Retrospectiva 2016

Que ano, hein? Foi bem intenso – positiva e negativamente. Mas acho que nem preciso mencionar, foi bem pesado pra muita gente. Esse ano, assim como 2015, foi um divisor de águas na minha vida. Em 2015 eu fiz um intercâmbio e descobri que consigo vencer meu pânico, meus medos e enfrentar o mundo.  Motivo pelo qual eu fiz essa tattoo aqui em 2014.

Em 2016 eu mudei de país definitivamente – acho que definitivamente é uma palavra muito forte? O blog acabou ficando em segundo plano, mas tirei do papel o meu canal (se inscreve?). Porém, continuo achando que vídeos não é o meu forte. 

Eu sempre busco ser transparente com você, então vou abrir o backstage do sernaiotto.com nessa retrospectiva cheia de números e estatísticas – que ninguém gosta de compartilhar. Esse exercício de olhar pra trás e analisar nossos resultados ensina muita coisa que a gente não percebe no dia a dia.

Aqui está a minha retrospectiva 2016 do sernaiotto.com:

Os posts mais acessados:

O campeão desse ano foi como criar um perfil incrível no Instagram – eu postei no comecinho de 2016 e ele continua recebendo muitos comentários (por causa do Pinterest e do Google).

  1. como criar um perfil incrível no Instagram com 30.525 acessos;
  2. acne e como minha pele melhorou em 2 meses com 19.254 acessos;
  3. 35 ideias de posts para o seu blog com 18.157 acessos;

Meu SEO é bem forte nesses posts – o segundo e terceiro colocados ocupam o topo do ranking em toda retrospectiva do blog desde 2013, isso é tão legal!

Os posts mais compartilhados:

Os posts mais compartilhando não foram os mais acessados. Isso aocnteceu porque os mais acessados chegam no blog através de buscas, e não de shares.

  1. ferramentas gratuitas para gestão em redes sociais4.174 shares (3.883 pins, 276 shares, 14 linkedin e 1 google +);
  2. 7 projetos DIY de cactus, 1.968 shares (1.949 pins e 19 shares);
  3. curso online de mídia kit para blogueiros iniciantes, 1.110 shares (47 pins e 1.063 shares).

Vale lembrar que não consigo mais contabilizar os tweets, por causa do update do Twitter.

As palavras mais buscadas:

No Google, a galera pesquisou mais o termo “sernaiotto”! Assim, certinho, sem erros. Era só digitar o .com que já caia aqui no blog, né migos? A segunda maior busca foi “emojis para copiar” e a terceira foi “perfil do instagram”.

Os mais baixados na loja:

  1. ebook 95 recursos para probloggers com 1.884 downloads;
  2. ebook construindo seu público com 747 downloads;
  3. blog planner printable de 2014 com 648 downloads.

Vale ressaltar que o ebook Construindo seu Público foi oferecido primariamente por e-mail para os assinantes da newsletter, então ele teve muito mais downloads do que isso. 

As principais referências:

Os canais que mais trouxeram leitores para o blog foram: Pinterest, Facebook e Bloglovin. O que é incrível, já que uma das minhas metas para esse ano era tornar o Pinterest meu principal canal de tráfego para o blog. Fiquei surpresa quanto ao Bloglovin, eu não esperava esse resultado todo. E o Facebook – apesar do péssimo alcance – continua me rendendo clicks.

Os blogs que mais me trouxeram leitores foram: 2beauty, Just Lia e DDQ. Obrigada, meninas!

Os vídeos mais assistidos:

Em primeiro lugar, com 35K views:

Em segundo lugar, com 11K views:

Em terceiro, com 10K views:

Eu tenho uma relação de amor e ódio com esse vídeo do iPhone: ele me trouxe MUITOS haters e gente falando bobagem, como também me trouxe muitos inscritos e views ($$$). Dizem que haters é sinal de sucesso, né? RISOS

O que acharam do nosso 2016 aqui no sernaiotto.com?

Conta pra mim aqui em baixo como foi o seu ano: o que aconteceu de mais legal? Você fez uma retrospectiva 2016? Deixa o link pra mim, por favor?

Obrigada por estar aqui comigo nesse ano e espero te ver em 2017! Beijas 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Adorei ver os resultados, Loma. Tão bom ver quem a gente admira tendo sucesso em tudo o que faz! Parabéns e que em 2017 você alcance muito mais.
    O meu 2016 foi meio meh. Tinha como resolução postar mais no blog, mas meu último post foi em março, se não me engano. Acho que desanimei pq meu blog é tipo meu portfólio de escritor, talvez por não tratar sobre um assunto específico as pessoas não se interessam tanto. Mas, por outro lado, isso me deu a ideia de começar a transformar as coisas que eu escrevo em roteiros de curta metragens. Tô torcendo pro apelo visual me trazer um bom público hahaha e é nisso que vou focar em 2017. Beijos e feliz ano novo!

    • Não se cobre tanto, Kaio! Tive tantas resoluções que não consegui realizar pq a vida acaba empurrando a gente pra vários lados… achei a ideia dos curtas sensacional. As pessoas andam tão vidradas em vídeos. Desejo sucesso e não desista dos seus projetos. Encontre o seu público e vá onde ele está. :) Beijos! Feliz ano :D

  • Adorei ver sua retrospectiva e amei você ter compartilhado os número, Lominha! Amo muito o seu blog e espero que ele continue crescendo. Essa semana eu vou liberar um post no meu blog contando um pouco de como foi meu 2016 e o que espero para 2017 :)

    • Fico tão feliz que gostou. Acho números importantes, pra gente conhecer melhor quem nos lê e aprender qual rumo seguir. Me manda um tweet com sua retrospectiva? Quero ver <3 Beijas!

  • Menina, meus parabéns sempre pelo conteúdo do post e do blog <3
    Amo posts de backstages do Sernaiotto. E se tivesse um curso online sobre SEO, Analytics e mais bastidores de blog que pouca gente fala (e seu blog é um dos poucos com bons conteúdos dessa catigoria) eu SUPER faria, por favor faizzz <3
    Beijos e um ótimo 2017

    • Anna, feliz 2017! O curso de SEO já tá quase saindo, mas o de Analytics ainda não estava nos planos. Obrigada pela sugestão, vou trabalhar nisso. Fico feliz que goste dos posts de backstage hahaha estou com alguns em mente. Beijas!

  • Adorei sua retrospectiva! Delícia ver seus acessos, fico sonhando com uns números assim ♥♥ Ainda não vi seus vídeos, de todas as redes sociais, o YT é a única que não me atrai muito. Talvez porque minha casa é meio barulhenta e acho péssimo assistir qualquer coisa com fone de ouvido. Mas vou separar um dia pra isso.

    Feliz 2017 Loma!

    • Oi, Marina. Eu demorei pra aceitar o youtube também hahaha fico feliz que tenha gostado do post, mas os números não são difíceis de alcançar, tem estratégia pra tudo! Espero te ver por aqui nesse novo ano, viu? Feliz 2017!

    • E outra coisa onde está minha educação ? Parabéns Loma,sucesso pra valer,quem sabe esse ano você não chegue aos 100 mil inscritos $-$ ? Já comecei minha #embuscadaplacadopeh e espero que você também chegue lá ! Sernaiotto = melhor blog.

      #100kdaloma

  • Olá Loma! Antes de tudo: Um 2017 totalmente excelente para nós!
    Gostei tanto do seu email e da sua retrospectiva que fui fazer a minha também :D
    (http://www.amtonline.com.br/2017/01/a-nossa-retrospectiva-2016.html)
    Mas como meus posts mais acessados e compartilhados não mudam tanto, preferi “retrospectar” o que eu publiquei no ano passado, até mesmo para dar chance de quem não viu, ver, e quem já viu, ver novamente :)

    Te conheci pelos seus ebooks e passei a frequentar este cantinho da internet sempre que possível. Obrigado pelo seu trabalho e vamos juntos em 2017!

    • Feliz 2017, Adriano! Fico feliz que chegou por aqui pelos ebooks e curtiu o que viu. Espero te ver por aqui nesse novo ano. Adorei sua retrospectiva (parabéns pelo casório haha) e comentei por lá. Beijos!

      • Obrigado pela visita Loma! Muito legal quando alguém que a gente prestigia visita nosso trabalho :) Obrigado também pelos parabéns, e parabéns pelo seu casório também! Que este ano de 2017, aonde todos estaremos completando um ano de casório, seja um ano muito divertido! Pode contar com minhas visitas aqui! Beijos!

  • 2017 já começou arrasando. como eu não conhecia seu blog e canal? acabei de entrar aqui e tô amando.. faz tempo que tô ensaiando me dedicar de verdade no meu blog / canal / instagram e acho que encontrei o lugar certo pra me inspirar. nem li quase nada mas já tô feliz de ter te conhecido :) prazer, sou a mari! hehe um beijo e um bom ano pra você <3

    • Já tô amando 2017 porque me trouxe uma leitora fofa! Obrigada por ter chego até aqui e espero que goste do conteúdo do blog. Feliz 2017 pra você, se tiver dúvidas pode mandar emails e tweets que eu adoro, viu? Beijos!

  • Eu to adorando acompanhar sua vida ai na Coréia! Quanto lugar lindo!
    Sobre o youtube, eu to tentando também, mas no meu caso, morro de vergonha rsrsrs Mas adoro acompanhar seus vídeos, viu!
    2016 foi um ano de muitas realizações pra mim! Eu fiz um post de retrospectiva também e, com certeza, uma das coisas mais legais, foi ter ido pro Japão. Inclusive encontrei Paula e o Thiago lá ^^

    http://heyitsmi.com.br/2016/12/31/lista-de-gratidao-de-2016/

    Um beijo, e feliz ano novo! ♥

    • Sua retrospectiva tá linda, tão gostosinha de ver. Eu tô tentando perder essa vergonha de youtube, sabe? Odeio os vídeos que gravo mas vou subindo mesmo assim como um exercício de aceitação hahaha espero que você consiga também! Quando vier pra Coreia me avisa, viu? Beijas!

  • Loma, vi seus posts e queria muito te pedir 2 conteúdos que ajudariam muito!

    1- faz um passo-a-passo pra bombear no pinterest? Eu ainda tenho muitas dúvidas de como fazer certinho…

    2- Eu invisto em um bom conteúdo no meu blog, e quando alguém me visita pela primeira vez, acaba ficando um bom tempo e passando por várias páginas… meu problema está sendo em fazer esta pessoa retornar. Poderia dar dicas para este caso? :/

    Beijos e adorei que vc compartilhou estas informações com a gente, Loma!

    Beijão!
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    • Andréia, tenho uma notícia boa: o post do Pinterest já tá no forno há um tempo e vai virar um material super completo. Tô cheia de dicas pra dar! Amei a segunda dica e vou transformar em post sim – com créditos pra você, ok? Fica de olho nas redes sociais (ou no app do blog) pra quando o post sair. Beijas!

  • Oi Loma,
    Acompanhei e tenho acompanhado tudo nos bastidores. 20156 foi pesado mesmo e difícil para muitos.
    porém desejo que 2017 traga mais realizações ainda, através do trabalho duro e da perseverança! :)
    e tô aqui torcendo para que esses números se multipliquem. Seu conteúdo é de qualidade e tem toda chance de sucesso.

  • Loma!
    Amo seus posts e cada vez que tem post novo aqui é uma alegria que só pra mim, rs.
    Pretendo criar um canal no Youtube esse ano e ver como me saio. Morro de vergonha, mas sabe quando a gente quer dar a cara à tapa? Quero tentar.
    Uma dica que te dou sobre as metas é: se você separar as 3 mais importantes, e listar o que poderia fazer para realizar cada uma delas, fica mais fácil e rápido de realizá-las. E a cada coisinha feita pra alcançá-las, sentimos aquela sensação de dever cumprido, sabe?
    Espero que a vida na Coreia esteja sendo sensacional. Você merece muito! Um beijo :)

  • Menina, acabei de chegar aqui e ISSO NUNCA TINHA ACONTECIDO minha barra de sites só da voce e seus posts hahahha adorei tudo – como assim ainda não te conhecia? E ja quero ler tudo e ajudar minhas amigas que també estão começando na blogosfera. Alías, deixa eu perguntar uma coisinha, teria como você dar uma olhadinha no meu blog e ver se ele está bom? tipo se eu to conseguindo criar uma identidade visual, se está agradável, e o que eu preciso melhorar? Peguei agora as férias da faculdade pra me dedicar a ele mas to completamente perdida e nem sei nem por onde começar! – so consigo olhar pros meus pobres numeros e chorar
    Do resto, adorei seu blog e as imagens, voce tem post ensinando a investir no pinterest? comecei a tentar mas nao sei se to fazendo a coisa certa. Um beijão e feliz 2017!

  • Olá Meu nome é Thamires,
    achei seu blog, por aqui e achei o conteudo muito relevante para mim.
    Fiz um blog, recenetemente (acredito que você deve ouvir muito isso) e quero compartilhar minhas ideias e pensamentos com as pessoas, pois não esta cabendo mais em mim… sabe?
    De toda forma, ainda esta muito amador e quero que ele se torne um lugar parecido com a sala de casa para um encotro de amigas passando Blush e vendo a vida de outra forma!
    Será que você poderia me ajudar?

    Veja lá o que você acha…
    Passa Blush que passa
    http://passablushquepassa.blogspot.com.br/

  • Parabéns por tudo que foi conquistado, tudo foi muito merecido. Que 2017 seja tão recompensador quanto 2016.
    Esse ano você vai liberar um blog planner também? Eu ano eles, me ajuda tanto, e o seus sempre são tão completos. 💜

  • Eu adoro ver essas retrospectivas hahaha
    Tô devendo no meu bloguinho =(

    Esse seu post de ferramentas pra xoxo midia eu uso quase sempre como referência pra indicar pras pessoas =D

  • Eu adorei sua retro! E não desiste dos videos, sei que no começo é assim mesmo (quero tentar isso também), mas com o tempo você pega jeito. E 2016 para mim foi um ano daqueles PESADO, pessadissimo!