Como eu me organizo – ou não

Pra ser bem honesta, eu não me organizo (LOL) – a minha vida está de pernas para o ar nesse momento. Eu já falei o quão maluca por organização eu sou, possuo uma rotina que deu muito certo para mim, mas esses dias estão uma loucura! Com a viagem ficando cada vez mais próxima, minha rotina foi por água abaixo. :(

Como essa é uma pergunta frequente, vou finalmente postar (depois de 1 semana sem conseguir) para falar justamente sobre minha rotina e organização.

Evernote

Ele é meu fiel companheiro, para todas as horas – uso o aplicativo sincronizado no computador e no celular. Tenho inúmeras notas e cadernos dos temas mais variados, mas confesso que a facilidade que mais gosto nele é a de criar listas! Nesse momento, por exemplo, estou criando uma lista de compras no computador para poder levar ao mercado no celular e ir ticando os itens que vou achando.

Eu amo ticar, gente!

O aplicativo é gratuito, mas eu uso uma conta premium que eu ganhei da minha operadora de celular. Nunca mais andei com caderninho de notas na bolsa. ¯\_(ツ)_/¯

Planner

Eu uso dois planners na vida: um planner do Totoro que eu comprei na Gavetinha (para compromissos) e o blog planner digital, no qual eu reúno TODAS as informações sobre meu blog e redes sociais.

Se um dia eu perder qualquer um dos dois, eu tô muito ferrada!

As funções que mais uso no blog planner são:

  • banco de ideias por categorias e frequência de postagem
  • calendário editorial – que está bem bagunçado ultimamente
  • armazenamento de senhas e datas de renovações

Google Agenda

Ele me dá lembretes no computador e celular – coisa que o meu planner do Totoro não faz! HAHAHA Costumo organizar aniversários e consultas médicas nele, assim ele sempre me notifica no horário que eu escolher e não deixo passar nada em branco!

Tenho amigos que usam o Google Agenda como calendário editorial e separam as categorias por cores, dá pra se organizar bem legal. Quem me deu a dica foi a Thais.

Lista de feitos

Okay, essa é uma novidade na minha rotina que tem funcionado MUITO bem! Eu sempre fui de criar uma lista de coisas a fazer no meu dia, a famosa “to-do“. Acordava, enumerava os itens e ia ticando ao longo do dia. Porém, eu sou uma pessoa meio sem limites: quero fazer TUDO e para ONTEM.

Fazia listas com muitos itens, sem priorizar os de maior importância ou balancear alguns que levam mais ou menos tempo para realizar. No final do dia: uma frustração! Nem metade da lista feita. :(

Então eu comecei a criar a minha lista de feitos, a “done list“.

A cada item importante que eu realizo no dia, anoto em um papel para me organizar. A sensação de ver uma lista de feitos me motiva muito mais do que a de ver uma lista de itens a fazer – sem completar. Assim eu consigo visualizar o total de atividades que consegui realizar, sem aqueles itens faltantes para me desanimar.

Agora me conta: como você se organiza? Indica algum aplicativo?

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Adorei a ideia da lista de feitos Loma!!
    Eu fiz uma planilha no Excel mesmo – porque uma vez usei o Evernote e lotou minha memória do celular – usando as checagens do GTD.
    Aí separo em todas as planilhas as áreas que tenho que administrar na vida e vou colocando o que tenho pra fazer na semana, no mês, o porque de ter que fazer aquilo e os planos para o futuro.
    Para o Blog, – ele também está na planilha de areas a administrar, mas ai coloco “metas” – criei só para ele, um outro arquivo onde só anoto as ideias, posts, comentários e etc.
    Uso a agendinha para anotar ideia de textos, códigos e e-mails.
    É isso haha.

    Beijos e muito sucesso.
    http://www.falandoemturismo.tk

      • @Loma, Então, eu não olho pelo celular, acho que fica meio repetitivo, anoto na agenda do Google quando é algo que tenho que fazer em determinado horário e anoto ideias no bloco de notas e sento de frente para o note, para poder organizar.
        Ah e checo também, uma vez por semana esses dois docs, para saber como estou indo e o que preciso fazer, melhorar ou mudar.
        E não, eu ainda não sou tão organizada haha #umdiaserei

  • Eu não me organizo, na verdade…
    Marco tudo na minha cabeça (que é das mais esquecidas) e procrastino tudo sempre, o que é ruim, já que eu tenho várias ideias e deixo tudo pra última hora :(

  • Também sou fã do Evernote! Tenho instalado em todos os dispositivos… Uso pra ideias, listas, datas, viagens… É AMOR e organização garantida! <3

    Para o mercado usamos o aplicativo Buy My Pie… Mantemos sempre uma lista de coisas que estão faltando em casa, quando alguém vai no mercado, abre ele e vê o que precisa comprar – dá pra riscar o que já está no carrinho e você recebe avisos de que estão comprando os itens e pode adicionar mais em tempo real! Hahahaha! Sucesso!

  • Eu sou excel adicted! Acho que tudo fica mais simples no excel!

