Blogando com frequência – e sem surtar!

Blogar exige tempo, disciplina e organização – o que na teoria é super simples, mas na prática acaba fugindo do nosso controle. Eu sempre quis ser como essas blogueiras maravilhosas blogando 3 vezes ao dia e que fazem com que blogar pareça super simples.

blogando-com-frequencia

Mas a gente sabe que não é: nem pra mim, nem pra você – e muito menos para elas! Blogar exige esforço e a diferença entre nós e essas blogueiras é que elas mantém um sistema de organização que faz com que tudo flua melhor.

Com isso em mente, me propus a mudar a forma com a qual eu me organizo – e estou vendo resultados. Desde que comecei o intercâmbio, tenho blogado uma vez a cada 15 dias (dsclp!) e na última semana eu consegui manter a minha frequência de posts: repararam que tá tendo post dia sim e dia não?

O que foi que eu fiz?

Vou separar em passos, assim fica mais didático para o caso de você querer mudar também! Esse sistema tem me ajudado bastante, apesar de eu ainda estar com dificuldades em estruturar meu tempo para conseguir organizar tudo que estava de pernas pro ar. Mas um passo por vez, né? Eu chego lá! RISOS

Desenvolva templates:

IMAGENS-PARA-REDES

Sim, eu sempre fiz imagem-por-imagem no Photoshop em todos os meus posts. Isso parece super ridículo nesse momento, mas antes eu investia pelo menos 1h para desenvolver as imagens do post (pode ser muito, mas meus conhecimentos em design são limitados).

Solução: desenvolvi templates para os diversos tipos de imagens que uso no blog. Cada tipo de post tem uma imagem padrão, na qual eu edito background e texto. Logotipo, créditos e fontes já ficam ali, apenas para mover e modificar – assim como o tamanho da imagem já fica pré-definido.

Além disso, deixo meus templates salvos na pen drive – bem como as fontes que uso nas artes, meu logo e todos os itens básicos da ID do blog. Assim, tenho tudo comigo onde quer que eu vá e se pintar um tempo livre (ou uma inspiração muito louca) eu já coloco na mão na massa! Também existe a possibilidade de salvar padrões de imagens no Canva e editar tudo por lá mesmo. É uma ferramenta gratuita que ajuda DEMAIS o processo de criação de imagens profissionais para web.

Como proceder:

  • se você usa o Photoshop, abra uma imagem nova no formato padrão do seu blog;
  • insira seu logo, endereço do seu blog e todas as informações e elementos que ficam fixos em todas as suas imagens (algum formato específico, algum background diferente, algum filtro);
  • crie um template para cada imagem padrão do seu blog – ou crie várias camadas dentro de um mesmo arquivo para alternar;
  • o importante é manter todas as informações em um mesmo local, para que a criação da imagem seja mais rápida e prática.

Organize arquivos:

ORGANIZANDO-ARQUIVOS

Ah, o desktop cheio de pastas com nome de “asdfgh” – na hora da pressa a gente vai salvando tudo de qualquer jeito e depois não consegue encontrar mais nada! Quem se identifica põe o dedo aqui (_). Depois de criar os meus templates, fui salvando tudo de qualquer jeito e não consegui me achar depois. Não adianta automatizar o seu blog todinho se os seus arquivos estão bagunçados.

Solução: criei pastas e subpastas com datas e temas, para conseguir encontrar todos os meus arquivos. Nelas, separei os meus templates e as imagens que produzi.

Como proceder: nesse caso, você pode proceder de inúmeras formas diferentes – e que melhor se adaptam ao seu cotidiano. Comigo, funcionou assim:

  • Crie uma pasta com o nome do seu blog e os anos em que seu blog esteve no ar;
  • Dentro de cada ano, crie uma pasta com o nome TEMPLATES e insira nela todos templates – que podem ser nomeados por: template_nomedacategoria, por exemplo. Essa pasta vai unir todos os templates em um lugar só, o que funcionou para mim.
  • Ainda dentro de cada ano, crie subpastas com os nomes de suas categorias.
    • Você também pode inserir cada template dentro de pasta de categorias, se for mais fácil. É que eu preferi ter tudo em uma mesma pasta, separado do meu conteúdo.
  • Dentro das pastas de categorias, crie pastas nomeadas com data e/ou nome do post.
  • dentro dessas pastas que citei acima, insira o rascunho do seu post e as imagens que você preparou com base nos seus layouts.

Automatize processos:

Em casa de ferreiro o espeto é de pau e eu, que sempre ensinei você a criar uma agenda de divulgação, simplesmente não tinha uma. Meu facebook ficou abandonado e o twitter era apenas alimentado com tweets automáticos dos meus arquivos do wordpress – e ainda é de vez em quando, sorry!

Solução: estou usando o CoSchedule para agendar meus posts e divulgações nas redes sociais – tudo em uma ferramenta só.

Como proceder:

  • escolha uma ferramenta de agendamento – ou faça o agendamento manual;
  • agende posts que conseguiu redigir com antecedência;
  • use plugins de tweets para divulgar posts antigos, mas cuidado para não spammar;
  • use uma agenda de divulgação para controlar.

Sua vez!

Como você se organiza com o blog? Tem alguma dica bem legal para compartilhar? Eu acho que, às vezes, a gente se perde por não saber exatamente por onde começar a organizar tudo! Quem sabe esse post + as suas dicas possam ajudar outros blogueiros.

Ah, o post tá cheio de imagem fofa pra você pinar bastante, viu?

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Vixe, nesse quesito eu sou descuidada!
    Sabe o que eu demoro mais para fazer um post é escolher um título e uma imagem bacana que se encaixa com aquilo que eu quero. Para o blog eu já tenho um tamanho de imagem padrão que gosto de usar. Mas para as redes sociais fico perdida.
    Esse post é bem útil!
    Beijos!

  • Ah Loma, que linda você! Hahaha
    Eu deixo um rascunho com todas as ideias de postagens prontos e vou revisando aos poucos, depois só copio e colo na área de postagem do admin.
    Quanto às imagens eu já faço no mesmo dia que vou postar, senão alguns dias antes de colocar o post no ar, assim fica mais tranquilo pra mim.
    Por enquanto, nesse mês de férias, está funcionando… Vou ver depois, hehehe.
    Obrigada pelas dicas viu?!

  • Aah posso fazer uma pergunta que não tem nada a ver com o post? Você tinha comentado que tinha conseguido a bolsa para estudar no exterior através de um programa. Você poderia me dizer qual o nome do programa? Se não for perguntar demais, claro :)
    Beijos!

  • O mais difícil e mesmo colocar em prática :( faço de tudo pra não enlouquecer com os posts, tenho vááários rascunhos prontos para irem ao ar, mas mesmo assim tem dias que eu fico louca e não consigo produzir nada. Vou seguir suas dicas pra tentar melhorar minha agenda. Beijos!

  • Agora fiquei orgulhosa de mim! A organização dos arquivos dos posts em pastas eu sempre fiz! E amei a dica de criar template, super ajuda e cria uma identidade visual. Muito obrigada pelo post Lominha. <3

  • Não é de hoje que acompanho os seus tutoriais para blogueiros! Muito obrigada por dedicar tanto tempo para nos ajudar a cuidar melhor do nosso blog!

    Agora que estou recomeçando, vou ler o OrgBlog com carinho e começar a por em prática as dicas!

    Beijos!

  • Quando a gente acha que não é possível, vem a Lominha e faz posts mais úteis ainda. Caramba!

    Eu uso bastante seu blog planner <3 e tenho um caderninho onde anoto as ideias de posts pro blog. Tenho todos os posts e fotos do blog organizados em pastas no meu HD externo, e tento programar os posts com antecedência. A dica de salvar os psds e a do Buffer foram maravilhosas! Muito obrigada por compartilhar com a gente <3

    PS: Pasta com título "kkrfmv" = quem nunca? hauhauhauhaua

  • Ah como eu queria que algum método de organização que funciona para os outros funcionasse pra mim… O meu caso é uma junção de falta de tempo e desorganização. Parece que nunca tenho tempo suficiente pra me organizar, aí fico entre me organizar e criar conteúdo. Mas eu tô me descobrindo, ainda vou criar meu método rs
    É sempre válido compartilhar algo que está funcionando pra gente, então vai ajudar alguém, com certeza! ♥
    bjs! Blog B de Bia

  • Rapaz, você se supera a cada dia! Mais uma dica maravilhosa! Eu juro que me odiei por não ter nem me tocados sobre as subpastas haha. Está tudo numa pasta só e agora vou ter um trabalhão para separar :P

  • Copiando esse sistema djá! (sorry, não sou tão criativa pra criar um do zero) Mas, sério, Loma, amei o seu esqueminha. Eu tenho alguns templates prontos para foto de post e coisas assim, mas nada tão detalhado e sempre – SEMPRE – esqueço das fotos das redes sociais. Confesso que as minhas redes ficam bem esquecidas também, o que é um pecado por si só. Você usa algum app pra programar postagens no Insta? Ou vc não tem esse problema? Porque eu tenho uma conta só pro blog, e vivo esquecendo dela :~

  • Cade uma mesa? Preciso me esconder e chorar embaixo o mais rápido possível! No meu caso é com o facebook e instagram, e vira e mexe falta post no blog porque estou procrastinando e acabo não escrevendo :(sendo que são posts três vezes na semana apenas). Vou tentar colocar essa sua ideia em prática lominha, porque até agora eu só salvei as imagens na pasta e esqueci de colocar o texto :/

  • Awn você e seus post lindos e uteis <3
    Antes eu postava duas vezes na semana, veio a correria das provas e acabei parando, estou de ferias e não consegui voltar a postar duas vezes na semana #vergonha
    Quero fazer tanta coisa com o blog, que olha, está dificil! Estou uma varias coisas e não termino nenhuma, acho isso um horror.
    Já me organizava por pasta no drive, fica tudo online, assim posso editar um post onde eu estiver (caso tenha internet, claro).
    Vou fazer os templates para ver se ajuda a melhorar as coisas por aqui hahaha.

    Beijos.

  • O meu grande problema é: eu não consegui descobrir um padrão de imagens para o blog. Quando eu consegui comprar minha camera, eu queria só fotos próprias nos posts, mas tem post que não dá e acaba que os estilos de imagens não se combinam se é que da pra entender D:
    Minha possível solução sera a reforma do meu home-office e com isso ter um cenário para todas as fotos serem próprias.
    Eu adoro seus post ajudando os blogueiros aflitos Loma,
    Um beijo

  • Ai olha, com isso sou muito desleixada! Tenho fases de postar muito, fases de pontar “quando dá na telha”.

    Só com as imagens que eu gosto de fazer bonitinho às vezes, não sigo um padrão, mas tenho minhas preferências e meu jeitinho. E tem pastinha do blog por ano, pelo menos isso, hahaha!

    Mas se organizar direitinho, como dizem “todo mundo transa” HAHAHAHHA

    Adorei o post (como não compartilhar todo os seus posts, me diz?)

    bjs,
    Re

  • O Buffer eu conheço, mas nunca usei hahahaha, preciso começar a fazer isso. O esquema das pastas faço intuitivamente,m por conta de alguns anos trabalhando em agência de publicidade tive que aprender a organizar arquivos hehehehe mas não guardo as imagens de posts nem nada, depois de postado jogo fora pra não ocupar espaço.

  • Sempre que vejo um post assim por aqui eu vou tentar me organizar, quais vezes consigo? Nenhuma, sabe tudo isso é lindo, as dicas são hiper validas, mas eu sou hiper desorganizada e acabo nunca conseguindo me organizar direitinho. E tenho um jeito muito estranho, só consigo fazer o post se já for fazendo as imagens junto. Ai escrevo o texto e já vou upando as imagens na ordem que eu quero, acabo fazendo a maior bagunça haha

  • cada vez melhores esses posts. GOD! como pode? Muito diva você.
    Falando sério, eu torço muito para que seu espaço cresça a cada dia, você é uma pessoa incrível, didática, super clara. tem muita capacidade de se tornar uma referência na área de criação de conteúdo (se é que já não é).

    sobre o post, eu acho dicas valiosas. No meu caso, eu fico meio em dúvida, porque quero ter uma frequência de post maior, mas mantenho um diário fotográfico autoral então, para mim é muito importante essa questão da produção das fotos (o que dá um trabalho do inferno) X___X E editar é a pior parte. renho ideias, escrevo rápido. Mas levo 3 horas editando fotos. E mesmo usando actions e coisas que facilitam acho que o problema é meu pc mesmo que é velho e lerdo. risos

    mas estou trabalhando para mudar isso. A prática também leva a rapidez, quando mais se treina melhor se faz as coisas.

    obrigada por compartilhar!

  • Loma! Quero ser que nem tu quando eu crescer! <3
    É super difícil conciliar o blog com todas as outras coisas que a gente tem pra fazer na vida, mas usando uma boa estratégia de organização e tendo muito amor pelo que se faz, a gente consegue!
    Adorei as dicas, e daqui vou levar essa parte de deixar um layout pré-pronto pras redes sociais! Sempre demoro muito nessa parte por que não salvo nada!

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

  • Como sempre seus posts ajudando demais! Mas confesso que depois do Blog Planner, eu já fiz a padronização de imagens meio que intuitivamente!

    Lominha, por falar em imagens, será que você não faria um post sobre como usar o Regenerate Thumbnails, não?
    Lembro que vi uma dica sua (agora não lembro se foi aqui ou no Não Provoque!) e como estou aguardando o desenvolvimento de um layout, sei que vou precisar usá-lo em breve, mas não entendi como fazer direito na verdade!

    Bjs, Kah

  • Nossa lominha… Se este post tivesse aparecido na semana passada kkkkk Menina, o photoshop eh dificil demais… Caramba…quase morri p fazer um circulo e pimtar kkkkk. Mto obrigada sempre paa dicas!!! Sao demais!!! Bjo

  • Entrei completamente em pânico. Como assim arquivos com os posts? publico direto no blog! Como assim templates? faço cada um de um jeito! como assim imagens? tenho arquivos desses fofos que tem imagens copywright free e o máximo que fiz foi dar nomes a eles e buscar o que tem a ver com o post, isso quando não uso minhas próprias fotos toscas ou gifs. Tá explicado porque sou o Antes do Antes e depois, rs… puxa… obrigada por continuar a ser meu ideal aspiracional, Lominha! quando eu crescer, quero ser você!

  • Amei as dicas Loma!! Estou nessa de não ter tempo ultimamente pra atualizar o blog com frequência por consequencia da faculdade e o que mais dificulta é a criação de imagens para os posts. Essa sem dúvida é a melhor dica que encontrei, nunca tinha pensado nisso! Obrigada ❤️

  • Lominha, muito útil o post, vou agregar algumas das dicas no meu dia-a-dia. Eu faço assim: trabalho de segunda a sexta fora de casa em período integral, então o tempo que me sobra para VIVER está nas noites e nos finais de semana. Eu posto 5 vezes por semana, então no sábado tento deixar 3 posts prontos, e 2 no domingo. Aí, vou liberando de segunda a sexta, e durante a semana apenas vou trabalhando nas fotos, respondo aos comentários e divulgo o blog nas redes sociais. Não é o ideal, mas é o que tem pra hoje. O que facilita muito é colocar num caderninho os temas sobre os quais quero postar, pois assim, quando vou escrever, a coisa flui mais depressa!

    Beijo!

  • Por enquanto estou conseguindo manter uma frequência de três posts por semana, às segundas, quartas e sextas. O blog planner tem me ajudado bastante, lá eu consigo organizar melhor minhas ideias! Tudo bem que o blog não tem nem um mês, então acho que a dificuldade real ainda não começou, mãããssss… Hahahah

    De novo, obrigada pelos posts de utilidade pública! Já disse e repito: você é uma pessoa iluminada.

    Beijo e bom fim de semana <3

  • Bem legal Loma! Eu não curto muito vários posts num dia, então minha programação segue mais a linha 1 post a cada x dias e andei conseguindo seguir isso de um jeito bem legal! Ainda preciso me esforçar mais na parte de divulgação – sempre fui péssima nisso! – mas acho bem válidas todas as dicas!

    Deixa eu te perguntar… aqueles e-mails também, você deu uma pausa neles ou meu e-mail que bugou mesmo? hahah

    beijo!

  • Sendo honesta, Lomma, eu meu mesmo ficou meio abandonado nessa semana. Comecei direitinho, com uma agenda de posts que nem tu desse a dica, só que faltou tempo + inspiração + organização + não queria fazia sempre muito do mesmo. Deixei ele pra lá. Tentando voltar com a produtividade; mês passado postei um monte e amei, mas nesse fui uma negação em posts. haha Adorei as ideias e vou tentar implementa-las na medida do possível. Beijo!

  • Mah, menina, faz tempo que não comento aqui.

    Eu já organizava tudo por pastas, mas confesso que as fotos ficam bem bagunçadas, então vou fazer isso que você falou. Em relação a divulgação, eu já tenho uma agenda mais ou menos, mas nada anotada, sabe? Apenas programo e fim!

    Adorei as dicas vou começar a praticar agora!!!!!!!! <3 <3 <3

  • Para ser bem sincera, meus arquivos do ano ficam salvos numa pasta do próprio desktop. Mas dos anos anteriores estão num HD externo e estão separados apenas por ano mesmo, nada de separação por mês ou tema…
    =x

  • Toda vez que fico #chateada ft #desmotivada é só vim aqui que encontro o gás que preciso pra tentar de novo! Hahahaha, esse ano não tá sendo nada fácil pra mim, parece que vivo cheia de coisa e não consigo fazer nada a não ser tentar segurar o “forninho” olha, vou começar esse planejamento que sugeristes hoje pra ver se o blog deixa de ficar de lado do jeito que tava. E MUITO OBRIGADA PELO CANVAS <3 AMEY <3

  • Me organizar é bem difícil. Como meu blog envolve resenha de produtos que uso e preciso de fotos – e fotos boas, de dia preferencialmente – costumo tirar um dia por mês para fazer todas as fotos de uma vez. O problema é quando nesse dia surge algo inesperado…. desde trabalho até algo na pele – já que uso meu rosto para fazer as demonstrações das resenhas… Eu já tenho mil modelos e simplifiquei ao máximo as edições – organizo no Adobe Bridge mas além do dia das fotos ainda preciso de um dia para recortar e organizar as fotos… Os textos eu costumo escrever no Simplenote ou no Docs do Google porque escrevo de onde estiver…. às veze na natação do filho tô eu lá escrevendo sobre batom!!!!! Definitivamente um blog toma muito tempo e você tem que curtir muito para fazer – ainda mais quando não é sua atividade principal. Beijão e obrigada pelas dicas.

  • Gente eu quero fazer tudo bem estruturado antes de colocar 1 post sequer no ar e vou te falar viu… ohhh trabalheira!! rsrs
    Sei que vai valer a pena, mas não é tão simples quanto as pessoas pensam. Até se acostumar a produzir as próprias imagens, por exmeplo, demora… até se organizar por inteiro para depois começar a postar e divulgar, demora…. enfim… não se monta blog da noite para o dia como muitos fazem propagandas por aí.
    Obrigada mais uma vez pelas dicas Paloma!
    Beeeeijos!
    Bru

  • Oi!! Tudo bom?
    Obrigada pelas dicas preciosas, vamos ver se eu consigo colocar tudo em prática, também estou em intercâmbio e meus posts também estão sofrendo um pouco com a frequência. Logo que cheguei fiquei um mês sem postar, mas agora que organizei uma rotina estou tentando postar três vezes por semana o que para mim é ótimo.
    Sou encantada com o seu blog <3 Quero ser você quando eu crescer!!
    Beijinhos,
    Duda
    http://www.ensaiopoetico.com/

    • hahahaha que fofura! intercâmbio é tudo de bom né? minha dica principal é: foque no offline! o online vc coloca em ordem quando der! aproveita essa oportunidade de vivenciar tudo o que puder… beijos!

  • Adorei a dica do Canva.
    Não conhecia a ferramenta mas já comecei a usar, e tô vendo que vai me facilitar muito a vida junto com a ideia de salvar os templates já prontos! (Antes eu também fazia imagem-por-imagem…)

    Obrigada!! =D

  • Eu faço mais ou menos isso desde o inicio!
    E também institui que tenho de postar 3 x por semana!
    O pior mesmo é que nem sempre tenho inspiração…
    ou melhor eu sei sobre o que quero escrever, mas não sei por onde começar! :(