10 formas de divulgar 1 post ⇢ ORGblog #22

Loma Sernaiotto

skincare
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá. Publicitária, tatuadora cosmética. Blogueira há 15+ anos. E muito feliz em ter você aqui.

Receitas
Blogosfera
Wellness
Viagens
leia também:

loma sernaiotto


sernaiotto-orgblog-22-10-formas-divulgar.jpeg

O ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog.

Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto. Vocês pediram e eu voltei com o segundo post mais votado: as melhores formas de divulgar um mesmo post e tirar proveito do seu conteúdo.

Escolha o seu conteúdo

O botão publicar não é o fim da jornada do seu conteúdo e você sabe bem disso. Talvez, o que você não saiba é que pode recriar o seu conteúdo de modo que ele alcance mais pessoas e seja acessado por mais tempo.

De vez em quando a gente se orgulha daquele post no qual investimos um baita tempo e conhecimento e o que acontece? Ele vai parar na página 20 do seu blog. Comofaz? Para começar, escolha um post do qual se orgulha bastante – pode ser o mais recente ou algum que já esteja escondido nos confins do seu arquivo. Vamos lá?

10 formas de divulgar 1 post

Eu aconselho que você dedique um tempo a tarefa de hoje e se prepare para dedicar esse mesmo tempo toda vez que lançar um novo post.

1. Prepare 10 snippets para o seu post

Snippet é um resumo do seu conteúdo – deve ser curto e tentador. Nós usamos snippets nas redes sociais para atrair visitas, é aquele textinho explicativo que vem antes do link. Toda vez que criar um post, redija 10 snippets diferentes. Dessa forma, você pode compartilhar seus posts com determinada frequência sem soar repetitivo.

Uma dica para elaborar os snippets é usar 3 itens do seu conteúdo:

  • subtítulos e chamadas principais

  • citações de trechos importantes

  • estatísticas ou curiosidades do post

O importante é não ficar repetindo o mesmo texto o tempo todo nas redes sociais!

2. Prepare imagens para cada rede social

Vocês notaram que minhas imagens andam bem verticais? Eu insiro imagens do tamanho ideal para o Pinterest, uma rede social que eu adoro e uso muito! Mas quando eu crio cada post, já edito no Photoshop a mesma imagem (e outras versões) para cada rede social diferente!


Sernaiotto - Guia de imagem nas redes sociais

Dessa forma, consigo divulgar frequentemente as imagens sem ficar cansativo – e cada uma cabe direitinho no formato de cada rede. Se você quer criar uma imagem menor ou maior, basta usar essa mesma proporção da imagem acima.

No Facebook, eu sempre crio em 600 x 503px – para as imagens não ficarem enormes.

3. Crie um infográfico, meme ou imagem motivacional

A imagem que eu coloquei no tópico anterior é um infográfico. Tem gente que vai salvar, tem gente que vai compartilhar no Pinterest: o segredo é disponibilizar a sua informação em outro tipo de mídia que não seja o texto.

Textos são cansativos e imagens não devem ser apenas fotos, necessariamente. Use e abuse de sua criatividade para criar imagens que vão complementar o seu conteúdo (ou reforçar algum tópico).

O próximo ORGblog vai ser exclusivamente sobre como criar imagens bacanudas para o seu conteúdo, mesmo sem saber nadica de design. 😉

4. Compartilhe (bastante) nas suas redes sociais

Tem quem diga que divulgar um mesmo post mais de uma vez em determinada rede social é cansativo e espanta o público – concordo. Mas se você já fez os 3 primeiros passos dessa tarefa, está munido de conteúdo diversificado para compartilhar um mesmo post com determinada frequência sem cansar.

Eu agendo tudo de uma vez só usando o CoSchedule: deixo agendado para 6 meses!

Junte os seus snippets, suas imagens adequadas para cada formato, seus infográficos e crie uma agenda de divulgação para o seu conteúdo. Vou te ajudar com um exemplo:


Sernaiotto - Social agenda para divulgar posts

Esse é um modelo baseado em alguns estudos e infográficos – e com um pouquinho de bom senso. Vem comigo:

  • Facebook: ótima para compartilhar o seu feed, mas não exagere – as pessoas cansam. Compartilhe no ato da publicação e no mês seguinte;

  • Twitter: a melhor rede para repetição, pelo rápido tráfego de conteúdo. Você pode compartilhar duas vezes no dia da publicação (manhã e tarde?) e nos períodos seguintes. Não esqueça de mudar os snippets!

  • Instagram: ninguém gosta de ver algo que não seja instantâneo. Divulgue no ato da publicação e na semana seguinte – com uma imagem diferente;

  • Pinterest: aqui você abusa das 300 versões de imagens (e dos infográficos). Divulgue na hora que lançar o post, na próxima semana e a cada mês. Você pode postar em boards diferentes – dependendo do tema.

  • Google Plus: esse aqui é uma sugestão mesmo, ainda não temos muitos estudos a respeito. Sempre busque divulgar no ato da publicação.

Não esqueça de adaptar essa agenda às suas necessidades e lembre-se: se fizer esse exercício a cada novo post, suas redes ficarão lotadas de conteúdo fresquinho! Mas não esqueça de administrar bem esses horários, viu?

Eu aconselho o blog planner da Lominha para não se perder. Eu uso a ferramenta CoSchedule, que é ideal pra automatizar todo o processo.

5. Compartilhe em grupos ou comunidades (que permitem)

Existem grupos no Facebook especializados em divulgação de posts. Eu não sou muito fã, pois acredito que esses grupos unem pessoas mais interessadas em se divulgar do que em clicar no link dos outros. Por via das dúvidas, deixo sugestões:

Alguns grupos de tópicos específicos permitem divulgações organizadas. Sempre verifique as regras!

6. Envie por e-mail

Se você não disponibiliza uma newsletter, recomendo que faça isso agora! Você pode usar o MailChimp (aqui tem um guia definitivo de como usar) ou o GetResponse para obter cadastros e realizar os envios. No meu caso, envio a Fabulosa Newsletter da Lominha quinzenalmente pelo GetResponse. Você pode enviar newsletter a cada novo post, mas o FeedBurner já faz isso de uma forma automática: a pessoa assina o feed e recebe por e-mail. É meio cansativo e eu não recomendo.

Você também pode criar uma série de e-mails para valorizar um determinado conteúdo. Por exemplo:

  1. 10 formas de divulgar o seu post (esse post que você está lendo) dividido em 10 e-mails;

  2. As melhores receitas – e-mails apenas com as receitas do seu blog;

  3. Curso: customize sua casa – seus posts de DIY e decor em um curso por e-mail;

7. Crie um vídeo

Outra forma de complementar o seu conteúdo além do texto. Não preciso explicar muito, né? Crie um vídeo que explique melhor aquele seu post e divulgue no Youtube e nas suas redes. E deixa disso de “eu não tenho uma câmera profissional” – se o conteúdo for bom, até com o celular seu vídeo vai ficar bacana. Não esqueça de adicionar o vídeo ao post!


Sernaiotto - 10 formas de divulgar 1 post

8.  Compartilhe o conteúdo em PDF

Se seu conteúdo é muito longo e cheio de detalhes, você pode disponibilizar em PDF ou como um e-book. Esse post, por exemplo, poderia virar um PDF facilmente – ele está ficando enorme (foi mal).

Você pode criar imagens ou texto e converter para PDF sem precisar instalar nada.

9. Atualize o seu conteúdo e publique!

Esses dias, eu atualizei um dos posts mais acessados do blog. Mudei as imagens, pois elas ainda estavam no formato do meu layout anterior. Atualizei as informações também, editei algumas fotos e deixei o post mais completo.

Depois disso, divulguei nas redes avisando que havia atualizado. Recebi novos acessos e comentários, pois muitos seguidores nunca tinham visto!

10. Envie para contatos e amigos

Essa é a forma mais básica de divulgar – mas pode ser inoportuna se você não usar com bom senso. Ficar spamando as redes dos colegas é muito feio, enviando para pessoas específicas TODO santo post que você lançar. É chato. É motivo para block.

Mas de vez em quando, tá permitido mencionar no Twitter aquele post que tenha tudo a ver com determinada pessoa. Talvez ela já tenha abordado o tópico antes? Ou era algo que ela estava curiosa para saber? Use com sabedoria, pois essa ferramenta de divulgação pode trazer excelentes resultados – ou lhe render muitos blocks e denúncias se exagerar! 😉

Gostou? Ele ficou enorme, mas caprichadinho e de coração! Não esqueça de comentar suas dúvidas e de compartilhar com os amigos! <3

junho 16, 2014

comente aqui!

  1. Nunca tinha lido algo tão bem feito sobre o assunto. MUITO BOM! Já coloquei nos favoritos haha 🙂

  2. Gente, nunca vi um post tão bom sobre formas de divulgação de posts. Adorei!O problema é que eu estudo bastante e nem tenho todas as redes sociais, mas vou adaptar suas dicas de forma que elas caibam melhor na minha vida.xoxohttp://s2juuh.blogspot.com.br/

  3. Ina Ribeiro disse:

    Super dicas, acredito que o que todo blogueiro precisa é de organização. Vou tentar seguir esse esquema e torcer para que dê certo! \o/

  4. Anna disse:

    Achei essa ideia do Pdf bem legal!!!

