no follow X do follow

Gente, vocês lembram que eu mencionei alguma coisa sobre no follow nesse post aqui do ORGblog? Tenho recebido muitas dúvidas sobre o tema e hoje vou explicar um pouco do que sei sobre no follow: o que é, para que serve e quando usar. Vem comigo!

O que é no follow?

Um atributo HTML que instrui os mecanismos de busca que um determinado hyperlink não deve influenciar no rankeamento do documento apontado pelo link. É uma forma de dizer ao Google que você não assina em baixo de um determinado link – e a busca vai ignorar que ele foi linkado por você.

Ele deve ser inserido dentro do atributo rel em um determinado link, por exemplo:

< a href=”http://link.com.br” rel=”nofollow” > nome do link < /a >

Para que serve?

Okay, é utilizado como uma forma de não endossar determinado link. Mas qual a necessidade disso? Acontece que as buscas calculam PageRank (lembra que já falei aqui?) e autoridade de um determinado site levando em conta inúmeros fatores – entre eles: qualidade e relevância do conteúdo, tamanho do artigo (mais de 300 palavras), otimização para buscas (SEO), a quantidade de sites relevantes que linkam para determinado artigo ou website e muito mais.

Muita gente não sabe, mas um simples link é importante pra caramba! E com foco nisso, existem inúmeras empresas que tentam “burlar” esse cálculo do Google pagando uns dinheirinhos para que as pessoas saiam linkando por ai – e o link da empresa suba nos rankings. Isso se chama linkbuilding.

Mas linkbuilding é proibidão? Não, senhor. Mas existem inúmeras formas de construir uma linkagem de forma saudável e que o Google não considere ilegal – vender links pode te banir do Google. ;)

Tá, então quando devo usar?

 Ah, mas eu faço publieditoriais e sou paga para falar de uma empresa e agora? Não precisa desesperar. Vou exemplificar com duas situações bem distintas:

  • Recebi um e-mail de uma empresa solicitando um publi. É uma empresa que eu confio e vou redigir um artigo com mais de 300 palavras sobre um tema relacionado, mencionar a empresa, indicar seus produtos e serviços – mas eu gostaria de linkar do follow (ou seja, sem o atributo no follow) para ajudar essa empresa.

TATU DO BEM. Eu faço isso sempre que confio em uma determinada empresa sobre a qual quero falar, até porque eu indico inúmeras lojas e serviços sem receber nada por isso no meu blog, apenas para indicar e ajudar na divulgação. O Google analisa a qualidade do conteúdo e se ele é revelante.

  • Recebi um e-mail de uma empresa solicitando um link no meu blog ou no meu post. Eles pediram que esse link fosse do follow, (ou seja, sem o atributo) escondido em algum lugar do meu texto (em alguma palavra chave relacionada ao serviço deles). Pediram que meu post não fosse especificado como patrocinado.

Sinto informar, mas a empresa está dando a mínima pro seu blog, pro seu conteúdo e pra sua capacidade de formar opinião. Eles só querem pagar pra ter o link ali – o que pode punir tanto o seu blog quanto o website deles. Fuja!

Então é melhor usar sempre?

Eu gosto de avaliar cada caso de uma forma diferente. Indico lojas e perfis que eu faço questão de auxiliar e portanto não uso o atributo. Não conheço quem tenha tido problemas com o Google por linkar do follow em um publi. Acho que é uma questão de confiança na empresa. Você a indicaria de graça? Caso positivo, publique sem o atributo – se se sentir confortável.

Vale lembrar que seus links são bem preciosos! Sempre faça uma limpa de links no seu blog e procure por links quebrados, que contenham malware ou redirecionem para um conteúdo inapropriado. A gente nunca sabe o que pode acontecer com os sites dos outros e endossar um site desses pode te ocasionar uma posição vip na blacklist!

Sugiro que deixem os links de quem comenta no blog com no follow. Ah, mas isso é maldade? É uma forma de se proteger de gente que comenta com a intenção apenas de subir no PageRank!

Você assina em baixo de todo mundo que comenta no seu blog?

Acredito que a maioria dos layouts atuais já venha com o atributo nos links de comentários. Pra ser bem sincera, nem sei se uso aqui no blog. Mas sei que a nossa link party dominical é do follow! <3

Será que ainda rola alguma dúvida? Aqui tem uma explicação do Google sobre o uso do no follow, que eu recomendo a leitura! Se ainda não estiver claro, pode comentar ;)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Quando li a primeira vez sobre o assunto saí dando “no follow” pra Deus e o mundo [inclusive para links internos, dãã] hahaha Mas hoje, um pouco mais “entendida” desses detalhes [fundamentais] passei a ser mais criteriosa com os links que add no blog.

  • Eu coloco nofollow em quase todos os links que tem em meu blog. E só coloco o do follow quando REALMENTE gosto ou quando quero recomendar algo no post. Quando recebo publi, só aceito quando gosto e sei que vale a pena o meu do follow *-*

    Agora, uma dúvida Lominha… eu coloco no follow em meu blogroll porque eu morro de receio de levar penalidade do google por alguma coisa hahaha. Acha que compensa eu tirar?

    Beijocas!

    • Aninha, eu deixo meu blogroll sem o no follow pois acredito que estou ajudando ozamigo, né? Nunca fui penalizada nem nada, até porque eu especifico no meu conteúdo que são blogs amigos e o título é “blogroll” né?
      Até onde sei, o Google penaliza sim uma página que contenha muitos links aleatórios e comprados. Por exemplo: site de compras, cupons, carros, promoções. Sabe? Nada a ver? Inclusive, não é aconselhável participar de agregadores, pois eles inserem links aleatórios no seu blog com foco em pagerank :/
      Mas eu deixo meu blogroll do follow e sem medo de ser feliz! Fica a seu critério <3333

  • Post muito esclarecedor Lominha, ‘brigada ! Vou tentar tirar um tempinho e fazer uma inspeção geral dos links la no blog, é sempre chato pagar pelos “erros” alheios né…
    Um abraço ! :)

  • Gente, mas é muita ~safadeza oculta~ nessa internet, sinto-me até um pouco enganada quando descubro essas coisas “escondidas”, hahaha.
    Ainda bem que temos a Super Loma-Explica-Tudo pra ensinar direitinho pra gente. Sinta ai meu amor virtual por você, sua linda! <33

    P.S: Ri por uns dez minutos do "TATU DO BEM", HAHAHAHAHA.

    • Na verdade, não é escondido. É uma forma de contar pro Google que você está agindo de boas, de acordo com o que ele considera correto. Safadeza mesmo são essas empresas manolinhas querendo sair bem às suas custas. :/ Fico feliz que ajudei! ;***

  • Não sabia de toda a importância dos links e achei bem interessante. Sempre deixo o link do meu blog nos lugares onde comento, incorporado na assinatura, mas nunca imaginei que fosse algo tão precioso!
    Loma sendo utilidade pública das internet <3

    Beijo*
    andrecefalia.

    • Serei bem honesta: não sou muito fã de link em assinatura, pq o campo de URL taí pra isso (somando ao commentluv, né?). Mas, em termos de pagerank, é positivo sim. Só que muitos blogs não aceitam essa atitude e até editam o comentário pra tirar o link. Confesso que já deixei de aprovar pois a pessoa comentou 2 palavras e 900 links! HEHEHE
      Mas link é importantíssimo mesmo, devemos valorizar! ;)

      • Loma, obrigada pela resposta! No seu antigo layout eu recebia e-mail quando vc respondia, acho que agora não mais, né? :( Então, sobre a página de Links, aaaaaah, que alívio! Li seu post na madrugada de sábado, fiquei tão preocupada que excluí a página e voltei com o blogroll na sidebar kkkkkk! Olha o tamanho da preocupação! Mas ainda bem que está tudo tranquilo… Acho que vou editar de novo rsrs!

        Obrigada, Loma :*

        • Ah vá, jura que não recebeu? Era pra receber sim, será que fiz algo errado? Me avisa se receber essa resposta aqui? Fiquei preocupada! HAHA
          Ah, minha intenção não era assustar ninguém, desculpa! :( Não precisa ter medo, o Google não é esse bicho papão! A gente só precisa tomar cuidado com algumas coisinhas, mas blogroll tá de boas e eu acho que todo mundo devia ter um! Desculpa mesmo :/ HEH beijos!

          • Recebi o comentário da primeira resposta às 20:07. Não sei o que foi, talvez é delay do Gmail?

            Mas não se preocupa! E não precisa pedir desculpa por nada, não! Eu é que sou preocupada mesmo. Vc é muito fofa :)

            beijo!

  • Isso parece ser bem difícil. Você explica tudo muito bem e entendo, mas meu blog só tem o domínio próprio e está todo hospedado no WordPress; então não tenho a menor ideia se os meus links vão como “no follow” ou “do follow”. Tenho uma página chamada LINKS onde deixo os blogs que mais acesso. Tinha tirado meu blogroll porque me dava agonia ver tanta coisa no sidebar. Será que é melhor excluir a página de links e voltar a ficar com a sidebar gigante?

    Pior que muitas vezes eu coloco o link da loja que eu citei. Putz. Muita coisa pra aprender.

    • Olha, eu não acho errado vc manter uma página pro seu blogroll, eu mantenho e ele é do follow sim (pra ajudar azamiga). Confesso que acho uma gracinha um blogroll na sidebar, mas quando fica enorme acaba poluindo demais. Mantenha a sua página sim, até pq, a maioria são blogs, certo? O Google desconfia quando são apenas sites e aleatórios. Tipo uma indexação de links por dinheiro, sabe? Beijos! ;*

  • Oi Loma. Parabéns pelo post, foi muito esclarecedor.
    Dias atrás quando respondi o formulário para avaliar o Frescurinha lá no grupo no FB não lembrei mas essa era uma das minhas dúvidas sobre blogs. Obrigada. Bjs.

  • Loma, venho em seu blog pela primeira vez e já tô concordando com o esclarecimento.
    É crucial que a gente entenda esses detalhes mais técnicos para poder fazer as coisas bem direitinho no nosso blog e, claro, valorizar o conteúdo dele.
    Um beijo

  • Olá Loma,

    Parabéns pelo seu post, muito esclarecedor. No entanto, ainda fiquei com uma dúvida. Periodicamente, participo de uma blogagem coletiva. Junto com vários outros blogueiros, escolhemos um tema e todos escrevemos um post sobre ele. No final do post, colocamos o link de todos os blogueiros participantes. Estes links devem ser follow ou nofollow? Fico com medo de o Google interpretar isso como troca de links e penalizar todo mundo… :-/

    Abraço,

    Renato

    • Até onde sei, pode ser do follow, normal. São blogs e não tem propósito comercial (além de não ser algo robotizado). O Google pennaliza quando é venda de links, mas mesmo assim é bem dificil acontecer. Pode indicar o blog de amigos, assim vocÊs se ajudam.