Recebo muitas perguntas sobre como construir o seu público fiel por email. Apesar de ser muito simples começar um novo projeto de conteúdo, tem muito esforço envolvido em divulgação e, no fim das contas, muitas pessoas desanimam, pois não se sentem lidas ou queridas – seja por falta de comentários, interação ou seguidores.

Construir um público capaz de se identificar com você exige tempo e esforço.

Não tem essa de criar o seu projeto, publicar e esperar. Pensando nisso, desenvolvi essa série de artigos que chamo de Construindo seu Público: tá recheada de dicas para a construção da sua comunidade de leitores e busca desmistificar algumas ideias equivocadas – como essa. Mas antes de começarmos com as dicas, segura essa imagem para pinar e vamos esclarecer uma coisinha:

Construir público ≠ angariar seguidores

Parece a mesma coisa, mas são dois conceitos bem distintos e eu vou explicar por quê. Mas antes, fica uma perguntinha que eu quero mesmo que você responda nos comentários:

O que se passa na sua cabeça quando você pensa em blogs?

Vou partir do meu exemplo, já que eu nunca perguntei isso para ninguém.

Quando eu penso em blogs, principalmente o meu, eu penso em desenvolver um conteúdo que arranque um WOW de você, meu leitor. Eu chamo isso de conteúdo de valor. Penso em compartilhamento de informações úteis, em conexão e identificação – com você que me lê e com os creators que eu acompanho.

E é sobre isso a construção de público: ela acontece de forma orgânica.

sobre comunidade orgânica

Como já pregava o sábio grupo Revelação em 2001:

Deixa acontecer naturalmente, eu não quero ver você chorar
Deixa que o amor encontre a gente. Nosso caso vai eternizar

Mas como você constrói e nutre uma comunidade organicamente? Afinal, deixar acontecer naturalmente soa muito passivo, certo? Acontece que de passiva a construção de público não tem nada! Para ser visto e notado, você precisa entender quem é o seu público, criar conteúdo de valor e divulgar ativamente.

O ciclo acontece mais ou menos assim: você publica um conteúdo de valor, as pessoas se identificam com ele e compartilham nas suas redes. Isso acaba trazendo novos leitores (que podem se identificar ou não) e os mesmos leitores de sempre em busca de novidades. É um fluxo continuo e alimentado unicamente pelo seu conteúdo maravilhoso e suas boas ideias.

Se fosse uma bola de neve, seus posts e criações seriam a neve que alimenta essa bola gigante, a sua comunidade. Invista tempo e amor na sua neve. <3

sobre seguidores

Mas e os seguidores? – você me pergunta, meio preocupado. Para ser bem honesta, eu me preocupei muito com eles por um bom tempo sim. Pra mim, era importante ter 10.000 seguidores em cada rede, isso provaria para o mundo o quão importante eu sou (o nome disso é prova social). Só que fui aprendendo algumas coisas com o tempo, deixa eu compartilhar essa experiência mais abaixo. Mas antes, uma informação importante:

Angariar seguidores acontece (geralmente) de forma paga ou patrocinada.

É preciso investir sim quando você quer conquistar um número de seguidores bom (para conseguir patrocínios ou parcerias, por exemplo). Eu angariei muitos seguidores nas minhas redes com sorteios – investi uma boa verba comprando coisas que achei interessante para presentear as pessoas. Também já investi em Facebook Ads para conseguir alguns likes.

Deu resultado? Sim – e não acho isso errado. Investir é preciso se seu foco for números.

Mas quando números são importantes?

Francamente: nunca (muita gente vai parar de ler aqui). Você consegue fazer grana e construir autoridade na internet com uma comunidade pequena – mas que seja real e engajada. Antes de decidir o que é importante, você precisa definir seus objetivos.

O que significa sucesso para você? Como você faz dinheiro com seu conteúdo?

Vender produtos, vender cursos, conseguir palestras, vender livros – tudo isso é possível alcançar com uma comunidade pequena e fiel. Número de seguidor não significa engajamento. Conheço muito “digital influencer” que tem milhões de seguidores que não compram nada e não rendem grana.

Vou te contar um segredinho: grande parte dos seguidores que chegaram por sorteios já deu unfollow. Pois eles não estavam interessados no que eu tinha a dizer, apenas no que eu tinha pra entregar naquela hora. Não é errado fazer sorteios ou dar presentes para o seu público, vamos falar sobre as melhores formas de usar essa estratégia nesse post.

a teoria dos 1.000 fãs

Você conhece a teoria dos 1.000 fãs? Foi desenvolvida por Kevin Kelly e defende que pra ser um criador de sucesso, você não precisa de milhões de dólares ou milhões de clientes ou fãs. Para ganhar a vida como criador, você precisa apenas 1.000 fãs verdadeiros.

Segundo Kelly, um fã verdadeiro é definido como a pessoa que compra tudo o que você produz. São as pessoas que dirigem 200km pra te ver cantar; eles compram todas as versões do seu livro; pagarão pela melhor versão em DVD do seu canal gratuito do YouTube; eles vão à mesa do seu chef uma vez por mês. Se você tem cerca de mil fãs verdadeiros como esse, pode ganhar a vida – se sustento for seu objetivo.

O importante aqui é entender que nem sempre a quantidade (número de seguidores) significa qualidade (público fiel). Mas com certeza a qualidade (aquele seu público fiel) significa quantidade (já que eles se tornam seus seguidores). Em qual deles você acha melhor investir o seu esforço?

Então, nos próximos posts dessa série nós vamos aprender um pouco mais sobre como construir o seu público sendo quem você é e fazendo o que você gosta de fazer!

Se esse conteúdo foi de valor para você, compartilha!

PS: essa série virou um ebook gratuito – Construindo seu Público <3

Categorized in:

Tagged in: