Como o Banco Neon salvou o meu negócio digital

Eu tenho um blog há 8 anos – esse aqui, que você está lendo agora. Esse blog se tornou o meu negócio há uns 4 anos, quando ele começou a se pagar e a me pagar também.  Isso aconteceu depois que comecei a investir nesse blog: domínio, servidor, ads e inúmeras ferramentas das mais diversas. O dinheiro chega, o dinheiro volta e é assim que caminha a humanidade.

Até que eu mudei de país e tudo virou uma confusão.

Tenho uma conta física (aquela que não é jurídica) em um banco desde 2007 – eu já trabalhei nesse banco, confio nele e foi o melhor banco que eu já tive conta enquanto morava no Brasil. Esse banco diz que é internacional, então vim embora com a minha conta nele, fiz um cartão TravelCard e esperei pelo melhor.

O banco começou a bloquear meu acesso pelo internet banking – a página nem carregava. O aplicativo até que abria, mas eu não conseguia acessar um menu fundamental para minha existência no exterior: o menu para carregar o meu cartão de viagem. Depois de inúmeras reclamações – e de vários VPNs (o que não é nada seguro quando se trata de banco, não faça isso em casa) eu descobri que eu estava sendo bloqueada porque eu estava no exterior. Oi?

Mas o propósito de um TravelCard não é viajar para o exterior?

Eu usava esse cartão – em dólar – para a assinatura de várias ferramentas do meu blog e nem preciso dizer o caos que rolou quando a grana não entrava mais no cartão, né? A grana tava entrando na conta – meus recebimentos do blog aconteciam por lá – mas não chegava ao cartão que eu usava pra pagar tudo.

Um banco todo digital?

No Twitter – desesperada – me indicaram um banco novo na área, moderninho, todo digital e com nome bonitinho: Banco Neon. Não botei fé, porque sou dessas que quando a coisa é boa demais, o santo desconfia. Revirei o site deles do avesso e pedi informações de qualquer pessoa que tivesse uma conta com eles (e pedi conselhos para minha guru espiritual e melhor amiga, minha mãe). Parecia legítimo.

Baixei o aplicativo. Fiz o meu cadastro – e fiquei espantada com todo o sistema de segurança e verificação de dados. Você precisa tirar uma selfie, mandar foto de alguns documentos e responder perguntas sobre você. Coloquei o número de celular do Brasil da minha mãe, pois é preciso um número brasileiro e já pensei comigo: lá vem burocracia.

Aguardei a aprovação – que prometia ser demorada – esperando pelo pior.

Fui aprovada em menos de 5 dias.

Pre resumir, concentrei toda a minha vida financeira no Banco Neon. Eles me deram um cartão virtual que eu uso para tudo que envolve o blog. O cartão físico já chegou na minha residência no Brasil.

Das vantagens:

Vou listar agora todas as facilidades que me encantaram nessa história toda:

  • É tudo pelo aplicativo. Tudo. Tudo mesmo. E ele funciona!
  • O atendimento também acontece por lá, rápido, direto.
  • Eu tenho 2 cartões: um físico (que ainda não testei) e um virtual (que salvou minha vida);
  • Posso emitir boletos. Quando alguém precisa depositar/transferir, emito um boleto rápido;
  • No iPhone, eu acesso o banco com minha digital (também dá pra usar reconhecimento facial);
  • A interface do app é tão intuitiva! Extratos, transações, tudo muito fácil de mexer.
  • Os cartões são pré-pagos: se você tem o dinheiro na conta, usa. Se não tem, não dá pra usar.
  • As notificações! Eu precisava tanto das notificações. Caiu dinheiro? Notifica. Debitou despesa? Notifica. Boleto pronto? Notifica. O ex-banco não notificava nadinha, gente.

Eu vou reforçar aqui pra você uma coisa importante: esse post é um relato pessoal, o que significa que minha experiência nunca será igual a sua, ok? No hard feelings. Mas te convido a contar a sua experiência nos comentários e indicar o banco que você gosta, pode ser?

Outra coisa importante: esse post não é pago e o Banco Neon nem sabe que eu tenho um blog. O que eles sabem é que eu sou uma cliente bem chata: chat toda hora, milhões de dúvidas, trilhões de pedidos. Eles devem ter um pôster com minha foto no escritório com um neon (risos) que diz persona non grata.

Mas também preciso reforçar outra coisa: quando é bom, eu indico.

Eu não acreditava na premissa de um banco todo virtual e mordi minha língua. Afinal, você só está acessando essa URL, lendo esse conteúdo, porque o Banco Neon existe.

Que responsa, né?

PS – sobre VPNs, eu assinei o Secure Line do Avast. Pela minha lógica, deve ser seguro já que o Avast é uma empresa que vende segurança, certo? Certo.

PPS – amigos do exterior, eu uso a app store brasileira. Acredito que o aplicativo do banco não esteja disponível em outras app stores, né não? Beijas!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Menina que incrível! Não sabia que existiam outras empresas com essa premissa de ser tudo online tipo a Nubank! To querendo tirar 2017 pra me livrar de todos os bancos e cartões possíveis e imagináveis e acho que quando me estabilizar financeiramente vou tentar esse daí!

    E o nome é mesmo uma graça! hehe

    ps: amo acompanhar suas aventuras na coreia via insta stories!

    beijo!

  • Testei o Neon por um tempo, por mera curiosidade mesmo. Não me serviu muito, aí mandei fechar a conta. Mas é uma proposta legal e interessante, que eu espero que cresça e comece a pisar nos nossos bancos. Sofremos demais com descaso e taxas absurdas. Tá na hora de alguém dar um chega pra lá nesses inúteis.

  • Lominha, que incrível! Eu dei uma bizoiada lá no site da Neon e achei fantástica a proposta. Eu estou muito acostumada ao Nubank, tenho há quase 2 anos (e foi bem pá-pum, que nem contigo, pra aderir), mas ele é só crédito e tem um limite de saque de 10% do valor do limite. Taxas igualinhas pra saque e compras internacionais ao Neon. E gostei muito de saber que o esquema de poupança da Neon tem lucro mais do que a poupança normal. Eu só ainda não utilizo porque eu sou daquelas que sempre saca dinheiro porque gosta de andar com pouco money na carteira, então sempre vou tirando aos pouquinhos pra usos esporádicos (e pagar 6,9 toda vez que saca vai doer na alma no fim do mês, rs). Fora isso, uso crédito pra tudo nessa vida, mas infelizmente vi que a Neon só é débito nas lojas físicas :( Quem sabe daqui algum tempo eles melhoram nisso né? A Nubank vive inovando nos serviços, boto fé que a Neon também fará.

  • Hoje estive na caixa econômica, pois tenho uma conta corrente que diseram ser “conta fácil” que deixei de usar há muito tempo por justamente dificultar minha vida e, arrumando minhas coisas encontrei o cartão e vi que a conta ainda está ativa rs porém já tive diversos problemas com esse banco por isso larguei a conta pra lá e, esqueci que tinha conta em banco até precisar depositar um determinado valor e, essa conta limitar o valor de depósitos etc, daí abri uma conta poupança no Bradesco que até então não tive problemas, porém não uso a conta frequentemente, só deposito de vez em nunca, mas está quieta por enquanto. Enfim, essa questão de banco aqui no Brasil é uma $#@%&* pagamos alto por um serviço péssimo e não temos muito pra onde correr, pelos menos até esse post hahaha gostei muito do seu relato, vou procurar por mais informações e ver se é viável pra mim também. Gostaria de ter uma única conta e, que fosse tranquila, sem grandes dores de cabeça como a maioria dos bancos daqui, algo simples porém funcional, me parece que os bancos só fazem atrapalhar e embaralhar nossa cabeça e dinheiro rs obg pelo relato e por mais uma dica amiga. Bjins

  • Ainda bem que deu pra resolver a confusão! Eu ainda não gosto muito de mexer com coisas de banco pela internet, tem beeeeeeeem pouco tempo que resolvi testar o app do meu banco. Mas eu moro no Brasil mesmo, quando dá problema dá pra ir direto nele dar barraco.

  • Indico o Banco Intermedium. Tudo online e 100% isento de tarifas. Tu podes emitir boleto também. Só não tem cartão virtual. Abres a conta pelo app. Faz TED a vontade. Resolve tudo pela internet. Já uso há mais de 6 meses. Pode ser bom ter uma conta lá caso precise. Boa sorte!

  • Vale lembrar que o nubank também é todo digital assim,tem tudo no apo,chat pra resolver os problemas com rapidez mas o nubank é cartão de crédito, o banco neon é uma conta de débito.
    Pessoal têm confundido bastante desmerecendo um o outro mas no fim os 2 são diferentes. Quem sabe uma combinação dos 2 é uma boa.
    Ainda não fiz o banco neon pois tem que depositar 100 reais pra validar a conta( que nao é taxa é um depósito e depois vc pode gastar esses 100) mas eu desempregada nem 40 reais tenho…mas assim que tiver pretendo entrar nesse mundo.
    Startups são as melhores ♥

  • Eu ouvi falar desse banco faz um tempo, mas não tive a oportunidade (ou necessidade) de trocar de banco! Depois do seu relato acho que vou considerar, já que só uso meu banco atual por conta do meu antigo emprego.
    Dessa leva de ~finanças moderninhas~ eu já uso o NuBank que também salva minha vida o tempo todo, já que o cartão de crédito do próprio banco tem taxas absurdas pro tanto que eu uso (quase nada).
    Beijos <3

  • Oi Loma, tenho minha conta no banco Neon já há um bom tempo. Tinha até mesmo antes, quando eles se chamavam “Controlly”. Enfim, é muito bom MESMO, e recomendo à todos meus amigos.
    Minha situação ficou um pouco diferente agora, pois eu continuo morando no Brasil, mas estou trabalhando para uma empresa de Malta. O Neon ainda não recebe pagamentos estrangeiros :(
    Já dei esse toque no chat duas vezes, e estou deixando aqui também – vai que a gente pressiona um pouquinho, né?

  • Pessoal,

    Eu mandei um e-mail, no atendimento deles, depois de abrir a conta perguntando como encaminhar meu currículo. Em menos de 15 minutos recebi uma resposta, do CEO do banco, resposta mesmo, nada copiado e colado não! Resposta até um pouco informal, que é uma coisa que me atrai muito no Neon, no Nubank, tipo Escrevem VC e não você… isso é demais…. em fim ,,,, recebi resposta do CEO do Neon e desacreditei. com assinatura até com telefone celular dele! Óbvio e Claro que nunca irei ligar, nem mesmo se tiver problema, pq semancol é tudo né! O banco é tão simples e desburocratizado que por maior que seja o problema (se é que tem), eles resolvem tudo via chat. Sério! Pasmo até hoje! Não tive retorno quanto a oportunidade, mas tive a oportunidade de saber que era algo muito melhor do que eu pensava!

    • Eu recebi um email do CEO depois que fiz esse post. Eles inclusive fizeram uma brincadeira com um pôster meu na parede deles. Eu tô impressionada com o atendimento humanizado. A empresa é muito acessível. Adorei seu depoimento!! :D