Como você pode ajudar seu blogueiro favorito?

sernaiotto-como-ajudar-seu-blogueiro-favorito

Você tem um blogueiro ou youtuber favorito, certo? Eu tenho uma lista ENORME de pessoas que estão sempre criando projetos, vídeos e posts que eu adoro – e que eu já considero amigas de tanto que acompanho. Esse criador de conteúdo provavelmente é eternamente grato pelo seu carinho e por você apoiar todos os projetos que ele desenvolve. Um criativo com uma comunidade que o apoia é capaz de produzir, publicar e conquistar muito mais.

Esse post foi elaborado para mostrar para o leitor que o papel dele é muito mais importante do que ele pensa. Aqui eu não quero ditar regras e tampouco pedir para que você faça coisas que não quer fazer. Mas conversando com o meu amigo Phils, chegamos a duas conclusões:

1) há muitas formas de apoiarmos os criadores que amamos e
2) nem todo mundo as conhece!

Por isso, eu vos trago um guia de pequenas atitudes que podem ajudar MUITO na jornada do seu blogueiro favorito a continuar fazendo um trabalho maravilhoso na internet para você! São formas simples de apoiar quem você gosta – e que fazem uma diferença enorme e ajudam mais do que você imagina.

Comentários: a gente precisa deles de vez em quando

dog

Tem gente que coleciona comentário: acredita que quanto mais comentários, mais famoso ele é. Eu discordo. Conheço muitos projetos incríveis que são consumidos por milhares de pessoas – que não se expressam, não participam. Tá tudo bem! Você não precisa comentar em todos os posts do blogueiro – e deixar de comentar não te faz um leitor horrível, como muita gente pensa. Mas de vez em quando, é importante para um criador de conteúdo saber algumas coisinhas, como:

  • você tá gostando desse conteúdo?
  • tem alguma coisa que você gostaria muito de ler?
  • tem algum problema ou dificuldade seu que eu saberia solucionar em um post ou vídeo?
  • você já consumiu determinado item sobre o qual postei?
  • qual é a sua opinião sobre determinado tema?
  • de onde você é?

Essas informações ajudam o blogueiro a seguir no caminho certo, criando um conteúdo que tem tudo a ver com você – e curiosidades como a sua região ou até mesmo a sua idade faz com que a gente saiba até onde nosso conteúdo vai e quem nos consome.

Sempre que puder, dê um oi! A sua participação significa demais pra gente. Mas não encana, tá?

Adblock é um inimigo :(

money2

Eu sei que propaganda cansa e tem gente que abusa de banners pulando na sua cara o tempo todo. Muitas pessoas usam bloqueadores de propaganda em seus browsers e nem tem como a gente julgar. Mas você sabia que cada propaganda traz um dinheirinho pro criador de conteúdo (é bem pouco mesmo, sério)?

Esse dinheirinho geralmente é o que paga o domínio ou servidor do cara – aquilo que mantém o blog no ar. O que é o meu caso: eu mantenho o sernaiotto.com no ar com afiliados e banners aqui do blog. Ao bloquear, eu não recebo alguns centavos por visualização e cliques – o que torna o trabalho de juntar esse dinheirinho um pouco mais extenso e cansativo. Mas estamos aqui: firmes e fortes! E SUPER gratos àqueles que não bloqueiam minha sobrevivência RISOS

Um share significa muito mais do que você imagina

overshare

E tô falando super sério aqui! Às vezes você vê um post ou vídeo legal e percebe que ele tem zilhões de compartilhamentos. Então você pensa: meu share não faz a diferença. Você está MUITO enganado!

Seu share faz TODA a diferença. Se todo mundo pensasse que não faz a diferença, ninguém teria seu trabalho divulgado na web – que é um universo cheio de informações e que compete o tempo todo pela atenção das pessoas. Aquele seu tweet faz toda a diferença MESMO. Sem contar que o significado emocional é sempre incrível: essa pessoa acha meu trabalho legal. O quão genial é isso? Não tem preço.

Indicar conteúdo agradável faz uma diferença enorme nessa internet cheia de ódio e notícias tristes, né?

Empatia

love

Essa dica é super simples, mas de vez em quando a gente esquece (euzinha mesmo, super culpada): tenha empatia e se coloque no lugar do próximo em todas as ocasiões. O blogueiro não é um robozinho atrás de um monitor, ele tem sentimentos, ele sente cansaço, fome, ele tem família, bichinhos, compromissos. Ele não vai estar disponível 24 horas por dia na internet para te responder e nem sempre vai ter tempo de resolver algum problema pra você – principalmente aqueles probleminhas que um Google já resolve, né?

Da mesma forma que um blogueiro não é um deus que deve ser idolatrado, viu?

Ele é como eu, como você: tá aí, na atividade, trabalhando e dando um duro danado. Criando, passando pelos perrengues de ter um negócio próprio. Não tem décimo terceiro nem férias remuneradas. Ama receber brindes, mesmo que já faça isso há anos. É gente, como toda a gente.

Mas voltando ao que interessa: é muito bacana sugerir temas ou dificuldades suas para que um blogueiro possa criar um conteúdo super incrível que te ajude – e ajude muitos outros. Mas exigir que responda um email às 3h da manhã do domingo ensinando um passo a passo, ai já é meio complicado.

[btx_quote author=”” alignment=”left”][Tweet theme=”tweet-string-underlined”]Seja educado, gentil e tenha empatia – não apenas na internet, mas na vida.[/Tweet][/btx_quote]

Se você for um blogueiro, compartilhe essas dicas com sua comunidade. Se você for um leitor, guarde esse post com carinho no seu coração.

E fica aqui o meu agradecimento por você ser tão incrível, qualquer que seja o seu lado.

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Muito amor nesse post!
    Eu nem sou muito de comentar, mas sempre que posso compartilho as coisas no twitter e no facebook (até na página do meu próprio blog)! É uma coisa tão simples, e é aquela coisa, as vezes o que não serve para você pode servir para outro alguém!
    :)

  • Ótimas dicas tanto para quem ler e para quem escreve. Uma das formas que uso para compartilhar conteúdo de blogs que considero relevante é o quadro do meu blog chamado Top-Top. Nele eu posto os 10 posts que me marcaram durante aquele mês e tb sempre aviso aos blogueiros que estarei indicando-os :)

    Outra coisa super cool são as correntes de Meme e tags! Adoro todos, gosto de fazer e de compartilhar tb!
    Beijos
    http://vivendolaforanoseua.blogspot.com/

  • Loma <3 Eu amo seu blog, sempre passo aqui pra ver as dicas, indicar seus posts, e tô te acompanhando muito no instagram! Depois de ler tudo isso, não tem nem como né? Preciso comentar e compartilhar seu post hahaha. E sobre ter empatia, eu como blogueira, não poderia sentir mais. Adoro seu conteúdo. Ah, você sabia que por causa de você e todo seu amor por cactos, eu comecei a reparar mais nos cactos que eu via pelo pinterest, comecei a pinar, e depois pesquisar muito sobre eles, e descobri que são tão incríveis e interessantes…. que me surgiu uma vontade muita grande de ter alguns. Ontem comprei meu primeiro mini cacto, e não poderia estar mais feliz. Sempre que vejo ele, lembro de você hehe. Beijos!

  • Amei Lominha! Em relação a blogar os comentários me ajudam (e muitíssimo!) a criar novos posts e conteúdos. Confesso que quase não comento aqui e me castigue por isso, hahahaha. Tu é demais! ♥
    Quero ser a leitora que eu quero receber no meu canto.

  • Antes eu não costumava comentar muito nos blogs que gosto. Depois de um tempo fui me tocar que essa simples ação era uma forma de eu provar para o criador do conteúdo que aquilo que ele produzia valia a pena e era útil para alguém. Desde então, faço questão de comentar sempre que me envolvo com alguma coisa.
    E o sernaiotto sempre com posts que valem a pena ser comentados. rs

    Bj!

  • Às vezes eu não comento nada porque leio o post, acho legal, mas não tenho nada pra falar além “que legal isso!”. Aí fico com receio da pessoa achar que eu não li o post direito ._.

  • Menina, só li verdades. Tô retornando pra essa blogosfera linda e marota, tô encontrando MUITO conteúdo bom e tô compartilhando tudo sempre que possível! Acho que nós como blogueiras temos que dar mesmo visibilidade umas às outras, ainda mais em tempo de Google Ads e algoritmos malucos que comem likes.

  • Oi Loma, tudo bom?
    Eu sei que ando meio sumida aqui do blog, mas estou voltando, ok? É que estava cheia de trabalho nesses últimos 2 ou 3 meses. Adorei o post, foram ótimas dicas.
    Bjs!

  • É bem isso mesmo, Loma! Quantas pessoas que poderia compartilhar um conteúdo fantástico desistem porque não tem o menor retorno tudo que ela faz, né? Ajudar sempre é bom e não custa nada, pelo contrário. Obrigada pelas dicas! Você brilha sempre! ;)

  • Muitas vezes eu deixo de comentar o post porque não tenho nada pra falar exceto que achei legal e acho que fica meio chato eu só chegar e falar “achei legal”, mas sempre que posso compartilho posts de outros blogs na page.
    Eu deixo o AdBlock ativado sem-pre, mas assim que eu percebo que o blog parece ter anúncios e já vou lá e desativo pra dar aquela ajudada haha.

    Beijos ♥

  • Nossa Loma, você resumiu várias das coisas que eu vinha pensando. Ter apoio é sempre bom, faz a gente continuar trabalhando (por que mesmo fazendo o que a gente gosta, as vezes bate um cansaço… mas aí a gente recebe aquele comentário lindo e se revigora). Amo demais o seu trabalho, e gostaria de te agradecer por todo esse conteúdo maravilhoso. Um xero!

  • Adorei esse post e já compartilhei loucamente, hahaha Comento muito pouco nos blogs que acompanho mesmo, admito :\ muitas vezes por esquecimento (leio e no meio do caminho me distraio com outra coisa e acabo esquecendo de comentar, tenho que me policiar com isso >_< ) outras vezes por não ter algo legal para dizer como alguém comentou acima, e ficar aquela impressão de que não li o post e escrevi qualquer coisa…
    Mas saiba que sempre acompanho seu blog, cheguei nele através de uma amiga (a Kiyomi) e desde então foi simpatia a primeira lida. <3 Bjos!

  • Recebi da Thaís do VO. Achei bacana saber. Não sou do tipo que segue blogs, nem assiste vídeos. Mãe, dona de casa e ocupadíssima sempre, mesmo no descanso. Mas gostei de saber. Vou começar a dar um feedback, até pq não demora tanto assim!

  • Olá!
    Publicação fantástica! Parece tão óbvia. .. Tão lógica, mas para mim, enquanto leitora (cheguei aqui pela “Likagem de domingo” do Vida Organizada By Thais Godinho) foi elucidador. Sempre me pergunto como retribuir a ela tanto conteúdo de qualidade e motivação de transformação constante que ela traz para nossas vidas.
    O Vida Organizada me ajuda a manter a maior parte do tempo em estado de consciência e melhora pessoal…
    Gratidão por me ensinar a perceber que estou no caminho certo…
    Ficarei de olho no seu Blog tb… afinal, se a minha blogueira predileta compartilhou você… Hahaha. ..
    😉

  • Lominha, essas dicas são incríveis! Receber comentários é sempre um dos melhores feedbacks que a gente pode ter como blogueira, eu sempre fico MUITO feliz toda vez que recebo um novo. E isso de empatia… é muito verdade. Quando a gente lembra que tem alguém do outro lado da tela, uma vida que coloca tudo o que ela tem por trás de cada palavra, a gente entende melhor como é um ato de coragem manter um blog, sabe? Enfim, é uma forma de relacionamento, né?

  • Desbloqueei o adblock antes mesmo de terminar de ler haha
    Realmente são coisas super importantes e que a gente acaba esquecendo. Tenho desativado o adblock em pouquíssimos sites que eu sei que os anúncios vão ajudar e não são tão invasivos, tipo no youtube. Mas depois dessa vou desativar nos blogs que sigo e que curto muito, tipo esse daqui ❤

  • Sério! Seus posts sempre me surpreendem!!! Penso (olhando para os lados desconfiada): – Como ela sabe que estava precisando dessa informação??? – Ou então: – Como ela sabe que precisava de uma informação assim, se nem eu sabia???? – Ou: – Mas é claro!!! Um post sobre como ser um bom leitor. Como ninguém pensou nisso antes???? Kkkkkkkk

  • Acho sempre válido esse tipo de informação para os leitores. Às vezes a gente não tem noção do que quanto pode ajudar (ou prejudicar) a blogueira com algum comentário.
    Achei esse post fantástico. Obrigada ♥

  • Amando muito este post e compartilhando forevermente lá na fanpage do blog e twitter porque é preciso. ♥

    Lominha, desculpe por não responder o seu comentário lá no Madly Luv sobre aquele meu post sobre relacionamento abusivo. O meu sistema de notificação de reply por e-mail deixou de funcionar (mas eu já resolvi, porém agora só funciona para novos comentários). Então resolvi agradecer por aqui aproveitando o comentário sobre este post. ^^ Só gostaria de dizer o meu muito obrigada pelo seu apoio e suporte, e também gostaria de demonstrar a minha sororidade. Seu comentário foi muito importante tanto para mim quanto para as outras mulheres que comentaram por lá, e eu te entendo e te acho espetacularmente fabulosa. ♥ Obrigada.

    Beijocas, e sucesso!

  • Eu frequentemente dô pitaco nos posts, comento, elogio, compartilho uma situação que vive que se relaciona com o tema do post. Mas preciso me empenhar em dar mais amor através dos compartilhamentos. Normlamente mando o post por dm pra alguma amiga/o que eu sei que vai gostar, mas quase nunca compartilho conteúdo que leio no feed do face ou twitter, por exemplo. Preciso me empenhar mais nisso.

  • E envergonhada eu admito: eu nunca tinha comentado aqui.
    Apesar de gostar tanto dos conteúdos que você faz, de você ter ajudado tanto com o meu próprio Blog e com a forma como eu vejo blogueiras hoje em dia. Apesar de você ser você.
    Ah, eu amei o post e eu tenho me apaixonado cada dia mais pela blogosfera (tem como te acompanhar e não levar essa palavra pra vida?!) e por quem cria conteúdo de verdade.
    Lominha, obrigada! E parabéns!
    Beijo,
    Blog Jéssica Teles ♥

  • Mais um post pra lista de “posts incríveis da Loma”. Obrigada por tirar um tempo da sua vida e dedicar a preparar conteúdos que são totalmente úteis para nós: leitores (sejamos blogueiros ou não).
    Seu blog é, pra mim, um daqueles que realmente faz a diferença. Seu conteúdo é diferenciado, sempre bem organizado e muito útil. Sempre aplico algo que você ensina na vida ou nos meus projetos. Enfim, obrigada! <3

  • Eu sempre compartilho postagens, inclusive qd vou indicar livros eu procuro a opinião de outros blogueiros de livros, posto uma citação da resenha e marco o blog.
    Inclusive qd um blog pede parceria eu já aviso: parceria pra mim é troca de postagens!
    Blogueiros unidos :)

  • Parabéns pelo post, tenho blog a quase 6 anos, atualizo diariamente, vejo que as pessoas visitam, algumas poucas até comentam, mas não dão share, eu confesso que às vezes fico frustrada, pois amo o que faço, invisto meu tempo, deixo de fazer muita coisa para me dedicar ao blog. Eu enquanto leitora de outros blogs sempre faço, pois sei o quanto esse retorno é importante e principalmente motivante.

  • Pois olha Loma, eu já perdi as contas de quantas vezes te achei maravilhosa, e olha tu aí sendo maravilhosíssima de novo. Eu não costumo comentar muito em blogs (mesmo tendo um, o que não faz sentido), mas sei da baita diferença que uma interação dessas nos causa. Tu é sem dúvidas uma das minhas blogueiras favoritas e sempre que eu posso, me esforço pra colocar tuas dicas em prática.

    Muito obrigada, como sempre.

  • Acho que isso vale tanto pra blogueiro, quanto youtubers ou digital influencer. Comecei a me dedicar ao instagram e desde que comecei a interagir na foto dos outros, a dar atenção aos meus seguidores e aos likes que recebo, meu crescimento aumentou. Amei as dicas 😘

  • Caramba, Loma. Post melhor impossível. A pura realidade.
    Triste é quando tuas estatísticas bombam e o povo nada de te deixar um oi.
    A gente até fica se sentindo meio carente, né? HAHAHAH

    Gosto do teu blog e acho que é a primeira vez que comento.
    Um abraço!

    • Talvez esteja faltando um convite para ação ou um incentivo para participação? Faça perguntas nos seus posts, levante dilemas, peça opinião sobre um determinado assunto. Quando a gente pede, as pessoas se sentem mais compelidas a participar. :)

  • Sinto-me muito culpada agora porque sou sempre aquela leitora fantasma. Lê tudinho, mas raramente comenta e nunca compartilha… Irei mudar isso porque como blogueira também gosto de ver o meu trabalho compensado!

    Otimas dicas que todo mundo deveria seguir :) A lominha está de parabéns! :)

    Beijinhos!

  • Blogs adoram seguir outros blogs. E conosco não é diferente.
    Acabei de conhecer esse blog, cheio de dicas mara e por causa disso já virei fã e voltarei sempre para me informar e apreciar um lugar cheio de conteúdo bacana e que ajuda os outros, gente! Tem coisa melhor?
    Muito grata por você LOMA, sua maravilhosa!
    Conte conosco!
    Mariana do blog Maramigas.