sernaiotto-orgblog-14-seo

ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto.

Esse é o post mais aguardado do ORGblog que eu sei: todo mundo já ouviu falar sobre SEO, mas ninguém sabe exatamente o que é isso ou para que serve. Hoje a gente vai descobrir tudo isso e aprender como implementá-lo no seu conteúdo.

SEO significa Search Engine Otimization, o que seria “otimização de buscas” – ou seja, otimizar seu site ou blog para que ele apareça em uma boa posição nas buscas.

Você conhece aquela brincadeira “se não está na primeira página do Google, não existe“? Isso acontece pois as pessoas são muito preguiçosas para ir mais adiante e geralmente encontram o que procuram na primeira página.

Tudo que está naquela primeira página possui relevância e autoridade, segundo o Google. Ali estão as repostas que todo mundo procura e aplicar SEO no seu blog pode te dar a chance de ser a resposta clicada para determinados temas. Vamos entender como isso acontece e como você pode colocar em prática de um jeito simples e incorporado ao seu cotidiano blogueiro.

Para que serve o SEO?

Para mostrar ao Google sobre o que é cada post e provar para ele que seu post é relevante para as pessoas que buscam sobre determinado tema (palavra-chave). Pode ser confuso para iniciantes, mas vamos dividir o SEO em 5 partes:

1. Antes de redigir, decida seu tema e palavra-chave

Ao escolher sobre o que vou falar, devo me preocupar em inserir uma palavra-chave em vários locais do meu post – por isso, é importante defini-la antes de começar a redigir. Na minha receita para kimchi em 30 minutos, minha palavra-chave é kimchi.

Com isso decidido, vamos em frente! Quero fazer um post exclusivo sobre a escolha da palavra-chave ideal para o seu conteúdo e como mensurar o retorno em tráfego.

Mas fica pra depois, que esse aqui já está longo! 🙂

2. Insira sua palavra-chave no título

Se puder inserir no início do título, melhor. Mas o importante é que ela esteja no seu título, afinal, é seu tema e o foco do seu post. No meu caso, ficou Receita para Kimchi {em 30 minutos}. Não está no começo, mas está ali.

3. Inclua sua palavra-chave no alt e no título de suas imagens

Nada de carregar imagem DSC98765.jpeg no blog, por favor! Nomeie suas imagens com “Nome do blog + Titulo do post” – já que seu título contém a palavra-chave embutida. Além de ser mais uma forma de ressaltar a sua palavra-chave no artigo, muitas pessoas buscam por imagens no Google e dessa forma podem cair no seu blog.

Importante: todo mundo sabe que imagens com acentuação dão erros, né? Para quem não sabe, dão sim. Portanto, ao salvar sua imagem, evite deixar espaços entre as palavras e não use acentuação. Por exemplo: se seu post é Dicas de Divulgação, salve sua imagem como “dicas-divulgacao-nomedoblog.jpeg ^.~

4. Mencione sua palavra-chave algumas vezes no texto

Sempre que possível, insira ao menos uma vez no primeiro parágrafo. Se seu texto for extenso, repita-a durante o texto. Se for muito curto, evite repetições demais, você acaba pecando por excesso. Bom senso é preciso (na vida, né?) então saiba balancear – sem esquecer de manter qualidade no seu conteúdo.

5. Ao linkar um post antigo, use a palavra-chave dele

Ao linkar minha receita de kimchi ali em cima, eu acabei usando a palavra-chave daquele post no link, tendo em vista que ela está no título. Isso ajuda a definir autoridade àquele post – ele está sendo linkado com sua palavra-chave. Sempre que for linkar um post antigo, tente inserir a palavra-chave daquele post no link.

Por exemplo: você tem um post antigo sobre armário-cápsula e essa é a palavra chave dele. Isso quer dizer que, quando alguém pesquisar por “armário-cápsula” no Google, você quer que seu post apareça.

Por isso, em um post recente, use uma frase como “você já leu essas 5 dicas que eu dei para montar seu armário-cápsula?” e insira o link para o post antigo na palavra chave (ou seja, em “armário-cápsula”). Faz sentido?

ALOKA da palavra-chave: NÃO!

Não esqueça: você escreve para seus leitores – e não para o Google. A gente tenta facilitar com algumas táticas, mas não deixe que isso influencie na qualidade do seu blog! Com o tempo, você pega o jeito e acaba pensando em tudo isso de forma automática e que não vá interferir em tudo o que você quer dizer.

E agora?

Agora, você instala um plugin de SEO no seu blog (recomendo SEO by Yoast!) e sempre que for redigir um post faça os passos acima. Nesse plugin, você insere sua palavra-chave quando estiver criando o post e ele calcula para você se seu post está otimizado: quantas vezes ela aparece no seu texto, se está no título, na meta-descrição (aquela prévia que aparece sob seu link no google). É uma mão na roda!

Ai depois você me conta se conseguiu otimizar um post e me manda para eu ver, pode ser? Em breve, pretendo falar sobre SEO com mais profundidade. Não esquece de compartilhar esse post com aquela sua amiga blogueira, hein? <3

Categorized in:

Tagged in: