Comente, comente, comente! ⇢ ORGblog #18

Loma Sernaiotto

skincare
follow me

Publicitária santista especialista em Estética e Cosmética. Atuo no Global Marketing de uma marca de kbeauty em Seoul. Curiosa, virginiana e muito feliz em ter você aqui.

Receitas
Blogosfera
Wellness
Viagens
O que você procura?

loma sernaiotto

🇧🇷 🇮🇹 🇰🇷


sernaiotto-orgblog-18-comente

ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto.Sei que não é nenhuma novidade para muitos de vocês, mas existe muito mais por trás de um comentário e gente vai entender essa importância toda agorinha!

Se você é um blogueiro de longa data, aposto que soltou um “pfffft” pra esse post: comentar em blogs por ai é uma arte milenar que era muito respeitada nos primórdios da blogosfera. Ninguém pedia comentários, eles vinham por amor, carinho e camaradagem. Por sinal, o que aconteceu com a velha e boa camaradagem?

Deixando o papo de vó pro lado, você conhece a real importância de um comentário? Você vai me responder que sim e que ela consiste em uma troca básica, o famoso “passa no meu blog também”.

Você está certo e está errado.

Essa real importância pode ser dividida em vários itens e a troca de links é um nome bem superficial para algo muito maior, muito mais profundo e muito mais amorzinho: link building. Ele é apenas uma das razões pelas quais você deve comentar.

Comentar valoriza as pessoas – e o que elas escrevem

E esse era o verdadeiro sentido da blogosfera de raiz: valorizar. Naquela época, a gente valorizava os layouts feitos no paint, o blog das meninas que faziam layouts, o post cotidiano e bobinho das amigas online. Era tudo uma questão de demonstrar que você estava ali, do lado, dando o seu suporte e o seu tempo. Acessos não significavam nada: ter o seu dia a dia lido – e comentado – era muito importante.

E comentar em blogs gerava mais do que tráfego, gerava grandes amizades de anos. As pessoas debatiam sem medo – e com muito respeito.

Comentar significava valorizar o que o outro faz – sem exigir nada em troca.

Já parou pra pensar que, se você comenta um post que lhe interessa, de coração aberto e com vontade, o blogueiro pode se sentir obrigado a retribuir o seu carinho? Isso se dá por uma regra básica do networking: faça um favor por alguém sem que essa pessoa precise e sem exigir nada em troca e você terá alguém disposto a fazer algo por você.

Mas a gente vai falar MUITO mais de networking em breve. <3

Comentar valoriza você mesmo – e o que você escreve

Essa daqui pode parecer confusa. Lembra do link building? Ele funciona assim, falando em poucas palavras: quando uma busca (oi, Google) vai te rankear, ela analisa muitas coisas sobre o seu site – dentre elas, a qualidade do seu conteúdo e a quantidade de sites bons que linkam para você.

Vamos supor que eu adicione um link para seu blog em algum post. Se o seu link aparece aqui, significa que existe um blog de 12 anos de idade, com pagerank 3 linkando para a sua página – ou seja, para as buscas, seu conteúdo deve significar algo!

Calma, não estou dizendo que sou a rainha da sucata. Mas, ter um site linkando para você diz para o Google que a internet assina em baixo do que você faz. De nada! 😉

Quando você comenta em blogs ou sites, seu link está ali – e é ai que fica o pote de ouro.

Mas perai, existem muitos sites que utilizam o recurso “nofollow” no campo URL dos comentários, o que quer dizer que esse site “não assina em baixo” do link que está sendo publicado ali. É uma forma de dizer ao Google, através de código, que você não recomenda os endereços publicados através dos comentários.

Sabe aquelas empresas que pedem para você linkar “dofollow” em um post patrocinado? Elas estão pedindo que você assine em baixo do site delas – pagando para isso. O Google considera isso errado e caso descubra que você está recebendo dinheiro para indicar links, seu blog é banido das buscas. Ou seja: anunciou? Nofollow nele!

Por sinal, eu já falei sobre “nofollow” e “dofollow” por aqui!

Não esqueça de compartilhar, né?

Ah, e comentar também – sua tarefa de hoje é comentar em 10 blogs diferentes! 😉

maio 5, 2014

comente aqui!

  1. Loma, só queria dizer que o seu conteúdo está me ajudando horrores! Desde de que eu blogava em 2002 e agora muita coisa mudou. Estou voltando para esse mundo, já fiz seu curso de midia kit e sigo tudo o que fala a risca! Depois veja o meu blog, e pode opiniar e criticar a vontade…e

  2. Tenho acompanhado alguns trabalhos do seu blog, pois sou iniciante e tenho tido dificuldade em conseguir acessar ao meu blog apenas pela divulgação nas redes sócias. Obrigado por dividir sua bagagem com os mais novos na blogosfera.

  3. Eu ainda sou das antigas!! Gosto de ler outros blogs e sites e, sempre que algo realmente chama a minha atenção, faço questão de deixar um recadinho. Acho isso muito simpático. Em 90% dos casos as pessoas não respondem e/ou se manifestam, mas tudo bem! Eu no blog adoro responder. Nunca deixo ninguém no vácuo eheheheh afinal, se tenho aquele canal para interagir com meu público o mínimo que posso fazer é retribuir!Beijos

  4. Raylane disse:

    Eu não entende quase nada porque não manjo muito, mas esse post é uma grande ajuda. Sempre acompanho seu blog! bjs

  5. Elurdiane disse:

    Conheci seu blog a três dias e estou viciada nos seus posts,esse fala de um assunto que eu nem conhecia mas vou seguir seu conselho de ler mais sobre ele.

  6. thaina mariel disse:

    Olá! Venho fuçando o Blog há alguns dias e adoro o conteúdo que é colocado de forma simples, porque sempre leio quando estou no trabalho e no meio da correria é bom ter algo fluído e que inspira para ler! Eu tomei conhecimento do orgblog hoje e já estou ansiosa para começar, ainda estou montando meu blog, mas quanto mais a gente procurar informações melhor! Parabéns por possibilitar e disponibilizar conteúdo de tanta qualidade.

  7. Cristiane disse:

    Legal, gostei das dicas. Estou lendo outros post seu. Abraços.

  8. Oi LomaEu tento comentar em pelo menos 10 blogs todos os dias. Nem sempre consigo, mas tem dias que comento em vários blogs, ou vários posts de um mesmo blog, tipo aqui no seu.Acho que isso da retribuição, comentar por amor se perdeu muito. Aparentemente todo mundo quer competir, quer ser melhor que o amiguinho. Eu acredito que temos que ajudar os amiguinhos. A internet é grande e tem espaço pra todo mundo.

  9. Josielle disse:

    Dicas muito boas

  10. Eu concordo plenamente com o que foi tratado no texto. Fazer um comentário em um blog que nós gostamos é além de tudo gratificante para quem escreve como também deixa muito feliz quem o recebe. Claro que deve ter o maior cuidado… Faz tempo que acompanho blogs e sei o quanto as pessoas utilizam o comentário para pedir para seguir, para visitar o blog e assim por diante. É extremamente chato isso, mas isso não ocorre somente no universo dos blogs, mas também no youtube isso acontece.Estou dando uma olhada em seus artigos para aprender ainda mais sobre blog para poder aprimorar o meu… ótimo trabalho. um abraço.

  11. Deise Almeida disse:

    Olá Loma, tudo bem?Primeiramente eu gostaria de dizer que eu te admiro muito, obrigada por compartilhar essas dicas tão preciosas para todas nós. Realmente a blogosfera é um lugar incrível, e tudo fica muito mais acolhedor quando alguém como você existe por aqui!Então, essa foi uma das primeiras coisas que eu aprendi ao criar o meu blog, e eu amo responder comentários, e claro conhecer novos trabalhos, novos textos, projetos e tudo mais de novas blogueiras. Sempre que eu posso, eu saio visitando novos blogs e espalho amor haha, gosto de contribuir com a minha opinião, dar sugestões, gosto de encorajar novas blogueiras, e claro conhecer novas pessoas e quem sabe né, criar amizades :)É muito bom receber comentários, respondê-los, e comentar nos demais blogs! Isso enriquece, isso nos motiva, e eu amo fazer isso! 🙂 Beijos Loma, continue assim!Obrigada pelas dicas, e por tudo que foi dito nessa postagem! Amei mesmo, e o que eu não sabia, vou colocar em prática para seguir melhorando como blogueira.Blog Senhorita DeiseInstagram

  12. Adorei esse texto, me deixou até nostálgica :3

  13. Nossa esses pequenos detalhes causam uma grande confusão na minha mente, essa dos comentários é novidade para mim, mas também fica uma dúvida, o link tem mais valor quando vem de sites com assuntos relevantes ou relacionados ao seu né? O Google cobra isso quando se trata de anúncios e outros links pelo site!Esse post foi realmente muito útil e interessante! Agradeço o trabalho :)bjs

  14. É muito legal quando a gente lê sobre essas coisas e finalmente entende o porquê de fazê-las. Melhor ainda é notar que os “conselhos” tiveram um efeito positivo pra gente, hahahha.Fico muito feliz quando recebo comentários no meu blog. Tinha uma certa preguiça de comentar no dos outros, mas com o tempo passei a ler mais e assim, consequentemente, tecer alguns comentários.Beijo Lominha! 🙂

  15. Ana disse:

    Oi Loma,tudo bem?E e mais 3 amigas estamos nos aventurando no mundo dos blog, kkk, queria dizer que estou amando seu posts, todos muito úteis e divertidos. Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos com a gente!!Ah, queria dizer tb que seu blog é lindoooo!!!!bjsAna

  16. Mayara Nunes disse:

    kkk amo seu jeito de escrever, é uma inspiração. Aprendo me divertindo. Estou aprendendo muito com seus posts e aplicando aos poucos no meu humilde bloguinho. O seu blog tb me motivou a blogar, estava, entre crises de enxaqueca, desanimada tb… mas enfim, realmente, obrigada por um conteúdo tão útil !

  17. Rai Louven disse:

    Como sempre, seus posts mega úteis e fáceis de entender!! O que seria de mim sem você e sem esse Orblog?! ;)bjs

  18. Milyanne Lara disse:

    Eu já vi em vários lugares que comentar em outros blogs é muito importante, mas nunca liguei pra isso. Mas aí, me objetivar a comentar em dez blogs diferentes realmente funciona, já que enquanto não mandarem eu não ligo pra fazer (rsrsrs).Ótima dica Loma!

  19. A-M-A-N-D-O essa série de posts e cada dia mais apaixonada com o seu blog! Já conheci muito blog bacana através dos comentários, inclusive aqui no Sernaiotto, então acho a dica super válida <3

  20. Angélica disse:

    Se eu falar que quase não comento em blogs por “preguicinha” você vai parar de me amar? =/Adorei o artigo, me fez enxergar de outra forma nossas retribuições diárias no blog dos amiguinhos. Eu sempre deixava para depois, mesmo depois de ler o post inteiro. Mas o depois cai sempre no esquecimento e eu acabo não voltando mais lá.O mais engraçado disso tudo é que sou “burra velha” da blogosfera. Amava sair comentando em tudo que é blog porque eu amava a troca de carinho, de opniões… e eu fiz tantos amigos que até hoje me seguem virtualmente e na vida real também.Mas acho que o que me desmotivou durante esses últimos anos, foi encontrar o mesmo do mesmo por aí. Não queria comentar sempre no mesmo tipo de post. Acho que com o tempo fui ficando com preguiça disso tudo. =/Bom, vou lá fazer minha tarefinha de hoje que é comentar em 10 blogs diferentes!Ah! Vou correr para conferir os seus posts do link party! :DBeijokas Loma, e obrigada pelas palavras! <3

  21. Débora Souza disse:

    Comecei a acompanhar o “Orgblog” e espero que todas essas dicas funcionem. As vezes bate uma desmotivação, sabe? Enfim, faz parte, né?Oh LOMA, muito obrigada por todas essas dicas, viu? Você é uma fofa.Mil beijinhos <3http://www.garotasdejaneiro.com

  22. Lói Cúrcio disse:

    Nossa, Loma, vendo você falar assim me bateu uma vontade de ter sido dessa era de Blogs, sabe?! Acho isso tão legal, admiro muito. Eu sempre que visito um Blog, seja de um blog que já amo e acompanho ou de uma leitora que deixou lá, faço como você, olho de cara o primeiro post, observo ele no todo, corro no sobre e aí comento e amo quando recebo retorno do meu comentário. Porque comentar em Blog que não se tem retorno é horrível, nem dá vontade de voltar, sabe?! Eu inclusive queria saber qual plugin você usa nos comentários, porque não assino anda e você sempre me retorna no email e eu venho te responder, rs. Ah! Nunca ouvi falar nesses tais “nofollow” e “dofollow”. Amei o post como sempre! Toda noite que chego do trabalho corro aqui para estudar o ORGblog, anotar tudo e colocar em prática. Tanto que meu Blog foi ao ar em abril, mas já fiz algumas mudanças e vou fazer mais, inclusive ano que vem. Quero ele mais limpo e clean, sabe?! Bjusss e obrigada pelas dicas e por ter esse espirito tão coloborativo Loma, tu é exemplo!

    • Tenho um post todinho explicando sobre no follow, depois vc caça ele! 😉 O plugin que eu uso é esse aqui: true-luv.com/comment-email-responder 😉 Fico feliz que esteja gostando do ORGblog! <3

  23. Rafael disse:

    Eu já tive trocentos blogs desde sei lá quando, quase sempre blogs pessoais. Fiz muitas amizades com gente que aparecia não sei de onde. Cheguei até a trocar cartas com algumas pessoas… Saudades disso.Hoje vejo blogs que admiro com tão poucos comentários, então deixei de me preocupar tanto com os comentários que recebo. Mas continuo comentando em tudo que curto. Tipo este post :-)Bjs!

    • Olha, eu acompanhei essa mudança e é um pouco triste, mas ao mesmo tempo a gente consegue ver como as coisas evoluíram: conheço gente (inclusive eu) que prefere curtir e compartilhar um post como uma forma de endossar e dizer: olha, adorei o seu conteúdo! Não é sempre que eu consigo comentar, mas quando comento também é um texto! hahahaNão é todo mundo que tem paciência e tempo para debater e comentar. Acho que o mais importante é o apoio e as amizades que a gente faz: minhas maiores amigas offline eu conheci pelo blog! Beijos ;*

  24. Aline Pacheco disse:

    Oi Loma!Olha, vou confessar que sou da época em que as pessoas comentavam por carinho e sinto muita falta disso! Eu ainda mantenho essa “estratégia”. Sei o quanto é importante para um blogueiro ver os comentários das pessoas que lêem e por isso, quando eu gosto, eu comento! Mesmo que não tenha retribuição… eu gosto, eu comento!Sinto falta desse passado que eu amava tanto. Amava os comentários… snif snif snif..Beijos e adorei o post!

    • Não apenas o comentário, né? Com o tempo, tudo acabou sendo desvalorizado: um post, uma fotografia, um design, um template. Hoje as coisas são fáceis e as pessoas não valorizam mais. Uma pena! 🙁 Obrigada pelo comentário!!!! <333

  25. Ana disse:

    Olá! Preciso dizer que sou apaixonada pelo seu blog! Não o conhecia até bem pouco tempo atrás, questão de meses, e depois que conheci dou uma passadinha todos os dias pra ver se tem novidades, hehehehe ENtão, sempre quis criar um blog e foi pesquisando sobre isso que achei o seu blog. Obrigada pelas dicas! Bjão

1 2 3

Deixe seu comentário

vem com

a Lominha:

13 anos de arquivos

blog

sua consultoria de skincare

agende

compartilho meu lifestyle com (cons)ciência na internet mais perto de você ;)

assine a newsletter

emails?