ORGblog 17: o poder da página “sobre”

ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto.

sernaiotto-orgblog-17-poder-pagina-sobre

Já baixou o aplicativo do blog? Baixe no seu Android ou iOS e receba dicas exclusivas para o seu blog direto no celular.

Não sei você, mas quando eu acesso um blog novo e gosto do conteúdo, o primeiro lugar para onde corro é a página “sobre”. Faço isso pois gosto de saber mais sobre o blogueiro, sobre os temas que posso encontrar no blog para descobrir se vale a pena colocá-lo no meu feed diário ou não. É um simples exercício de identificação, que pode render novos leitores para o seu blog.

Sernaiotto - pagina sobre

Se você não tem uma página “sobre”, recomendo fortemente que crie uma agora mesmo. Se você já tem, agora é a hora de reler e aprimorar com as dicas que veremos hoje. Para começar, tenha em mente que um blog único precisa de uma página sobre única: escreva, de forma criativa, sobre quem você é e por que o seu blog é tão fantástico para quem está ali, na frente do monitor.

A página “sobre” é a biografia do seu blog e deve conter as informações mais importantes sobre seu blog e você mesmo – de forma resumida e cativante. Os passos abaixo podem te ajudar:

1. Descreva o seu blog

Lembre-se: a página “sobre” não é sobre você, mas sobre seu blog. Nessa página, responda:

  • sobre o que é seu blog?
  • porque você o criou?
  • como ele pode ajudar os leitores? ou
  • por que ele deve ser lido?

Responda a essas perguntas de forma criativa e o mais amigável possível: converse com o seu leitor. É como se você estivesse falando sobre o seu blog para sua mãe. E não esqueça que as pessoas leem blogs para que adquiram conhecimento e se entretenham. Você precisa fazer as duas coisas pelo seu leitor.

2. Descreva a si mesmo

Deixe que seus leitores saibam quem está por trás do blog – e por que devem confiar em você. Mostre que você tem conhecimento sobre o que escreve e, acima de tudo, demonstre a sua personalidade. Um breve currículo seu, cheio de carinho e divertimento, pode ganhar a identificação de um novo leitor.

3. Adicione uma foto sua

Pode parecer clichê, mas já visitei muitos “sobre” sem a foto do blogueiro. É uma questão muito pessoal, tem gente que não gosta. Mas você ganha maior confiança dos leitores quando mostra o seu rosto e quem é você na fila da blogosfera. Por sinal, essa é a sua deixa para a criatividade: você pode postar uma foto que represente seu tema ou nicho, pode postar fotos fazendo algo que gosta e usar esse apelo visual para gerar uns risos no seu leitor. Minha foto, por exemplo, mostra as coisas que eu gosto – num momento feliz da minha vida.

4. Compartilhe a sua história

As pessoas adoram saber da sua história e os feitos que te levaram até onde está. Para que elas se identifiquem com você – e seu blog seja mais pessoal do que nunca – compartilhe alguns pedaços da sua história, que valem a pena o share. Alguma lição de vida, o que te fez chegar onde chegou, coisas que aprendeu e vivenciou, o que te inspira.

5. Mostre seus posts favoritos ou mais populares

Uma espécie de auto propaganda com um toque de usabilidade para seu leitor: ele vai poder conhecer o seu melhor post, ler um conteúdo que é destaque no seu blog e isso pode fazer com que ele goste muito do que você escreve. Escolha uns 5 posts favoritos e misture-os no seu texto sobre você. Saiba usá-los ao seu favor: deixar 5 posts jogados na sua página “sobre”, sem relação com nada, pode prejudicar mais do que ajudar.

6. Inclua suas informações de contato

Outro item que parece clichê, mas que muita gente esquece de colocar! É muito importante que as pessoas saibam onde encontrá-lo: por redes sociais ou e-mail. Caso tenha uma página de contato (com formulário), linke aqui também.

7. Adicione um call-to-action

O que você quer que esse novo leitor faça, assim que sair da sua página “sobre”? Qual é o próximo passo? Com certeza, você quer que esse leitor continue lendo seu blog ou o siga em suas redes. Então insira um convite com os links! Ou peça para que o leitor assine o seu feed. Convide-o a agir e dê as ferramentas na mão dele. Encerre seu texto com um convite.

8. Adicione um pouco de diversão

Agora que você tem uma página “sobre” bem estruturada e com tudo o que precisa, adicione um pouco de diversão e personalidade. Por exemplo: alguns fatos engraçados sobre você, prêmios ou reconhecimentos do blog, citações, uma foto da sua área de trabalho, um vídeo sobre você, depoimentos de amigos. Esse é o momento para adicionar a sua personalidade a página!

A sua tarefa de hoje é criar – ou caprichar na – sua página “sobre”. Depois de seguir as dicas desse post, comente aqui com o link da sua página que eu quero dar uma bisbilhotada! ;) Boa sorte!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Oi Loma,obrigada por me avisar sobre o checklist,eu realmente não sabia quem era.Salvei do facebook e até vi que tinha um nome e site na lateral,mas sou meio ”cega” e não consegui entender.Espero que não tenha tido nenhum problema,já creditei.Obrigada e beijos <3

  • Nossa, com esse post eu vi como a minha página “SOBRE” está errada, fuen. Pra começar que eu já divido em duas, né? Uma para o blog e outra só pra falar de mim, HAHAHA. É que na verdade eu fiz uma brincadeira na página que falo sobre mim, com depoimentos dos meus amigos, por isso não quis misturar… mas agora tô pensando se mantenho isso ou não. Eu sempre fico meio sem ideias sobre O QUE escrever nessas páginas, e o seu post ajudou a clarear um pouco as minhas ideias e a me dar uma luz no fim do túnel, digamos assim xD Pelo menos seguindo esse passo a passo acho que consigo dar um bom upgrade por lá! Muito obrigada pelo post inspirador e super esclarecedor! ♥ E parabéns pelo ORGblog, não pare com ele nunca, please :3

    Kissu <3

    • Não está errada Priih, nada é errado na blogosfera! HAHAHA
      Eu costumava dividir em duas e vou te contar o motivo de eu ter juntado: quando eu entro em blogs que tem página “sobre o blog” e “sobre a blogueira” eu vou primeiro em “sobre o blog”. Se não me agrada, parei ali: é um blog que não visito mais, não tem nada a ver comigo.
      Se me agrada, visito o “sobre a blogueira”, mas confesso que nem sempre.
      E vou te contar: tem muito blog que eu acompanho pela blogueira, pois o assunto nem me agrada muito mas a pessoa é fenomenal.
      Então, na minha concepção, unir blog e blogueira em uma mesma página, dá uma chance maior de o leitor se identificar: seja com um ou outro. ;)

      Mas conheço MUITOS blogs que preferem manter as páginas separadas e não acho errado! <3

      Fico MUITO feliz que o ORGblog esteja ajudando seu blog maravilhoso!!! Bjos!

    • Não é errado falar de vc, mas passar algumas infos sobre seu blog é necessário: talvez apenas sobre o que vc fala e há quanto tempo o blog está no ar. ;) Bjos!

  • Oie ! Nossa, eu tava justamente pensando nessa minha página quando vi que o OrgBlog dessa semana era sobre isso – eba! Eu era meio apegada à minha antiga página de sobre, e assim como a Prii, eu divido em sobre o blog e sobre mim. Os contatos também ficam em uma aba separada. E eu não tenho nenhum lugar onde a pessoa pode se inscrever por e-mail, shame on me. Enfim, sem mais delongas, mesmo achando que ainda não está pronta, que ainda não está bom, aqui vai meu about http://www.creyssaphyna.com/p/creyssa_9934.html

    Beijão e muito obrigada por esta série, ela é muito útil!

    • Anna, eu tb tenho uma página de contato, com form, separadinha. Mas deixo meus links mais importantes na página sobre pelo motivo de: se minha página convence algum novo leitor que meu blog é legal e merece ser seguido, ali mesmo a pessoa já curte minha página, segue no Bloglovin e assina newsletter. ;)

      Vou te falar, sua página “sobre” me arrepiou. Você explicou muito bem sobre o que é o blog, o motivo do nome e o que vc faz, de um jeito bem cativante! Já fica a dica: se vc criar um RSS por e-mail (aconselho o Feedburner) ou uma newsletter, coloque o link nessa sua página. Pois eu assinaria facinho! ;)

      Beijos!!

  • Olá!
    Eu preciso aprimorar meu “sobre” urgente! Só coloquei uma frase pra não ficar sem nada, sempre vou deixando pra depois como se fosse algo sem importância, e pelo que vejo não é bem por aí, né?
    Beijo

    • Se joga no “sobre” com tudo e dê o seu melhor. Confesso que teve muito blog que eu nem li ou acompanhei pq o “sobre” avacalhou :/ hehehe mas isso sou eu, né? Beijos!

  • Gostei muito do post, ajudou muito para eu formular a minha pagina sobre, espero que goste, dá uma passadinha lá, e me da sua opniao, pois eu sou novata nesse assunto de blogs, e preciso de um assunto mais experiente, bjs

  • Eu acho super válido ter a página “sobre” no blog, sempre gosto de saber um pouco mais sobre quem escreve, e gosto até pra ajudar na hora que eu for divulgar o blog pelo meu! Sempre coloquei a área sobre mas o meu até então era bem pobrinho, graças a este post tomei mais confiança para reescrever o meu e agora está bem mais bonito! (editei a mais ou menos uma semana atrás). Acho que a única coisa que não fiz mesmo foi colocar os posts mais visitados/favoritos por lá. Mas ante-ontem [?] tive a ideia de fazer uma limpa na sidebar e agora meus arquivos tem uma página só para eles como um “Mapa de Site” que fique bem organizadinho e dá pra ver tudo que ja foi postado :)!
    mas enfim, aqui o “About” do meu blog http://www.ohmyhoney.co/p/sobre.html

    • Achei o seu sobre bem simples, mas que explica muito sobre você e o blog! Parabéns! Por sinal, achei a temática super interessante e também adoro Poe! Já fui uma pessoa mais dark na vida, em uma época que eu venerava Moi Meme Moitie, Mana e Moi dix Mois, conhece? Até bateu saudades! HEHE bjos e boa sorte!

  • Encontrei seu blog hoje e preciso dizer que simplesmente amei! Passei o dia lendo os posts, e gostei tanto das dicas desse post que até atualizei o meu “sobre”.

    Não saio mais daqui! Obrigada por todas as dicas, Loma :)

    • Eba, fico feliz que encontrou o blog e gostou das postagens! Tem muito mais novidades vindo por ai, então não me abandona, tá? <333
      Beijos!!

  • Nossa, como é que eu não tinha visto esse blog antes??

    Maravilhosas suas dicas ;) Muuuito obrigada por compartilhar tanta informação preciosa com pessoas que você não conhece!

    Beijos (e ainda voltarei muito aqui)

  • Lomaaa! Menina, que série INCRÍÍÍVEL vc tem no teu blog! hahaha tomei vergonha na cara, comprei dominio pro blog, mudei layout focando no conteúdo já q notei “observando o leitor” q a maioria passava direto na sidebar e focava no conteúdo mesmo, arrumei as paginas do blog que estavam super abandonadas e arrumei as categorias, acredito eu!

    vou deixar aqui pra vc dar uma olhadinha já q essa é a “prova” do orgblog de hoje hahahaha
    http://gostodecanela.net/sobre/ >> só falta adicionar minha foto, mas tirei umas ontem, só falta editar direitinho amanhã! <3

    se você puder dar uma olhadinha nas outras páginas ou dar sugestões no layout, estamos aí pra negócio!
    beijos e THANKS A LOOOT!

    • adorei que seu layout está super focado em conteúdo, sou fã! sua página sobre ficou ótima, acho que vc seguiu um roteiro parecido com o meu: introdução ao blog >> temas >> introdução pessoal! tá de parabéns ;) só que eu não consegui acessar a sua home! acessei todas as páginas e a home deu um probleminha, não carregou nadinha além de “Copyright © http://gostodecanela.com/ All Rights Reserved.” em uma página branca. :( beijos!

  • Conserteie!! Ontem tarde da noite eu organizei a ordem do Menu e no proprio layout vinha de configuração padrão o endereço com final “.com” e o meu é “.net” aí deu aquele probleminha.

    poxa fico feliz que voc tenha visitado todas as paginas e tenha curti aquele layout que também sou fã. fiquei observando os leitores e tal – até minha avó serviu de objeto de pesquisa hahahah – e nem ela ficava distraída com a sidebar e só ía lendo e clicando em “mais posts”, aí decidi limpar aquilo tudo.

    queria saber se você curtiu a página com as categorias. já que nao tenho esse menu flutuante como o teu e alguns outros blogs para facilitar o acesso, aí eu criei uma página só pra isso e ali listei as categorias e subcategorias. <3 quando acessa a página contato tem a barra lateral com arquivos, site onde colaboro e posts mais acessados ;) tô mó orgulhosa hahahah

    beijosssss e muito muito obrigada por sempre dar uma olhada nas nossas "tarefas orblog".

    • eu adoro página de arquivos e categorias! super recomendo mesmo ;) que bacana que sua avó ajudou no seu teste de usabilidade HAHAHA eu tive que retornar com a sidebar, o pessoal ficou confuso e minhas estatísticas acabaram decaindo muito em alguns setores o que significa que o pessoal teve dificuldades em aceitar :/ beijos!

  • Loma, comecei ler e já parei, preciso linhar posts favoritos e também melhorar as informações. Vou continuar os demais e esse vou dar pausa para amanhã já colocar a mão na massa. Eu amei suas dicas como sempre, é uma melhor que a outra. Nunca pensei que pudesse me ajudar tanto esse ORGblog, sério! Menina, isso é um tesouro. Tô amando e aprendendo que é possível melhorar e chegar lá, onde achei que iria demorar mais, mas você tem agilizado. Obrigada mesmo! De <3

  • Uau, Loma estou olhando tudo que escreveu e penso nossa por onde eu começo rsrs.
    Meu blog é relativamente novo tenho a pouco mais dois anos, não sou boa em me descrever então passei de forma simples meu perfil.
    Morro de medo de mexer nas coisas e perder tudo que fiz até aqui, o blog virou praticamente meu segundo filho, tenho me dedicado bastante…mas tenho poucas visualizações.
    Mas vamos lá que uma hora consigo chegar lá também.
    Obrigada por se dispor a passar estas dicas, são valiosas!

  • Sempre que estou muito ativa na blogosfera eu altero meu sobre. Acho que, justamente por ser eu bem nova (tenho 18 anos e comecei na blogsfera com 15~16), minha personalidade muda bastante, e com ela, o “sobre” do blog (que inclusive fica separado do sobre a blogueira, como algumas meninas falaram). Já coloquei um monte de trechinhos em um papel aqui e logo vou atualizar a página. Como acabei de mudar o conteúdo do meu blog, ainda tenho umas categorias pra começar a postar e que vão aparecer na página sobre :)

  • Olá! Muito obrigada pelas dicas. Li tanto essas como algumas de outra postagem do ORGblog que também mencionava a personalização da página Sobre, além das que haviam em alguns sites (em inglês) que você linkou.

    Pensei, pensei e nada vinha em mente. É claro, só viria quando eu realmente começasse a escrever e ficasse horas mudando uma coisa ali, outra aqui, editando imagens, arrumando links, vendo as postagens mais interessantes a indicar e tudo mais. Perfeccionismo para mim é a palavra-chave: até nada mais me parecer estranho, não dá para parar de editar.
    Depois de procrastinar por uns dois dias (pelo menos foram dias em que, apesar de enrolar esse feito, fiz outras modificações necessárias no blog), saiu essa página aqui: http://www.fabiolaborges.com/p/sobre.html. Espero que tenha conseguido seguir suas ideias.
    Gostaria de ter feito mais linkagens em relação a alguns fatos que conto sobre minha vida, mas como estou antes editando o blog (design, páginas e tudo mais) para só depois dar um reinício no uso e nas postagens dele, não tinha muito o que relacionar (já que o blog antigamente era usado apenas para resenhas de livros; não sei se lembra que falei com você pelo Facebook).

    Enfim, com a minha volta ao blog vou editando essas coisas aos poucos, e seguindo as outras dicas que encontro aqui no Sernaiotto.

    Um abraço! :)

    • E gostaria de dar uma dica para o pessoal que separa a página “sobre você” e “sobre o blog”: talvez aí esteja a sua grande dificuldade de redigir algo diferente!
      A vida inteira (minha época de blog já se inicia dos primórdios: por volta dos 9 anos estava lá eu, fuçando o .Weblogger e em seguida o .Zip.net) eu separei as duas páginas e, enquanto a página do blog se tornava meio formal, sem graça e curta demais (Ex.: O blog ___ tem o intuito de ___. Espero que goste e deixe suas sugestões. Fim.), a página sobre mim era chuva de informações aleatórias (Ex.: Meu nome, idade, data de nascimento, signo, formação, o que gosto e o que não gosto, o nome dos meus pais e, não, pera!). Pelo menos nos últimos anos tal página se resumiu a breves informações (nome, idade, redes sociais e algumas citações que acabavam por representar um pouco de mim).

      A junção das páginas me fez sentir que é muito mais fácil descobrir quais informações são relevantes porque, unindo você e seu blog, você precisa encontrar o que relaciona ambos: o porquê de você ter feito o seu blog, em que momento e com qual objetivo/o que deseja transmitir (de onde vêm as temáticas – ou nicho – que o blog tratará). E soa muito mais espontâneo, penso eu.

  • Já procurei várias dicas para construir uma página sobre interessante e nenhuma dica realmente me ajudou, até agora. É sempre assim, só encontro coisas legais quanto não estou procurando hahaha
    Obrigada pelas dicas, ajudou muuito! Vou agora mesmo reconstruir a minha página sobre :D

    xoxo :*

  • Oii Loma! Adoro seu blog, ele é lindo demais e o conteúdo é ótimo, passo horas visitando seus posts :)
    O post me ajudou muito pois estou criando um blog agora, mas me surgiu uma dúvida: Na página sobre, é válido colocar de onde você é? (Cidade e tudo mais)

    Muito obrigada :))

    Beijos!

  • Decidi tirar o dia para dar uma organizada no meu blog e confesso que seu blog tem me ajudado muito nisso. Eu estava completamente sem saber o que fazer com a minha página sobre, mas este seu post me mostrou tudo o que faltava.
    Muito obrigada mesmo. Beijos <3

  • Amei forte esse post da série! <3
    A minha página sobre era beeeeeem simplezinha, mas fui aprimorando aos poucos e hoje acredito que está do jeito que eu gosto! <3
    Dicas ótimas, Lominha!