Promova um post ⇢ ORGblog #03

Loma Sernaiotto

skincare
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá. Publicitária, tatuadora cosmética. Blogueira há 15+ anos. E muito feliz em ter você aqui.

Receitas
Blogosfera
Wellness
Viagens
leia também:

loma sernaiotto


sernaiotto-orgblog-03-promover-post

ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog, com dicas de manutenção, análise e criação de conteúdo. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página fixa você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto.

Você costuma promover seus posts individuais? Hoje vamos aprender as melhores formas de divulgar sem ficar cansativo para você e seus leitores.

No início do blog, lá em 2009, eu costumava divulgar o sernaiotto.com em todos os cantos da internet. Isso era legal, divulgar é sempre bom, mas com o tempo eu aprendi a divulgar posts individuais com mais frequência. Por que?

  • você direciona o público para um assunto específico, que pode ser um post destaque, o post mais recente ou um post antigo que está maravilhoso e você quer resgatar;

  • ao acessar o link do post, o leitor não precisa clicar em “comentar” ou de muito trabalho para agir, o formulário já está disponível lá em baixo junto com os botões de compartilhamento ou qualquer ação que você o convide a fazer;

  • se tiver um plugin ou widget de posts relacionados, você guia o leitor pelos posts do seu blog sobre aquele determinado assunto que ele clicou e que é de seu interesse, ou seja: mais tempo lendo outros conteúdos do seu arquivo e permanecendo no seu site;

  • você pode filtrar a sua divulgação por conteúdo: onde e quando pretende divulgar determinado assunto? Isso facilita na hora de criar conteúdo para suas redes sociais também!

Eu vou listar aqui algumas formas de promover posts individuais e você vai escolher pelo menos 5 delas para colocar em prática. Escolha um post do seu blog (pode ser aquela lista que criamos semana passada, lembra?) e mãos a obra:

Redes sociais

Em quais redes sociais você tem conta? Ou mais importante: em quais redes o seu público está?

Use-as para promover seus posts! Use o bom senso e não faça spams, uma vez que você pode perder followers. Minha dica é: divulgue seu post mais recente em todas as redes assim que publicá-lo.

Também indico ferramentas como tweet old posts, que publicam links de posts mais antigos – e não permitem que eles se percam no limbo. Mas configure um bom espaço de tempo entre cada postagem para não cansar seus leitores.

Social bookmarking

Promova posts em sites como Digg, StumbleUpon, Delicious ou Reddit. Eu não sou muito fã desse tipo de divulgação, mas ele existe. Além disso, você pode divulgar em grupos que permitem divulgação em locais como Facebook.

Links internos

Sempre que for redigir um post, lembre-se que há conteúdo antigo (e bom!) no seu blog.

Relacione posts do mesmo tópico linkando-os ao seu post mais recente – vocês viram que eu fiz isso sugerindo que você usasse o post feito no último ORGblog logo acima? É uma forma de reciclar conteúdo antigo, auxiliar no seu SEO e aumentar um pouco suas pageviews.

Newsletter

Possui uma newsletter pro blog? Linke seu post mais recente ou faça como eu: envie os 3 links imperdíveis do último mês. Se alguém perdeu aquele post maravilhoso, pode acessar nos emails que você enviar. E se não tem uma newsletter, eu recomendo que comece o quanto antes!

Comentário em outros blogs

Deixar comentários em outros blogs é a forma primária de comunicação na blogosfera: foi assim que tudo começou. Eu costumo sempre linkar a página principal do blog (no formulário), mas quando o blogueiro trata de um assunto sobre o qual já falei, sempre deixo o link de um determinado post como sugestão de debate. Portanto, linke seu último post ou o seu favorito quando for comentar.

Assinatura de e-mail

Você tem o endereço do seu blog na assinatura do seu e-mail? Por que não inserir um link para o seu post mais recente? Ou o seu post favorito?

Você pode alterar com o tempo ou conforme a finalidade do e-mail: se está solicitando um produto para resenhas, insira o link de uma resenha incrível na sua assinatura; se está respondendo dúvida do leitor, linke para um post que ajude a responder. Use a criatividade com seu conteúdo!

Posts follow-up

Follow-up significa “acompanhamento” e é um termo de secretariado muito utilizado em empresas. Muitas blogueiras utilizam esse formato, aquele post com resumo da semana em que linkam os posts destacados – ou todos os posts de um determinado período.

Promova com publicidade

Para aquele post do qual você tem extremo orgulho e que tem boa aceitação do público, você pode considerar uma pequena publicidade, seja com AdWords ou anúncio pago do Facebook q Instagram. Isso pode gerar mais tráfego e ainda vai divulgar um excelente trabalho que você fez pelo seu blog.

Use a mídia tradicional

Um post seu pode ser interessante para a mídia tradicional: um jornal ou uma revista. Escolha o seu melhor post e divulgue nesses meios, quando puder. Mas faça isso ocasionalmente, é uma ferramenta poderosa de divulgação mas que exige coerência.

