que acontece de tão estrondoso se eu não atualizar o blog 3 vezes na semana além de perder o amô de uns 5 gatos pingados impacientes que provavelmente não me acompanham há anos e não me amam de verdade (CHATI)? Até porque, já passei por uns 20 hiatus e bloqueios ao longo desses 6 anos de blog e você – que realmente importa – nunca me abandonou.


tumblr_mps6nyk5291qgux9ko1_500

Serei demitida? Não receberei pagamento? Tomarei bronca do chefe? É nesse ponto que eu quero chegar: a chefe sou eu (wow, what a badass). E que baita chefe chata essa que eu tenho. Mas tudo o que eu faço aqui é por amor, é por diversão, é porque lá em 2004 eu resolvi ver o que era isso de blogspot e acabei viciando.

Depois de 6 anos, o blog está se pagando (tava na hora, né queridinho) e tô podendo investir em ferramentas legais para facilitar minha vida – e a sua. Mas não me faz rica. Não me faz famosa.

Só me faz feliz.


tumblr_m2pngaj67z1qzpjy7o1_500

Tô me dedicando de todo coração, me concentrando nele como se minha vida dependesse de criar um conteúdo fenomenal. Nunca levei o blog tão a sério como nesse ano de 2015. Cheguei a conclusão de que eu blogo para poder facilitar a sua vida, inspirar o seu trabalho, ajudar na sua organização, te deixar um tico mais feliz com minhas palhaçadas. Eu tenho esse compromisso com você.

Mas não é todo dia que tô de boas – como nesse momento. Tô sem pique para criar, sem ânimo para responder emails, sem forças para te tratar da forma que você deve ser tratado: com muito amô e muita gratidão. Então eu fico quietinha, buscando inspiração para poder voltar sempre pro seu monitor cheia de energia positiva.


d0a53567048b6f1b3b9f87a6fb762270

Esse post foi um desabafo, uma carta para dizer o quanto eu amo você – que tá aqui lendo esse mimimi. Você alegra meus dias com shares, comentários, tweets, downloads. Você me motiva a ter ideias, a aprimorar meu conhecimento, a estudar, a desenvolver.

Eu blogo para você. E você: por que você bloga?

Nesse dia, indico todo mundo do meu blogroll para você visitar e deixar amô. E se você me indicou no seu blog day, deixa o link nos comentários que eu quero encher meu coraçãozinho e compartilhar com os amigos. Muito obrigada!

setembro 1, 2015

comente aqui!

  1. Aria disse:

    Eu blogo pra mim por não ter público hueh Amei seu testo e principalmente o que te inspirou a escrever. Eu não pretendo virar blogueira profissional e nem ser paga pra divulgar etc, me sinto mal se não posto durante muito tempo… Acho que é assim mesmo. <3 Lindo lindo lindo demais seu blog, os detalhes de suculenta, perfeito!

  2. Thais disse:

    Vou falar uma coisa que pode parecer muito feia (vou tentar me explicar), mas eu comecei a blogar para mim também, de uns tempos para cá.Eu gosto muito de ajudar as pessoas. Acho que você sente o mesmo. Saber que o que você escreve ajuda, de certa forma, é muito legal. Mas chega um momento que você percebe que nem todo mundo está a fim de ser ajudado. Faz parte.Aí você começa a se perguntar se vai responder à pressão. Faça mais posts! Faça menos posts! Escreva mais sobre isso! Escreva mais sobre aquilo!Eu confesso que durante muito tempo quis agradar todo mundo. E confesso ainda mais que continuo fazendo isso… Mas eu aprendi também, de uns tempos para cá, que se euzinha não estiver feliz com o que estiver rolando, melhor nem ter blog.E aí penso: se for para não ter blog, não ter leitores, não ter nada, então prefiro fazer do meu jeito, porque é algo que eu amo fazer e não me imagino sem. Foi como a Rê Vitrola falou ali em cima: eu amo esse negócio. Faz parte de quem eu sou.Foi quando eu voltei a blogar para mim também que eu voltei a escrever com mais vontade e amor novamente. Nos últimos anos, apesar de sempre curtir meu blog, tinha muito mais a ver com pressão que com amor.Eu acho que é muito importante essa troca de ideias entre blogueiras do bem <3 porque esse "mercado" é revivido diariamente por todas nós.Obrigada por levantar a discussão.Bjs

    • Loma disse:

      @Thais, não achei nada feio! Na verdade, eu vivo nesse constante dilema de querer agradar todo mundo e acho que é isso que tá me bloqueando: não tô agradando mais a mim mesma. Mas olha, vc continua mandando muito bem nas suas dicas! Parabéns pela iniciativa de focar no seu blog por prazer, vou me inspirar e fazer o mesmo. Obrigada!

  3. Eu blogo por amor e pra mim, porque amo compartilhar minhas experiencias sem obrigação com ninguém. E admiro pessoas como você que também blogam com amor e por você, sem obrigação de conteúdo de torna os blogs mais dos mesmo sabe?

  4. Marcela disse:

    Vou te dizer que eu fui fazer as contas e descobri que eu também ando por essas coisas de blogs há uma boa década :O e, honestamente, eu tenho a sensação de que naquela época tudo era mais fácil. Era realmente um diário, ninguém tinha nada pra provar pra ninguém, e também não era um ambiente competitivo. Hoje em dia você bem viu, um blog grande fica uma semana sem postar e já perde seguidores, e os blogs menores (força timeee!) tem que fazer altas tretas muito loucas pra começaaaar a ter um público fixo – e te contar! Isso é bem mais difícil aos vinte do que aos dez! hahahaha Saudades época de postar o que rolou na escola, novidades da banda teen do momento e candy dolls feitas online. E relaxe com o intervalo maior entre um post e outro, porque quando dá saudade a gente fuça os posts antigos <3

  5. Oi loma, adorei o seu post! Acho que a pior parte é quando vc começa a fazer algo por diversão e aquilo se torna uma obrigação. Porque se você não fizer alguém vai reclamar. Deixei meu blog de lado por 3 meses seguidos por conta dos estudos e resolvi voltar pq sentia falta. Acho que isso é que importa, fazer algo por que você se sente bem fazendo. http://falamaya.blogspot.com.br/

  6. Mariana Fieri disse:

    Que lindeza de post! Eh isso aí. Eu mal comecei mas fico me cobrando tbm por nao ter conseguido postar com a frequencia q eu queria… Adorei seu post loma! Bjos!!

  7. Bruna disse:

    Loma, que post mais lindo! Seu blog é lindo e saber o porque você bloga é mais lindo ainda. Me senti importante hahahaQuando li o titulo a primeira coisa que me veio a cabeça foi “Eu blogo para compartilhar meus gostos, minhas fotos, meu dia-a-dia, e para poder ajudar de alguma forma a pessoa que estiver lendo” e é realmente isso. Amo compartilhar minhas fotos no blog, um lugar legal que visitei, um livro bom que li e também dar dicas, para ajudar quem estiver lendo.Eu faço post indicando instas e blogs e nunca aviso a pessoa 😡 mas já que você pediu para avisar, eu te coloquei no meu post do blog day ♥

  8. Que post mais lindo! <3

  9. Lívia disse:

    Engraçado que tem gente que acha que o bloga vai ~lucrar~ em dois ou três meses. Não que não aconteça mas, veja bem o quão fodástico é seu blog e só agora está se pagando.E eu tbm prefiro ficar quietinha no meu canto qdo acho que não vou dar carinho o suficiente pras pessoas.Eu blogo porque é uma terapia. E é uma coisa deliciosa poder ler que ajudei alguém ou que alguém se identificou com o que escrevi. Blogo pela interação, pela essência…Um beijo, Loma!

    • Loma disse:

      @Lívia, pois é, investi tanto tempo, esforço e cash e só agora ele se banca, mas veja bem: sempre investi nele pois é algo que amo fazer. É como pagar uma aula de natação ou fazer compras, a diferença é que to pagando um servidor hahahaha <3

  10. Midori disse:

    Você bloga porque você é maravilhosa, Lominha! ♥Eu também super ficava me cobrando para manter uma frequência de posts, mas fui percebendo que, se não for para publicar um conteúdo que realmente me deixe satisfeita, e que eu gostaria de ler, é melhor dar um tempinho, e ir buscando inspiração até que fique do jeitinho que eu quero.E é claro que eu te indiquei no meu blog day! 🙂

  11. Luddie disse:

    Você é uma linda, Lominha.Esse ano não fiz post pro blog Day, mas na minha listinha do ano passado seu blog obviamente estava (e estaria se tivesse feito outra esse ano. rs). Amo seu blog! <33333Beijoos

  12. Nique disse:

    Muito amor esse seu blogroll, e claro que vc faz parte do meu blogroll tb <3

  13. Veron Campos disse:

    Amei o post e quase morri de tanto rir da sua cara. Você é ótima!<3

  14. Bianca disse:

    Oh Lominha! Que coisa linda! Sempre estarei acompanhando a famosa Lominha com suas dicas maravilindas para o meu bloguinho! Relaxa, bad vibes passam e a sua vai passar logo.Beijo!

  15. Wanila disse:

    Como assim texto mais pobre? Foi um texto sincero e lindo!

  16. Eric Hayashi disse:

    Amamos por você blogar por nós <3 E depois de 7 anos blogando, acho que além de blog por gostar, tem muito de você mesma. Fazer por ti, porque te faz bem! :)E neste Blog Day, indiquei você \o/http://vimh.co/2015/08/blog-day-2015-e-6-blogs-que-voce-precisa-conhecer/

  17. BA MORETTI disse:

    ai lominha as vezes eu super passo por isso e me cobro demais :~ mas faz parte né? a gente gosta tanto disse que parece faltar algo quando não damos as caras. só que é como tu disse, nem sempre a gente tá na vibe e ó, tá tudo bem também.sinta-se abraçada que esse cafofo é amor demais e a gente te entende ♥

  18. Re Vitrola disse:

    Eu sou bem desencanada com isso também Lominha, sempre fui. Eu gosto pra valer e fim, sabe? Pq me faz bem, pq eu gosto de compartilhar as coisas e não gosto de guardar só pra mim. E é por isso que até hoje meu blog não aborda de um assunto em especial (vai indo o que dá vontade de postar), é por isso que até hoje não criei calendário nem nada.E eu amo blogs assim como o seu.Um beijo,Re

  19. izabella disse:

    Tá xôxo mas tá lindo!Seu blog é magnifico, recheado de coisas super bacana pra gente que é novinho na blogosfera.♥

  20. Anna Carla disse:

    Querida!Que post maravilhoso…Sabe, o texto da Duds no Medium me colocou pra pensar também, ano que vem meu blog completa 10 anos e, mesmo depois de ter me atualizado um pouco, ter feito alguns cursos (o seu inclusive) estou voltando às origens. Como eu comentei lá na Duds, tem que ter amor envolvido se não, não vale a pena, ainda que se ganhe dinheiro com isso.Indiquei você no meu blog day, segue o link: http://cadernodecabeceira.com/2015/08/21/blog-day/beijocas!

    • Loma disse:

      @Anna Carla, foi uma delícia poder te conhecer e acho inspiradora a forma como vc leva seu blog, sempre cheio de amor, orgulho e dedicação, mesmo com uma família linda para cuidar, além de seus negócios. Obrigada por ter entrado no meu blogroll hahaha <3

  21. Olá Loma!Existem momentos em nossa vida que é mesmo necessário dar uma pausa, colocar a cabeça para pensar em NADA. Só assim somos capazes de seguir adiante. Eu tive um período de depressão e depois disso resolvi não me cobrar tanto quanto antes. Não vale à pena. Se não estou bem, largo tudo e vou andar sem compromisso, correr loja, como dizemos aqui, vou dar pernada. E olha que às vezes isso dura dias.Tudo isso só pra te dizer: Não se cobre tanto. Você é muito especial para todas nós blogueiras independente de qualquer coisa.Um beijão!Ah, te indiquei lá no Vida que Segue.

    • Loma disse:

      @Neli Carpinter, acredita que também já passei por uma depressão? E acho que não aprendi nadinha com ela: continuo me cobrando demais, em todos os setores da vida. Obrigada pelos conselhos – e pelo link! Vou lá dar uma olhada <333

  22. Maki disse:

    Ahhh Lominha, que amor! Sério,eu AMO (de verdade, em caps) os seus posts e não me importo nem um pouco quando você faz hiatus. É normal, sabe? Nem sempre a gente tem pique pro online. Ele cansa mesmo (eu sei bem). E às vezes o offline tem um pouco mais a oferecer e o legal é que depois você pode usar os momentos mais legais como inspiração pro blog! Arrasa gata! Ninguém cobra nada a não ser a sua felicidade por aqui! <3

  23. Iandara disse:

    Loma, te acompanho desde o inicio de 2015 e digo que sou leitora assídua do Sernaiotto.Tenho um blog também e sou uma chefe bem chata, mas eu tenho uma outra vida além daqui e entendo perfeitamente o que você quer dizer nesse post..E olha só: eu não vou deixar de ser sua leitora, aliás, é melhor ainda quando vejo que tem post seu por aqui, pois sei que sempre virá coisa boa!O lance é se cobrar menos e fazer por amô, como você diz hehehe..Muito sucesso pra você Loma e mais ainda: que a felicidade reine, sempre! ♥

  24. Kaio disse:

    Até hoje eu não consegui definir uma categoria “única” pro meu blog, porque eu escrevo meus textos aleatórios e coloco lá, por isso é difícil definir. Não é só um blog de escritor, mas também não é só sobre comportamento e nem lifestyle, por isso fica difícil responder porque eu blogo. Talvez seja por isso que não consigo levar ele muito a sério.Mas tentando responder à pergunta: talvez eu blogue pra tentar achar minha voz como escritor e pra fazer com que as pessoas possam se identificar nas minhas loucuras. Ou perceber que não, não se identificam nem um pouco hahaha. E, no fundo, no fundo, também é por amor, vai…

    • Loma disse:

      @Kaio, mas vc chegou num ponto interessante: definir o que seu blog é não define o motivo para blogar. Independente dos assuntos que aborde, vc bloga por um motivo: achar sua voz como escritor e gerar identificação com o público. Espero que leve seu blog mais a sério – não no sentido de ficar maluco com ele, já que ele deve te divertir. Mas leve a sério como algo que vc faz de coração, independente do nicho. Beijos!

  25. Ana disse:

    Loma meu amô, eu mencionei você no Blog Day, deixo o link: http://amorticinio.blogspot.com.br/2015/08/blog-day-2015.htmlCoisa linda <3

1 2 3

Deixe seu comentário

vem com

a Lominha:

leia o

blog

conheça a

urglow

compartilho meu lifestyle com (cons)ciência na internet mais perto de você ;)

receba meus

emails