Como criar um perfil incrível no Instagram

O Instagram cresceu pra caramba, né? Ele tem 300 milhões de usuários ativos mensalmente que compartilham uma média de 70 milhões de foto por dia – segundo essa pesquisa do Hootsuite. Eu aposto que já passou pela sua cabeça como é possível se diferenciar no meio de tanta gente, certo? Para criar um perfil incrível no instagram só tem um segredo: seja autêntico!

Mas você também pode seguir algumas diquinhas desse post. <3

♥ Como criar uma bio incrível?

O espaço para bios é tão pequeno! A gente precisa reunir – de forma beeeem resumida – uma quantidade bacana de informações que façam com que seus possíveis seguidores possam se identificar com você. Muita gente cola uma palavra na outra, usa pontinhos, barras ou emojis para separar as informações. Tatu do bem!

O importante é você deixar claro algumas dicas básicas sobre quem você é, o que faz e gosta. E lógico, seu blog, site, loja ou projeto para que todo mundo possa acessar!

Informações de contato

insta-melina
A Melina colocou a caixa postal como contato – pessoal, porém mais seguro.

O nome da sua marca, loja, seu nome ou nome do seu blog. Uma informação de contato seria interessante, como um e-mail. Também é legal definir sua localização – mas nem precisa ser específico: São Paulo? Rio? Mora no exterior? Com isso, você pode encontrar pessoas que moram na mesma região e dividem dos mesmos gostos.

O que você faz

insta-ddq
Tudo que a Bruna faz: escritora, blogueira, youtuber e criadora do DDQ.

Coloca aqui o seu título: blogueiro, youtuber, empreendedor, designer gráfico, vendedor, piloto, dançarino de forró, adestrador de cães, mãe, pai – seja sincero sobre aquilo que você faz e, acima de tudo, mostre que você ama! Se sua profissão tiver relação com o tema de suas fotos, melhor ainda!

Seu website, blog ou link específico

Um dos maiores problemas que os blogueiros e marcas encontram no Instagram é a impossibilidade de inserir links clicáveis nas legendas das fotos. É preciso ser criativo para burlar esse problema! Dessa forma, você pode inserir na sua bio (no campo website) um link para seu post mais recente, um produto com desconto na sua loja, uma página específica do seu site.

insta-maegan
A Maegan inseriu o link completo do seu post mais recente – mas pode usar encurtador, tá?

Hoje em dia ninguém mais insere um link genérico para a página inicial: você precisa definir onde você quer que esse novo leitor / acesso vá parar dentro do seu site – e então, inserir esse link na sua bio. Você pode inserir um link completo ou usar um encurtador, como Bit.ly e Goo.gle – caso queira criar um personalizado (como o meu: loma.la) tem um tutorial bem fácil no blog da Aninha. O meu eu criei aqui.

Seu user em outras redes sociais

insta-chriselle
A Chriselle usou o fantasminha pra divulgar seu snapchat e também divulgou seu youtube.

Tá permitido guiar o seu seguidor para outras redes também: coloque o seu usuário do pinterest, sua arroba do twitter e até mesmo seu snapchat (que dá pra colocar com o emoji do fantasminha RISOS). Mostre para as pessoas onde elas podem te encontrar – além do instagram.

Suas hashtags e projetos

insta-repeller
A Leandra divulga a hashtag #armparty, que criou para gerar engajamento.

Você criou alguma hashtag? Participa de algum desafio? Seu blog tem um tag especial? Essa é a hora de exibir seu projeto: insira a sua hashtag na bio mas não esqueça que o espaço é bem curto para explicações, ok?

Emojis

insta-sophlog
A Sophie usou emojis para ilustrar tudo o que gosta: fofo, delicado e criativo.

Pode abusar! Tem gente que não acha profissional, mas eu acho que os emojis dão um toque bem pessoal ao seu instagram. Eles transimitem a ideia de que não é uma máquina por trás da marca ou blog: e sim uma pessoa, com senso de humor, coração e amor pra dar. Sem contar que emojis são ferramentas incríveis de expressão de emoções – eu acho que ficam apenas atrás dos gifs do tumblr no ranking de melhores formas de expressar sentimentos.

♥ Como conquistar seguidores?

Ah, meu amigo, essa é a parte mais difícil. Não existe uma receita para o sucesso, um pózinho mágico que vai te render 50k followers da noite pro dia – a não ser que você compre seguidores, o que é absolutamente anti ético no mundo digital (OKAY?). Você conquista seguidores postando fotos legais que tenham a ver com seu nicho, curtindo as fotos dos outros, interagindo e divulgando – mais ou menos da mesma forma que você conquista seguidores em qualquer rede social ou no seu blog. ;)

Tire fotos legais

Acho que nem preciso mencionar esse item, né? Fotos legais é bem relativo, mas tome cuidado para que suas fotos sejam claras, objetivas, sigam um padrão visual, não ofendam ninguém e expressem sua visão das coisas. Fotos originais, feitas com seu coração.

insta-abm
Um feed bem colorido e padronizado: um dos meus Igs favoritos!

Você pode usar a câmera do celular, uma câmera profissional – pode editar usando diversos aplicativos diferentes – eu uso o VSCOcam e agora as meninas do A Beautiful Mess lançaram o A Color Story – que é só para iPhone por enquanto :(

Publique consistentemente

Tem gente que posta fotos 1 vez por dia, 3 vezes por dia. Tem gente que posta 1 vez por semana. Tá okay! O importante é você manter uma consistência para que seus seguidores saibam quando esperar suas novidades. Outro fator importante: opte pela qualidade e não pela quantidade. Postar 1 foto por semana que seja incrível é bem melhor do que 3 por dia, que sejam super boring.

Nesse post eu recomendo ferramentas de agendamento e análise para Instagram! Assim, você pode separar suas melhores fotos e agendar com antecedência, para o caso de ficar sem criatividade. Capricha!

Publique para o seu nicho

Lógico, se você quiser. Caso use seu instagram apenas para publicar suas aventuras e compartilhar seus momentos com a família, nem precisa pensar em nicho. Na verdade, se esse for seu caso, acho que esse post nem é tão interessante pra você. HEHE

insta-jewel2
Padrão visual nos filtros, ângulos bem diferentes e fundos dinâmicos na minha loja favorita de jóias.

Mas caso tenha um blog, loja, serviço: publique fotos que agradem o seu cliente, leitor, seguidor. Se seu blog é sobre maternidade, capricha nas fotos do baby. Se tem uma loja de jóias, capricha nas fotos dos produtos. Você descobre qual o estilo de fotos que eles mais gostam pelos likes: define os temas mais queridos, as cores que mais atraem. Basta observar.

Faça amigos! Sério!

Minha parte favorita do blog, das redes sociais, da internet: fazer amigos! Foi-se o tempo em que o “sigo de volta” funcionava: hoje você faz amizades comentando com vontade naquilo que você adora. Dessa forma, você valoriza o trabalho do amiguinho, mostra que gostou e pode fazer novos amigos que compartilham dos mesmos gostos.

[btx_quote author=”” style=”border” border_color=”primary_brand”]É importante mostrar para as pessoas que você apoia seus projetos. A internet precisa disso.[/btx_quote]

Então comente nas fotos das pessoas com vontade, com carinho e sem esperar nada em troca. Comentários genéricos como “muito bom” ou “muito legal” não estão com nada. Agora, vai na foto daquela designer e comenta que o projeto novo ficou super lindo, que você amou as cores usadas e mal pode esperar para comprar sua edição. Isso muda tudo! (mas faça por vontade e não por fazer).

Marque colegas, profissionais do nicho e marcas

Você não precisa ser patrocinado para taggear a marca daquele batom que você amou, sabia? Muitas marcas já me contataram pois viram que usei um determinado produto e gostei. Isso é ser espontâneo, compartilhar suas fontes, suas lojas favoritas, os blogueiros que você ama. Dessa forma, você interage com eles e pode até criar novos contatos!

Quando a gente marca pessoas, nosso círculo de amizade e de contatos se expande. Não sei contar nos dedos quantos blogueiros e artistas eu passei a admirar por indicação de gente que confio e sigo.

Promova seu instagram em outras redes

Até porque, você precisa ser encontrado né? É obrigatório ter um link para seu instagram no seu blog ou website, pelo menos. Não esqueça de promover nas outras redes onde é ativo, como facebook ou twitter. No pinterest fica até mais divertido: pine as fotos do seu insta que você gosta mais!

Eu uso uma ferramenta incrível para programar meus posts nas redes sociais e sempre deixo agendado alguns posts sobre meu Instagram – e minhas redes sociais. Dessa forma, o público de uma determinada rede consegue me achar em outra rede.

♥ Como centralizar a sua bio?

insta-loma

Dá pra fazer isso e sei que muita gente tenta, mas não consegue – juro, é bem fácil.

Primeiro: acessa esse post aqui do seu celular pela web ou pelo aplicativo (android e iOS)

Segundo: copia esse espaço que tem entre os dois traços “|” (esse espaço é um vazio que os computadores não reconhecem mas os celulares sim). Copia aqui em baixo:

|⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀|

Terceiro: vai na sua bio e cola esse espaço antes das frases que quer centralizar – é esse espaço que vai criar uma falsa impressão de centralizado. :)

♥ Como criar legendas

Não tem fórmula do sucesso mas você pode ser criativo, divertido e bem original nas suas legendas! O senso de humor conquista qualquer pessoa – mas cuidado com o humor né?

Desenvolva a sua voz

insta-lia
Lia e seus “gatineos” – uma linguagem única que ficou bem conhecida na internet

Um tom que seja só seu! Gíria que você mais usa, senso de humor, pessoalidade. Descubra uma forma de expressar o jeito que você fala na internet. Mas não esqueça de relacionar a sua voz no instagram com a sua voz na web: seu blog, suas redes sociais. Assim, todo mundo vai reconhecer que é você.

Seja breve – ou não

Legendas breves são coisas maravilhosas – principalmente quando elas são uma frase de impacto, uma piadinha ou algo bem criativo que complemente o que a imagem já diz. Mas legenda longa também é incrível, sabia? Principalmente quando ela conta uma história, envolve o seguidor em algo inusitado. Todo mundo adora uma história, não hesite e compartilhar!

Maneira nessas hashtags

Os experts da interwebs recomendam 2 hashtags – no máximo – por legenda. Eu geralmente nem coloco na legenda, uso apenas nos comentários depois (umas 5, talvez 6). A ideia da hashtag é filtrar sua foto para que ela apareça apenas para aquele nicho interessado. Usar muitas hashtags generaliza seu post e não é todo mundo que clica nele que vai se interessar.

insta-sabrina
A Sabrina usa poucas hashtags bem específicas sobre seu trabalho e nem precisa usar legendas!

Menos é mais: use apenas as mais relevantes para seu conteúdo.

Sem legenda: pode sim!

Pode tudo, na verdade! E imagens sem legendas precisam ser bem fortes e esclarecedoras – a pessoa vê a imagem e sabe o que está acontecendo ali, o motivo de você postar essa imagem, sem precisar ler nadinha.

Use emojis

insta-gala
Minha blogueira favorita e seus zilhões de emojis!

Lá vem o emoji de novo e eu absolutamente AMO usar nas legendas. Fica super dinâmico, divertido e colorido: perde aquele ar entediante do texto no fundo branco, sabe?

♥ Como criar imagens padronizadas

Eu sei que esse post tá enorme, mas já tá acabando! Pra finalizar, vou dar algumas dicas de como definir um padrão para suas imagens no instagram.

Escolha uma paleta de cores

E foque bastante nela. É impossível postar apenas fotos de uma determinada cor – salvo o instagram abaixo – mas essa paleta te ajuda a definir as cores principais que você pode inserir em cada imagem ou nos filtros das suas imagens, por exemplo.

insta-pink
a arroba já diz: eu tenho uma coisa com rosa

Você pode optar por imagens quentes, frias, com filtros mais brancos, imagens escuras. Manter essa paleta definida faz com que as pessoas reconheçam suas fotos só de bater o olho!

Filtros

Pega aquele seu app favorito de edição de fotografia e seleciona o filtro que você mais ama! Use esse filtro como base para suas fotos: por mais que você edite iluminação, saturação, contraste. Essa “base” vai dar um tom para as suas fotos que vai ser único e padronizado.

insta-math
O Math posta fotos diversas e coloridas: mas todas seguem um mesmo padrão de luz e saturação

Use sempre esse filtro ou faça combinações para que suas fotos fiquem a sua cara.

Qual o seu instagram?

Deixa aqui pra mim a sua arroba nos comentários que eu quero conhecer seu instagram! Desculpa pelo post longo – eu poderia dividir em vários posts mas preferi manter todas as dicas para instagram em um lugar só. Você me encontra no @sernaiotto por lá!

Gostou desse post? Então compartilha com os abigos!

Para mais dicas exclusivas como essa, assine o meu Patreon. Com $1 você já faz parte da lista exclusiva dos fabulosos que recebem minha newsletter quinzenal, tem acesso antecipado aos posts do blog – e tudo que eu criar – e seu blog estará no meu blogroll . Ps: é o valor de um café! ☕

Um beijo!

(imagem destaque por Shutterstock)

 

Become a Patron!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *