sernaiotto-orgblog-03-promover-post

ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog, com dicas de manutenção, análise e criação de conteúdo. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página fixa você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto.

Você costuma promover seus posts individuais? Hoje vamos aprender as melhores formas de divulgar sem ficar cansativo para você e seus leitores.

No início do blog, lá em 2009, eu costumava divulgar o sernaiotto.com em todos os cantos da internet. Isso era legal, divulgar é sempre bom, mas com o tempo eu aprendi a divulgar posts individuais com mais frequência. Por que?

  • você direciona o público para um assunto específico, que pode ser um post destaque, o post mais recente ou um post antigo que está maravilhoso e você quer resgatar;

  • ao acessar o link do post, o leitor não precisa clicar em “comentar” ou de muito trabalho para agir, o formulário já está disponível lá em baixo junto com os botões de compartilhamento ou qualquer ação que você o convide a fazer;

  • se tiver um plugin ou widget de posts relacionados, você guia o leitor pelos posts do seu blog sobre aquele determinado assunto que ele clicou e que é de seu interesse, ou seja: mais tempo lendo outros conteúdos do seu arquivo e permanecendo no seu site;

  • você pode filtrar a sua divulgação por conteúdo: onde e quando pretende divulgar determinado assunto? Isso facilita na hora de criar conteúdo para suas redes sociais também!

Eu vou listar aqui algumas formas de promover posts individuais e você vai escolher pelo menos 5 delas para colocar em prática. Escolha um post do seu blog (pode ser aquela lista que criamos semana passada, lembra?) e mãos a obra:

Redes sociais

Em quais redes sociais você tem conta? Ou mais importante: em quais redes o seu público está?

Use-as para promover seus posts! Use o bom senso e não faça spams, uma vez que você pode perder followers. Minha dica é: divulgue seu post mais recente em todas as redes assim que publicá-lo.

Também indico ferramentas como tweet old posts, que publicam links de posts mais antigos – e não permitem que eles se percam no limbo. Mas configure um bom espaço de tempo entre cada postagem para não cansar seus leitores.

Social bookmarking

Promova posts em sites como Digg, StumbleUpon, Delicious ou Reddit. Eu não sou muito fã desse tipo de divulgação, mas ele existe. Além disso, você pode divulgar em grupos que permitem divulgação em locais como Facebook.

Links internos

Sempre que for redigir um post, lembre-se que há conteúdo antigo (e bom!) no seu blog.

Relacione posts do mesmo tópico linkando-os ao seu post mais recente – vocês viram que eu fiz isso sugerindo que você usasse o post feito no último ORGblog logo acima? É uma forma de reciclar conteúdo antigo, auxiliar no seu SEO e aumentar um pouco suas pageviews.

Newsletter

Possui uma newsletter pro blog? Linke seu post mais recente ou faça como eu: envie os 3 links imperdíveis do último mês. Se alguém perdeu aquele post maravilhoso, pode acessar nos emails que você enviar. E se não tem uma newsletter, eu recomendo que comece o quanto antes!

Comentário em outros blogs

Deixar comentários em outros blogs é a forma primária de comunicação na blogosfera: foi assim que tudo começou. Eu costumo sempre linkar a página principal do blog (no formulário), mas quando o blogueiro trata de um assunto sobre o qual já falei, sempre deixo o link de um determinado post como sugestão de debate. Portanto, linke seu último post ou o seu favorito quando for comentar.

Assinatura de e-mail

Você tem o endereço do seu blog na assinatura do seu e-mail? Por que não inserir um link para o seu post mais recente? Ou o seu post favorito?

Você pode alterar com o tempo ou conforme a finalidade do e-mail: se está solicitando um produto para resenhas, insira o link de uma resenha incrível na sua assinatura; se está respondendo dúvida do leitor, linke para um post que ajude a responder. Use a criatividade com seu conteúdo!

Posts follow-up

Follow-up significa “acompanhamento” e é um termo de secretariado muito utilizado em empresas. Muitas blogueiras utilizam esse formato, aquele post com resumo da semana em que linkam os posts destacados – ou todos os posts de um determinado período.

Promova com publicidade

Para aquele post do qual você tem extremo orgulho e que tem boa aceitação do público, você pode considerar uma pequena publicidade, seja com AdWords ou anúncio pago do Facebook q Instagram. Isso pode gerar mais tráfego e ainda vai divulgar um excelente trabalho que você fez pelo seu blog.

Use a mídia tradicional

Um post seu pode ser interessante para a mídia tradicional: um jornal ou uma revista. Escolha o seu melhor post e divulgue nesses meios, quando puder. Mas faça isso ocasionalmente, é uma ferramenta poderosa de divulgação mas que exige coerência.

Perfil de redes sociais

Conheço muita gente que usa esse formato de divulgação, linkar o post mais recente no perfil do Twitter ou do Instagram. Especialmente no Insta, por onde o acesso é mobile, é uma forma poderosa de guiar o leitor pro conteúdo exato que você quer divulgar. Mas use com sabedoria e tome cuidado com erros na digitação da URL, você pode perder novos acessos.

Que tal comentar aqui no blog com um post do qual se orgulha?

Espero que esteja gostando do ORGblog, sei que os posts são longos mas é o máximo que eu consigo resumir do conteúdo. Deixe sugestões, ok? E não esqueça de compartilhar.

Categorized in:

Tagged in: