loma-sernaiotto-contato.jpg

Eba, tem tema novo no Rotaroots! Dessa vez, devemos escrever uma carta para mim mesma há 10 anos atrás. Eu vi essa série de posts no Hypeness e achei muito interessante para ponderarmos como viemos parar onde estamos. Abaixo, você encontra a minha carta e deixo aqui a pergunta: o que você diria para o seu eu 10 anos mais novo? 

Querida Lominha, não se assuste. Esse se tornará o seu apelido, por causa de um blog que você vai ter e cuidar com amor e carinho por anos. Tá confuso?

Nesse momento você tem 15 e nem tem um computador ainda. Você não faz ideia do quanto o mundo evoluiu nesses últimos 10 anos: o computador será seu instrumento de trabalho, seu hobby e sua forma de comunicação com as pessoas.

Você está noiva – foi mal, odiamos spoilers – e usa a internet para se comunicar com seu futuro marido. Tá vendo como essa geringonça é importante? Na verdade, seu trabalho atual só existe por causa do blog que eu citei acima. Você escolheu publicidade mesmo, mas olha: acabou fazendo letras depois. Essa sua indecisão veio comigo por todo esse tempo e eu realizei o nosso sonho de estudar na Unesp. Mas durou pouco, viu? Você vai crescer impaciente e vai desistir da idéia por mil motivos: burocracia, greves da universidade, ser a mais velha da sala e as 6h de viagem todo fim de semana para ver mainha. Ah, toma cuidado com gente aproveitadora. Você está lidando com uma nesse momento e no futuro vai se arrepender bastante.

Na verdade, muitas pessoas vão abusar da sua inocência e eu tenho uma certa raivinha por você não ter amadurecido muito cedo e ter me tornado essa eterna criança. Que saco!

Pode ficar brava, mas você tem 15 anos com uma mentalidade de 10. Eu não te julgo, pois atualmente a minha mentalidade é de 15. A gente tem esse medo de crescer, acho que precisamos trabalhar isso. Inclusive, já passamos por terapia e continuamos nessa eterna infância. Mas não se assusta: isso te faz uma pessoa muito criativa e que dá atenção aos pequenos detalhes da vida.

Ser adulto é chato pra caramba!

Lá pros 20 você vai passar por uma fase complicada: as exigências vão te derrubar. Mas você vai ser forte, então não tenha medo, apenas fé. Não esqueça da fé, tá? É ela que vai te tirar de uns poços fundos de desânimo e você vai perceber que a vida é muito maior do que seus problemas. Vai por mim.

Com uns 23 tudo vai passar e você vai aprender a aceitar riscos – sempre com cautela, mas vai saber lidar melhor com tudo o que não for planejado. Essa sua mania controladora vai permanecer até hoje, mas tudo bem. Pelo menos nós somos extremamente organizadas – ponto pra você!

Vou te deixar umas dicas valiosas:

  • para de comer as baboseiras que a vó faz ou compra (as estrias serão permanentes e haja carboxiterapia, gata);

  • você vai fazer muitos amigos pela internet e, acredite, suas melhores amigas vão morar longe!

  • você vai continuar medrosa, então para de se julgar por isso – uma hora, você simplesmente vai lidar com esse medo todo e vai aprender a conviver com seus monstros <3

  • o esforço que você faz em prol de um objetivo ou pessoa não é proporcional ao esforço que as pessoas farão por você ou por seu objetivo, ok?

  • a vida vai ter dar uns limões, justamente quando você estiver com acidez atacada e desejando apenas uma água de coco – nem adianta ficar chateada

  • quando você finalmente precisar de limões, a vida não vai te dar nadica – e deal with it ^.~

  • quanto maior for a sua expectativa, maior será o seu tombo quando ela não der certo e, pela nossa experiência, 90% das expectativas nunca dão certo, ok? Contenha-se!

  • tudo o que você sempre sonhou, você vai alcançar – mas nem sempre no exato momento em que você deseja

  • confiar nas pessoas é preciso, então trate de começar logo porque eu me tornei uma pessoa desconfiada demais e SIM, eu estou culpando você!

  • ame e não julgue, você não é melhor do que ninguém!

  • faça seus dias memoráveis e dê 100% de você mesma em tudo o que fizer, a gente não vem com validade no fundo do pote e você vai perceber o quão frágil e simples a vida é (a gente que complica, viu? mas nem conta pra ninguém)

Lominha, a vida não vai ser fácil até os 25 e eu acredito que será pior daqui pra frente. Mas eu te digo uma coisa: tudo vai valer a pena, viu? Nossas experiências nos moldam no que somos e eu tenho muito orgulho do que nós nos tornamos. Parabéns!

Força ai e vê se para de escrever fanfic na aula de química :/

OBS.: o DiCaprio não ganhou nenhum Oscar até agora! 

Beijos, Lominha – a de 25!

Categorized in:

Tagged in:

,