  5. Debbie disse:

    Oi, Loma! Conheci ontem seu blog não sei bem por onde, mas adorei o conteúdo do ORGBlog! Também sou da época dos blogs de raiz, tive um layout shop, comentava no blog das amigas falando do dia delas e meu sonho era ter um site de dolls igual o ~Lia’s Palace”, que virou o Dolls. HahahahahEnfim, eu mexo com isso também já faz um tempão, mas achei várias dicas úteis por aqui! Acho que você já vai fazer em algum momento, mas um post sobre como monetizar o blog acho que o pessoal vai se interessar bastante (e eu também!). Vi que você usa o Criteo aqui e queria saber sua opinião sobre ele no post!Beijos

    • Loma Sernaiotto disse:

      Oi, Debbie. Acredito que você já faça parte do Rotaroots? Quem nunca quis ter o seu próprio dollmaker, né? ;)Vou falar sobre monetização sim (e seus inúmeros formatos, os programas que uso e já usei) – mas eu não uso Criteo. :/Beijos e obrigada pelo comentário! ^.~

  6. Mareska disse:

    Esses dias mesmo joguei no twitter um link de um post antigo e um monte de gente nova leu – depois fiquei pensando “poxa, e esse post perdido lá atrás…”Preciso dar um jeito na coisa das imagens. Ainda não consegui achar um “padrão de edição” pra elas. Por esses dias ajeitei as tags, agora vou começar a pegar os posts antigos e dar uma repaginada neles, pra ficarem no modelo dos de agora e selecionar os que valem a pena divulgar de novo!

    • Loma Sernaiotto disse:

      É sempre bom divulgar conteúdo antigo, assim ele não fica esquecido. A gente investe tanto tempo e amor criando, né? HEHEO próximo ORGblog será sobre imagens, talvez possa te ajudar?Super aconselho repaginar os posts antigos, eu vou fazendo isso aos poucos. Sempre mudo de layout, então tenho que ficar de olho pois alguns estão totalmente fora do padrão atual.Uma dica: porque você não repagina os posts antigos quando tiver uma ideia da sua ID visual? Assim, já atualiza todas as imagens no seu padrão e não tem o trabalho de mudar isso depois.Beijos!

  7. Alice Tesch disse:

    Amei seu blog, primeira vez que venho aqui e já encontrei muitas dicas ótimas, úteis e explicadas super bem! Parabéns pelo seu trabalho! Vou seguir suas dicas! :DBeijos!

    • Loma Sernaiotto disse:

      Obrigada! Tem muitas dicas na categoria Blogosfera, espero que usufrua!Já baixou o blog planner gratuito? Ele é super completo e uma mão na roda para organizar o seu blog! ;)Qualquer dúvida, só comentar!Beijos!! <3

  8. diadebrilho disse:

    Dicas incríveis e informações necessárias! Seu blog tem um cantinho especial nos meus favoritos. Sucesso ;)bjoka Wanessa

  9. Nepô disse:

    Isso vai me ajudar muito. o_O”Woohoooo! /o/Thank youuu~

  10. Yoko disse:

    Salvando este post nos favoritos e no meu coração! Vou ler, reler, até fazer tudo direitinho (T___T)

  11. Vanguedes disse:

    Eu falei no twitter e preciso comentar aqui. Esta série de posts é incrível, mas este post de hoje ficou muito mais foda. Ficou dinâmico, didático, interessante, entre mil outros adjetivos.Fico muito feliz pela sua série de posts ajudando outros blogueiros. Tão raro ver a galera compartilhando conhecimento assim, de graça, só pelo bem de ver a comunidade blogueira crescendo.Olha, por mim, este post merecia um Oscar dos posts. Parabéns.

    • Loma Sernaiotto disse:

      Ler esse comentário me lembrou bastante dos motivos pelos quais eu comecei tudo isso! É gratificante, então, muito obrigada! Sério!Já vou escolher o vestido pro red carpet #Oscar #DiCaprioChora HEHEBeijos!

  12. Nayh disse:

    Que post maravilhoso. <3Eu sempre tive um pouco de vergonha de divulgar meu blog e posts com medo de incomodar os outros, sabe? Hahaha.Acho que agora vou me adaptar com suas dicas e ver como fica. :)*salvando as imagens numa pastinha do blog*Obrigada por se disponibilizar a fazer essa série fantástica, merece mil bombons. <3

    • Loma Sernaiotto disse:

      ai, que emoção!salva mesmo e vai adaptando ao seu blog, aos poucos ;)vem mais coisa boa por ai, então fica ligada HEHEbeijos!

  13. Camis disse:

    Mais um ótimo post dessa série maravilhosa! Adorei todas as dicas, algumas já pratico, outras nem tanto – está aqui o puxão de orelha pra eu começar :PBeijos!

    • Loma Sernaiotto disse:

      pode começar djá! hehehena verdade, você tem que adaptar ao que se encaixa melhor no seu blog, viu?beijos! <3

  14. Keyko disse:

    Dicas, dicas, dicas! Que post mais lindo! De fato a divulgação é a parte mais complicada! Obrigada pela ajuda!http://thisiskeyko.com

  15. Camile disse:

    Me programando pra tirar um dia pra colocar em prática todos os passos do ORGblog, mas acho que um dia será pouco.Fantástica essa série de posts, parabéns pelo conteúdo e obrigada pela dedicação com seus leitores. 🙂

    • Loma Sernaiotto disse:

      olha, um dia apenas para o ORGblog não dá, recomendo uns 25 dias! hehemas essa tarefa de hoje dá sim! só que tem que ser feita com muito carinho <3obrigada por acompanhar e grita aqui se pintar dúvida ;)beijos!

  16. AMEEII LominhaCom certeza um dos melhores posts do ORGBlog :)Vou ver um dia para me organizar bem com essas coisas *-*www.chadecalmila.com

    • Loma Sernaiotto disse:

      olha, super recomendo que você tire um tempinho para esses exercícios e que tente adaptá-los a cada novo post, viu? ;)fico feliz que gostou! beijos <33

  17. Aninha disse:

    Loma, você nem percebe, mas tu sempre me salva com estas dicas ótimas no #orgblog! Obrigada por fazer a diferença na blogosfera <3

    • Loma Sernaiotto disse:

      Ai, sua maravilhosa! Fico feliz que posso ajudar, de alguma forma.E olha quem fala, né? HEHE <333Beijos!

  18. Que demais essa postagem, Loma! Estou apaixonadinha <3Vou anotar tudinho na minha agendinha e entrar em ação!Beijinhos e obrigada pela ajuda *http://www.pinkwoo.com/

  19. Gabriela disse:

    Nossa seu blog é demaaaaaais! Estou viciada dá vontade de ler tudo para saber mais, o problema é que minha cabeça nunca consegue decorar! kkkkkkkAdorei as dicas e era exatamente algo assim que eu precisava p me organizar!Mil beijooos da sua nova fã!

    • Loma Sernaiotto disse:

      Nem precisa decorar: só favoritar para consultar sempre HEHEFico feliz que esteja gostando das dicas e acompanhando! ;)Beijos!! <3

  20. nathalia disse:

    Esse post é um mar de conhecimentos em letrasMe ajudou na vida.Obrigada pra sempre <3

  21. mari disse:

    Adorei todas as dicas, como sempre arrasando!

  22. Del disse:

    Dicas ótimas! Gostei (:

  23. Manu Alves disse:

    Afe que post lindo! E útil!Favoritando e colocando tudo em prática já! <3

  24. Jess disse:

    adorei as dicas!já estou pondo em prática algumas.

    • Loma Sernaiotto disse:

      fico feliz que curtiu <333 obg!!agora vou visitar seu post, pois sou doida pra conhecer a Condimento HEHEbeijos!

  25. Re Vitrola disse:

    Maravilhoso como sempre! Eu achei interessante o formato que você usa pra Facebook… eu sempre uso quadrada mesmo (700×700). Também não sabia que no Pinterest tinha que ser tão grande (é que lá dá pra usar mais comprida, né?)Adorei as dicas e as imagens, vou compartilhá-las no meu Pinterest. A única coisa que não consigo ser adepta é compartilhar nos grupos, eu acho que dá pouco retorno. Participo de poucos sobre blogueiros pq a maioria é só um monte de postagens de divulgação, nunca me sinto atraída…E preciso colocar esse button de Pinterest no layout, mas acho que vou deixar para o próximo…Um beijo,Re

    • Loma Sernaiotto disse:

      Eu costumava usar imagem quadrada no Facebook, mas com o novo layout começou a ficar torto – as minhas verticais, então, nem se fala. Uso nesse formato pois ela fica certinha com a nova guide do face, mas cada um adapta do seu jeito, né? As suas sempre ficam certinhas também! <3Eu só compartilho post em grupos quando disponibilizo freebies, o retorno é péssimo mesmo! :/ Meu melhor retorno é facebook, twitter e pinterest.Quanto ao Pinterest, eu indico o botão sim! Uso o JQuery Pin It Button, dá pra customizar e achei o mais levinho pro blog. ;)Um beijo!! <3

1 2 3

Deixe seu comentário

vem com

a Lominha:

leia o

blog

conheça a

urglow

compartilho meu lifestyle com (cons)ciência na internet mais perto de você ;)

receba meus

emails