Desafio: uma faxina criativa em 30 dias!

Mas o que é uma faxina criativa? É mais simples do que parece: uma limpeza nos processos e no cotidiano do seu negócio criativo. Se você é freelancer ou blogger sabe que, muitas vezes, a gente se perde em uma bagunça organizacional que acaba dificultando nossos processos criativos.

  • Arquivos com nomes confusos;
  • Projetos pendentes de respostas ou orçamentos;
  • Caixa de entrada lotada;
  • Mesa cheia de papeis sem sentido;
  • Compromissos esquecidos;

Tudo isso colabora para uma grande inimiga da vida criativa: a procrastinação! No meio de tanta bagunça – e sem saber por onde começar – a gente vai adiando projetos e datas de entrega como se não houvesse amanhã. NÃO PODE, GENTE! Procrastinar nada mais é do que burlar nossas próprias metas e objetivos – se a gente não prioriza o nosso trabalho (e os nossos sonhos), quem vai priorizar?

Devemos levar o nosso trabalho a sério e a organização é uma ferramenta fundamental para o cotidiano de um criador. Concentre-se em arrasar naquilo que você faz de melhor e siga as dicas da Lominha para acabar com a parte chata!

Faxina criativa: o desafio!

Eu desafio você a organizar os seus processos criativos em 30 dias! Preparei uma checklist – que você pode imprimir aqui – para auxiliar nesse processo. Essa desafio é uma tradução e adaptação do desafio criado pela Regina.

O importante é que você finalize uma tarefa por dia e mande um tweet da felicidade para mim quando completar a sua lista!

Sernaiotto - Desafio: faxina criativa em 30 dias

Dia 01: Limpe seu desktop

É difícil trabalhar na bagunça, seja ela física ou virtual. Um desktop lotado e fora de ordem equivale a uma mesa cheia de papeis bagunçados: você nunca vai encontrar o que quer com facilidade e rapidez.

Deixe no seu desktop apenas os work-in-progress, aqueles projetos nos quais está trabalhando ou os arquivos que usa com frequência e precisa de rápido acesso:

  • Uma pasta da sua marca: logotipo, imagens padrão, fontes que usa, imagens que compartilha. Separe por blog, portfolio, redes sociais – assim consegue salvar tudo no seu devido lugar e encontrar depois.
  • Pastas com projetos atuais de clientes ou seus. Por exemplo: um website no qual esteja trabalhando ou uma sequência de posts que publica com frequência. Para deixar tudo mais limpo, crie uma pasta para projetos e sub pastas para cada projeto pendente.
  • Uma pasta com templates, layouts, tamanho de imagens que use sempre.
  • Screenshots ou imagens motivacionais que pretende usar em breve. Não esqueça de apagar após o uso.

Dia 02: Exclua arquivos desnecessários

Exclua os arquivos que não usa ou faça backup em algum dispositivo externo (HD ou pendrive) ou em serviços online de armazenamento de arquivos (Google Drive ou Dropbox, por exemplo). Dessa forma, você até previne a perda de seus arquivos, caso algo aconteça com seu computador (como já aconteceu comigo!).

É uma tarefa difícil e super cansativa, mas pense nos benefícios: disponibiliza espaço no seu computador, te faz lembrar dos bons momentos, fotos ou até mesmo projetos que você ainda pode usar, além de te fazer sentir maravilhosamente bem por se livrar de tudo aquilo que não usa. Passeie por todos os seus arquivos e pergunte:

  • Isso é um registro importante? Posso precisar depois?
  • Isso tem um significado importante e pessoal? Pode ser armazenado em uma pendrive ou na internet?
  • Eu lembro o porque eu guardo esse arquivo comigo?
  • Eu vou realmente usá-lo? Sério (insira o seu nome completo aqui), você REALMENTE vai usar isso?
  • Esse arquivo está em um lugar apropriado? Deve estar em outra pasta?

Tudo o que não fez falta para você nos últimos 6 meses deve ser avaliado: se puder jogar fora para sempre, o faça! Se precisar guardar, transfira para o dropbox ou salve em um HD externo.

Dia 03: Avalie sua situação e crie metas

Se um cliente solicita um produto ou serviço nesse exato momento, você tem um sistema para trabalhar no projeto? Seus arquivos estão organizados no computador? Você tem pastas com imagens ou recursos necessários para seus serviços? Você categoriza os seus emails e tem um modelo de resposta para cada necessidade?

Estipule metas para a sua metodologia de trabalho. Esse post vai te ajudar com algumas, mas não pare por aqui. Defina o que é preciso para facilitar o seu dia e dia e alcançar os resultados financeiros que deseja.

Dia 04: Delete arquivos não usados no servidor

Essa dica é básica por razões óbvias: liberar espaço no seu servidor e organizar melhor os seus arquivos. Visite sua media library do wordpress ou seus arquivos no cpanel e faça a si mesmo as mesmas perguntas do dia 02! Delete tudo aquilo que não usa e que não fará falta no blog.

Dia 05: Limpe e organize seu e-mail

Defina entre 5 e 10 categorias em que possa arquivar seus emails. Eu costumo separar entre contas, logins, blog, parcerias e algumas outras. Você pode categorizar tudo o que for lido, apagar spams e propagandas e manter na sua caixa de entrada apenas os não lidos ou sem resposta.

Dia 06: Limpe e organize sua mesa de trabalho

Jogue fora todos os papeis que não precisa, organize em uma pasta ou caixa aqueles que precisa e anote em agendas as informações soltas de forma organizada. Separe contas, recibos, contratos em pastas e coloque tudo em uma gaveta ou prateleira.

Dia 07: Atualize a sua página sobre

Eu já falei sobre isso aqui, mas acho importante ressaltar: atualize informações de contato, seus posts mais populares ou serviços que presta. Negócios evoluem ou se transformam e é importante atualizar a página que explica o que você faz!

Dia 08: Organize seus serviços e processos

Defina os serviços que você presta, seus valores e os processos para realizá-los. Esteja preparado para o passo a passo de um serviço quando ele for solicitado. Vendeu um psot patrocinado? Quais são os passos a seguir desde o primeiro contato? Foi solicitado para fotografar uma festa? O que levar, quanto cobrar, quanto tempo usar.

Tenha detalhes em mãos para ir marcando (nem que seja mentalmente) se cada passo do processo foi feito com atenção e cuidado. Assim, você não esquece de levar os cartões de memória extra ou de enviar um draft do post para aprovação do cliente. Respeite os detalhes de cada processo para evitar erros bobos!

Dia 09: Analise projetos futuros e pendentes

Se você tem uma lista de espera de projetos que não sabe se deve aceitar ou não, agora é a hora de analisar cada um com carinho – levando em consideração: o tempo que será usado, o valor emocional e o valor que ele agrega ao seu negócio / portfolio. Parece maldade, mas dedicar 1 semana a um projeto que você nem gosta tanto e que nada vai adicionar ao seu negócio é desperdício de tempo e estresse.

Acredite: você vai passar muito nervoso atendendo clientes que não aguenta e aquilo não vai sair perfeito a ponto de você mostrar para todo mundo com orgulho.

Dia 10: Crie pastas para cada projeto / cliente

Depois de definir os projetos que vai aceitar, crie pastas (físicas ou virtuais) para cada um deles. Nelas, insira a metodologia de trabalho que definiu no dia 08 bem como contrato, contatos e tudo que é essencial para seguir adiante.

Dia 11: Negue os projetos pendentes ou cansativos

De forma educada e graciosa, negue aqueles projetos para os quais não terá tempo para se dedicar com todo o coração. Informe ao cliente que sua agenda está atualmente cheia mas que adoraria recomendá-lo para determinado amigo / contato / parceiro que faz um trabalho excelente.

Dia 12: Limpe o conteúdo que não se aplica ao seu nicho

Para ilustrar, imagine que o seu nicho atual é design e você trabalha com layouts para blogs. Talvez seja a hora de apagar aquele post antigo sobre o quanto você odeia abobrinhas ou com 50 dicas para não deixar o arroz empapado. Você também pode atualizar alguns posts antigos para que eles encaixem melhor na sua visão atual. Dê uma fuçada nos seus arquivos e trabalhe duro nisso!

Dia 13: Revise seus serviços e produtos

Livre-se dos serviços que odeia fazer – a não ser que o dinheiro seja revigorante. Alguma parte do teu trabalho te cansa? Então, não ofereça mais esse serviço. Eles apenas ocupam o seu tempo e esforço, que poderia ser dedicado a serviços e projetos nos quais você arrasa e dá o seu melhor.

Uma sugestão: caso ofereça algum serviço (por exemplo, um website) no qual odeie fazer manutenção, venda-o por um valor mais em conta sem oferecer esse serviço de pós venda, por exemplo.

Dia 14: Atualize sua imagem ou layout

Analise se sua imagem, logo ou layout precisam de um update e o faça – ou contrate alguém de confiança para refazer. Deixe a sua imagem da forma que sempre sonhou, dessa forma, você se sentira compelido a compartilhá-la em todos os lugares, estufando o peito e tals.

Dia 15: Contabilize trabalhos e investimentos

Anote todos os gastos e compras do mês, salve todos os recibos e lembre-se de continuar fazendo isso sempre. Da mesma forma, anote todo o cash que entra por vendas de seus produtos e serviços. Isso vai te ajudar a analisar se o balanço do seu negócio é positivo, se é preciso reduzir gastos ou até mesmo aprimorar os seus preços.

Dia 16: Revise sua missão ou elevator pitch

O que você faz? Quenhévc? Eu já ensinei como criar um slogan / elevator pitch nesse post, mas agora é hora de revisá-lo: você continua falando sobre esses temas? Ainda faz parte desse nicho? Você ainda entrega os serviços que você vende? Revise e atualize se necessário!

Dia 17: Delete APPs ou programas inúteis

Esse item é bem autoexplicativo. Programas e aplicativos que não são usados ou atualizados servem apenas para ocupar espaço e dar abertura a vírus ou tentativas de acesso. E se você é daquelas pessoas que pensam “mas eu posso precisar em breve” eu te pergunto: você usou esse aplicativo nas últimas 3 semanas?

Se não usou, LET IT GO!

Dia 18: Doe roupas e acessórios que não usa

Já dei umas dicas de como desapegar de roupas que você não usa nesse post. Mas qual a necessidade disso no meu cotidiano criativo? Se livrar de coisas que não usa libera espaço e todas as bad vibes. Então, desapega mesmo. E não me questione!

Dia 19: Doe ou recicle aparelhos que não usa

Sabe aquele celular da Sandy que você comprou com o dinheiro do lanche no ensino fundamental? O que ele ainda está fazendo no seu quarto? Doe todos os aparelhos tecnológicos que não usa mais para alguma pessoa que precise. Não esqueça de fazer aquela formatação esperta, ninguém precisa das suas selfies.

Muitas das lojas de celular disponibilizam uma caixinha para jogar aparelhos antigos: eles reciclam algumas peças. Desapega fia.

Dia 20: Estipule metas para daqui 1 ano

Onde você quer estar nesse mesmo dia, daqui a um ano? Como você quer que o seu negócio, website ou blog esteja nesse período? Estipule metas para alcançar os resultados sonhados e crie uma estratégia diária para chegar lá. Adicione essa estratégia no seu cotidiano e FIGHT FOR IT!

Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje. ;)

Dia 21: Revise as pessoas que segue nas redes

Dê um unfollow bem gostoso naquelas pessoas que fazem spam, que não atualizam há mais de 200 dias ou publicam conteúdo ofensivo. Você não tem mais nada para adicionar a essas pessoas e nem elas a você. Sem contar que, ao seguir alguém que poste conteúdo ofensivo, você dá abertura para que seus seguidores pensem que você concorda com esse conteúdo.

Você também pode deixar de seguir aquelas pessoas que já não tem mais nada a ver com sua visão e ideais. Gente que começou a seguir há anos e que hoje já não se encaixam no seu nicho ou nos seus interesses. Vai fundo! É libertador ;)

Mas continua me seguindo: sou maravilhosa – e estou te dando dicas valiosas, hein?

Dia 22: Unsubscribe nos emails que não lê

Não perca tempo com emails de pessoas ou empresas que não deseja mais acompanhar, visitar ou apoiar. Sério, eles apenas lotam a sua caixa de entrada! Hoje é dia de visitar esses emails e clicar no botão de unsubscribe ou, melhor ainda, use esse serviço que lista todos os emails no qual está inscrito e permite que você se liberte dos que quiser!

Dia 23: Atualize a descrição nas suas redes sociais

Confira se há erros de português e se todas as descrições possuem relação com o que você faz hoje e com seu slogan / elevator pitch. Atualize se for necessário.

Dia 24: Analise suas estatísticas

Fique de olho nas métricas do seu site / blog para que possa estipular metas para acesso ou divulgação dos seus serviços. Divulgar sem saber o que dá resultados ou não é um tiro no escuro. Pare e analise o que você vem fazendo certo e o que pode ser modifcado de agora em diante.

Dia 25: Busque links quebrados

Tanto no seu site / blog quanto nas suas redes. Tem algum pin cujo link não dá em lugar algum? Atualize com a fonte! Algum post do facebook linkando para algo que foi tirado do ar? Remova! Faça uma limpeza nos links quebrados e atualiza aqueles que você conhece a fonte.

Dia 26: Revise sua página no facebook

Atualize capa, informações da página e aplicativos de acordo com sua identidade visual atual. Insira o seu link caso ainda não o tenha feito. Modere e responda comentários.

Dia 27: Limpe bolsas, mochilas e pastas

Fotografe aqueles recibos que estão jogados na sua bolsa e organize-os no seu computador. Jogue fora, junto com os papeis e embalagens de chiclete. Coloque os documentos importantes em pastas categorizadas e remova da bolsa suas chaves, carteira e moedas.

Deixe tudo isso em um local de fácil acesso e todas as suas bolsas limpas e prontas para uso. Organizadores de bolsa são uma ótima pedida: você muda todos os itens quando precisar e não esquece nada.

Dia 28: Desenvolva uma agenda ou checklist

Uma forma que funciona para você e sua organização diária! Você prefere uma agenda física? Eu sou muito fã de planners semanais, como aqueles fofinhos da Pony Brown. Além disso, também tem o blog planner gratuito da Lominha que você pode usar para organizar seu blog.

Você também pode usar o Evernote no celular para organizar suas to-do lists ou agendas como Google Agenda para seus compromissos. Ambos funcionam sincronizados com celular e desktop!

Dia 29: Desenvolva um calendário pessoal

Nesse calendário, anote suas metas diárias, semanais e mensais – além de tudo que precisa concluir. Você pode usar as mesmas dicas do dia 28 – mas não pode esquecer de checar todos os dias o seu calendário para compromissos e metas! Para facilitar, você pode usar cores diferentes para cada tipo de compromisso e colocar alertas no celular. Você também pode usar um wallpaper no seu computador com o seu calendário!

Dia 30: Atualize seus contatos de telefone e email

Tem muita gente com quem a gente para de conversar e muitas pessoas que são adicionadas ao nosso círculo social com frequência. Apesar de termos as redes sociais para nos unirmos diariamente, você pode precisar de um email ou telefone em mãos em alguma situação. Organize todos em um arquivo, na sua agenda física ou na agenda do telefone. Vai que, né?

O desafio está lançado! Dedique-se a realizar uma tarefa por dia e depois compartilhe nos comentários como foi a sua experiência – para incentivar novos desafiados!

Não esqueça de compartilhar e foi mal ai pelo post enorme!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Oii!
    Adoreeeei, o desafio! Se for parar para olhar minhas pastas, não sei como me encontro nela. Na verdade acho que de tanto usá-las do jeito que estão e sem ter coragem para arrumar, acabei me acostumando. Mas não dá para negar que uma boa organização faria a diferença. Haha ^^

    Vou participar! Amanhã eu já começo! Haha *-*

    Beijos

    • Boa sorte! Eu já fiz uma faxina nas minhas recentemente e como eu estou feliz por ter feito! Tudo mais prático, organizado e sem lixos. ;)
      Depois me conta se tá conseguindo! Beijos ;*

  • Nossa, que post maravilhoso!
    Como a super procrastinadora que sou (e isso não é bonito de se admitir, é feio e precisa e ser mudado…), vai me ajudar muito!
    Vou admitir que adoro agendas virtuais (Google Agenda e Evernote são ótimas pedidas mesmo), mas não há nada como uma agenda física pra ser carregada na bolsa e darmos um toque pessoal. Tenho um planner (meio planner, meio agenda e lugar de notas, sei lá), e admito que é uma mão na roda, dá até ânimo pra cumprir os compromissos. Indico muito!
    Adorei as metas e a forma como você colocou para serem cumpridas. Principalmente pra quem é ocupado tipo eu e tem que se dividir entre colégio/trabalho/blog/trabalhos artísticos e fica feito barata tonta sem saber o que fazer primeiro – e no final, não faz praticamente nada. /sad but true/
    Enfim, adorei o post! Compartilhando aqui :D

    • Fico super feliz que gostou e que vai tentar realizar as tarefas.
      Esse desafio é inspirado em uma blogueira gringa que propôs uma limpeza de 30 dias também e muita gente participou! Eu não cobro a participação do pessoal, acho desnecessário. Essa mudança tem que ser feita por que desejamos nos organizar e mudar um cotidiano que pode não estar rendendo muito.
      Tem que partir de cada um, né?
      Boa sorte e espero que consiga realizar os 30 dias! Beijos ;*

  • Definitivamente os dois dias mais trabalhosos será organizar as pastas do computador e apagar os emails. Tem umas coisas pré-históricas por lá, não duvide. Hehe

    Que incrível esse projeto!!! Estou mais que dentro. Seus projetos de organização tem me ajudado demais atualmente, você não tem noção. *-*
    Parabéns! De verdade!

    • Esse projeto é inspirado em uma blogueira gringa, mas adaptei e deixei de uma forma mais leve para o nosso cotidiano blogueiro (o desafio dela era mais voltado aos negócios).
      Eu ainda tenho muita dificuldade com email, ainda mais pq o meu servidor vive pregando peças e jogando emails em pastas onde não deve! HAHAHA
      Boa sorte, espero que consiga fazer os 30 dias! Beijos <3

  • Vou começar dia 01 de agosto, porque sou organizada até nas datas que eu começo e acho estranho começar no meio do mês ahuahuahauha pira minha!!!

    Amei o post, suas dicas são valiosas! *-*

    Beijo!

    • Putz, temos a mesma mania: eu também preciso começar coisas em segundas ou começos de mês! Me sinto mais normal, obg! Beijos ;*

  • Limpe e organize seu email.
    Limpe e organize seu email.
    Limpe e organize seu email.
    Preciso imprimir isso e colocar na minha frente, porque nunca vi uma pessoa tão acumuladora de emails como eu! Hahaha!
    Vou tentar fazer a faxina! Adorei o post!

    Beijokas!

    • Email é a minha maior dificuldade também, me abraça! :(
      Tenta repetir para si mesma, pode ser que funcione! HAHAHA
      Beijos e boa sorte ;*

  • Lominha, esse é uma das dicas que eu, você, nós e até as formigas que atacam nosso bolo precisavam!!!
    Também preciso fazer a faxina em tudo. Até em mim mesma, tanto mentalmente como internamente.
    Mas pelo menos um item eu consigo cumprir a cada três meses ~ selecionar as roupas e sapatos que não uso/não me servem/foram desta pra melhor, ou mando pra reciclagem ou vai pro lixo (no caso de elas acabarem ficando num estado calamitoso).
    Acho que a maioria esmagadora tem a tarefa de limpar a caixa de e-mails, ne? ^^

    Amei o post!!!

    Beijao! ^3^

    • Email é minha maior dificuldade! Como pode né? Todo mundo tem problemas com isso! :(
      Acho DIGNA a sua disciplina em sempre separar as roupas para doar, eu sempre tive dificuldade com isso e acumulava demais. De uns tempos pra cá, estou até desapegando mais do que deveria. Doo ou reciclo sem pensar duas vezes! HEHEHE
      Também estou em um processo de faxina mental, aquele momento que a gente fecha pra balanço pra repensar algumas decisões e atitudes, né? Se tiver alguma dica ai, me passa! HAHAHA
      Beijos, Kiyo! ;*

    • Meu desktop também, acho que é o único item ao qual sou bem dedicada (além das pastas organizadas, sou mestra). HAHAHA
      Boa sorte ;**

  • É uma ideia muito boa mesmo essa faxina criativa. De vez em quando eu limpo as pastas do meu PC mas depois de uma semana a bagunça já está formada novamente. Também tenho que aprender a fazer backup dos meus arquivos, já que uma vez quase enlouqueci porque pensei ter perdido sete relatórios da faculdade! T-T
    De toda forma, acho que vou tentar essa faxina! :) No fim o resultado é muito bom.
    Beijos!

    • Sabe, além da faxina, é super importante ter disciplina para manter a organização. Sempre que lotar o desktop de arquivos, dar uma apagada nos desnecessários. Eu acabei tornando isso um hábito diário.
      A única coisa que eu ainda estou organizando é o email: tenho muita dificuldade de colocar em dia e deixo acumular! :(
      Beijos e boa sorte ;)

  • Loma, você merece todo o reconhecimento por esses trabalhos tão magníficos que você faz, é tão raro ver pessoas dispostas a ajudar o próximo hoje em dia, principalmente quando se diz respeito a blogs (pelo menos é a visão que eu tenho) e ter pessoas que disponibilizam conteúdos tão ricos em informação é maravilhoso, acompanho desde sempre o orgblog e agora essa lista vai me ajudar muito também, parabéns!
    Ah eu tava me esquecendo, há um tempo atrás eu falei em um comentário para você fazer uma lista com os seus animes favoritos, ficou devendo essa para os seus fãs otakus hehe.

    • Poxa, desculpa! Acabei não inserindo na schedule e esqueci! Tô pra postar a lista de animes e de doramas também, faz quase 1 ano que eu não falo deles. Mas tô sempre trabalhando com 2 semanas de conteúdo adiantado, sempre acabo esquecendo de encaixar! Vou anotar AGORA MESMO pra não esquecer. <333 Beijos!

  • Amei a ideia!!
    Começando hoje mesmo! Preciso dizer que meu desktop foi limpo esse fim de semana, assim como minha escrivaninha, minha mesa ao lado da cama e meu guarda-roupas está me esperando! Dei uma geral porque chegar de viagem significa organizar tudo por aqui!
    hehehehehe
    #mãosàobra

  • Loma linda,

    Acabei de fazer a faxina aqui no meu estágio e terminei em uma semana – tudo bem que alguns pontos eu acabei riscando e por isso terminei super rápido, mas pude adaptar maioria dos pontos pro meu ambiente também (por exemplo: como trabalho com assessoria de imprensa, ao ‘revisar minha missão’ organizei as pautas para o próximo jornal institucional em editorias e cortei algumas editorias que não são interessantes). E deu super certo!!!

    Agora já tem outra lista impressa pra minha casa e essa provavelmente vai demorar mais.

    Amei essa lista e amo seu blog! :D

    Beijocas e paçocas

    • Mas, menina, que ágil e eficaz! HAHAHA
      Fico mega feliz que conseguiu adaptar e que vá usar essa faxina em vários aspectos do seu cotidiano. A ideia é simplificar processos e focar na nossa produtividade.
      Um beijo! Obrigada pelo comentário ;***

  • Adorei esta Faxina Criativa! Foram 30 dias de limpeza de mente, organização, novas ideias, novos conhecimentos até. Obrigada pelas ideias, Loma!

    PS: Agora estou à procura de um novo desafio do género. Algum que me possas sugerir?

  • OIII!! Acabei de conhecer o seu blog, num link no Just Lia. Posso falar? Que amor… Já adicionei no meu feed pra nao perder nenhum post e to adorando navegar nos posts antigos…
    Nem tenho blog ,mas sou a louca da organização (e olha que sou ariana hein). amo organizar e estou sempre em busca de novos métodos que funcionem na minha rotina.
    Uma dica que tenho, é quanto aos recibos e comprovantes de pagamento que acumulamos no dia a dia. Uma ótima pedida é digitalizar com o celular e salvar direto no evernote ou google drive. As coisas tipo nota fiscal de eletronicos e outras, que preciso guardar mais tempo, digitalizo e guardo o fisico. Os recibinhos de compras do dia a dia, digitalizo no evernote (tenho uma tag só pra eles) e jogo fora o papel. No fim do mes, confiro se está tudo certo na fatura e já posso apagar as notinhas do evernote. É muito bom pra nao ter aquele monte de papel na bolsa.

    Agora deixa eu voltar pra descobrir mais posts. rsrs