Por que eu não recomendo um shortlink customizado gratuito?

sernaiotto-shortlink-gratuito

Esse post narra uma experiência pessoal que gerou muitas complicações no meu negócio digital. Uma experiência negativa, motivo pelo qual faço esse post. Ele é um alerta sobre possibilidades. Mas a decisão de aceitar o risco cabe a cada um de vocês.

Primeiro, uma historinha…

Eu resolvi criar um shortlink gratuito em 2014 – se não estou enganada. Usei esse tutorial incrível da Aninha, que ensina a usar shortlinks no wordpress. Se você não sabe, shortlink é um endereço curto – que é muito mais fácil de ser compartilhado ou até memorizado nas redes. Ele serve para substituir os endereços longos de cada post. Vou usar esse post aqui como exemplo:

  • URL completa: sernaiotto.com/2016/04/27/nao-recomendo-um-shortlink-gratuito
  • shortlink: loma.la/1TvNnI7.

Viu a diferença? Esse shortlink que eu gero usa a url principal loma.la – que eu comprei no Hostgator – lugar onde hospedo o blog e compro todos os meus domínios. Eu comprei esse domínio curto em janeiro de 2016 e não paguei baratinho nele, já que eu queria um .la – que é mais caro que um .com ou .com.br.

Eu não tinha intenção de investir dinheiro em um domínio tão cedo, mas acabou se tornando necessário já que eu tive um problema com o shortlink gratuito que eu usei por quase 2 anos.

No momento, o blog está usando o bit.ly mesmo (que é grátis, mas não é customizado). O domínio loma.la estou usando em outro blog!

O que aconteceu com meu shortlink gratuito?

Eu tinha criado um domínio no TK, o srntto.tk – que a maioria de vocês já conhece. Ele é gratuito: criei, configurei conforme o tutorial da Aninha e comecei a usar. Depois de 1 ano, eu renovei o domínio gratuitamente. Configurei meu Bit.ly para direcionar todos os meus posts para um srntto.tk/algumacoisa. Estava lindo, estava maravilhoso.

[btx_quote style=”border” border_color=”primary_brand”]Você pode ler mais sobre: como configurar um shortlink personalizado e como usar o Bit.ly para criar shortlinks automaticamente no seu wordpress.[/btx_quote]

Até que um dia, todos os meus links srntto.tk pararam de funcionar. Abri o meu dashboard no dotTK e vi que esse domínio não estava mais no meu registro. DESESPERO.

Contatei a empresa – e nada. Afinal, é gratuito e eles não me deviam satisfação alguma. Isso tudo aconteceu em janeiro desse ano. Desisti do contato e configurei meu domínio novo, aquele que eu comprei. O blog começou a divulgar novos posts com o shortlink loma.la/algumacoisa desde então.

Só que ele só estava funcionando com os posts novos, os antigos continuavam sendo direcionados para o meu srntto.tk – que não funcionava!

Até que lá pra fevereiro eu recebi um email deles alegando que apagaram minha conta. Porque sim.

Pesquisei na internet sobre isso e li alguns rumores de muitos blogueiros que tiveram o seu .TK apagado pois os links estavam obtendo muito acesso – e a empresa faz isso para que as pessoas fossem obrigadas a pagar pelo upgrade da conta e não perdessem o domínio.

Então era isso, eles queriam tirar dinheiro de mim. E eu me neguei – passei por todo o sofrimento de ter quase 2 anos de divulgação nas minhas redes sociais dando em uma página de erro, para poder comprar meu domínio em outra empresa. Qualquer link que você clicar no meu facebook de 2016 para trás, não vai carregar. O mesmo no twitter. No Pinterest. Eu me ferrei bonito nessa história.

Eita. E agora?

Como eu uso o CoSchedule desde meados de agosto de 2015, deixei muito conteúdo do blog agendado para 1 ano a frente. O que quer dizer que muito link srntto.tk ainda está sendo compartilhado nas minhas redes automaticamente – toda semana. Eu tento arrumar os links quando posso – ou apagar os tweets que sobem errado – mas é muita coisa e acaba fugindo do meu controle.

Com isso, eu perco acessos. Recebo comentários de leitores frustrados: “Loma, o link tá quebrado” é o comentário que eu mais tenho lido desde janeiro desse ano. Isso me deixa tão frustrada e nervosa, que eu resolvi redigir esse post. Não caiam na burrada de economizar dinheiro com coisas sérias, como seus domínios. O barato acaba saindo mais caro, de vez em quando.

Empresas que prestam serviços gratuitos não te devem satisfação alguma sobre seus serviços, que podem modificar a qualquer momento. Se algum dia algo acontecer com o meu loma.la, eu posso entrar com medidas jurídicas, já que eu pago – um pouco caro – pela segurança e qualidade do serviço.

Até agora, não tive problemas – como nunca tive com meu host – mas ainda tenho o fantasma do meu erro me seguindo e causando danos à minha imagem, meus acessos e meu fluxo de trabalho.

Todo cuidado é pouco. Principalmente quando você recebe muitos acessos ou tem muita gente contando com a sua informação.

Principalmente quando o seu endereço online é a sua empresa.

Beijos no coração e desculpa ai pelos links quebrados. Tô tentando redirecionar todos eles, manualmente, pelo meu Bit.ly. Quando dá. :/

Imagem por Shutterstock

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    • O encurtador do google, assim como o bit.ly, é super confiável. Até porque, é de uma empresa super grande, né? O problema está em shortlinks personalizados, com domínios gratuitos, como o dot.kt :)

  • eu sempre me perco com encurtador e acabo usando o do google sempre, mas acaba ficando uma bagunça maior ainda. Lembro bem de alguns coments teus sobre essa bronca que tu tava passando, mas nao imaginei que fosse tãaaao grande assim. Se precisa de ajuda pra editar links já programado, só faalr que a gente ajuda :D
    abraços.

    • O do google é ótimo! Mas eu gosto de ter uma url personalizada. Nessa vaidade, eu me ferrei hahaha mas agora ele tá bonitinho. Obrigada pelo suporte, se eu precisar te grito!

  • Cara, passei pela mesma treta com meu antigo shortlink do AML. Enfim, agora no blog novo ainda não tô cogitando usar um shortlink, mas com certeza se eu for adotar mais pra frente, vou pagar também!

    Beijocas

  • Também passei um perrenguíssimo com a dot.tk… Tinha meu domínio do blog com eles por N motivos, mas o principal é porque eu não queria gastar com uma coisa que cedo ou tarde eu acabo desistindo. Dessa vez peguei afeição ao blog e continuei e tinha o .tk como final. Até que minha conta começou a ser hackeada, todos os meus registros sendo apagados a cada 15 dias, a minha hospedagem sofrendo a mesma coisa… Achei estranhíssimo, entrei em contato com o suporte e nada também. Depois da 4ª vez, cansei e decidi comprar um domínio também e até agora, tudo bem.

    Lamentável essa posição deles de querer oferecer um produto gratuito, mas não muito. Não ofereçam at all então, por que isso é super chato :/

    • Penso da mesma forma: se não quer oferecer um produto de qualidade, não ofereça nada. Eu entendo que o suporte deve ser um horror de demanda, já que é um serviço gratuito. Mas seria bom se o produto não precisasse do suporte né? Uma pena que passou pelo mesmo :(

  • Coisa gratuita é sempre bom demais pra ser verdade!
    Quando se começa a usar encurtador de url é muito importante pensar nessa url curta, e pensar nos problemas que você pode ter a longo prazo.
    Onde eu trabalho tive problema pois criamos uma url curta, e na hora de renovar o domínio não quiseram mais porque era muito caro.
    Perdemos tudo que já tinha sido usado com essa url, infelizmente.
    Se não for usar um serviço como bit.ly, tem que usar o dominio pra sempre :~

  • Nossa nunca imaginei que pudessem cancelar a parada assim do nada, do além..
    Poxa é uma sacangy né, com teu blog gerando mais cliques de visitantes eles também não ganham?
    Mas é bom que agora fico esperta.
    kisses.

  • Confesso que senti um mini-pânico porque uso o Bit.ly DIRETO, mas aí eu vi que você respondeu um comentário anterior falando que ele é confiável e eu respirei novamente. Na real, nunca entendi muito esse esquema de shortlink. Queria fazer um pro blog, mas tô pensando o que vale a pena e o que é mais legal pra mim. A essa altura, acho que ter um seria legal, mas o inve$timento me dá uma certa preguiça. Mas ok, vamos em frente. AHAH
    E relaxa, que tá tudo certo. Agora que a gente sabe o que tá rolando é só aceitar e fazer a busca no site pelo post em questão (não custa nada, né?)

  • Lomaaaa, eu to começando o zero um blog, sem noção nenhuma de como começar, divulgar, só com a vontade de ajudar as pessoas através dos textos mesmo. Sei que não vai ser fácil, mas com suas dicas e muito estudo sei que vou conseguir. Obrigada por existir!!!! kk <3

    Ainda tenho um domínio BLOGSPOT mas em breve terei meu próprio .COM *U* Pq temos que acreditar no nosso potencial né? kk Beijos e muito sucesso em seus projetos.

  • Infelizmente você teve que passar por isso :( Mas ainda assim obrigada pela dica!

    Mas o que eu não entendi é qual a necessidade de ter de mais de 1 domínio apontando para o mesmo site (desculpa minha ignorância), eu realmente gostaria de entender!

    Beijos :*