Eu já dei dicas sobre como definir o seu público, lembram? Hoje eu vou falar sobre uma estratégia pouco explorada pelos blogs brasileiros – que é capaz de fidelizar o seu leitor. Vai parecer óbvio, mas eu aposto que você nunca investiu nisso ou está começando apenas agora. Mas… você oferece conteúdos exclusivos e gratuitos pro seu leitor?

Numa blogosfera não tão distante…

Vou bancar a tia e contar uma historinha pra vocês: no auge dos tempos dourados da blogosfera, quando a gente votava pelos backstreet boys no disk mtv, postava sobre nosso cotidiano e usava layouts com bevel and emboss, o conteúdo gratuito era chamado de freebie. E quem disponibilizava freebies, meus amigos, era sucesso!

Tinha template shop, javascript, hacks, cursor que expelia coisas, doll maker. Tudo era criado por gente como a gente que fuçava nos htmls da vida e criava conteúdo para as pessoas poderem usufruir gratuitamente. Posso afirmar uma coisa para vocês: todos os blogueiros que criavam freebies naquela época viraram publicitários, social media ou designers construíram um público que os acompanha até hoje, como é o meu caso com a Lia, a Tamara e a Marina, por exemplo.

Eu consigo público com freebie?

Sim e não. Pode parecer egoísmo esse conceito de criar e distribuir coisas em prol da fidelidade do seu leitor, e é mesmo. Mas não é isso que eu estou defendendo aqui, abigos. Você não deve criar uns freebies ai para conseguir acessos: nananinanão.

O que eu tô tentando dizer é: crie um conteúdo muito útil, que tenha TUDO a ver com seus ideais e tudo aquilo que você fala, que faria uma baita diferença no seu cotidiano e, consequentemente, no cotidiano do seu leitor. Isso vai atrair as pessoas que tenham afinidade com você, e é isso que a gente quer.

Um bom exemplo são os freebies que eu crio: o planner de divulgação foi criado para o meu uso. Eu precisava disso pra me organizar e… por que não disponibilizar e ajudar as pessoas? Eu tenho mania de organização e adoro evitar processos burocráticos e automáticos, por isso estou sempre tentando criar ferramentas que me auxiliem. Como coisa boa deve ser compartilhada, eu tento trazer tudo o que eu crio pra cá!

De quando eu comecei a disponibilizar freebies e conteúdo bem estruturado e gratuito, meus acessos triplicaram. Mas muito mais do que isso: recebo emails todos os dias de pessoas que estavam desistindo de blogar e que hoje criam conteúdo com facilidade e focam em sua criatividade, enquanto o planner faz o resto.

Fica a dica: não crie para angariar números, mas crie para compensar aqueles que te acompanham e gostam das mesmas coisas que você. <3

O que criar, então?

Ah, essa é a parte mais divertida! Um blog consiste em informação e entretenimento gratuitos, certo? Então tente encontrar formas inovadoras de entregar aquilo que o seu leitor adora em você e no seu blog. Você pode oferecer:

  • wallpapers: eu adoro baixar e crio um novo todo mês!
  • calendários: digitais ou printables, fazem toda a diferença;
  • templates: de blogs, de apresentações, de mídia kit, de ebook, da vida;
  • moldes: de costura ou de projetos manuais.
  • projetos DIY: um passo a passo ilustrado ou um livro?
  • receitas para imprimir: cards em PB ou coloridinhos pra colar no livro de receitas.
  • ebooks: de todos os temas, de todos os tipos.
  • planners: financeiro, familiar, para o seu blog, para a sua viagem
  • cartões para imprimir: de natal, aniversário, páscoa.
  • tudo que as pessoas possam usar em suas artes, brushes, actions, fontes, etc.

Qualquer material – seja digital ou printable – que vá além dos posts tradicionais do seu blog é uma forma de mimar e inspirar o seu leitor. Agora me conta: você já criou algum freebie no seu blog?

Não esqueça de deixar o link aqui pra todo mundo!

Categorized in:

Tagged in: