0

ORGblog 05: entre em contato com um leitor

ORGblog 05: entre em contato com um leitor

ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto.

sernaiotto-orgblog-05-contate-leitor

Na semana passada eu não publiquei, mas hoje vamos aprender o quão importante é dar uma atenção pessoal ao seu leitor. Com a tarefa de hoje, você:

  • constrói uma comunidade com seus leitores
  • cativa leitores novos e mantém os mais antigos
  • incentiva a participação através de comentários
  • transforma seus leitores em amigos (e amigos sempre compartilham as suas coisas)

A tarefa de hoje é bem simples: mande um e-mail (ou um tweet) para um novo leitor – ou mais de um. Parece ridículo, mas o fato é que prestar atenção no seu leitor e comunicar pessoalmente com ele constrói não apenas um relacionamento fiel como também uma rede de compartilhamento. Traduzindo: ele não apenas retorna sempre ao seu blog, como o espalha por ai com uma opinião sincera e cheia de carinho.

Já baixou o aplicativo do blog? Baixe no seu Android ou iOS e receba dicas exclusivas para o seu blog direto no celular.

Então hoje você vai identificar aquele leitor que você nunca viu nos seus comentários. Vai mandar um email para ele agradecendo pela visita e pelo comentário. Inclua um link para seu blog ou seu feed e não esqueça de criar um email relevante: responda a uma dúvida que ele deixou ou convide-o para participar de algum projeto que você publica.

2 formas de manter contato com frequência

  • se a pessoa deixou o link de seu blog nos seus comentários, visite-a e deixe um comentário por lá. Essa comunicação era básica no início da blogosfera e acabou esquecida com o tempo. Para muitos leitores, seu comentário no espaço deles pode ser muito importante e especial – sem contar que você está divulgando o seu espaço para outras pessoas e construindo um link building.
  • responda aos comentários no seu próprio blog. Mandar um email para seu leitor ou comentar no blog dele é uma ferramenta poderosa para comunicação direta e individual, mas ao comentar no seu espaço você está mostrando a todos os leitores que você interage – e isso os motiva a participar.

Portanto, hoje você vai mandar um email a um leitor (para 10 leitores novos e os antigos também, se possível). Mas fica aqui uma tarefa que você deve incorporar ao cotidiano do seu blog: 15 minutos por dia enviando um email ou respondendo comentários no blog dos leitores. Eu acredito que responder comentários no seu próprio blog já seja uma tarefa diária, certo? Se não for, trate de começar agora!

E não esqueça de compartilhar o ORGblog com as amigas. <3

Loma

De Santos (SP) morando na Coreia do Sul. Publicitária, blogueira há 13 anos & idealizadora do ORGblog. Quer me stalkear?

24 comments

Leave a comment
  1. Luana Alves

    7 de Janeiro de 2014 at 02:28

    Essa sua série é demais… Está me ajudando bastante!!! Valeu!

    • Loma Sernaiotto

      7 de Janeiro de 2014 at 17:06

      que bom que estou ajudando! toda segunda tem mais heheh <3

  2. Rafael

    15 de Janeiro de 2014 at 16:27

    Olá!!
    Acabei de conhecer seu blog, através de um post no Mulher Vitrola. Adorei essa série de dicas!

    Abs

    • Loma Sernaiotto

      15 de Janeiro de 2014 at 16:52

      essa Vitrola é uma linda! obrigada pela visita, seja sempre bem vindo ;) toda segunda-feira tem dica nova HEHE

  3. Anna

    6 de julho de 2014 at 00:03

    Eu sempre comento nos blogs dos meus visitantes, mas pelo que eu entendi você acha relevante além dessa prática, responder ao comentário de todos os leitores dentro de um post. As duas tarefas tem que ser feitas, certo?
    Particularmente, acho mais interessantes responder alguma dúvida do leitor no post, que pode ser a dúvida de outro leitor….
    Sei lá, acho que fiquei meio confusa, desculpe….

    • Loma Sernaiotto

      6 de julho de 2014 at 14:03

      Eu costumo responder todos os comentários no post. Exatamente por isso, muita gente pode ter a mesma dúvida ou opinião e gera uma discussão bem bacana. Então, tiro um dia na semana para visitar blogs e comentar também.
      Mas é o que eu acho, né? Cada um faz o que achar melhor! É que na blogosfera old school a gente fazia isso ;***

  4. Carol Rodrigues

    12 de julho de 2014 at 22:57

    Eu tento sempre responder os comentarios no blog. Email eu ja acho mais pessoal, sei lá, pros amigos. Meu blog andou beeeem abandonado, mas depois que conheci o Rotaroots e esse seu super manual, resolvi voltar com força total. Estou respondendo os que ficaram sem resposta nos posts, encomendando um novo layout e essas coisas. Aos poucos chego lá. Muito legal essa sua dica, vou ate voltar la pra continuar respondendo o povo ♥

    • Loma Sernaiotto

      13 de julho de 2014 at 20:30

      Responder comentários é uma obrigação, no meu ponto de vista. Seja no seu próprio post ou visitando os blogs que comentaram. Poxa, se a pessoa dedicou 5 minutos para opinar sobre seu conteúdo, o mínimo que pode fazer é dedicar 5 minutos para agradecer, concorda?
      Manda ver nessas respostas e aproveita essa nova fase do seu blog para manter isso em dia! Você vai ver como faz diferença!
      Beijos ;*

  5. Fernanda

    22 de julho de 2014 at 13:46

    Quando o leitor comenta em um post meu, é automático a minha retribuição. Principalmente qnd esse leitor acrescentou na discussão e/ou leu de verdade o post [mtos nem leem, só pedem visitas/comments/seguidores].
    Interagir com o leitor é aprender onde acertou e no que precisa melhorar, por isso tenho uma atenção especial, desde que comecei o blog, por visitantes que comentam.

    • Loma Sernaiotto

      23 de julho de 2014 at 15:06

      Você está super certa! É com a opinião dos leitores que aprendemos onde erramos e acertamos :)
      Beijos ;***

  6. Luísa Rodrigues

    22 de julho de 2014 at 22:31

    Quando eu sei que é o momento certo pra criar uma page pro blog? Tô à dias com isso na cabeça mas não sei quando é o certo e tal. Beijos!

    • Loma Sernaiotto

      23 de julho de 2014 at 15:09

      Não existe um momento certo para criar as redes sociais do blog, mas eu aconselho criar no início do blog – assim você já tem uma página para divulgar e socializar enquanto vai conquistando leitores e amigos. ;)

    • Gabrielly

      9 de novembro de 2015 at 18:27

      Eu criei a minha uns dois meses depois de começar com o blog e acho que foi um bom momento.

  7. Larissa Rehem

    7 de agosto de 2014 at 19:11

    Essa tarefa para mim é algo comum no meu dia a dia.
    Não me lembro quando comecei, mas sempre respondo os comentários deixados no blog, me viro nos trinta para responder todos os e-mails, interajo no tweet com o pessoal que já fiz amizade. Mas o mais complicado é buscar interação na FanPage do blog, sem contar das vezes que eu libero uma pergunta e poucas — ou nenhuma — pessoas respondem.
    Isso para mim é bem complicado.
    Entretanto, o hábito de responder os leitores do blog já me trouxe diversas amizades verdadeiras. Esse fato é único e maravilhoso. “)

    • Loma Sernaiotto

      9 de agosto de 2014 at 21:48

      Mas olha, cada blog costuma ter um perfil de leitores diferente. Pode ser que os seus não sejam de interagir no facebook mas usem outras redes. Fico feliz que já coloque isso em prática! Beijos ;*

  8. Lorenna Guerra

    17 de julho de 2015 at 12:35

    Essa é uma das coisas que não abro mão. Sempre vou responder os comentários de quem deixa o link lá no meu blog. O contato com o leitor é muito importante, além disso, visitando você acaba conhecendo outros blogs lindos ♥

    • Gabrielly

      9 de novembro de 2015 at 18:25

      Verdade Lorrena, metade dos blogs que sigo hoje, são dos que interagiram comigo, seja em outros blogs ou no deles ou no meu mesmo.

  9. Lídia Oliveira

    8 de agosto de 2015 at 00:50

    Amandoooooo essa série do Orgblog, demais mesmo. Entrei há pouco tempo na blogesfera e desde de ontem (que achei o seu vídeo no Youtube dando uma palestra sobre o tema) não sai mais do seu blog. Parabéns e obrigada. Beijo, beijo! Sucesso.

  10. Jennifer dos Santos

    21 de outubro de 2015 at 17:50

    Blogueiros(as) que interagem com os leitores ganham metade do meu coração <3.
    Não estou nesse ramo ainda, por enquanto apenas escrevo textos no tumblr, mas uma meta de vida é criar um blog pra compartilhar o que gosto.

    • Gabrielly

      9 de novembro de 2015 at 18:22

      Amo o Tumblr e adoro interagir nos blogs, parece que fortalece amsi a blogosfera.

    • Loma

      17 de novembro de 2015 at 05:08

      Mas tumblr tb é blog, não? Desejo mto sucesso no seu futuro blog, que ele te faça mto bem e te inspire sempre. beijas!

  11. Philip

    31 de outubro de 2015 at 10:49

    Entrou comentário novo eu tento responder na hora…vou comecar a interagir mais por e-mail com os leitores.

  12. Gabrielly

    9 de novembro de 2015 at 18:30

    Oi Loma, adoro essa interação com os comentários, mas tenho 8 meses de blog e nunca recebi um comentário no blog.
    bjs

  13. Gabi

    23 de dezembro de 2015 at 21:59

    Tô amando e lendo todos, um por um! <3

Leave a Comment