Construindo seu público 03

Eu já dei dicas sobre como definir o seu público, lembram? Hoje eu vou falar sobre uma estratégia pouco explorada pelos blogs brasileiros – que é capaz de fidelizar o seu leitor. Vai parecer óbvio, mas eu aposto que você nunca investiu nisso ou está começando apenas agora. Mas… você oferece conteúdos exclusivos e gratuitos pro seu leitor?

Numa blogosfera não tão distante…

sernaiotto-construindo-seu-publico

Vou bancar a tia e contar uma historinha pra vocês: no auge dos tempos dourados da blogosfera, quando a gente votava pelos backstreet boys no disk mtv postava sobre nosso cotidiano e usava layouts com bevel and emboss, o conteúdo gratuito era chamado de freebie. E quem disponibilizava freebies, meus amigos, era sucesso!

Tinha template shop, javascript, hacks, cursor que expelia coisas, doll maker. Tudo era criado por gente como a gente que fuçava nos htmls da vida e criava conteúdo para que as pessoas pudessem usufruir gratuitamente. Posso afirmar uma coisa para vocês: todos os blogueiros que criavam freebies naquela época viraram publicitários, social media ou designers construíram um público que os acompanha até hoje, como é o meu caso com a Lia, a Tamara e a Marina, por exemplo.

Eu consigo público com freebie?

blog-planner-mock-up-3

Sim e não. Pode parecer egoísmo esse conceito de criar e distribuir coisas em prol da fidelidade do seu leitor – e é mesmo. Mas não é isso que eu estou defendendo aqui, abigos. Você não deve criar uns freebies ai para conseguir acessos: nananinanão.

O que eu tô tentando dizer é: crie um conteúdo muito útil, que tenha TUDO a ver com seus ideais e tudo aquilo que você fala, que faria uma baita diferença no seu cotidiano e, consequentemente, no cotidiano do seu leitor. Isso vai atrair as pessoas que tenham afinidade com você – e é isso que a gente quer.

Um bom exemplo são os freebies que eu crio: o blog planner foi criado para o meu uso. Eu precisava disso pra me organizar e… por que não disponibilizar e ajudar as pessoas? Eu tenho mania de organização e adoro evitar processos burocráticos e automáticos, por isso estou sempre tentando criar ferramentas que me auxiliem. Como coisa boa deve ser compartilhada, eu tento trazer tudo o que eu crio pra cá!

De quando eu comecei a disponibilizar freebies e conteúdo bem estruturado e gratuito, meus acessos triplicaram. Mas muito mais do que isso: recebo emails todos os dias de pessoas que estavam desistindo de blogar e que hoje criam conteúdo com facilidade e focam em sua criatividade – enquanto o planner faz o resto.

Fica a dica: não crie para angariar números, mas crie para compensar aqueles que te acompanham e gostam das mesmas coisas que você. <3

O que criar, então?

Calendario-2015

Ah, essa é a parte mais divertida! Um blog consiste em informação e entretenimento gratuitos, certo? Então tente encontrar formas inovadoras de entregar aquilo que o seu leitor adora em você e no seu blog. Você pode oferecer:

  • wallpapers: eu adoro baixar e crio um novo todo mês!
  • calendários: digitais ou printables, fazem toda a diferença;
  • templates: de blogs, de apresentações, de mídia kit, de ebook, da vida;
  • moldes: de costura ou de projetos manuais.
  • projetos DIY: um passo a passo ilustrado ou um livro?
  • receitas para imprimir: cards em PB ou coloridinhos pra colar no livro de receitas.
  • ebooks: de todos os temas, de todos os tipos.
  • planners: financeiro, familiar, para o seu blog, para a sua viagem
  • cartões para imprimir: de natal, aniversário, páscoa.
  • tudo que as pessoas possam usar em suas artes, brushes, actions, fontes, etc.

Qualquer material – seja digital ou printable – que vá além dos posts tradicionais do seu blog é uma forma de mimar e inspirar o seu leitor. Agora me conta: você já criou algum freebie no seu blog?

Não esqueça de deixar o link aqui pra todo mundo!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Muito boa dica, Lominha! Tudo que você disse aí é verdade (alías, fiquei surpresa quando descobri que a Marina agora tem blog fitness!!!!!111!1!1). Os posts mais acessados do blog são os de dicas e tutoriais; penso em disponibilizar algo free – talvez comece com os wallpapers ano que vem. E algum dia, lançarei as video aulas :D

    Obrigada por compartilhar suas dicas com a gente, Loma!
    Beijinhos!

  • Primeiramente, seus freebies são fabulosos. segundamente, adorei a dica. A única coisa que ~criei~ foi o meu diy pra customizar uma camiseta pro show do FF (precisava cortar as duas que tinha comprado e aproveitei pra tirar fotos do processo e postar no blog. Foi uma coisa pequenininha, mas que gostei do resultado. Agora tô começando a usar uma nova função do meu celular (de filmar a própria tela) pra criar uns tutos pra edição de fotos, vamos ver como vai ser, hahahahah. Gostei do resultado do primeiro. <3

    E como eu disse em outro comentário: não sei mais lidar com tantos wallpapers maravilhindos que tem agora nos blogs. Tá todo mundo realmente ~investindo~ nisso, e eu pelo menos sempre volto pra dar uma olhada nesses blogs, heheh

    (sdds dolls e templates by marina, hahahah)
    Beijos.

  • Ai que post mara! Vou pensar em coisinhas fofas para meus leitores! Eu realmente nunca dei muita importância para os freebies! Acredito que esteja realmente subestimando-os! rs…
    Bom respirar os ares dos blogs queridos! Kiss

  • Bom, eu nunca criei algo assim ainda. Mas já vejo em vários blogs os freebies de wallpapers, ebooks e planners. Só posso dizer que esse post acabou de acrescentar mais ideias legais para novidades no blog.
    Ah lembrei de uma coisa: sabe quando você falou sobre a pesquisa do leitor? Eu criei, mas esqueci de passar aqui e avisar rsrs Vou deixar linkado para você ver. Outra dica que eu aderi foi o blog planner, mas aí eu fiz na versão Numbers.
    Vou deixar uma sugestão: você poderia falar sobre a paleta de cores do blog?
    Posts sempre bons, Loma. Boa semana :)

  • Oi, Lomíssima! <3
    Como o meu blog é mais focado pra moda e beleza alternativa, eu tento ao máximo focar no que gosto de chamar de "Posts Úteis" ou "Guias", então eu faço um conteúdo legal pro meu leitor que eu tenho certeza que ele vai consultá-lo sempre que quiser ou tiver alguma dúvida.
    Então já fiz vários, fiz Guia da Maquiagem Gótica, onde comprar sapatos góticos, Guia do Guarda-Roupa Gótico… e tento deixar isso muito evidente quando entram no meu blog, pra realmente a pessoa encontrar exatamente o que quer!
    Gostei MUITO desse post ♥
    Bêzo!

  • Oi Loma, tudo bem?
    Posso dizer que funciona mesmo, dos três posts mais acessados no meu blog 2 é de freebie e eu nem divulgo muito esses posts.
    Tava caçando umas ideias para mais freebies, eu disponibilizei arte para cartão de visitas e ícones para blog. Queria poder fazer mais, até porque eu gosto <3
    Beijos!

  • Já tive um blog de freebies, na verdade a uns 3 anos nós chamávamos de goodies haha. Era uma área complicada, cheia de competição, e hoje em dia não vemos mais blogs que se dedicam somente a isso.
    Foi uma época boa, graças a esse “nicho” da blogosfera, eu aprendi a mexer com html e photoshop e descobri a profissão que quero seguir :)

  • No começo do ano eu tava com alguns projetos de freebies na cabeça, e acabei deixando de lado :/ Mas com esse seu “empurrãozinho”, já me empolguei de novo pra tirar eles do papel (ou colocar eles no papel, né! rsrsrsrs)
    E é verdade, eu adoro blogs que disponibilizam materiais legais e gratuitos pra gente se deliciar e sempre acabo voltando!
    Obrigada pela mãozinha, Loma <3

  • Dica excelente, uma pena que não sou tão talentosa para criar wallpapers e coisas do tipo… adoraria poder recompensar meus leitores com mimos desse tipo! Quem sabe um dia, né?
    Por ora, tenho projetos de dar o máximo de dicas úteis possíveis sobre diversos assuntos, que é a minha forma de oferecer algo útil e de valor pra quem entrar no blog… e adoro blogs que fazem o mesmo! :)

    Beijo!

    Clá | blog Uma Garota Carioca

  • Realmente os freebies trazem muitos acessos para o blog, é uma pena que muitas dessas pessoas só pegam o brinde e vão embora. #sadbuttrue
    Amei as dicas, depois da reforma do meu blog eu pensei em trazer mais freebies úteis aos leitores! A propósito, os que você disponibiliza aqui no Sernaiotto são perfeitos! *-*
    Beijos, e obrigada pelas dicas! ^^

    • @Karina, então, depende muito. O freebie é uma porta de entrada para os eu blog, vc deve pensar em estratégias que façam esse acesso voltar mais vezes. A grande maioria das pessoas que chegam aqui pelos freebies, voltam em novos posts. :)

  • No meu blog atual faz um tempo que quero disponibilizar algo para presentear meus leitores, mas não sei o que colocar. Queria fazer algo original e diferente!
    No meu blog antigo eu disponibilizava bastante coisa e tutorial. Hoje não atualizo, mas deixei lá em aberto com índice para ajudar pessoas que estão começando na blogosfera.
    Beijos!

  • Já criei há muuuito tempo! Fiz printables de marcadores de livros quando estava morando em Cambridge, no Reino Unido e as frases “Keep Calm and Carry On” e derivadas não estavam estampadas em tudo quanto é lugar por aí. Fiz como você.. queria pra mim, fiz (no paint, diga-se de passagem) e disponibilizei pra quem mais quisesse ter!
    Nossa! Nem lembrava! E não sei se o link ainda funciona! :P
    Se duvidar, posso ter colocado no finado megaupload (m-e-g-a, upload to me today.. send me a file.. hahahah)! :)

    Tenho um plano antigo de fazer vários marcadores para impressão, já que faço coleção e vivo criando coisinhas pra mim. Quem sabe não aproveito o seu post e tiro logo essa ideia do papel, né? :D

    ;*

    • @Bianca Moraes, nossa, megaupload! HAHAHA Acho que quando fazemos para nós mesmos, pensamos em tudo aquilo que gostaríamos de ter. Então, ao disponibilizar para geral, a gente percebe que outras pessoas pensam da mesma forma e acabamos solucionando o problema dos outros tb. É uma delícia isso! E bora tirando a ideia do papel SIM <3

  • Oi Serna!

    Achei muito útil o post de hoje. Eu sou bem loser com o uso do photoshop, pero, até que andei dando umas brincadas com o menino últimamente, pois estou montando o meu home office e queria poster/imagens inspiradoras pra por na parede, e decidi criar um poster: “Eu vou viajar pra caralho”, tá disponível lá no broguinho. <3

    Obrigada por tantas dicas legais!

  • Oi Loma, tudo bem?
    Gostei de mais dessa dica. Acredita que sempre quis compartilhar algumas coisas, mas sempre a vergonha não deixou. Esse post me inspirou a compartilhar algumas dicas que eu utilizo para mim mesma, e até meus calendários de organização pessoal.
    Abraços flor,
    Amanda Almeida

  • loma, queria tanto tanto tanto (…) tanto te agradecer por tudo relacionado à blogosfera! eu já estava dando um chute no meu blog pela milionésima vez, e o seu video do workshop do blog inesquecível me deu um ânimo para alinhar exatamente o que eu quero com o meu cantinho em 2015. fiz o meu próprio planner, listei exatamente o que eu quero abordar, anotei no google keep todas as ideias para posts. e pretendo investir em produção de conteúdo esse ano. :)
    você, definitivamente, se tornou uma das minhas blogueiras favoritas. o sernaiotto é a salvação de muitas! hahaha

    ps: sdds template shop e gifs piscantes “sou patty com orgulho”! :(

  • Excelente dica. Criei o blog recentemente e seus posts sobre blogosfera tem me ajudado muito, obrigado. Acho muito legal essa ideia de disponibilizar freebies, apesar de nunca ter feito nenhum tentarei colocar essa dica em pratica. ; )

  • Olá linda!
    Estou a adorar os teus posts, as tuas dicas são extremamete fantásticas e úteis! Deste-me várias ideias! :-) Obrigada!
    Beijinhos grandes e muitas felicidades… <3
    PS: Passa no meu blog! – chamammepequenita.blogspot.pt

  • Selecionei várias imagens fofinhas para layout em um único post, e em dois dias foi o mais acessado do blog com mais de 100 pageviewrs. Que para um blog pequeno como o meu, é quase 20% do que recebo em um mês. Da super certo e já to pensando em outros.

  • Nessa época que a blogosfera viva o auge com os lays bevel & emboss (sdds <3) eu tinha uma página de goodies, com avatares, wallpapers, fan images, lays, actions, etc, mas nunca senti um retorno disso. Era como se eu gastasse meu tempo fazendo as coisas e ninguém se importasse, aí deixei de lado e tirei o link da página, mas ele ainda existe.
    Ando lendo muito os posts daqui pra melhorar meu blog e vou ver se consigo voltar a disponibilizar algumas coisas no blog.
    ;*

    • @Renata, no meu caso, o retorno nunca foi imediato. Comecei a publicar o orgblog em 2013 e comecei a ter um retorno em 2014. Leva tempo para as pessoas conhecerem, se encantarem e voltarem. E muitas vezes, a pessoa nem comenta no teu freebie mas acaba voltando para debater algum outro tópico interessante. Vai de cada blog :)

  • Loma \o/ Ah eu sou dessas época que os top blogs eram os que tinham freebies, eu até cheguei a fazer uns tutoriais bem simples na época mas sei lá, não contávamos os acessos como hoje rs, falar nisso lembra do sucesso bombástico do falecido evelyns-place? ou da vickys.com.br?
    Hoje eu penso eu criar algum tipo de pdf com receitas, quando eu começar a postar receitas de novo, mas tipo mensal ou a cada 15 dias em formato de livrinho sabe?
    Enfim, ja viu que eu adorei o post né rs

    Ah, aproveitar aqui pra perguntar se o sernaiotto tem algum button de link me 120×60 pra colocar no blogroll? Se não tive tudo bem rs
    Um beijo

    • @Stephanie Ferreira, eu conheço a Evelyn daquela época, tanto que atualmente eu nem acompanho mais. HAHAHA Amava a Vickys porque ela tinha layouts de anime! Acho lindo criar um livrinho de receitinhas, inclusive eu sugiro o ISSUU, tu conhece? Ele permite publicar revistas digitais em pdf para as pessoas folhearem… quanto ao button, eu tenho esse aqui http://srntto.tk/1AvIA2I – mas não é do tamanho que vc pediu. De qualquer forma, agradeço pelo link! <33

  • Puxa, Lominha, é um ponto importante! Eu ainda estou aprendendo ferramentas de design, mas o que tenho feito lá no meu blog é preparar alguns guias de compras. Meu blog é mais focado em fair trade e moda sustentável, e sei que muitas pessoas têm dificuldades para encontrar marcas legais ou comprar atigos ecológicos. É válido?

  • Melhor dica hahah ♥ Eu adoro disponibilizar coisas no meu blog, geralmente actions ou efeitos em algum formato pra photoshop, já que minha área mesmo é a fotografia e tudo que envolve ela (como edição de fotos, hahah uma das minhas paixões).
    Recebo visitas do google por isso, mas meu intuito com elas é pra “presentear” meus leitores, porque eles sempre pedem pra eu ensinar os efeitos que eu uso nas minhas fotos, o que melhor do que entregar prontinho pra uso?

  • Nunquinha!
    Mas adorei a dica e vou colocá-la em prática.
    Como vira e mexe eu posto receita no blog, não custa disponibilizar uma arte com o modo de preparo e os ingredientes. Aí os leitores poderão imprimir a receita!

    #adorei

    Beijinhos Loma!!

  • Ai quem dera ter essa paciência, super concordo que freebies ajudam, em certa medida, a cativar público, eu fui uma que visitei teu blog pelo Blog Day, mas fiquei aqui pelos freebies, tipo o Blog Planner :D mas eu não consigo, não sou tão criativa, infelizmente com qualquer coisa que se relacione a design e customização… =(

  • Nosa amei, veio bem a calhar este post, pois estou começando (de novo) meu blog, desde 2009 venho tentando blogar mas sempre desanimo por algum motivo, mas notei que eu não consigo ficar longe daqui! E engraçado que me passou justamente esta ideia de criar conteudo free, e realmente eu criei, agora plantei a semente, vamos ver!

    Conheci seu blog em um link em outro blog e amei! Que layout lindo! super bom gosto e amei essas plantinhas espalhadas por ele, totalmente diferente dos layouts cute rosinha com florzinha rs

    Beijos!

  • Faz muitos anos que eu não passo por aqui… Voltei à blogosfera há dois meses e, até agora, não tenho conseguido muitos acessos. É chato isso! Estou lendo muito os seus textos e acho que são muito esclarecedores!! Vou continuar a fuçar mais aqui!

    Beijinhos

  • Excelente dica!
    Fui hospedeira de bordo então estou a iniciar uma nova rubrica lá no blog; porque com esta falta de emprego… toda a gente quer dicas de um bom emprego!
    Vou falando de coisas variadas, mas estou a pensar fazer um ebook gratuito sobre dicas para ser bem sucedido na entrevista!
    Espero ajudar muita gente! :P
    E se gostarem das dicas, talvez fiquem e gostem também do blog! :P

  • Loma minha linda, faz semanas que eu estou entrando no seu blog quase que diariamente para ler coisas sobre a blogosfera – principalmente – e estou indicando para várias amigas blogueiras e aprendendo muito! Mas assim, eu tenho duas dúvidas ainda. Eu comecei a usar aqueles agregadores de links (tipo o geralinks e o eutesalvo) e foi interessante pq aumentou bastante as visitas no meu blog (não faz nem 1 ano que tenho ele) mas ai comecei a ler sobre essas coisas de monetização, ceo e do follow e acabei tirando por medo de meu blog fica rmal ranqueado ou que empresas se afastem por isso, bom, o que voce acha sobre os agregadores?
    E também, eu sempre gostei de blogar, acho que em 2011 eu tive um primeiro blog e amava o que fazia (bem antes de blog ser uma febre ne?) mas ai muito tempo passou e eu senti muita falta do blog na minha vida e resolvi criar outro – dessa vez profissional, investi muito nele pq cheguei a pensar de fazer dele um emprego também, não minha única fonte de renda (isso pq eu estudo, to construindo uma carreira e tudo) mas pelo menos queria que o blog se mantesse e que também fosse um modo de mostrar minha escrita e meus livros <3 O problema e´ que tenho ouvido muito que os blogs não tem mais público, que quem acessa os blogs são as proprias blogueiras e que agora é só o youtube que tem valor. Queria saber o que você acha sobre isso e qual conselho você pode dar para quem ama blogar e não quer desistir desse sonho. Também queria saber como posso fazer para que mais gente conheça meu trabalho – porque no caso dos livros (que tenho mais experiência) não importa quão bom ele seja, é capaz que ninguem leia, simplesmente por nao saber que ele existe. E estou tentando divulgar mais e por todas as estratégias de SEO no blog, mas parece que nada adianta e ai chega uma hora que eu realmente penso em desistir.
    Adorei que em um dos posts voce falou sobre a relação antiga das blogueiras (sei que nao fui a pioneira nisso) mas ainda sou dessa "época" e tive muitas amizades com o blog – aliás continuo tendo até hoje- pena que acabou virando apenas uma guerra entre blogs, uma disputa acirrada por números e cada um querendo tirar o tapete do outro, isso é outra coisa que me desanima.
    Bom, queria dizer que adoro seu trabalho e que ando vivendo nesse blog mais do que no meu haah. Beijão!