    No trabalho todo ano eu compro um caderno, colo um calendário nas 12 primeiras páginas (calendário que eu mesma monto aonde? no excel!) e anoto lá absolutamente tudo por sou MEGA esquecida, anoto tudo mesmo. Levo esse caderno em todas as reuniões, em tudo que é lugar pq saberei que se eu anotei, está lá, em algum lugar.

    Eu uso muito as Notas do Iphone, pra fazer listas e anotações de ideias que vão rolando em qualquer lugar. Já tentei esses apps tipo evernote mas sempre fico tão confusa com aquilo, duzentas opções. Não sei lidar! rsrs Prefiro o bom e velho bloco de notas mesmo!

  • Oi, Loma! Tudo bom?
    Adoro seus posts, são sempre muito bons e úteis, obrigada por dedicar seu tempo a ensinar outras pessoas <3
    Você podia me tirar uma dúvida? (Desculpa por não responder a perguntinha do post hehehehe) Ter um blog te impulsionou pra continuar fazendo as coisas que você gostava? Como um suporte pra não te deixar desistir de certos projetos por conta das pessoas que te acompanhavam?
    Eu costumo parar no meio do caminho e isso realmente me incomoda, mas eu acabo me desmotivando e dá nisso. E estava tentando arrumar alguma maneira de me manter nos trilhos rs

    Beijos! Obrigada novamente :)
    May

    • @Mayara Caldas, vou ser bem sincera contigo: penso em desistir, pelo menos, uma vez por mês! É muito difícil lidar com pessoas na web, a gente não consegue agradar todo mundo. Acaba desmotivando mesmo. Mas ai eu venho aqui no blog, vejo tudo o que já publiquei, vejo os comentários, aqueço meu coração e deixo pra lá. Às vezes, ficar uns dois dias offline me dá uma nova perspectiva! Será que era essa tua dúvida? Espero ter respondido <3333

  • MENINA! Como você consegue coordenar esse tento de app? AHAHAHAH eu sou muito pata pra essas coisas… Atualmente o que eu tenho usado e que tem dado MUITO certo é uma agenda normal (de papel mesmo) pra compromissos e afazeres da semana (inclusive to-do lists!) e um caderno que eu divido entre o blog e as minhas finanças. Tem funcionado legal, apesar de a parte do blog eu ainda não conseguir organizar do jeito que eu quero. Acho que não tenho capacidade pra fazer (e manter!) um calendário editorial!

  • “Eu amo ticar, gente!”o/ haha
    Mesmo com trocentos Apps no cel eu ainda não desapeguei dos caderninhos na bolsa. Pode isso? ._.
    Evernote eu amo. ♥
    Pra listas eu tenho usado o “Google Keep”. Nele a gente consegue criar listinhas de cores diferentes e acho que isso tem me ajudado um pouco a memorizar.
    Beijos

  • Oi Loma!
    Eu me organizo no serviço com uma to do list. Acho mais prático e tem rendido o meu tempo, o que é uma coisa maravilhosa pra quem trabalha e estuda tudo junto.
    Já pessoalmente tenho procurado fazer uma também, mas está um pouco mais difícil, mas vai dar certo.
    Abraços!

  • Gente, que demais esse planer digital. Eu adoro planilhas, faço várias, mas nunca fiz nada pro blog. Acabei de fazer o download e vou tentar criar o habito de me organizar com ela. Obrigada por disponibilizar mais essa ferramenta. Beijos!!!

  • Google Agenda com aviso é vida! Mas acredita que migrei para uma de mão quando o assunto é blog? Até vou depois comentar sobre isso! Lógico que seu planner tá em uso para ser meu database da vi-da! Anoto as coisas em lapis, depois que publico passo pra caneta e vejo tudo crescendo <3

    Muito amor Loma!

  • Eu já tinha lido sobre o Evernote no blog da Fran, me cadastrei mas ainda estou aprendendo a usar a plataforma. Eu sou a desorganização em forma de gente. Preciso tomar vergonha na cara xD Nunca consegui estabelecer uma rotina sequer.

  • Eita lominha… sempre dando as best dicas né… a maioria eu já fazia pq tbm sou uma pessoa que tento me organizar apesar de achar que nunca consigo..heheheh… mas o seu post me lembrou de uma coisa que eu queria ter feito e acabei esquecendo que no meu caso é anotar o que de bom já aconteceu esse ano, tipo conhecer e gravar um vídeo com a Lominha <33333
    No final do ano quero rever tudo de bom que aconteceu pra relembrar e ver que todo o esforço valeu a pena! Bjs, bjs, bjs!

  • Loma, vc tem iPad ou iPhone (ou iPod touch)?
    Eu to usando o Todoist e o Sunrise e são ótimos aplicativos para organização, não sei se tem para Android ou Windows. Eu tenho muita agonia de ver aqueles números indicando que tem “tarefas” a serem feitas no aplicativo, então estou sempre entrando para ver o que falta fazer.
    Além, é claro do Evernote que serve para tudo e dos caderninhos/agendas de papel pq eu sou apegada com itens de papelaria.
    Boas dicas as suas ;)
    Bjuxxxx

  • Não sei usar aplicativos pra me organizar! Eu preciso de papel, papel e papel! Tenho uma agenda para compromissos e um caderninho de organização, que vai desde finanças até listas de compras.

    :)

  • No trabalho eu uso o Evernote e um Planner, mas também tem um bloquinho de anotações sempre a mão. Para o blog e outras atividades eu gosto do Awesome Note (iPad) que lembra muito um diário, mas distribuído por pastas. Em questão de horários e distribuição de tarefas no meu dia eu sempre fui organizada, confesso que hoje tento deixar um pouco de lado para não ficar muito obcecada a seguir item por item (porque eu já fui assim). Mas também posso dizer que a organização já me poupou tempo no futuro (atual presente) <3

  • Preciso urgentemente começar a pensar em me organizar… Eu não consigo me dar bem com o Google Agenda então o melhor pra mim é a clássica de papel mesmo. E até agora esse ano eu não comprei uma, ou seja, já tá mais do que na hora!
    Adorei as dicas, principalmente a to do list! Vou tentar fazer umas diárias, quem sabe funciona? :)

    Um beijo! <3

  • eu me organizo em meio uma bagunça, quero melhorar isso, pq gosto de ter tudo direitinho, organizado, aprendi com minha tia desde pequeno kkk. ela me ensinou a fazer uma planilha no excel mesmo com o salario, gastos, parcelas de pagamentos, to pensando em até disponibilizar no blog, pq é bem prático mesmo.

    eu sempre tenho um planner colado na parede, pra ver o dia e o que eu tenho que fazer pro blog e pra faculdade, admito que pra faculdade sempre é mais fácil eu me organizar e cumprir tudo, já pro blog, acabo deixando de lado e isso me deixa louco depois que passa e tals, tenho que encontrar o foco e dedicação em relação a isso. mas trabalhar com um pc bem bugado ta me desmotivando bastante :$

    fora isso, eu tenho impresso o seu ebook pra me lembrar de tudo, e uso o evernote e o keep no celular, o keep é ótimo pra fazer listinhas e ticar kkk, da pra fazer vários tipos de lista.

    abraços loma.

  • Eu não consigo usar o Evernote. Sei que muita gente ama, mas toda vez que abro ele fico completamente perdida.
    O aplicativo que eu me dei melhor foi o Google Keep que dá pra criar listas, notas, lembretes com alarme…

    Beijos

  • Ótimas dicas Loma!!

    Eu fiz um vídeo no final do ano passado falando sobre um caderninho que uso para me organizar. Essas coisas muito virtuais eu ainda não me adaptei…
    Preciso do papel, das canetas coloridas e dos adesivos para poder “ver a coisa acontecer”!

    No meu caderno eu separo várias categorias, mas acho válido falar da parte na qual eu coloco meus afazeres diários e para não ficar perdida sem saber o que fazer naquele instante, costumo anotar tudo com o horário. Por exemplo:
    6h – 7h: acordar, rezar o terço, arrumar a cama e tomar café.
    Ou seja, eu tenho uma hora para fazer as coisas básicas da minha manhã e de hora em hora (levando em conta as atividades que deram mais de uma hora para serem realizadas) eu vou colocando que preciso fazer naquele dia!
    “)

    Beijinhos…

  • Tenho o Evernote instalado a séculos antes no note, e depois no celular, mas só comecei a usar efetivamente nos últimos 20 dias, mas ainda estou nos recursos básicos, seria ótimo aprender os avançados. Já o blogplanner, vi vários blogs/sites gringos e brasileiros disponibilizando, btw baixei o seu, mas estou usando só a parte das senhas, das faturas p acompanhar vencimentos das coisas e o de acompanhamento dos números de redes sociais e analyt emics, não consigo seguir e agenda de posta minha bagunça
    organizada é mais forte que eu. Haha

    P.s o celular não ta querendo deixar eu enviar meu comentário, a barra de “vai comentário” some :(

  • Lomitaa saudade!

    Acabei de escrever um post sobre isso.
    Atualmente uso o evernote, PARA TUDO. #alok
    Agenda, listas, arquivo… Uso o método GTD aliado a essa ferramenta incrível e minha vida tem sido muito mais organizada.

    mas as vezes sinto saudades de ter um planner fofo. Como lidar?

  • Oii.. Eu já estava ansiosa para escrever sobre organização lá no blog e agora eu realmente vou ;)

    Primeiro, eu amo o Evernote e não saberia viver sem ele. É um daqueles app que se eu sair de casa, fico perdida. Também uso o Premium, mas pago kkkk
    Segundo, eu vivo pela Google Agenda. É ela que olho de manhã com a companhia do meu Bullet Journal, que acaba sendo meu Panner!

    Falarei mais sobre ele lá no blog.

    Agora uma ‘Done List’ nunca tinha ouvido falar. Deve ser gratificante. Ainda mais para quem ama lista ~ eu e você pelo jeito.

    Amei o post. Amo falar sobre organização!

    PS. Looh, suas repostas para meus comentários não chegam à mim. Não sei porquê! :(

    Bjs ;***