Spark, a ferramenta gráfica gratuita da Adobe

Adobe Spark

A imagem que você vê no topo desse post foi criada usando Adobe Spark, a nova ferramenta gráfica gratuita e totalmente online da Adobe. Ela foi lançada no dia 19 de maio, um dia depois da publicação do nosso querido curso de mídia kit – ou seja, ela é muito recente (e não deu tempo de inserir no curso ainda).

Seu propósito é ser um aplicativo online de story telling: com ele, você pode criar histórias em gráficos (imagens), páginas (landing pages) e vídeos pela web e pelo seu iOS!

Eu fiz um teste para saber qual era a da Adobe e confirmei o que eu já suspeitava: no quesito “gráficos”, ela é uma super concorrente do Canva. Você pode escolher por temas prontos, fazer upload das suas imagens, editar cores, modificar textos – e então publicar e salvar no seu computador. A ferramenta também te disponibiliza tamanhos padronizados: posts em redes sociais, imagens de perfil e capa das redes sociais e alguns modelos básicos como poster, landscape e slides.

No vídeo você consegue ver a criação de uma imagem usando o aplicativo pra iOS do Adobe Spark:

Mas deixo a dica: o Canva disponibiliza designs e temas muito mais modernos – e com muito mais opções.

O grande diferencial do Adobe Spark está na possibilidade de poder criar landing pages e vídeos – inclusive pelo seu telefone, também! Ela torna o processo de criar uma página simples em algo natural e intuitivo: você clica, arrasta, faz upload de fotos, escolhe um tema.

Criando uma landing page usando o aplicativo pra iOS:

Com os vídeos, o processo é tão simples quanto – a ideia é gravar vídeos com gráficos, como se fosse uma apresentação de slides. Você organiza cada “slide” com os ícones, imagens e textos que deseja e depois grava sua voz. criando algo mais ou menos assim.

Criando um vídeo usando o aplicativo também:

Aqui você consegue ver exemplos de vídeos, gráfico e páginas criados com o Adobe Spark. Eu recomendo que faça um teste, ainda mais se você tem dificuldades em lidar com o Photoshop e o Premiere, por exemplo. É uma solução muito prática e que não requer conhecimentos específicos!

E se você está cadastrado lá no curso de mídia kit, taí uma forma super simples de criar um vídeo ou uma página única sobre seu blog! Se você não está cadastrado ainda, vem que a turma do curso está incrível e muita gente já criou seu mídia kit comigo. <3

O que achou dessa novidade da Adobe? Já chegou a usar? Curtiu a experiência? Beijos!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *