ORGblog 25: Monitore o seu blog

O ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto.

sernaiotto-orgblog-25

Já baixou o aplicativo do blog? Baixe no seu Android ou iOS e receba dicas exclusivas para o seu blog direto no celular.

A tarefa de hoje é uma tarefa que você deve repetir constantemente: o monitoramento das métricas e estatísticas do seu blog. Como muita gente não sabe nem por onde começar, preparei um guia sobre tudo aquilo que você já deveria estar monitorando!

Google Analytics: o que monitorar?

Eu estou contanto que você já tenha uma conta no Analytics, já tenha o código no seu blog ou pelo menos saiba o que é isso. Afinal, o que você está fazendo que ainda não instalou, hein? Faça-me o favor! É a única ferramente que eu aconselho para todos os blogs que se preocupam com visitas, comportamento do leitor e conteúdo.

Vamos listar o básico que você deve sempre ficar de olho:

  • Sessões: representam o número de sessões individuais iniciadas por todos os usuários no seu blog e pode ser calculada a cada 30 minutos de engajamento e atividade na sua página.
  • Usuários: representa os usuários que realizaram pelo menos uma sessão no período selecionado, ou seja, cada visitante único do seu blog.
  • Visualizações de página: representa o número de exibições de página no seu blog, ou seja, cada usuário pode visitar uma ou mais páginas em uma sessão – e pode, inclusive, visualizar a mesma página mais de uma vez. Tudo isso é calculado.

Parece confuso, né? Segura esse exemplo:

Sernaiotto - Google Analytics

Além dessas 3 estatísticas importantes, eu aconselho que você estude bastante sobre o Google Analytics e todas as suas possibilidades: é possível rastrear todo o comportamento do seu leitor para que possa melhorar o seu conteúdo e usabilidade.

Aqui estão algumas estatísticas que você deve ficar de olho:

  • Posts mais populares: você consegue descobrir os posts mais acessados em Comportamento >> Visão Geral.
  • Referências: ao acessar Aquisição >> Todas as Referências você vai saber de onde vem o seu tráfego: quais redes sociais dão mais acessos e quais blogs amigos também!
  • Buscas internas: descubra o que o seu leitor quer saber em Comportamento >> Pesquisa Interna – essas perguntas e dúvidas podem render ótimos posts, caso seu leitor ainda não tenha encontrado uma resposta.
  • Duração média da sessão: descubra por quanto tempo o seu leitor permanece no seu site e tente atraí-lo para outras posts e páginas.
  • Visitantes novos ou antigos: não é um número primordial, mas te dá uma noção do número de leitores fieis.
  • Páginas / sessão: é o número médio de páginas que são visitadas durante cada sessão. Um número maior indica que o seu leitor passeia mais pelo seu blog durante esses 30 minutos – o que é bom. Um número menor (1 página, por exemplo) pode significar que seu layout não está atraindo para outras páginas ou que seus posts são longos e o leitor demora para ler.
  • Taxa de rejeição: representa a porcentagem de usuários que visitaram apenas uma página do seu blog antes de sair. Quanto maior a sua taxa, maior a porcentagem de pessoas que abandonaram seu site sem visitar mais nada. Mas isso não significa que seu site é ruim, viu? Para ter uma noção, a maioria dos sites apresenta uma taxa de rejeição entre 50 e 75%.

Também aconselho que monitore as buscas externas, já que que elas podem se tornar conteúdo em potencial.

Aquisição >> Palavras-chaves >> Orgânico e conheça todas as buscas que renderam acessos ao seu blog!

Ou seja: Google, Yahoo, Bing (alguém usa Bing, gente?). Através dessas buscas, você descobre o maior interesse do público e pode refinar o seu conteúdo (e aprimorar o seu SEO!).

Rankings: Google Page Rank e Alexa

Para que serve? O que comem? Onde habitam? Vamos por partes, como já dizia Jack, o Estripador.

  • PageRank é uma família de algoritmos utilizada pelo mecanismo de busca do Google para eleger a relevância de sites e blogs. O sistema atribui um valor de 0 a 10 chamado de PR, determinando importância através dos links que indicam sua página.

Mas você não deve se preocupar com isso, apesar de muitas agências e empresas ainda levarem a sério: é um sistema desatualizado (leva meses para cada cálculo novo) e nem sempre é preciso. Mas caso queira calcular, pode usar essa ferramenta.

  • Alexa Internet Inc. é uma empresa da Amazon que coleta dados da internet e cria um rankeamento global e regional para todos os websites através desses dados coletados. É uma métrica de tráfego renomada e bem conhecida.

Eu não levo muito a sério, pois são raros os blogs regionais que são altamente rankeados no nível global. Mas é bacana para medir quem é você na fila da blogosfera brasileira. Você pode medir pelo próprio Alexa ou por essa ferramenta aqui.

Muita gente usa o Sitemeter para rastrear seus acessos, eu usei bem lá no comecinho do blog – antes de conhecer o Analytics.

A sua tarefa de hoje:

E não é que chegamos a última edição do ORGblog, gente? Uma saga que está no ar desde novembro de 2013 e que ajudou bastante gente, ainda bem! Gostaram? Então eu tenho uma notícia boa: agora temos um grupo no Facebook apenas para debater as tarefas, tirar dúvidas e socializar. Vamas!

A sua tarefa de hoje é bem simples: monitorar, anotar seus resultados lá no seu Blog Planner e continuar fazendo isso para todo o sempre. <3

Ah, ainda falta o bônus! Alguma ideia do que pode ser?

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Oie Loma, tudo bom? Sou leitor novo aqui no blog e já li toda a série ORGBlog! Seus posts são muito completos e adoro as dicas de como crescer o blog alheio. ;P #malconheçoejáconsideropakas

    Eu não sabia como usar o google analytics (só a parte de visualizações e visitas), seu post foi uma mão na roda.

    Beijos e até mais. ;*

  • Awn, sério que acabou? Mas… Mas… ;w;
    Tava tão acostumada que levei um susto ao ler o fim, haha.
    Essa série me ajudou muito mesmo Loma, tu não tem ideia.
    Fica aqui meu agradecimento mais sincero para você, sua linda! <3

    P.S: E esse layout novo? Estranhei a principio, mas achei muito mais legal agora. *-*

    • Acabou sim – mas as novidades não vão parar, viu? Obrigada por acompanhar e fico feliz que gostou.
      Quanto ao layout, até eu estranhei – pois eu nunca fui capaz de desapegar da sidebar. Mas estou amando e me perguntando porque nunca fiz isso antes? HAHAHA <3

  • Loma, adorei conhecer um pouco melhor meu analytics. Fiquei mais feliz que pinto no lixo ao descobrir que meu blog é pagerank 2 e não consegui usar o Alexa.
    Ah, sernaiotto tá em sétimo nos meus tráfegos referenciais. *-*

    Obs: amei o novo layout. Tá lindo.

    Beijs.

  • Isso ajuda tanto < 3 Pena que é o último post, antes da bônus. Parabéns pelo trabalho, de verdade!
    Eu realmente não tinha sacado muitas coisas, como a importância da página Sobre, mas agora tô tentando seguir seus conselhos. Ainda não sinto que meu blog tá completo, mas creio que ele tá indo pelo caminho certo e com o jeitinho que eu gosto.
    Obrigada < 3

    • Fico feliz que esteja acompanhando! Apesar de ser o último post da série, ainda tenho muitas dicas para compartilhar, então fica de olho! Não se esqueça que blogar deve ser divertido, acima de tudo. Um beijo! :**

  • Seu post fabuloso já está devidamente salvo nos meus favoritos pois, de todas os artigos que você criou do ORGblog, esse é um dos que eu vou utilizar mais, por motivos de: sou completamente leiga no google analytics! ~.~ Eu sei me virar, mas nossa, tinha bastante que eu nem fazia ideia e o seu post clareou a minha mente. E adivinha quem ta na minha lista de referências que manda tráfego para o meu blog? Você! <3
    Não acredito que o ORGblog chegou ao fim, eu ainda preciso revisar mil coisas e repassar os artigos um por um, porque eu vou "costurando" as coisas que eu faço e no fim fica tudo incompleto. Mas você merece muito mais do que parabéns, viu? Acendeu uma luz no fim do túnel na cabecinha de muito blogueiro confuso e desorganizado, como euzinha aqui!
    Obrigada pelas ideias e ajuda maravilhosas, como sempre <3

    • Que amorzinho que eu mando tráfego pro seu blog maravilhoso! <3 O ORGblog chegou ao fim mas as dicas continuarão, tenho uma lista enorme ainda pra compartilhar por aqui! HAHAHA Não se cobre tanto, viu? Essas cobranças acabam tornando o ato de blogar mais pesado e desanimador: faça tudo com calma, no seu tempo e divirta-se! Blogs são feitos para isso, né? Sempre que precisar de qualquer help, estou aqui! E só consigo me envolver tanto com o blog porque tenho tempo livre de sobra, então não se culpe tanto! Um beijo <333333

  • PALOMAAA, socorro. Já tinha visto várias pessoas citando o ORGblog, mas não sabia do que se tratava a fundo. Uma amiga me mandou o link e agora estou babando haha Adorei a iniciativa e pretendo fazer todos os itens da lista – mega orgulhosa por saber que cumpro mais da metade das 50 coisas, UHUL. Fiquei feliz de ver algumas coisas que eu “já sabia” e também chocada por coisas que nem imaginava o quão importante são. Não vejo a hora de sair o bônus (ainda tem assunto? aja criatividade moça!). Enfim, adorei tudo, obrigada pelas dicas (a blogosfera agradece \õ/) Beijão! ♥

  • Loma arrasando no ORGBlog! Se eu morresse ontem, morria sem entender o que era ‘visitante único’. Sempre via nos midia kit da vida e não compreendia sobre o que esse dado falava. Obrigada, Loma! Não tô implementando o ORGBlog ainda, por isso tenho comentado pouco nos posts da série, mas tô de olho em tudo e tá tudo guardado como arquivos de referência para um futuro próximo. bjbj

  • Acabou, vou chorarrrrr!!! =/
    O bom é que esse conteúdo é novidade sempre, ou seja, é para consulta, tanto que quero ele em PDF Loma, rs. Muito obrigada por tudo. Amei cada dica e ainda estou amando. Agora sei analisar o Google Analytics, muito obrigada. Você é 10!!!! Bju giganteeeee

  • Amei todos posts da série! Já tenho o meu blog há 3 anos e consegui pegar inúmeras dicas bacanas por aqui e dei um chega pra lá no desânimo que andava me rondando ultimamente. No começo eu não entendia nadica do Google Analytcs mas agora estou começando a pegar o jeito da coisa e acho uma ferramenta muito útil. Agradeço de coração por todas as dicas, você é um amor <3

  • Oi, Loma! Nossa, muitas dicas legais! Cheguei à última do orgblog com um sentimento de que posso ser melhor, apesar de só ter começado agora! Seria muito legal se você pudesse dar seu aval no meu job! Você me deu coragem pra colocar o projeto em prática. Beijo.

  • Lominha sua linda, t/õ sempre tentando aprender mais aqui nesses seus arquivos *-*
    Admito que sou muito burrinha com o analytics, quando acho que entendi não peguei nada kkkk
    Gostaria de pedir pra alguém me aceitar no grupo do facebook fazendo favô :(
    Faz uns meses que eu solicitei. Beijão e muito obrigada pelas dicas sempre :D

  • Help me!

    O Google analytics não está registrando o local que vem as visitas , fica escrito (not set) , pq?
    Não consigo entender… será porque meu dominio não tem .br e só .com?

    Li esse post e estou trabalhando em meu blog pq tem mais de mil usuários esse mês, mas muitos deles são de fora do Brasil. Que não é meu publico alvo.

    Obrigada Loma ;)
    bjs

  • Lominha, quanto amor!

    A gente recebe um e-mail, todo personalizado, com nosso nomezinho lá… Me senti muito querida. Apesar de blogar há bastante tempo, desde 2006 pra ser mais exata, estava muito perdida com essas estatísticas. Confesso que nunca dei muita bola, mas agora isso começou a fazer um certo sentido. Feliz que ainda vem bônus por aí! Obrigada pelas dicas maravilhosas de sempre, obrigada por tudo, enfim.

    Um super beijo pra ti e muito sucesso. ♥