meu pequeno jardim de suculentas

Eu já contei pra você que comecei a plantar ervas e temperos – mas que não deram muito certo pois a dog da minha irmã comeu as plantinhas. Dessa vez, resolvi fazer algo novo: montar o meu tão sonhado jardim de suculentas!

Suculentas são aquelas plantas de raiz grossa que permitem maior armazenamento de água e são perfeitas para ambientes secos. É preciso mantê-las no sol e aguar poucas vezes – ou podem morrer. Corri na floricultura com mamãe-sernaiotto e comprei os brotinhos, as pedras e a terra para montar o meu pequeno deserto pessoal. E agora vou mostrar o quão lindo ele ficou!

Sernaiotto - meu jardim de suculentas
Sernaiotto - meu jardim de suculentas
Sernaiotto - meu jardim de suculentas

Sernaiotto - meu jardim de suculentas

Como é difícil replantar! Primeiro, por que dá um medo danado de matar a plantinha. Segundo: eu mencionei que suculentas são cheias de espinhos? Aqueles desenhos animados com personagens caindo de bunda em um cactus nunca fizeram tanto sentido pra mim. A diferença é que eu furei os dedos! Acredito que minha mãe sofreu mais: foi ela quem transplantou para que eu pudesse tirar as fotos. Valeu, mãe!

Optamos por vidro pois eu acho mais delicado do que os vasinhos tradicionais – dá pra ver as camadas de terra e pedrinhas!

Sernaiotto - meu jardim de suculentas
Sernaiotto - meu jardim de suculentas
Sernaiotto - meu jardim de suculentas
Sernaiotto - meu jardim de suculentas
Sernaiotto - meu jardim de suculentas
Sernaiotto---suculentas-00

No total, acredito que gastei uns 30 reais entre as mudinhas, terra e pedras – o vidro a gente já tinha. Minha mãe também comprou mudas daquela flor conhecida como “beijinho” para dar mais cor ao nosso jardim.

Falando em jardim, ele está ficando cada vez mais recheado! Tem pimentas, manjericão e eu não desisti da minha estufinha: cebolinhas crescendo de novo – só o tomate que ainda não deu as caras! :(

Sernaiotto - meu jardim de suculentas

Sernaiotto - meu jardim de suculentas

Sernaiotto - meu jardim de suculentas

Sernaiotto - meu jardim de suculentas

O que achou do meu novo hobby favorito? Você tem alguma planta favorita?

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    • O lado bom da suculenta é que não pode aguar muito, na verdade, você só deve deixá-la ao sol. Perfeita para a preguiçosa aqui! HAHAHA <3

  • Acho essas suculentas lindas! E que coincidência, ontem mesmo eu estava replantando umas das minhas plantas que cresceram demais para seus vasos e a terra já estava toda compactada. Que medo de matar a planta! hahahahhaha

    Meu xodó é o meu abacate, que plantei do caroço. Tem 1 ano e meio e já tem um montão de folhas. :)

    • Deve ser o máximo plantar abacate, mas eu ainda me acho iniciante demais para arriscar. Tô tentando uns tomatinhos, mas ainda não sei se sobreviverão! HAHAHA

  • Meu Deus, que coisa fofa! Estou querendo investir em um pequeno jardim também, o que me faz repensar é porque tenho um cãozinho muito destruidor! hahaha Mas depois de ver seu post, confesso que me animei.

    Beijos e bom fim de semana.

  • Oi Paloma, achei lindo o jardim e deliciosa ideia de ter plantas e verdurinhas.. Eu adoro.. Aqui ja plantei rúcula e colhi, em jardineira (moro em apto)… Tenho suculentas e até arbutos em casa… Eu adoro.. meu sonho mesmo é ter um quintal.. um jardim mesmo, mas enquanto não tenho me divirto e alegro com minhas pequeninas..

    Mãos habilidosas da Sra. Sernaiotto! Vão crescer lindas!
    Uma graça o mini deserto. De fato com vidro fica muito mais carismático!

    Um beijo grandão!

  • Loma! Que orgulho! Lindo demais seu terrário! Já plantei vários e morreram 2 de 10! ;( geralmente eu passo álcool no vidro pra não dar fungo e uso a primeira camada de carvão ativado pra água que por ventura ficar no fundo!
    Beijão, sua linda! Keep planting!

  • Seu jardim de suculentas ficou lindo. Sempre quis ter um cactus, mas nunca tomei vergonha na cara e sai para comprá-lo. Olhando o resultado, me deu vontade de fazer um para mim.

    Minha planta favorita é a rosa e acho que ela se tornou minha favorita por causa da Bela e a fera xD

    • Eu adoro rosas! Minha mãe tem um jardim delas na calçada da nossa casa!
      Eu escolhi as suculentas pois elas são bem simples de cuidar, acho que você devia tentar, já que gosta delas. Se montar o seu, me mostra? Beijos <333

  • Que coisa mais gracinha <3

    Eu já tive planta carnívora aqui em casa, minha ex-cunhada que plantou, e temos vários vasos grandes com plantas, mas minha mãe queria era um cantinho pra um jardim mesmo, sabe? É tão gostoso *-* E seu jardim está lindooo! Se eu fosse mais cuidadosa, até montava um pra deixar aqui :~~~

    • Me explica essa experiência da planta carnívora que achei super legal e exótico! HAHAH
      Um mini jardim de suculentas em um vasinho ou vidro é mega fácil de cuidar e ocupa pouco espaço! Tenta, quando puder. É uma delícia <333

    • Eu cresci com bejinhos na casa da minha avó! Acho tão delicadinho <3
      Já as suculentas eu acabei desejando por culpa do Pinterest e umas amigas blogueiras HAHAHA espero que as minhas sobrevivam ;)
      Beijos!

  • Menina, eu também não tenho mania de plantas… Sou louca em uma plantinha, e estou sempre inventando de criar plantas novas.
    Dessa vez, além de todas as outras plantas que tenho aqui na varanda do apartamento, além das 7 árvores (sim, 7 árvores em um apartamento, no 6º andar), estou criando plantas carnívoras!
    Elas são demais, mas, são frescas…
    Boa sorte com seus “cactos”. Aqui a gente tem vários também, e são bem fáceis de cuidar, principalmente porque não precisa molhar todo dia XD

    Lara Torres – http://www.araposabranca.com

    • Vou confessar que imagino aquelas plantas com bocas enormes, cheias de dentes que comem pessoas, do jeito que a gente vê nos cartoons! HAHAHA – É inevitável ;)
      Achei super legal que vc tem árvores e vários tipos de plantinhas. Ainda sou muito medrosa para arriscar!
      Beijos ;)

      • Hhehehhehe, as minhas não tem bocas enormes e nem comem gente (ainda XD), mas, são muito legais. Só são frescas.
        Aqui no apartamento parece mais uma floresta que uma varanda.
        Mas, se você gosta, logo logo vai ter uma variedade enorme de plantas ai também.
        Você deveria ter árvores, são as mais fáceis de cuidar! Que tal começar com uma árvore da felicidade? Foi a minha primeira. Trouxe ela de SP há unas 4 anos, era só uma mudinha de quase 10cm, agora é uma árvore de 2m XD

  • Falar procê que eu sou a maior leiga no assunto plantas/flores mas eu adoro tulipas e essas rosas coloridas super exóticas HEUHEUHEHUHEU. Só não tento manter nada aqui em casa porque a chance das coitadas morrerem na minha mão são altíssimas.

    Beijocas

    • Eu sou matadora profissional de plantinhas mas eu não desisto nunca – apesar de ficar de luto por semanas. :( HAHAHA
      Comecei a ficar viciada em ervinhas e cactos no Pinterest e no blog de uma menina que publica fotos lindas.
      Beijos!

  • Tá tão lindo! Tá conseguindo cuidar direitinho? Eu sou meio esquecida e sempre esquecia de molhar minhas plantinhas. Desde que me mudei (2 anos já) que quero fazer uma hortinha, mas fico adiando por pura preguiça.

    • Na minha hortinha de ervas eu tinha dificuldade para aguar todo dia, pois esquecia. Mas o bom das suculentas é que você deve aguar bem pouco, tipo quinzenalmente! Nem adorei, né? HAHAHA
      Mas um mini jardim de ervinhas também é mega gostoso de cuidar, eu recomendo!
      Beijos <333

  • Que leeeendeenhas!!! :D
    Eu sempre tive um dedo meio podre para plantas…
    Amava violetas mas, sempre acabava matando as bechenhas
    De sede ou afogadas…
    snif…
    Hoje, decidi que faria minha ultima tentativa,
    Com a ajuda da minha mamis… Entao, resplandeci algumas
    Suculentazinhas…além de uma florzinha que amo: gerânios!!!
    #oremos rsrs

    Bju!