A calculadora mágica de banners

Lembra que eu publiquei uma calculadora mágica de publieditorial para o seu blog? Usei a fórmula que já ensinei nesse video para gerar valores, sem que você precise fazer contas. Dessa vez, eu trago a calculadora de banners, que é diferente pois o tipo de anúncio é diferente.

Para banner, eu uso o mesmo tipo de cálculo que a Kah utiliza – e já ensinou aqui.

Mas qual a diferença entre publi e banner?

  • Um publieditorial exige muito tempo e esforço, já que você desenvolve texto, imagens, videos ou outras midias – além de adequar ao propósito do cliente. Porém, o post não fica na sua página inicial por muito tempo – e acaba ficando esquecido caso você não recicle posts antigos com frequência. Nesse formato, você vende espaço + criação;
  • Um banner fica disponível na sua página pelo tempo que você determinar, ou seja, independente da página que o seu leitor acessar o banner estará visível. Porém, o esforço é minimo, já que geralmente o próprio cliente envia a arte do banner pronta e você deve apenas inserir o código na area específica. Nesse formato, você vende espaço.

Por isso, eu calculo o valor de banners com base em visitas únicas – que é cada pessoa que acessa seu blog e visualiza aquela propaganda.

Calculando o valor do seu banner para 1 mês:

A base da cálculo para os valores é:

  • Topo (728×90): 0,3 por visita
  • Sidebar – grande (300×250 / 160×600): 0,2 por visita
  • Sidebar – pequeno (120×240 / 125×125): 0,1 por visita
  • Rodapé (728×90): 0.05 por visita

Vale lembrar que esse valor é justo apenas para visitas únicas, que são dividas por 25 (dias úteis) e multiplicada pelo valor definido – não calcular com o numero de pageviews, ok? Se o seu blog recebe muitas visitas únicas, o valor fica bem alto – nessa hora, cabe bom senso para ajustar e não espantar os anunciantes.

Se pintar dúvida, só comentar que eu respondo assim que possível. Não esqueça de compartilhar se essa calculadora foi útil para você, hein? <3

Photo by Ashley Ella Design

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *