Façam backup, amiguinhos!

Um dia você acorda toda maravilhosa e vai para o seu computador fazer aquilo que você faz de melhor há anos: blogar. Criar conteúdo, interagir, amar e ser amada. Ao acessar sua URL: nadinha. Ao acessar o seu dashboard: sem acesso. Desesperada, corre para o seu painel a procura de suporte e escuta uma terrível notícia: seu site foi hackeado. E agora?

Agora que: você perdeu tudo – se não tiver um backup. Eu senti necessidade de criar esse post pois somente no último mês eu me deparei com 4 blogs de pessoas próximas que foram hackeados ou sofreram tentativas de acesso. Duas delas não tinham feito nenhum backup de conteúdo e perderam tudo.

Eu já passei por isso em 2013 e perdi todo o conteúdo do blog que eu havia postado por 4 anos. Depois disso, eu migrei para o Hostgator e aprendi a fazer backups constantes, modificar senhas e tomar alguns cuidados. Nunca mais sofri nenhum tipo de tentativa de acesso e o blog está firme e forte desde então.

Quais cuidados tomar?

  • Modificar senhas constantemente! Eu mudo a cada 3 meses;
  • Não usar a mesma senha na dashboard, email e cpanel;
  • Manter apenas plugins necessários e SEMPRE atualizados;
  • Não manter plugins desativados: se não for usar, exclua os arquivos!
  • Fazer backups do blog regularmente – eu faço mensalmente;
  • Manter seu backup sempre disponível: um usb ou em nuvem;
  • Salve seu conteúdo: imagens, vídeos, textos – em um usb ou nuvem.

Temas e plugins piratas também são uma porta de entrada para acessos mal intencionados e vários probleminhas – eu já falei um pouco sobre temas e plugins piratas! Use temas gratuitos de desenvolvedores que confia ou compre temas baratinhos.

Como fazer backup?

Eu já testei duas formas de fazer backups: usando plugins de backup no seu WordPress ou fazendo um backup completo do site diretamente pelo cpanel. O plugin que eu usei se chama BackWpup – que possui verão free e premium. Outro plugin que é sempre muito recomendado na internet é o UpdraftPlus. Antes de usar qualquer plugin que eu indico por aqui, certifique-se da compatibilidade com seu WordPress, tema e demais arquivos. Sempre tenha cautela ao instalar novos plugins. :) 

Fazendo backup com BackWpup

A tela principal do plugin permite com que você agende backups, restaure backups ou inicie um backup job manual, selecionando o que exatamente você quer salvar em backup.

Ao criar um novo backup job, você dá um nome para ele, seleciona o que quer salvar (banco de dados, arquivos, xml com conteúdo do WordPress, lista de plugins instalados) e dá um nome para seu arquivo de backup. Por padrão, esse nome contém a data em que o backup foi gerado.

Você consegue ter acesso a lista de arquivos de backup gerados. Se o arquivo for muito pesado, eu recomendo que você salve e delete do servidor, evitando ocupar muito espaço.

É um plugin simples de manusear, a versão premium te permite salvar os backups automaticamente em Google Drive ou Amazon Glacier.

Fazendo backup pelo cpanel:

Eu uso o Hostgator, então vou usar o cpanel deles como base. Eu acredito que os demais servidores sigam um modelo parecido? No cpanel, localize a seção backups.

Você terá a opção de fazer um backup completo ou parcial. O aconselhável é sempre gerar um completo.

Na tela seguinte, clique em gerar backup. Se seu e-mail estiver preenchido, eles enviam uma notificação automática quando for concluído.

O backup será gerado pelo servidor automaticamente. Esse processo poderá demorar alguns minutos, de acordo com o tamanho do seu site. Com o arquivo gerado, clique uma vez no nome e o download será iniciado.

Importante: depois de gerar e salvar um backup (no seu computador ou na nuvem), remova o arquivo do seu servidor. Os arquivos de backup geralmente são bem pesados e podem ocupar muito espaço!

Espero ter ajudado! Use protetor solar, beba muita água e… FAÇA BACKUPS!

Esse post faz parte do BEDA. Visite outros posts do desafio. 
Image by Shutterstock

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Não vou negar: tomei um baita susto quando vi o título do post e achei que você tinha perdido todo o conteúdo do blog, mas ai comecei a ler o post e deu aquela relaxada :)
    Eu não costumo muito fazer backup por pura preguiça, mas vez ou outra acabo fazendo a cada uma vida por puro medo – e preguiça – de ter que recomeçar tudo de novo caso um infortúnio aconteça.
    beijão

  • Em maio meu antigo servidor de hospedagem simplesmente deu a louca, tirou meu blog do ar 20 dias antes de vencer o pagamento, mandou boleto errado, paguei, falaram que não podiam devolver o dinheiro, que só se eu pagasse ia voltar a ter acesso ao blog. Eu passei muita raiva, chorei muito, fiquei quase o mês inteiro tentando resolver… Mas tinha feito backup 2 dias antes disso tudo e só perdi 1 post. Nunca fiquei TÃO grata por ser cuidadosa e fazer backup toda vez que algum plugin -ou tema, ou tradução, ou versão do wp- pede atualização.
    Depois disso, fiquei mais cismada ainda e instalei um plugin que faz backup automaticamente 1 vez por semana e manda pro meu e-mail – antes pesquisei muito sobre ele!
    Realmente é algo muito importante… Eu acho que ia querer morrer se perdesse todos os posts que fiz nos 6 anos de blog!
    Beijos!

    • Que incrível que você tinha backup, Laura! Conheço tanta gente – incluindo euzinha- que precisou tomar um susto e perder muita coisa pra criar esse hábito! E que bad esse servidor, hein? Que bom que agora deu tudo certo. Trocou de servidor? Depois que tive meu blog hackeado em um servidor, eu troquei por Hostgator e nunca mais tive esse problema. :)

  • Esse tipo de backup direto no hostgator salva todas as imagens e configurações? Uma amiga desenvolvedora uma vez me disse que teria que baixar um programa pra conseguir baixar esses arquivos e que o backup feito dentro do wordpress não era completo, aí fiquei confusa.
    Tento fazer sempre o backup do meu site, mas ainda assim fico com uma pulga caso precise do backup por conta dessa amiga.

    • Fábia, eu não sou expert nisso, mas eu sempre fiz um backup lá que se chama backup completo do site” e você pode fazer download do banco de dados, do conteúdo e dos arquivos. Será que é a mesma coisa? É que desde que comecei a fazer backups, nunca precisei restaurar conteúdo (ainda bem) hahahaha beijos!

  • se eu acabei de fazer a instalação desse plugin e comecei a fazer o backup do blog? fiz sim, senhora. esse era o tipo de coisa que eu ficava ‘ah, depois eu faço, né?’. IMAGINA PERDER 3 ANOS DE CONTEÚDO? senhor, suei frio até. brigada pelo lembrete, Lominha. melhor prevenir do que tomar um susto desses :~

    • Miga, que bom que o post te motivou! hahaha
      Não precisa fazer backups o tempo todo, mas é bom ter pelo menos umzinho pra não precisar recomeçar do zero, caso aconteça uma tragédia (OREMOS QUE NÃO ACONTEÇA) haha beijas!

  • Meu irmão colocou pra fazer toda semana os backups do blog. AMEM!
    Eu faço constantemente os dos meus arquivos também, sempre tenho 2 cópias. Como meu irmão mesmo diz: quem tem 1 não tem nenhum rsss

  • Lominha, isso é bem importante mesmo! Já tive algumas tentativas de acesso e além de todas as medidas de proteção pra previnir isso, eu tomei como hábito fazer backup semanal. Acho esse tipo de post e informação super necessário, porque ainda tem pessoas que tem blog no wordpress e não tem essa consciência. Eu também nem sempre tive!

    Um beijo. <3