Construindo seu público 03

Eu já dei dicas sobre como definir o seu público, lembram? Hoje eu vou falar sobre uma estratégia pouco explorada pelos blogs brasileiros – que é capaz de fidelizar o seu leitor. Vai parecer óbvio, mas eu aposto que você nunca investiu nisso ou está começando apenas agora. Mas… você oferece conteúdos gratuitos pro seu leitor?

Numa blogosfera não tão distante…

sernaiotto-construindo-seu-publico

Vou bancar a tia e contar uma historinha pra vocês: no auge dos tempos dourados da blogosfera, quando a gente votava pelos backstreet boys no disk mtv postava sobre nosso cotidiano e usava layouts com bevel and emboss, o conteúdo gratuito era chamado de freebie. E quem disponibilizava freebies, meus amigos, era sucesso!

Tinha template shop, javascript, hacks, cursor que expelia coisas, doll maker. Tudo era criado por gente como a gente que fuçava nos htmls da vida e criava conteúdo para que as pessoas pudessem usufruir gratuitamente. Posso afirmar uma coisa para vocês: todos os blogueiros que criavam freebies naquela época viraram publicitários, social media ou designers construíram um público que os acompanha até hoje, como é o meu caso com a Lia, a Tamara e a Marina, por exemplo.

Eu consigo público com freebie?

blog-planner-mock-up-3

Sim e não. Pode parecer egoísmo esse conceito de criar e distribuir coisas em prol da fidelidade do seu leitor – e é mesmo. Mas não é isso que eu estou defendendo aqui, abigos. Você não deve criar uns freebies ai para conseguir acessos: nananinanão.

O que eu tô tentando dizer é: crie um conteúdo muito útil, que tenha TUDO a ver com seus ideais e tudo aquilo que você fala, que faria uma baita diferença no seu cotidiano e, consequentemente, no cotidiano do seu leitor. Isso vai atrair as pessoas que tenham afinidade com você – e é isso que a gente quer.

Um bom exemplo são os freebies que eu crio: o blog planner foi criado para o meu uso. Eu precisava disso pra me organizar e… por que não disponibilizar e ajudar as pessoas? Eu tenho mania de organização e adoro evitar processos burocráticos e automáticos, por isso estou sempre tentando criar ferramentas que me auxiliem. Como coisa boa deve ser compartilhada, eu tento trazer tudo o que eu crio pra cá!

De quando eu comecei a disponibilizar freebies e conteúdo bem estruturado e gratuito, meus acessos triplicaram. Mas muito mais do que isso: recebo emails todos os dias de pessoas que estavam desistindo de blogar e que hoje criam conteúdo com facilidade e focam em sua criatividade – enquanto o planner faz o resto.

Fica a dica: não crie para angariar números, mas crie para compensar aqueles que te acompanham e gostam das mesmas coisas que você. <3

O que criar, então?

Calendario-2015

Ah, essa é a parte mais divertida! Um blog consiste em informação e entretenimento gratuitos, certo? Então tente encontrar formas inovadoras de entregar aquilo que o seu leitor adora em você e no seu blog. Você pode oferecer:

  • wallpapers: eu adoro baixar e crio um novo todo mês!
  • calendários: digitais ou printables, fazem toda a diferença;
  • templates: de blogs, de apresentações, de mídia kit, de ebook, da vida;
  • moldes: de costura ou de projetos manuais.
  • projetos DIY: um passo a passo ilustrado ou um livro?
  • receitas para imprimir: cards em PB ou coloridinhos pra colar no livro de receitas.
  • ebooks: de todos os temas, de todos os tipos.
  • planners: financeiro, familiar, para o seu blog, para a sua viagem
  • cartões para imprimir: de natal, aniversário, páscoa.
  • tudo que as pessoas possam usar em suas artes, brushes, actions, fontes, etc.

Qualquer material – seja digital ou printable – que vá além dos posts tradicionais do seu blog é uma forma de mimar e inspirar o seu leitor. Agora me conta: você já criou algum freebie no seu blog?

Não esqueça de deixar o link aqui pra todo mundo!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *