0

ORGblog 21: crie um mídia kit

ORGblog 21: crie um mídia kit

O ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto.

sernaiotto-orgblog-21-midia-kit

Já baixou o aplicativo do blog? Baixe no seu Android ou iOS e receba dicas exclusivas para o seu blog direto no celular.

Vocês pediram e aqui está: hoje vamos falar sobre como criar o seu mídia kit básico. Quais informações são essenciais? Quantas páginas precisa ter? Quais métricas exibir? Confira algumas dicas para desenvolver o seu mídia kit – com direito a um freebie super bacana lá no final do post.

Para que serve o mídia kit?

O mídia kit é uma coleção de informações sobre o seu website ou blog,  que explica todo o seu trabalho, quem é você, os seus resultados e as oportunidades do seu conteúdo. É usado para conseguir patrocínios e parcerias com marcas.

O mídia kit deve ser bem resumido e informativo: insira os dados necessários, de forma curta, visual e objetiva. A maioria dos blogs e sites disponibilizam seus mídia kits em um PDF – mas conheço quem use uma página estática do site ou até mesmo um vídeo. O formato deve ser aquele com o qual você se sinta mais confortável.

Sernaiotto - sobre o Midia Kit

Apresentar um mídia kit bem estruturado é uma forma de mostrar o seu profissionalismo – se você tem a intenção de monetizar o seu espaço.

Acho que eu não preciso entrar no detalhe ético de anunciar em blogs, né? Vale reforçar: sempre – SEMPRE – sinalize uma propaganda em seu blog. Anúncios disfarçados são ilegais e, diga-se de passagem – oportunistas e antiéticos.

Um mídia kit é um resumo de quem você é e o que você faz – é a sua propaganda!

O que colocar no seu mídia kit?

Antes de dividir o mídia kit em pedaços, vou listar algumas dicas importantes que você não deve esquecer. Para ficar mais fácil, reuni em uma imagem para que você possa pinar, compartilhar, favoritar ou até mesmo imprimir e colar na agenda:

Sernaiotto - dicas para seu mídia kit

Então vamos ao que interessa: comece com o básico – se esse for o seu primeiro mídia kit. Com o tempo, vá adicionando informações que você considera importante divulgar sobre seu blog. Todo mídia kit deve conter:

1. Introdução

  • O logotipo do seu blog;
  • Informações sobre o seu blog: o nome, data de criação, frequência de postagens, seu público;
  • Informações sobre o autor: inclua informações muito breves sobre quem é você (e se há colaboradores no blog). Fale sobre sua experiência no tema em que você aborda;
  • Informações sobre o mercado: o seu nicho e as categorias que aborda;

2. Audiência & perfil

Para convencer um possível cliente, é preciso mostrar dados concretos de suas estatísticas – sem aumentar, viu? Na última edição do ORGblog você encontra dicas sobre quais métricas monitorar. Nessa parte do mídia kit você pode adicionar:

  • Informações básicas do blog: Visitas únicas, pageviews, perfil geográfico dos acessos, Google Page Rank, Alexa Rank e estatísticas determinadas para um período. Eu costumo analisar um mês de estatísticas, geralmente o anterior a data que eu crio o mídia kit. Esse período deve estar bem claro no seu texto. Abuse dos gráficos!
  • Redes sociais: Aqui você informa quantas pessoas te segue em cada rede e, se possível, um perfil demográfico de cada uma. No facebook essa informação é fácil de encontrar no Insights.

3. Serviços, preços & benefícios

Não esqueça do apelo visual: nessa área você pode usar gráficos, tabelas, cores ou até mesmo exemplificar os formatos de anúncio usando um print do seu layout.

  • Formatos que você disponibiliza para anúncio: Banner na sidebar (e tamanhos), banner no topo (geralmente 780×90), post patrocinado, sorteios patrocinados. Escolha os formatos com os quais você se snete confortável – sem prejudicar o seu conteúdo e a usabilidade do seu leitor.
  • Preços: Exibir os seus preços é opcional, eles podem variar conforme o tipo de serviço, o tempo estimado e outras razões. Você pode precificar serviços fixos, como o banner por um determinado período na sua sidebar. Serviços customizados, que requerem determinado tempo e expertise (como fotografias, por exemplo) podem ser precificados sob orçamento. Vai de cada um
  • Os benefícios que você pode oferecer: Seu mídia kit é a sua propaganda, portanto, seja honesto e criativo. Explique para o potencial cliente os benefícios de anunciar com você. Seus posts são aprimorados para search engine? Isso é um baita diferencial. Sempre que publicar um post, você divulga nas redes? Anote isso também!

Template para download

Para facilitar um pouquinho, eu criei um modelo de mídia kit super básico em PPT: você pode editar as informações do seu blog, customizar e salvar como PDF se quiser.

O arquivo está em .pptx e para baixar basta clicar aqui!

No meu painel do Pinterest eu costumo pinar alguns exemplos de mídia kit que eu acho o máximo!

Curso de mídia kit

Ainda tá inseguro? Relaxa: o curso de mídia kit foi desenvolvido especialmente para você, que está inseguro e nem sabe por onde começar a monetizar seu blog, quais valores cobrar ou como oferecer seus serviços. Chegou a hora de deixar o medo pra trás e finalmente transformar o seu blog naquilo que você sempre desejou!

Vamos criar o seu mídia kit juntos, seguindo um passo a passo bem intuitivo e didático. Você não precisa ser designer e nem ter um milhão de acessos! Você só precisa ter um blog, vontade de aprender e muito potencial para crescer.

Não esqueça de compartilhar com os amigos, hein?

Loma

De Santos (SP) morando na Coreia do Sul. Publicitária, blogueira há 13 anos & idealizadora do ORGblog. Quer me stalkear?

46 comments

Leave a comment
  1. Gi Santos

    9 de junho de 2014 at 19:23

    Ai que gostoso voltar pra blogosfera com umas dicas completas destas. Loma, você está sendo a salvação de muitas vidas. Muito obrigada! Já fiz meu Download! Beijos.

    • Loma Sernaiotto

      9 de junho de 2014 at 20:20

      fico muito feliz, Gi! obrigada!
      boa sorte no seu retorno e seja sempre bem vinda <3

  2. Priih

    9 de junho de 2014 at 21:54

    Mulher, mas você ta destruidora mesmo hein?!
    Além de amiga se tornou praticamente a minha guru da blogosfera! <3
    Seu post está maravilhoso, super bem explicado, fácil de entender e o design ta lindimais! Dá de 10 à 0 em muito estudante de design por aí! (e não tô puxando o saco, é sério). Inclusive acho esse "pay with a tweet" justíssimo e ainda é um presente, se comparado com a sua dedicação e boa vontade em ajudar os outros.
    Ta de parabéns, vc é sucesso garantido! <333

    kissu, musa ;*

    • Loma Sernaiotto

      9 de junho de 2014 at 22:11

      CHORANDO! Ler isso de uma designer é tão gratificante!
      A parte mais gostosa é saber que o pessoal tá curtindo, usando e botando pra quebrar nos blogs por ai <3
      E essas amigas que a blogosfera me deu, AH, isso não tem preço! Obrigada pelo apoio de SEMPRE!!!!
      A sua opinião significa muito mesmo pra mim, chingu <3
      Beijas!

  3. Camis

    10 de junho de 2014 at 09:27

    Fala sério, ein? Que p*ta conteúdo bacana que vai ajudar muita gente <3 Parabéns, Lominha! Já baixei a minha versão, espero em breve ter dados suficientemente bons para disponibilizar o mídia kit no meu blog =)

    Beijos!
    PS: imagina o bônus do #ORGblog :P

    • Loma Sernaiotto

      10 de junho de 2014 at 14:10

      Eu sou daquelas que acredita em um conteúdo bom e em público fiel, nunca levei a sério o número de acessos. Quando você achar que conquistou um público amigo, se joga no mídia kit. ;)
      Fico feliz que gostou, obrigada pelo apoio! <3

  4. Rubia

    10 de junho de 2014 at 14:44

    Advinha quem favoritei todos os posts dessa série? Conheci você pela Rê do Mulher Vitrola e já estou amando seu blog todo.
    Apesar de eu estar um bom tempinho na Blogosfera, desde 2006, só depois de um ano que criei o Nosferotika que resolvi monetizá-lo. E sabe quando você não tem ideia de onde começar? Agora eu tenho! <3
    Brigada!

    • Loma Sernaiotto

      10 de junho de 2014 at 15:21

      hahaha obrigada por acompanhar, eu adoro a Rê e muita gente linda vem das indicações dela!
      adorei a proposta do seu blog, adoro maquiagem gótica e já fui muito mais fã de metal do que sou hoje HAHAHA
      boa sorte! se tiver qualquer dúvida, grita aqui! bjos ;)

  5. Min

    10 de junho de 2014 at 15:08

    Annyon! (Estudei coreano por uns meses numa escola em SP.. XD)

    Blog = “ipuda” (voz) :D

    Poxa, adorei a explicação, já fiz o download, mas não tenho idéia quando (e se um dia) vou usar… Mas valeu³³³! *o*
    Projeto mega bacana e que está me ajudando a lot e me fazendo focar mais no blog, com mais prazer em si. ^_^

    XoXo

    • Loma Sernaiotto

      10 de junho de 2014 at 15:18

      fico feliz que o ORGblog esteja ajudando! <3
      volte sempre e 감사합니다! ;)

  6. Amanda Inácio

    10 de junho de 2014 at 22:54

    Amei demais, Loma! Sinceramente, essa sua série é a melhor coisa que já vi na blogosfera desde os layshops (lembra deles? Haha!)
    Mas eu tenho sérias dúvidas com o mídia kit.. Tipo, o que eu faço com ele? Haha. Eu devo enviar para potenciais anunciantes ou eu só mando um email primeiro e depois envio se eles pedirem? Ou eu não devo nunca abordar anunciantes e esperar que eles me procurem?? Meu blog está com uma média de 1200 visitas diárias, eu já tenho potencial para conseguir anunciantes? – porque eles raramente me procuram..
    Outra coisa que eu nunca sei é o preço.. Ninguém nunca é muito direto nisso, já enviei orçamento para alguns anunciantes que me procuraram mas eles nunca retornaram, aí fico pensando se estou cobrando demais, ou de menos, sei lá..
    Essas coisas já estão me deixando meio desmotivada pq eu amo o meu blog, gasto umas 8h por dia nele e quero muito conseguir fazer disso o meu trabalho..
    Aaaah, desculpa ficar enchendo! >.<
    Beijos, linda!

    • Loma Sernaiotto

      11 de junho de 2014 at 00:45

      Vamos dizer que cada tarefa que eu publiquei aqui é uma versão bem resumida de cada assunto? Vem conteúdo MUITO mais explicativo e completo por ai. Vou explicar sobre precificação com muito mais detalhe e inclusive ensinar uma fórmula para calcular que você pode usar, caso esteja insegura.

      Só mais um pouquinho, tá? HEHE

      Pela frequência de postagens e pela qualidade do seu conteúdo, eu indicaria esse primeiro passo, sim. Envie um e-mail para uma marca que goste explicando quem você é, sobre o que é o blog e se poderia receber notícias da marca.

      Não peça por parcerias e nem envie o mídia kit ainda. Você precisa que a pessoa do outro lado perceba a sua educação, o seu interesse e que clique no seu blog por vontade de conhecer. No ORGblog 19 eu falo mais sobre networking. ;)

      E você não enche jamais!
      Bjos!

  7. Priscilla Aitelli

    11 de junho de 2014 at 14:06

    Meninaaaaa!
    Que ótimo que te achei!!!
    Agora não largo mais teu blog com essas dicas MARAVILHOSAS!!
    Vou ler de cabo a rabo!!!
    Grande beijo e obrigada por compartilhar!!
    Pri Aitelli

    • Loma Sernaiotto

      11 de junho de 2014 at 18:16

      obrigada, espero que as dicas te ajudem! <3 beijos

  8. Carol Cruz

    15 de junho de 2014 at 22:26

    vc estuda coreano *o* eu tbmm ^^

    • Loma Sernaiotto

      16 de junho de 2014 at 13:08

      estudo por conta própria, e você? adoro! <33

  9. Pingback:

  10. Stella Mota

    19 de junho de 2014 at 00:16

    adoro essa tag… de utilidade pública (da net)
    ainda assim, sinto que meu blog precisa crescer um pouco mais antes de montar um mídia kit.

    Você acha que vale a pena “queimar largada” com mídia kit se não há muita informação relevante de visualizações, por exemplo?

    beijos
    http://acessoriosecafeina.com

    • Loma Sernaiotto

      19 de junho de 2014 at 14:36

      Você deve criar um mídia kit quando achar que é a hora certa e se sentir segura :) eu sou do time que acredita na qualidade do conteúdo de um site e no poder da formação de opinião ao invés dos números e métricas, mas nem todo mundo pensa dessa forma (ainda).
      Uma sugestão: estipule um número que, para você, é razoável e trace-o como meta. Quando alcançar, você cria o seu mídia kit!
      Mas cuidado com essa coisa de números, viu? Eles devem ser um parâmetro de resultados e não uma obsessão. Tem gente que vive para números e acaba esquecendo do leitor.
      Beijos!

  11. Debb Cabral

    1 de julho de 2014 at 00:13

    Estou cada vez mais encantada com o seu blog. É tão bkm encontar alguém que se dispõe a tirar dúvidas e colaborar com o trabalho dos outros.
    Parabéns e obrigada!

    Debb Cabral
    http://www.gatoqueflutua.wordpress.com

    • Loma Sernaiotto

      1 de julho de 2014 at 21:55

      Fico muito feliz que esteja acompanhando!
      O seu mídia kit ficou super fofo e vou compartilhar na fanpage amanhã!
      Beijos ;*

  12. Chris

    3 de julho de 2014 at 17:32

    Adorei o post!!!
    O blog está muito legal!!!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br

    • Loma Sernaiotto

      6 de julho de 2014 at 16:25

      obrigada! <33

  13. Bruna Guedes

    1 de agosto de 2014 at 11:04

    Adorei as dicas moça, muito obrigada mesmo *-*
    Sem falar que morri de amores pelo seu media kit, muito bem feito e com uma qualidade diferencial, foi você quem fez?
    beijoss

    • Loma Sernaiotto

      2 de agosto de 2014 at 12:06

      Fui eu que fiz, sim! Fico feliz que gostou ;) Preciso atualizar, pois as estatísticas mudaram bastante ;) Beijos!

  14. DaniMoreno

    11 de agosto de 2014 at 08:06

    Loma… vc é incrível!
    Salvou minha vida! rsrsrsrs
    adoro ler tuas dicas, teus tutoriais… toda vez que vc conferir quantas pessoas estão no teu blog no momento, pode crer que uma delas sou eu!

    Obrigada pelas dicas, flor! <3
    beijoca na bochecha

    • Loma Sernaiotto

      11 de agosto de 2014 at 18:53

      ai, sua linda, fico muito feliz! obrigada <3333333

  15. Lói Cúrcio

    13 de setembro de 2014 at 02:50

    Tô precisando criar o meu… rs Vou usar seu modelo Loma, salvarei em PDF e sempre que empresa pedir envio, né?!

  16. Suellen

    29 de Janeiro de 2015 at 09:59

    Muuuuuito bom o teu post, adorei o teu blog e adorei mais ainda todas as dicas que você disponibilizou para os blogs menores ( como eu, rs). Um grande beijo da Su :*

  17. Natasha Baptista

    11 de agosto de 2015 at 16:42

    Eu sempre gosto de vir aqui, por sempre aprendo algo. Beijos Lominha, te adoro <3

  18. Jaque Marinho

    13 de agosto de 2015 at 10:46

    Amando o blog e grata pelas informações riquíssimas.
    Amei seu layout também.
    Parabéns pelo trabalho, Beijos!

  19. Lhéu Suély

    9 de setembro de 2015 at 20:03

    Muito legal, espero que possa me ajudar…
    Já baixei vou tentar fazer…Obrigada pela dica.
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix
    Divulgação de Blogs

  20. Talita Rodrigues Nunes

    15 de outubro de 2015 at 13:36

    Oi, Loma e pessoal.
    Ouvi em um vídeo no youtube que, no Brasil, é proibido fazer sorteio tipo esses de “curte a fanpage e participe do sorteio”. Inclusive, o Instagram estaria cancelando contas que uesassem esse tipo de recurso. Vocês sabem se essa informação procede? Porque vejo sorteio em blogs direto…

  21. Carol Pestana

    22 de Abril de 2016 at 11:27

    Muito legal ver todo o trabalho que você fez para ajudar a gente que está começando muitas vezes (como no meu caso) sem ter a menor noção de qualquer coisa!
    Você já virou minha fonte principal de informações e dicas! hahaha
    Loma, com quanto tempo de blog acha que o media kit passa a ser necessário? Pois estou com apenas um mês e não tenho dados suficientes pra montar o meu!

    • Loma

      26 de Abril de 2016 at 23:43

      Ele passa a ser necessário quando você começa a monetizar. Eu criei o meu depois de uns 2 anos de blog, pois foi quando recebi a primeira proposta de uma agência que me pediu – e eu nem tinha, nem sabia o que era. Muita gente recebe propostas mais cedo do que isso. Quando você se sentir confiante e achar que seus números (e seus resultados) estão legais, ai você cria ˆˆ

  22. Ben Oliveira

    6 de Maio de 2016 at 16:02

    Favoritei aqui. Conteúdo bem bacana.
    Gratidão por compartilhar.

Leave a Comment