0

ORGblog 09: crie seu calendário editorial

ORGblog 09: crie seu calendário editorial

ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto.

sernaiotto-orgblog-09-calendario-editorial

Hoje vamos criar o seu calendário editorial e com isso:

  • manter seu blog atualizado;
  • focar no conteúdo de cada post;
  • organizar a sua postagem com datas;
  • facilitar o seu dia-a-dia e seu processo criativo;

Na última edição do ORGblog eu dei algumas dicas de como criar um banco de ideias, você lembra? Com esses exercícios, você incorpora o brainstorming de posts no seu cotidiano e nunca fica sem ideia do que postar. Para a tarefa de hoje, vou precisar que você tenha feito a tarefa anterior – caso não tenha feito, volta lá e faz agorinha! Pronto? Então vamos lá!

Já baixou o aplicativo do blog? Baixe no seu Android ou iOS e receba dicas exclusivas para o seu blog direto no celular.

Agora a gente vai organizar essas ideias na sua agenda de publicações (calma, vou falar mais sobre isso ali em baixo) – o calendário editorial nada mais é do que uma agenda na qual você organiza o seu conteúdo conforme data limite de publicação. Simples, certo?

Mas como criar o meu próprio calendário editorial, Lominha?

  • Primeira dica:  possua um caderno, app, agenda, plugin ou blog planner.

Ou seja: um lugar em que você anote tudo sobre o seu blog. Eu recomendo o Blog Planner gratuito que eu disponibilizo aqui no blog e o plugin Editorial Calendar do WordPress. Com esse plugin, sua dashboard vai ter um calendário onde você vai anotar os posts que planeja redigir ou lançar em cada data – pode arrastar post, mudar data, editar. É bem completo e intuitivo.

UPDATE: estou completamente dependente do CoSchedule e não vivo mais sem ele! Fiz um post sobre a ferramenta aqui.

  • Segunda dica: estipule um dia para o banco de ideias e o calendário.

Pode ser no mesmo dia, mas estipule um momento para criar as suas ideias de post e organizá-las no seu calendário. Também estipule a frequência com que você fará esses exercícios.

Eu costumo bolar o meu calendário uma vez por semana e costumo fazer meu banco de ideias quinzenalmente – pois consigo tirar umas 30 ideias de cada exercício (mas nem todas são colocadas em prática). Para criar o banco de ideias, estou usando o Evernote sincronizado em todos os devices e no desktop – esse aplicativo é uma mão na roda para anotar ideias repentinas em qualquer lugar!

  • Terceira dica: redija seus posts por ordem de publicação.

Quando você organizar as datas de publicação, o visual do calendário vai tornar mais claro para você qual o post mais urgente e qual o mais tranquilo. Eu distribuo meus posts entre quarta, sexta e segunda – 3 vezes na semana. Sempre organizo o meu calendário na segunda-feira, então eu começo trabalhando no post de quarta, depois no de sexta e depois no de segunda, que é o último.

Redijo meus posts na terça e na quinta, só que o meu ORGblog eu redijo na sexta-feira para ter o meu fim de semana livre. :) Fica assim, olha só:

Sernaiotto - meu calendário editorial

Montando o seu calendário editorial em 4 passos

  1. Defina quantos posts você quer publicar na próxima semana;
  2. Abra um documento no Word, um caderno, agenda ou blog planner que contenha as datas que você planeja publicar seus posts;
  3. Pegue o banco de ideias que você bolou na última tarefa e preencha as datas com os posts selecionados – lembre-se que as datas preenchidas são para publicação e não para trabalhar no post;
  4. Para cada post que você preencher, anote umas 2 frases sobre o que pretende abordar para que não esqueça futuramente. A ideia está fresca na cabeça agora, mas daqui a uma semana pode sumir…

Caso queira se organizar mais ainda, pode estipular no seu calendário quando pretende postar sobre cada categoria do blog – assim, dentro de cada categoria, você preenche com algum post do seu banco de ideias. É um pouco mais complicado, mas na hora que você coloca tudo no papel, fica bem mais simples! Eu ainda vou falar mais sobre a organização de categorias, futuramente.

Me conta nos comentários se conseguiu criar o seu calendário para a próxima semana e quais ferramentas você usou para se organizar, ok?

Loma

De Santos (SP) morando na Coreia do Sul. Publicitária, blogueira há 13 anos & idealizadora do ORGblog. Quer me stalkear?

41 comments

Leave a comment
  1. Nathalia

    27 de Janeiro de 2014 at 10:15

    Esses ORGBLOG são utilidade pública minha gente =O

    • Loma Sernaiotto

      27 de Janeiro de 2014 at 19:21

      hahaha que bom! <3

  2. Eduarda Vasconcelos

    27 de Janeiro de 2014 at 13:48

    Olá Loma,
    Obrigada por ter criado o orgblog, ele tem me ajudado muito com o blog que criei a pouco tempo. Da uma passadinha lá http://enfeitardomingosblog.wordpress.com/

    Mil beijos :*

    • Loma Sernaiotto

      27 de Janeiro de 2014 at 19:21

      que bom, fico feliz! toda segunda tem mais <3

  3. Manu Alves

    29 de Janeiro de 2014 at 00:16

    Ah, esse eu já coloco em prática faz tempo!
    Mas sou da moda antiga, é tudo no papel e caneta, haha!
    Esses dias a Vitrola compartilhou na fanpage dela uma série de calendários pra imprimir.
    Eu escolhi um, imprimi, e preencho com os posts que vou fazer!

    Beijokas!

    • Loma Sernaiotto

      29 de Janeiro de 2014 at 16:07

      eu uso Evernote, o plugin do calendário e o blog planner! hahahahahaha a louca da organização <3

  4. Vanguedes

    3 de Fevereiro de 2014 at 17:37

    Continuo com a opinião de que esta série é uma das melhores que já li na internet brasileira. Adoro a forma como é descrita, como é exibida, como é organizada.

    Parabéns pela iniciativa e tudo de bom.

    Att,

    Vanguedes

    • Loma Sernaiotto

      3 de Fevereiro de 2014 at 20:47

      que maravilha ler isso, fico MUITO feliz! obrigada ;) passei um bom tempo (meses hehe) organizando todo o conteúdo do ORGblog para que ficasse bem didático e útil para o pessoal…

  5. Tathy

    8 de Fevereiro de 2014 at 04:23

    Tô amando, devorando e amando mais ainda. Tb sou a louca da organização e dos papéis. Amei o seu planner e no impulso já baixei, mas o fato é que uma das minhas metas para 2014 é eliminar papel e centralizar tudo no evernote.. cadê tutorial de estrutura linda de planner lá pro evernote? Rs

    • Loma Sernaiotto

      8 de Fevereiro de 2014 at 23:24

      Tathy, estou trabalhando em versões digitais do planner, viu? Assim que eu tiver novidades eu publico aqui no blog! beijos <3

    • Tathy

      9 de Fevereiro de 2014 at 20:34

      Fechado ;)

  6. Luana Alves

    19 de Fevereiro de 2014 at 22:55

    Eu também já fazia essa. Tenho um modelo de blogger planner que é um mix com coisas que eu achei bacana de planners por aí. Além disso uso minha agenda do Google, que dá pra acessar de qualquer lugar, até do celular. Muito prático! Valeu pela dica!

    • Loma Sernaiotto

      22 de Fevereiro de 2014 at 21:32

      Luana, tem o planner do blog também, é gratuito ;) bjos

  7. Helena Arruda

    13 de Março de 2014 at 01:27

    Estou muito impressionada com a qualidade do conteúdo dessa série! Comecei a ler e, em poucas linhas, fiquei encantada!

    Mudou completamente a forma como organizo meu blog!

    Sobre o evernote, há uns 3 anos tenho ele instalado no celular e no computador, mas ainda não entendi bem a dinâmica! Estou anotando minhas ideias no papel mesmo :(

    Mas vou tentar mais um pouco com ele porque estar sempre à mão é uma vantagem !

    Beijinhos e até!!!

