0

ORGblog 15: redija um post opinativo

ORGblog 15: redija um post opinativo

ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto.

sernaiotto-orgblog-15-post-opinativo

Publicar opinião é algo muito comum na internet (beijos, Facebook) mas acaba ocasionando um certo receio, quando se trata de blogar. O motivo? Vem comigo que eu vou explicar.

Já baixou o aplicativo do blog? Baixe no seu Android ou iOS e receba dicas exclusivas para o seu blog direto no celular.

Eu sigo muitos blogs pessoais, é o meu nicho preferido – eles possuem licença-poética para esbanjar opinião. Mas conheço e dou aquela lidinha em inúmeros blogs dos mais variados nichos: beleza, moda, unhas, viagens e por ai vai.

Quando o conteúdo é mais editorial, as pessoas temem expressar a sua opinião de vez em quando. Talvez pelas críticas, pelo debate ou pelas opiniões contrárias, mas eu vou te contar um segredinho: é nesse debate que mora o grande intuito de blogar. Já parou pra pensar nisso?

Por que opinar é importante?

  • mesmo que seus posts sejam editoriais, você vai notar que um post opinativo garante um forte impacto no seu conteúdo, apenas pela mudança na narrativa;
  • publicar opinião incentiva a receber opinião, gerando debate e a participação do leitor – até porque, ninguém pensa igual a ninguém;
  • uma opinião sobre determinado tópico dentro do seu nicho pode auxiliar um leitor a atender melhor esse tópico ou pode ajudá-lo a formar sua própria opinião, tornando seu conteúdo ainda mais útil;
  • você mostra engajamento com seu nicho: você vai além de reportar notícias, looks, dicas, tutoriais, fotos – você prova o quanto ama o que faz e isso atrai mais leitores;
  • a sua opinião é como o tempero do seu blog: adiciona uma pitada de personalidade e pimenta;

Como expressar a sua opinião

Eu vou citar alguns exemplos, para poder ilustrar melhor sobre o que eu tô falando:

  • se seu blog é sobre gastronomia, compartilhe sua receita favorita e conte os motivos de gostar dela e em qual ocasião você usaria;
  • se seu blog é sobre política, compartilhe o que pensa sobre determinado político, partido ou discurso;
  • se seu blog é sobre maquiagem, o que você achou da última coleção de determinada marca ou os motivos pelos quais você não compraria determinado produto;
  • se seu blog é sobre maternidade, divida a sua opinião sobre os tipos de parto ou sobre amamentação;

O importante é sair do impessoal e compartilhar o seu ponto de vista: você pode receber críticas, mas é importante lembrar que o debate (saudável) agrega cultura e ainda rende comentários – com os quais você pode aprender bastante!

A sua tarefa de hoje

É bem simples: redija um post opinativo. Escolha um tema e solte a sua opinião, não esquecendo de usar bom senso e estar aberto à discordâncias. Não precisa ficar nervoso! Aqui vão algumas dicas:

  • Comece pequeno: não é preciso começar com polêmicas, escolha um tópico simples;
  • Não é errado discordar: vão discordar de você e você vai discordar dos outros – e isso é normal;
  • Escreva com elegância: para opinar não é preciso chutar o pau do barraca, seja educado sempre;
  • Crie uma comunidade: convide as pessoas a interagirem, deixarem suas opiniões ou postarem a respeito do tema também. Dessa forma, você vai notar que muitas pessoas concordam com seu ponto de vista. ;)

Depois que opinar, me conta no que deu! E não esquece de compartilhar o ORGblog com as amigas <3

Loma

De Santos (SP) morando na Coreia do Sul. Publicitária, blogueira há 13 anos & idealizadora do ORGblog. Quer me stalkear?

7 comments

Leave a comment
  1. Jess

    17 de Março de 2014 at 10:40

    eu sempre fui muito polêmica, e sofri um bocado com isso que comecei a reduzir minha opinião acerca das coisas. Nem tanto na internet, mas na vida em geral.

    Foi uma forma de encontrar equilíbrio, mas ainda está longe de ser o certo. Eu sofro muito com o feedback das pessoas, no fundo é um traço da minha personalidade que não gosta de causar incomodo, impacto. O contraditório é que eu sou dessas, de causar incômodos… ahahaha :S

    Mas adorei seu post e concordo com tudo.
    Eu continuo dando minha opinião, seja de forma mais light ~como quase sempre~ ou de forma mais picante, como o último post do blog, por exemplo.

    • Loma Sernaiotto

      23 de Março de 2014 at 18:51

      mas deixar de expressar opiniões polêmicas para evitar discórdia e ter paz não quer dizer que vc não saiba argumentar, certo? eu também evito e fujo de confusões, mas opinar é essencial quando tratamos de blogosfera né? aquele toque pessoal ;)

  2. camila lacerda

    17 de Março de 2014 at 13:21

    Essa ideia é muito boa…
    sempre tento deixar minha opinião no post, mas ás vezes acho que fica mal escrito aí acabo não postando xd
    valeu a dica :)

    http://www.chadecalmila.com

    • Loma Sernaiotto

      23 de Março de 2014 at 18:52

      se vc curte, posta ;) se algo te diz pra não postar, apaga! mais importante do que opinar em um blog é a intuição do blogueiro HEHE ;)

  3. Daniela

    16 de agosto de 2014 at 10:33

    Enfim fiz um post opinativo, e sobre polêmica. Frio na barriga.

    • Loma Sernaiotto

      19 de agosto de 2014 at 18:13

      Posts polêmicos são uma excelente ferramenta para debate, uma pena que a internet ainda seja cheia de haters que não sabem trocar ideias. Vou conferir! Beijos ;*

  4. Lói Cúrcio

    12 de setembro de 2014 at 22:28

    Eu amei esse ponto Loma! Muito interessante. Nunca fiz um post todo opinativo, anotei. Tô na fase de anotar tudo, depois vou juntar e coloca em prática tudo. Pretendo fazer tudo esse FDS. Muito amor por esse Blog, viu! Bjussssss e obrigada Lominha linda.

Leave a Comment