Perfil de redes sociais

Conheço muita gente que usa esse formato de divulgação, linkar o post mais recente no perfil do Twitter ou do Instagram. Especialmente no Insta, por onde o acesso é mobile, é uma forma poderosa de guiar o leitor pro conteúdo exato que você quer divulgar. Mas use com sabedoria e tome cuidado com erros na digitação da URL, você pode perder novos acessos.

Que tal comentar aqui no blog com um post do qual se orgulha?

Espero que esteja gostando do ORGblog, sei que os posts são longos mas é o máximo que eu consigo resumir do conteúdo. Deixe sugestões, ok? E não esqueça de compartilhar.

dezembro 9, 2013

comente aqui!

  1. Não acho os posts longos. E adoro suas dicas. Eu tenho sete anos de blog e me arrependo de ter escondido ele do mundo nos primeiros anos. Tem quase 4 anos que eu o divulgo. Espero melhorar sempre mais na divulgação.

  2. Musica Brasil disse:

    ótima iniciativa adorei

  3. Sâmara Davi disse:

    Dicas maravilhosas Loma!!Muito obrigada!!Deixo aqui o post favorito do meu blog.https://somostodasmarilyn.wordpress.com/?s=aborto

  4. Ei Loma!Meu blog é recente e estou adorando todos os seus post sobre blog!Já estou cheia de ideias para colocá-las em prática. Obrigada por compartilhar suas dicas!Beijos

  5. Thailla disse:

    Tão apaixonada por essa série de posts <3

  6. Gleyci disse:

    Amei o post, Lominha *-*Eu me orgulho de muito rsrs, mas eu gosto desse tutorial onde ensino a fazer o delineado de gatinho, porque lá faço de forma rápida e fácil s2

  7. Estou adorando esse Projeto, suas dicas são demais, está de parabéns :D. Beijokas

  8. Mel disse:

    Adoreeeei, Lominha! Assim que li esse post fui correndo divulgar os meus ultimos nas minhas redes sociais hahahaha, você é a melhor!!www.melninas.blogspot.com

  9. Natália disse:

    Quando você escreve parece tão fácil, eu tenho aquela horrível dificuldade de falar com os outros pela internet nisso eu quero dizer eu sou como fantasmas nos grupos onde estou. EU AMO escrever mais eu tenho sei la vergonha talvez e não consigo. Hoje foi um grande desafio pra mim escrever este comentário, eu pensei muito eu quero mudar. Então se você tiver alguma dica pra mim eu vou adorar.^_^Eu achei seu blog a mais ou menos um mês e este e o meu primeiro comentário, mas e o meu primeiro comenta em um blog também. Achei ele super fofo e tem tanta coisa interessante. Sou louca pela cultura asiática também adoro este coisa, e seu post sobre it’s okay that’s love. Amei. Assisti tudo!Eu já tive vários outros blogs mas sempre no privado, eu estou tentando sair da minha concha eu fiz um novo blog aqui mais ainda esta no privado estou arrumando algumas coisa.Aqui: http://2sotero.blogspot.com.br/Obrigado adoro seu blog >3<

  10. Raquel Luna disse:

    Eu juro que encontrar seu blog foi a melhor coisa que já aconteceu na minha vida, você tem dicas maravilhosas e dá pra sentir o quanto tudo é tão verdadeiro. Obrigada por mudar minha forma de ver as coisas, tenho muito que melhor no meu blog e tenho certeza que com todas as suas grandes dicas irei conseguir deixar ele com a minha cara <3Obrigada de coração e todo sucesso do mundo pra vc, sua lindonaaa *__*

  11. Lila Ferrer disse:

    To meio fissurada na quantidade de coisa boa que tem no seu blog. Parabéns, de verdade. Está sendo uma experiência incrível esses desafios dos ORGBlog, já que, por eu ser nova na área to aprendendo por osmose com quem já entende. Obrigada pela disponibilidade de ajudar aos coleguinhas hahah.Pros amigos blogueiros que as vezes pensam em desistir, jogar tudo pro alto por não estar tendo um resultado da forma que esperava vou deixar o link de um post lá do coisa de estudante.https://coisadestudante.wordpress.com/2015/12/01/e-se-voce-acreditasse-que-consegue/

  12. Adorei o seu blog Loma. Vou me inscrever pra receber as novidades e voltarei aqui outras vezes pra aprender um pouco mais. Eu adoro blogar. Por enquanto tenho 2 blogs e sou colaborador de outro. Temos algumas coisas em comum. Blogo há bastante tempo, meu blog principal atualmente também está no wordpress e hospedado no Hostgator e um dos meus blogs é sobre viagens. Vou deixar abaixo um link pra meu último post e minha identidade. Na última postagem eu disponibilizo gratuitamente mais um bom filme para ver onlinke. Abraços.Sou Alberto Valença do blog Verdades de um Ser e colaborador do Meu pequeno vício. Agora criei também um blog de viagens – O seu companheiro de viagemVerdades de um SerO seu companheiro de viagem

  13. Jade OPS disse:

    Eu comecei hj a fazer as lições, e estou amando! Vc era tudo oq eu precisava na minha vida!A-M-E-I seu blog! Super parabéns pra vc e muito obrigada!Ps: Aqui o link do meu post de lista: http://beijocorderosabeijo.blogspot.com.br/2015/11/as-50-coisas-que-eu-mais-gosto.html

  14. Gabrielly disse:

    Oi loma, já fazia pelo menos uns 3 tipos de divulgação desses que você mostrou e são muito úteis. Vou pegar mais algumas e terei a 3º dica feita.Bjs

  15. Philip disse:

    Vou revisar agora todos os posts para linkar os assuntos….O post que eu me orgulho é sse aquihttp://www.myblending.com/pt-br/criador-de-conteudo-nao-faz-nadaVc sabe pqBjs

  16. Achando o máximo essa série de posts! Estou tentando acompanhar, mas é um bocado de informações ein rs Algumas coisas já seguia, outras, nem tinha ideia que dava pra fazer. Seguindo a tarefa de melhorar um post antigo e linkar assuntos que já tenha falado no blog, fiz este post, que como você falou, “me orgulho” rsROTINA DE CUIDADOS: CRONOGRAMA CAPILAR, O QUE É, COMO FAZER?http://www.larissamorales.com/2015/10/rotina-de-cuidados-cronograma-capilar.htmlp.s De todas as técnicas, prefiro muito a de comentar em outros blogs!Beijo!

  17. Cada post do ORGblog que leio gosto mais!Como meu blog ainda é beeem bebê, tenho MUITO que aprender.Ainda faço pouca divulgação, bem pouca mesmo… só nas minhas redes sociais (Face, Twitter e Insta).Uso o plugins do WordPress para divulgar no Face, no Twitter e Google+ (aliás, às vezes tenho problemas com a exibição das fotos, preciso estudar melhor isso).Mas fico pensando se não é meio chato divulgar a mesma coisa em todas as redes logo após a publicação do post. Será que não seria mais produtivo divulgar uma hora em cada lugar? Ou mesmo em dias diferentes? O que vocês acham?

    • Loma disse:

      Divulgar em todas as redes funciona pra mim, pois geralmente a pessoa que tá no face boiando não está no twitter ou em outras redes. Assim, eu consigo alcançar o maior número de pessoas possíveis para lançar a novidade. Mas funciona comigo, né? Com cada blogueiro é diferente 🙂

  18. natascha disse:

    Olá Loma!Queria muito te agradecer por esse Orgblog, esta me ajudando bastante!Resolvi me aventurar nesse mundo da blogosfera, confesso que estou com medinho, porque quero arriscar bastante! Tô bem sem rumo na vida pessoal! Só espero que dê tudo certo!Esse foi meu post mais recente!

  19. Sofia disse:

    Parabéns pelo post!!! ótimas as dicas!! Eu já conhecia o ocioso, mas o Femmelist pra mim é novidade, uma pergunta: você divulga ou já divulgou em grupos do facebook?Aproveitando a chance que você deu:

  20. Oi! Nossa, estou amando as dicas. Já li todas elas em janeiro, mas só agora botei o blog em prática, então estou lendo tudo de novo <3 É muito amor hahaha

  21. Estou amando essa série de posts, são de grande ajuda para quem começando agora. Meus parabéns por essa trabalho maravilhoso! <3http://linda-doce.blogspot.com.br/2015/07/looks-para-o-dia-dia.html

  22. Regiane Gama disse:

    ooi linda tudo bom contigo?acabei de conhecer o seu blog e estou amando as dicas para blogueiras, e só estou colando tudo em prática :)Parabéns pelo conteúdo, blog e tudo mais.Um beijo, fica com Deus e sucesso.aaah, segui o link de um post que eu fiz sobre a Série Orange is the new black ♥http://www.blogregianegama.com.br/2014/11/serie-orange-is-new-black.html

  23. Ana Cantarini disse:

    Nossa, acabei de achar essa série de posts e estou encantada. Linda essa sua iniciativa de ajudar. E parabéns pela competência incrível! Conteúdo de qualidade, passado de uma forma tão leve.E espero chegar nu último post com alguma melhora no meu blog… ele está precisando. hehebeijos.

  24. Ludimila disse:

    Estou adorando essas dicas!Estão sendo muito úteis, obrigada!

  25. Juliana disse:

    Loma, sua linda!! Acompanho seu blog já há um tempo… Na verdade, comecei a acompanhar por conta do ORGBlog, rs. Hoje fui começar o Precisamos falar sobre o seu blog e vim rever as dicas do Org. Fiquei feliz por que pelo menos desse terceiro item, eu tenho feito quase todos os tipos de divulgação. E tem me ajudado bastante!! Ainda não tenho a visibilidade que eu gostaria, mas melhorou muito!!Beijos!!

    • Loma disse:

      @Juliana, muito bom saber que as dicas ajudaram de alguma forma! Estou numa correria danada aqui, mas se tiver alguma duvida pode enviar por email que, assim que possivel, eu respondo com carinho! Boa sorte e bom trabalho na pratica nas dicas <333

1 2 3 4 5

Deixe seu comentário

vem com

a Lominha:

leia o

blog

conheça a

urglow

compartilho meu lifestyle com (cons)ciência na internet mais perto de você ;)

receba meus

emails