    • Loma Sernaiotto

      23 de Março de 2014 at 18:42

      poxa, fico muito feliz com esse feedback! obrigada! <3

      quanto ao Evernote, dê uma chance sim! tê-lo em mãos no computador, tablet, cleular é excelente: ideias anotadas onde quer que esteja ;)

      beijos e volte sempre <33

  8. Catarina Gomes

    30 de julho de 2014 at 11:34

    Acho mesmo que não tens noção do quanto estes posts ajudam as blogueiras que estão a começar agora, tipo eu. Confesso que tenho algum receio de blogar porque tenho medo que o post não fique bom e as pessoas não gostem e, por isso, nunca tenha visitas nem leitoras (coisa que eu não tenho agora, mas é normal, visto que comecei há pouquíssimo tempo) então passo muito mais tempo a ler sobre como ter um blog bom, que propriamente a escrever. E definitivamente é aqui que eu encontro o melhor. Perdes o teu tempo a ajudar quem não sabe ou não percebe e acho isso realmente fantático.
    Obrigada!

    • Loma Sernaiotto

      30 de julho de 2014 at 13:32

      Fico feliz que esteja acompanhando e gostando, obrigada! Boa sorte nesse recomeço ;***

  9. Ina Ribeiro

    30 de agosto de 2014 at 16:36

    Guria, tu é demais. Sucessos hoje e sempre.
    Está me ajudando muito!

    • Loma Sernaiotto

      7 de setembro de 2014 at 20:10

      obrigada!!! fico super feliz <3

  10. Lói Cúrcio

    4 de setembro de 2014 at 02:24

    Amei essa idéia Loma. Sempre anoto todas idéias e separo as do mês e vou criando toda semana em um dia os posts para ir em ar e como gravo pro Youtube aí é outro dia. Agora com essas dicas vai melhorar ainda vai o fluxo dos posts, já que posto de segunda a sexta uma vez, sendo que dia de vídeos posto duas vezes, mas o objetivo mesmo é dois posts por dia, fora os vídeos. =D

    • Loma Sernaiotto

      7 de setembro de 2014 at 20:12

      Fico super feliz que esse exercício ajudou! Ficar sem postar, jamais <333 Beijos!

  11. Larissa Rehem

    31 de outubro de 2014 at 23:18

    Já faz um bom tempo que li essa etapa do “orgblog” e optei por baixar o plugin Calendário.
    Já me adaptei muito em a ele e percebi que a frequência de posts lá no blog melhorou consideravelmente, já que tendo minhas ideias dispostas na ordem que eu quero e preciso divulgar, ficarias fácil na hora de planejar o que fotografar primeiro e planejar como sairá o post.
    Adorei demais!

    Agora eu estou empolgada por conta do planner digital que vai me ajudar ainda mais. “)
    Entretanto, a próxima etapa me dá medinho porque vou penar um bocado!
    hahahahahahahahah

    • Loma Sernaiotto

      1 de novembro de 2014 at 15:02

      Fico MUITO feliz que se adaptou ao plugin! É muito mais simples visualizar aquela agenda ali, o que vem primeiro, o que vem depois e as datas que pretende publicar. Somos um bicho mto visual né? HAHAHA
      Espero que o planner ajude também! <3 Boa sorte!

  12. Cristiane Meloni

    12 de novembro de 2014 at 09:56

    Loma, esta sério orgblog está mexendo com minha visão arcaica e medrosa de blogar.
    Tenho um extenso conteúdo no word, mas as vezes tenho receio….digamos que estou engatinhando e aprendendo a andar!
    Como já disseram em outro comentário. Obrigada por doar seu tempo em ensinar …
    bjs fraternos

    • Loma Sernaiotto

      16 de novembro de 2014 at 19:59

      não se cobre, blogar tem que ser natural e divertido acima de qualquer coisa! beijos <3

  13. Taby

    1 de Abril de 2015 at 14:55

    Eu sempre sofri pra fazer posts. Parece que vivia me dando branco hahahhaa.
    Eu comecei o blog planner e eu nem acredito que tenho post pra um mes inteiro!
    To amando.

  14. Jucy

    6 de julho de 2015 at 15:09

    Gente a Loma num é uma fofa?! Sem brincadeira…
    Estava numa deprê blogueira e mandei um email desesperada pra ela e ela me respondeu com todo o carinho… Me senti especial!

    Garrada nesse blog

    Tudo é muito bom e esclarecedor!
    Torcendo pro seu sucesso cada dia mais, você merece

    Beijoss

    • Loma

      7 de julho de 2015 at 00:13

      @Jucy, hahaha o prazer é sempre meu! obrigada por acompanhar <3333

  15. Bruna

    6 de setembro de 2015 at 16:24

    Estou amando seu blog, ainda nao divulguei o meu e estou estudando tudo aqui antes de colocar em prática para assim “fazer a coisa direito”.
    Parabéns e obrigada por compartilhar esse conteúdo massa com a gente.
    Beeeeeijos!

  16. Talita Rodrigues Nunes

    28 de setembro de 2015 at 12:04

    Agora começo a ter uma noção melhor de como me organizar. Obrigada mais uma vez.
    Comecei a usar o Blog Planner Digital e já estou dependente dele! Vai ter versão 2016, né???

    • Loma

      11 de outubro de 2015 at 23:11

      Siiiim! <3

  17. Larissa Morales

    8 de outubro de 2015 at 17:42

    Onde estão as editoras que ainda não te encontraram? Você precisa publicar um livro rs
    Eu fiz o meu calendário editorial no Google Calendário! Prático e fácil de usar, beijo!

    Vamos à próxima tarefa rs

    • Loma

      12 de outubro de 2015 at 01:07

      Já tive meu projeto de livro negado em duas! hahahaha acho que eles ainda não levam conteúdo digital a sério, não sei. Mas continuo tentando hahahaha e fico mto feliz por vc falar isso. Obrigada!

  18. Marina Menezes

    16 de dezembro de 2015 at 00:26

    Sempre me perco nessa história de calendários, datas e coisas para fazer. Estabeleço os dias certos para postar cada coisa, e quando vejo, já se passaram uma semana desde o dia que planejei postar. Estou abrindo o word e usando um calendário próprio dele pra tentar mais uma vez. Acho que organização é uma coisa que tem mais a ver com prática do que com dom (uso essa frase pra todas as coisas haha), então quem sabe eu não consiga né. Vamos tentar!

  19. Paula

    5 de Janeiro de 2016 at 18:18

    Se Deus quiser meu blog vai sair graças a essas dicas DIVINAS! s2

  20. Liedja Vasconcelos

    25 de setembro de 2016 at 12:21

    Esses ORGBLOG estão me me ajudando muito, tanto no blog quanto profissionalmente. Ainda estou criando meu blog, mas ele tem me ajudado muito por conta de trabalho, faculdade e agora o blog.

    Principalmente em me organizar, não sou uma pessoa tão organizada assim =O

    Mil beijos :*

  21. Liedja Vasconcelos

    4 de outubro de 2016 at 14:38

    Olá Lominha.
    Esses pot’s tem me ajudado bastante e, para ajudar na organização dos meus tenho utilizado o Todolist, quanto não tenho tanto tempo para anotar no papel.

  22. Ju Nascimento

    31 de outubro de 2016 at 17:42

    Descobri o blog por acaso (nem lembro mais o que procurava hahaha) e estou amando as dicas de organização! Sou digital influencer a quase 4 anos e minha vida online estava super bagunçada ainda, acreditas?! Vou aproveitar as dicas para criar uma rotina mais organizada! Tnks :*

  23. Saci de Mochila

    23 de dezembro de 2016 at 01:12

    Garota vocé é um gênio! Obrigada

  24. Regiane Ferreira

    17 de outubro de 2017 at 21:03

    Vou criar o meu agora, pois tenho muitos post salvo no rascunho porém não sei o certo qual categoria do dia, preciso checar agora os mais importantes e os prontos. Adorei a técnica irei testar.
    Beijos da Rêh.

Leave a Comment