Eu falei sobre a diferença entre construir o seu público e angariar seguidores, lembra? Hoje vamos tentar definir o seu público, ou seja, as pessoas que de fato estão lendo o seu conteúdo. Antes de se preocupar em divulgar as suas postagens para que o mundo conheça o quão fabuloso você é, tenha em mente quem é o seu leitor e quem você quer que ele seja – acredite, isso é importante. Acontece muito de termos um público alvo em mente mas não o atingirmos.

Será que você fala de verdade com quem você acha que está falando?

Tudo isso deve ser levado em conta na hora de definir o seu público e o seu conteúdo, você tem que falar com quem te lê. Você pode trabalhar para mudar o perfil das pessoas que te visitam ou pode permitir que essas pessoas mudem o perfil do seu blog, e eu recomendo que faça um pouco dos dois.

Definindo o seu público alvo (leitor ideal)

A primeira dica é olhar para si mesmo – até porque, você produz um conteúdo que ama e tem interesse, provavelmente é um tipo de conteúdo que você consome no blog dos outros, certo?  O leitor ideal é aquele para quem você quer escrever.

Use a sua imaginação para definir o perfil desse leitor: por quais assuntos ele tem paixão? O que o inspira? Que tipo de posts ele ama ler? De quais assuntos ele não gosta? Quais seus hobbies e paixões? Escreva tudo o que você espera das pessoas que te acessam!

O leitor ideal aqui do blog sempre foi: gente que curte inspiração, viagens, cultura coreana – tenho esse perfil em mente quando crio meu conteúdo. Só publico coisas que eu penso “wow, eu adoraria ver isso no blog de alguém”. Ou seja, o meu público ideal é: euzinha. Faz sentido?

Definindo seu público atual (leitor real)

A melhor forma de descobrir o perfil do seu público atual é através de pesquisa de público – mas o feedback dos seus leitores é bem importante também – por comentários ou redes sociais. Esse tipo de feedback permite que você trace um perfil real das pessoas que consomem teu conteúdo.

Qual o seu post mais comentado? Qual o mais compartilhado? Qual rede social o seu leitor usa com mais frequência para compartilhar seu conteúdo? O que seu leitor costuma comentar? Que tipo de post o seu leitor sempre te pede? Anote tudo isso e vamos para a pesquisa!

Citando o meu exemplo novamente: de uns anos pra cá, eu descobri que meu maior público aqui no blog é de blogueiros. Isso se deu pois postei sobre produção de conteúdo, dicas para blogueiros e percebi que o retorno foi bem positivo, ou seja, é com os blogueiros que eu falo. Eles não faziam parte do meu público ideal a princípio, foi uma linda surpresa.

Criando uma pesquisa de público

Você pode usar inúmeras ferramentas para criar uma pesquisa, mas a minha favorita é o formulário do Google Docs. Aqui vão algumas sugestões de informações que você pode coletar:

  • Cidade  e Estado em que reside;
  • Faixa etária;
  • Blogs que costuma ler sempre;
  • Se costuma fazer compras pela internet;
  • Que tipos de produto costuma comprar pela internet;
  • Se costuma pesquisar opiniões em blogs antes de efetuar uma compra;
  • Quais assuntos interessam mais;
  • Se gosta de assistir vídeos;
  • Caso positivo, canais favoritos;
  • Qual rede social usa com mais frequência;
  • Quais assuntos costuma consumir mais no seu blog;
  • Quantas vezes acessa o seu blog por semana;
  • Como costuma receber as novidades do seu blog (via feed, redes sociais, newsletter);

Acrescente tudo o que deseja saber do seu leitor, mas mantenha a pesquisa curta e rápida, além de divertida! Aconselho que mantenha anônima também, muita gente não gosta de se identificar.

Leitor ideal + leitor real

Está na hora de traçar o perfil do seu público! Deixa eu explicar o que eu falei lá no comecinho, sobre mudar o perfil do seu público e permitir que o seu público mude o perfil do seu blog:

  • Mudar o perfil do seu público implica em postar o conteúdo que você ama – independente do seu público atual gostar ou não. Seria o equivalente a postar o conteúdo que seu público ideal consumiria. Dessa forma, você atrai o seu público ideal e filtra o seu público atual, afinal, quem não gosta, não vai acessar.

Por exemplo: eu amo suculentas e adoro postar fotos do meu jardim. O meu público real não curte muito esse tipo de conteúdo e não faz tanta questão de ler. Mas continuo publicando: quem não gosta, não acessa – mas no final das contas acabo reunindo um grupo de leitores que é tão fã quanto eu para trocar figurinhas. <3333

  • Deixar que o seu público mude o perfil do seu conteúdo nada mais é do que postar tudo aquilo que o seu público real gosta de ler  – por mais diferente que ele seja do seu público ideal.

Por exemplo: o meu público blogueiro, que ama dicas (como essa que estou dando agora). Eu ADORO falar sobre isso, mas o meu blog é pessoal e não é voltado exclusivamente a blogosfera. Portanto, busco sempre postar uma ou outra dica para essa galera que tanto adoro e me identifico. <3

É importante balancear, descobrir o que seu público (real e ideal) quer ler e definir sobre o que você quer falar de verdade.  Se os dois público forem conflitantes, você deve escolher: devo falar o que meu público atual quer ouvir OU devo falar sobre o que eu amo e filtrar o meu público?

Não esqueça: quando a gente escreve sobre aquilo que ama, a gente acaba atraindo gente com o mesmo perfil. Por isso que meu blog só tem gente fabulosa, né migos? RISOS <3

Categorized in:

Tagged in: