Promova um post ⇢ ORGblog #03

Loma Sernaiotto

skincare
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá. Publicitária, tatuadora cosmética. Blogueira há 15+ anos. E muito feliz em ter você aqui.

Receitas
Blogosfera
Wellness
Viagens
leia também:

loma sernaiotto


sernaiotto-orgblog-03-promover-post

ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog, com dicas de manutenção, análise e criação de conteúdo. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página fixa você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto.

Você costuma promover seus posts individuais? Hoje vamos aprender as melhores formas de divulgar sem ficar cansativo para você e seus leitores.

No início do blog, lá em 2009, eu costumava divulgar o sernaiotto.com em todos os cantos da internet. Isso era legal, divulgar é sempre bom, mas com o tempo eu aprendi a divulgar posts individuais com mais frequência. Por que?

  • você direciona o público para um assunto específico, que pode ser um post destaque, o post mais recente ou um post antigo que está maravilhoso e você quer resgatar;

  • ao acessar o link do post, o leitor não precisa clicar em “comentar” ou de muito trabalho para agir, o formulário já está disponível lá em baixo junto com os botões de compartilhamento ou qualquer ação que você o convide a fazer;

  • se tiver um plugin ou widget de posts relacionados, você guia o leitor pelos posts do seu blog sobre aquele determinado assunto que ele clicou e que é de seu interesse, ou seja: mais tempo lendo outros conteúdos do seu arquivo e permanecendo no seu site;

  • você pode filtrar a sua divulgação por conteúdo: onde e quando pretende divulgar determinado assunto? Isso facilita na hora de criar conteúdo para suas redes sociais também!

Eu vou listar aqui algumas formas de promover posts individuais e você vai escolher pelo menos 5 delas para colocar em prática. Escolha um post do seu blog (pode ser aquela lista que criamos semana passada, lembra?) e mãos a obra:

Redes sociais

Em quais redes sociais você tem conta? Ou mais importante: em quais redes o seu público está?

Use-as para promover seus posts! Use o bom senso e não faça spams, uma vez que você pode perder followers. Minha dica é: divulgue seu post mais recente em todas as redes assim que publicá-lo.

Também indico ferramentas como tweet old posts, que publicam links de posts mais antigos – e não permitem que eles se percam no limbo. Mas configure um bom espaço de tempo entre cada postagem para não cansar seus leitores.

Social bookmarking

Promova posts em sites como Digg, StumbleUpon, Delicious ou Reddit. Eu não sou muito fã desse tipo de divulgação, mas ele existe. Além disso, você pode divulgar em grupos que permitem divulgação em locais como Facebook.

Links internos

Sempre que for redigir um post, lembre-se que há conteúdo antigo (e bom!) no seu blog.

Relacione posts do mesmo tópico linkando-os ao seu post mais recente – vocês viram que eu fiz isso sugerindo que você usasse o post feito no último ORGblog logo acima? É uma forma de reciclar conteúdo antigo, auxiliar no seu SEO e aumentar um pouco suas pageviews.

Newsletter

Possui uma newsletter pro blog? Linke seu post mais recente ou faça como eu: envie os 3 links imperdíveis do último mês. Se alguém perdeu aquele post maravilhoso, pode acessar nos emails que você enviar. E se não tem uma newsletter, eu recomendo que comece o quanto antes!

Comentário em outros blogs

Deixar comentários em outros blogs é a forma primária de comunicação na blogosfera: foi assim que tudo começou. Eu costumo sempre linkar a página principal do blog (no formulário), mas quando o blogueiro trata de um assunto sobre o qual já falei, sempre deixo o link de um determinado post como sugestão de debate. Portanto, linke seu último post ou o seu favorito quando for comentar.

Assinatura de e-mail

Você tem o endereço do seu blog na assinatura do seu e-mail? Por que não inserir um link para o seu post mais recente? Ou o seu post favorito?

Você pode alterar com o tempo ou conforme a finalidade do e-mail: se está solicitando um produto para resenhas, insira o link de uma resenha incrível na sua assinatura; se está respondendo dúvida do leitor, linke para um post que ajude a responder. Use a criatividade com seu conteúdo!

Posts follow-up

Follow-up significa “acompanhamento” e é um termo de secretariado muito utilizado em empresas. Muitas blogueiras utilizam esse formato, aquele post com resumo da semana em que linkam os posts destacados – ou todos os posts de um determinado período.

Promova com publicidade

Para aquele post do qual você tem extremo orgulho e que tem boa aceitação do público, você pode considerar uma pequena publicidade, seja com AdWords ou anúncio pago do Facebook q Instagram. Isso pode gerar mais tráfego e ainda vai divulgar um excelente trabalho que você fez pelo seu blog.

Use a mídia tradicional

Um post seu pode ser interessante para a mídia tradicional: um jornal ou uma revista. Escolha o seu melhor post e divulgue nesses meios, quando puder. Mas faça isso ocasionalmente, é uma ferramenta poderosa de divulgação mas que exige coerência.

Perfil de redes sociais

Conheço muita gente que usa esse formato de divulgação, linkar o post mais recente no perfil do Twitter ou do Instagram. Especialmente no Insta, por onde o acesso é mobile, é uma forma poderosa de guiar o leitor pro conteúdo exato que você quer divulgar. Mas use com sabedoria e tome cuidado com erros na digitação da URL, você pode perder novos acessos.

Que tal comentar aqui no blog com um post do qual se orgulha?

Espero que esteja gostando do ORGblog, sei que os posts são longos mas é o máximo que eu consigo resumir do conteúdo. Deixe sugestões, ok? E não esqueça de compartilhar.

dezembro 9, 2013

comente aqui!

  1. Anna disse:

    Eu vi um monte de dicas bacanas ai, mas algumas coisas só tem no wordpress mesmo, como eu uso blogger, o coment luv, por exemplo não tem, mas amei as dicas como sempre!Aqui um post que me orgulho muito, pois gerou uma discussão bem bacana nos comentários : http://www.eucriomoda.com/2013/10/sobre-cabelos-naturais-e-o-preconceito.html#comment-form

    • Loma Sernaiotto disse:

      A maioria das minhas dicas, principalmente a de plugins, é para wordpress mesmo. É que eu migrei há anos e até já me esqueci como funciona o Blogger :/Tem bastante coisa que dá para adaptar com scripts e tutoriais, espero que isso não atrapalhe o rendimento dos bloggers! HEHEVou conferir o seu post! Obg por compartilhar ;)Beijos!

  2. Laura Brand disse:

    Estou amando os posts! São muito bem detalhados e explicam bem assuntos que antes eu desconhecia ou não achava que eram muito importantes. Parabéns pelo trabalho!http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

  3. Ketlin Nunes disse:

    Olá Loma, tudo bem?Fiquei sabendo a pouco tempo sobre o ORGblog, mas estou amando as dicas que você passa, são muitos boas, estão em prática. Muito bacana sua iniciativa, parabéns!!Meu blog ainda é novo, aproveito a brecha que você deu e deixo o link pro meu último post.http://blogdakett.blogspot.com.br/2014/06/a-cozinha-salada-caesar.htmlBeijão e sucesso!

    • Loma Sernaiotto disse:

      Fico feliz que esteja acompanhando e colocando em prática! Obrigada :)Se pintar qualquer dúvida, é só comentar, viu?Vou dar uma olhadinha no seu post ;)Beijos & sucesso!

  4. Fávia disse:

    Oi Loma, estou adorando as dicas e pretendo segui-las a partir de agora, parabéns! BeijosVou deixar o link do post mais recente aqui: http://insp4girls.blogspot.com.br/2014/05/links-legais-da-semana.htmlBoa semana!

  5. Gabi disse:

    Oi, Loma! To adorando o ORGBlog e ta dando super certo ^^ muito muito obrigada mesmo!Instalei um plugin para posts relacionados, mas não aparece na página inicial como o seu, só na página do post individual 🙁 qual o plugin que vc usa?Beijão!!

    • Loma Sernaiotto disse:

      Gabi, não uso plugin. Meus relacionados já vieram no código do layout :/ Mas dependendo do plugin que vc usa, deve ter algo nas configurações que permite que vc os exiba na home e/ou nos posts individuais. Já fuçou? Beijos

  6. Mareska disse:

    Os meus posts eu divulgo no twitter e na página do facebook do blog. Instagram não uso porque meu celular é mais velho e não comporta essas coisas, e não vou trocar enquanto ele funcionar, e como é Nokia, vai durar até a próxima encarnação xD colocar o link do blog no formulário do comentário costuma funcionar em termos… nem todo blogueiro costuma clicar no perfil da pessoa pra ver se ela tem um blog também, ou retribuir a visita. Uma pena. Tô começando a colocar o link direto no comentário também, no fim, mas às vezes esqueço porque nunca decoro o código certinho disso!E post que eu me orgulho… são dois, na verdade, relativamente recentes. Um foi uma resenha que acabou virando um rant sobre personagens femininas e outro sobre o hate que essas personagens acabam recebendo.A CIDADE DOS SEGREDOS (Sasha Gould) + Sobre a Katniss e a Bella Swan e como tá tudo bem ser as duasSobre como personagens femininas recebem mais hate que personagens masculinos

    • Loma Sernaiotto disse:

      Mareska, eu já discordo do post no campo de comentários por 2 motivos:primeiro, seu comentário pode ir diretinho pra caixa de spam!segundo, existe um campo de url pra isso e conheço muitos blogueiros que acham desnecessário repetir o link no campo do texto do comentário, ou seja, você acaba parecendo uma pessoa “desesperada” pela visita :/Mas isso vai de cada um, né? Eu não recomendaria ;)Vou conferir seus posts.Bjos

  7. Estou adorando todas as dicas.Já aprendi algumas coisas e muitas já uso no blog.Obrigada e Bjks.

  8. Fêh Zenatto disse:

    Eba, terceiro passo cumprido com sucesso e 5 formas de divulgação já sendo feitas!Estou amando!E o link que vou deixar aqui é da mais recente resenha de livro que fiz no blog – O Chamado do Cuco. Espero que goste, Loma!http://www.blogcoisaetal.com/2014/03/acabei-de-ler-o-chamado-do-cuco-robert.html#.Uzxxo6hdVN8Beijos.

    • Loma Sernaiotto disse:

      Affe, que aluna exemplar! HEHEHE Obrigada por compartilhar seu link e olha, muito sucesso nas tarefas, viu???? <3 beijos!!

  9. Julia disse:

    Olá,Estou adorando suas dicas.Acabo de criar um blog sobre minimalismo e suas dicas estão me auxiliando muito.Obrigada!

  10. Raquel cunha disse:

    Estou adorando as dicas. Estou vendo por ordem. Parabéns pela iniciativa.

  11. Miih disse:

    O meu blog é o meu projeto de 2014,na verdade,é um projeto de anos atrás,mas só agora resolvi colocar realmente em prática.Suas dicas tem sido o guia mais incrível pra tornar esse projeto estimulante e bem sucedido.Ainda falta muito há ser construído,mas os passos até chegar lá,é o que faz a experiência de ser blogueira empolgante.Obrigada mesmo!!!

    • Loma Sernaiotto disse:

      que delícia de comentário, obrigada! não esqueça de aproveitar cada segundo, curtir o seu blog e escrever com carinho! é isso que conta <3 um beijo e boa sorte!

  12. Obrigada 🙂 antes eu soh divulgava pelo face msm ;x

  13. Oi Loma, eu cheguei ao seu blog pela indicação no blog da Rê, Mulher Vitrola. Estou amando essa série e o seu blog como um todo. Muito obrigada por compartilhar essas dicas com a gente.Uma ótima semana pra vocêsbeijosChrisInventando com a MamãePostei recentemente Fernão Capelo Gaivota – voem filhas, voem!

  14. Oi Loma! Suas dicas são super preciosas, e eu nem fazia ideia de podemos organizar nossa vida blogueira de modo que facilite tanto. Tomarei nota de tudo para colocar em prática no meu blog. Quem sabe assim ele não vai pra frente? rsParabéns pela iniciativa!Beijão

  15. Anna Kuhl disse:

    Olá Loma,Conheci teu blog no começo de dezembro, desde então venho super estudando os posts do #orgblog, bem como montando um board no pinterest sobre como “blogar mais e melhor”. E suas dicas tem ajudado bastante, especialmente este post pois sou bem caipirinha quanto à divulgação. Não vou linkar o mais recente, mais um dos que mais gosto, e que tem a ver com um dos assuntos principais do meu blog, ruivice: http://www.creyssaphyna.com/2013/05/nao-fique-ruiva-em-casa-pergunte-me-como.htmlBeijos e muito obrigada!

  16. Lets disse:

    Oi Loma!! Estou AMANDO o ORGblog, as dicas são maravilhosas!! O seu blog é perfeito, já está na minha lista de blogs favoritos…Bjs, Letshttp://descalcanachuva.wordpress.com/

  17. oh eu fuçando seu blog! rsrsrbom, eu sou a leitora mais assídua do meu blog rs mas os posts que mais gosto são os que são escritos “com o coração” e aí vão tomando forma até ficarem prontos para publicar. Um deles é este sobre dedicação com o emagrecimento: http://www.meumanequim40.com.br/2013/06/sobre-dedicacao.htmlbjos

    • Loma Sernaiotto disse:

      mas meu blog está aqui para ser fuçado HAHAHA são os melhores posts, Lu! aqueles que a gente se emociona e coloca tudo da gente neles <3 seu blog tá cada vez mais fabuloso! e obrigada pela visita <333

  18. Tayla Sanchez disse:

    Nossa que lindo, adorei! Sabe quando você chega naquele ponto de desistir porque tá cansada? Pois vou seguir essas dicas, obrigada linda :*Já seguindo-as, vou deixa o link de um post que eu gosto (hihi)http://idealiizar.blogspot.com.br/2013/12/esse-nao-e-pra-voce.htmlParabéns Loma, cada dia melhor!

  19. Emi disse:

    Sua linda, obrigada por pensar na gente. Estou amando essa série de posts. São muito úteis. Você sempre faz isso. <3Obrigada de novo e beijão 😀

  20. Jess disse:

    dicas preciosas, embora eu confesse que não uso quase nada. heheheé que acho que funciona mais pra quem quer ter um blog mais publicizado, e no meu caso, é apenas meu diário que quero compartilhar com poucas pessoas por ai…Mas achei ótimo o post.

    • Loma Sernaiotto disse:

      ah sim, o foco é pra quem quer acesso e divulgação mesmo 😉 e mesmo quietinha no seu canto, seu blog tá cada vez mais lindo e cheio de dicas úteis e inspiradoras <3

  21. Mariana Moura disse:

    Esse posts estão sendo ótimos pra mim, como você consegue ser tão organizada? Aproveitando o espaço que você abriu, eis um post fresquinho do meu blog:Porta lápis com colagem

    • Loma Sernaiotto disse:

      isso mesmo, trata de compartilhar esses posts ai <3 e eu só sou organizada com o blog, porque a vida toda é uma bagunça ;) hehee

  22. Jhessy disse:

    Você é muito 10! Primeiro preciso agradecer por dividir coisas maravilhosas com sua leitoras e depois dizer amo a forma que escreve parece que estamos em uma sala de aula e você é nossa professora, rsrs. Amei o post.E já fiz minha lição, prof!

  23. Luana Vilha disse:

    Vc esta de parabéns com essa série de posts!Vou deixar o link do meu post mais recente:http://eunaonascinosanos80.blogspot.com.br/2013/12/decor-quadro-de-lps.html

1 2 3 5

Deixe seu comentário

vem com

a Lominha:

leia o

blog

conheça a

urglow

compartilho meu lifestyle com (cons)ciência na internet mais perto de você ;)

receba meus

emails